Notícias

    Em uma ação inédita no país, dezenas de jornais brasileiros unificaram suas capas nas edições da segunda-feira (21). A iniciativa faz parte da campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação.

     Os jornais que não circulam com edições impressas às segundas também entraram na campanha, com divulgações nos sites.

     A hashtag #imprensacontraovirus destaca os esforços dos meios de comunicação na luta coletiva contra o coronavírus e chama a atenção para a importância da informação jornalística.

     “Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, enfatiza o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ.

     

    ABERT

    Também a ABERT, em campanha lançada na sexta-feira (20), ressalta o trabalho jornalístico. No material preparado para rádio e TV, a campanha "Desinformação mata" destaca o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço e combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus.

     Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, "as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos".

     O material está disponível para divulgação gratuita.

    Para acessar o spot, clique AQUI

    Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI

     

     

     

    WhatsApp Image 2020 03 23 at 15.37.07 1

    Em comunicado enviado aos radiodifusores, a ABERT informou, nesta sexta-feira (20), a adoção de ações complementares para atenuar uma possível crise no setor de radiodifusão, reflexo da pandemia do novo coronavírus.

    De acordo com o comunicado, “o momento é de muita atenção e cautela, mas também de ação. 

    Os desdobramentos do novo coronavírus já começaram a ser sentidos mundialmente pelos vários setores da economia, e a radiodifusão brasileira, importante gerador de mão de obra direta e de qualidade, merece, mais uma vez, um olhar bastante cuidadoso de todos nós.

    Pandemias costumam gerar pânico generalizado, porém devemos continuar atuando com serenidade e foco para desempenhar, com destemor, o nosso principal papel: levar à população brasileira a informação precisa e apurada, reforçando nossa marca de responsabilidade e de credibilidade. 

    Os trabalhos desenvolvidos pela ABERT em prol do rádio e da TV aberta brasileiros continuam de forma a garantir que o nosso setor se mantenha competitivo e forte, justamente no momento em que a sociedade brasileira mais necessita de nossos serviços. O governo federal já liberou recursos para ações de apoio à economia.
    Algumas medidas macroeconômicas beneficiarão a radiodifusão, como o diferimento do simples nacional e do FGTS por 3 meses, além da redução de 50% na contribuição para o sistema S, também por 3 meses.
    Mas precisamos avançar mais.

    Para isso, a ABERT desenvolveu uma série de medidas e ações complementares para atenuar uma possível crise no setor, com foco em nossa carga tributária, insumos e laboral. Algumas destas propostas, destaco, dada a urgência do momento, já foram antecipadas e apresentadas ao governo federal, como o pedido de isenção de tributos federais incidentes sobre a folha de pagamentos (PIS/COFINS, INSS, Sistema S) para as empresas de pequeno, médio e grande porte. 

    Conforme o avanço das medidas, a ABERT informará a todos os nossos associados". 

     Com o mote “desinformação mata”, a ABERT lançou, nesta sexta-feira (20), campanha para rádio e TV que lembra o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço e no combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus.

    Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, “as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos”.

    O material está disponível para divulgação gratuita.

    Para acessar o spot, clique AQUI

    Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI

     

     

    Tela desinformacao edit

     

     

     

    O SET Expo, considerado um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

    A edição de 2020, inicialmente prevista para agosto, será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2020, no Pavilhão Azul e no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

    As atividades que antecedem o SET EXPO 2020 seguem sem alterações. As chamadas Call for Papers (para os painéis acadêmicos do Congresso) e Call for Speakers estão abertas e os interessados podem submeter artigos ou palestras a qualquer tempo.

    “Queremos principalmente garantir um ambiente de negócios seguro para os nossos visitantes, expositores, palestrantes, congressistas, fornecedores e colaboradores que fazem do SET EXPO um dos mais importantes eventos da indústria no mundo”, afirma o presidente da SET, Carlos Fini.

    O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (Sert-SC) decidiu liberar os cursos de comunicação online gratuitamente, inclusive para os que não são filiados à entidade. O objetivo é permitir que profissionais e empresários do setor se capacitem mesmo durante o período de isolamento domiciliar. As aulas são comandadas por Fernando Morgado e Fernanda Musardo.

    Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia de coronavírus, a população mundial vem mudando hábitos de higiene, convivência e consumo. Torneios de futebol foram adiados ou estão sendo disputados a portões fechados, programas de auditório deixaram de ter a presença das plateias e até mesmo as novelas, que há décadas têm a preferência de boa parte da população brasileira, estão deixando, temporariamente, a grade de programação. Tudo para evitar o contágio da COVID-19. A protagonista do momento é a informação.

    No lugar de programas de entretenimento, o jornalismo informativo, voltado à prestação de serviços à comunidade, ocupa uma fatia cada vez maior da programação das emissoras de rádio e TV. Jornalistas, radialistas e comunicadores vêm se dedicando à apuração de matérias sobre o assunto, com informações precisas e checadas, garantindo a credibilidade do conteúdo veiculado.

    "A desinformação mata e a radiodifusão está unida na prestação de serviço e no combate às notícias falsas", afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

    Além de ampliar o espaço para a informação sempre atualizada, as emissoras brasileiras vêm cumprindo seu papel cativo no entretenimento. Em tempos de isolamento social ou quarentena, medidas adotadas como forma de reduzir a transmissão da doença, o rádio e a TV continuam levando à população diversão e atrações diversificadas.

     

     

    jornalista 1 edit

    Após o cancelamento da NABSHOW 2020, feira mundial de radiodifusão prevista para ocorrer no próximo mês em Las Vegas (EUA), a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) decidiu alterar o formato do Set e Trinta, seminário realizado anualmente pela entidade, como parte integrante do evento americano. A decisão foi tomada após o aumento dos casos de coronavírus ao redor do mundo.

    Diante do quadro de pandemia, a SET adaptou o encontro para o mundo virtual. As novidades serão apresentadas em uma série de webinários, gratuitos, que estarão disponíveis ao longo do mês de abril. Os horários e datas estão em fase de definição e serão divulgados na próxima semana.

     Segundo o diretor geral da SET, Olímpio José Franco, o intuito é assegurar o bem-estar da comunidade atendida pela sociedade. “Queremos unir os nossos amigos, parceiros e a comunidade SET e fazer um belo evento online", informou.

    Cancelamentos em série

    Seguindo a orientação de diversas autoridades sanitárias, a NAB (National Association of Broadcasters) decidiu suspender a feira - inicialmente marcada para os dias 18 a 22 de abril - como precaução contra a propagação do coronavírus.

    Mais de 800 atividades, entre painéis e workshops sobre mídia, tecnologia e entretenimento, além de uma feira de produtos e serviços estavam previstos pela organização da feira. O público previsto era de cerca de cem mil pessoas.

    Na mesma linha, a ABERT também cancelou o Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, tradicional evento que reúne empresários de rádio e TV, parlamentares e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Las Vegas, durante a NABSHOW.

     

     

    set edit 

    Assim que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, a radiodifusão brasileira se mobilizou para levar à sociedade informação apurada e checada sobre a nova doença. As associações estaduais de rádio e TV passaram a publicar material informativo para ser compartilhado por associados, em redes sociais.

    Desde segunda-feira (16), a Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT) está publicando informativos, em formato de vídeo, sobre a situação da COVID-19, sintomas e dicas de prevenção da doença.

    Também a Associação de Rádio e TV de Pernambuco (ASSERPE) divulgou peças para redes sociais e um spot de rádio, abordando temas que ajudam a conscientizar a população sobre a importância de lutar contra a escalada do vírus, e também de combater a desinformação.

    No Ceará, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) foi convidada pelo governo estadual para integrar o comitê de enfrentamento à doença. Todo o conteúdo de alerta produzido pelo governo está sendo replicado pelos veículos associados.

    A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) optou por compartilhar conteúdo produzido pelo governo federal. Além de material preparado para divulgação pelas redes sociais, um spot de rádio e um testemunhal pode ser utilizado pelas emissoras. Os temas se dividem entre sintomas, formas de transmissão e medidas para se proteger da contaminação.

    Já a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) alerta ouvintes e telespectadores para o perigo de informações falsas, com a campanha “Não pague o pato, confie em quem apura o fato”.

    Também a Associação Paranaense de Emissoras de Rádio e Televisão (AERP) produziu um conjunto de dicas que servem tanto ao público em geral quanto aos comunicadores. Além disso, criou uma série de perguntas e respostas úteis sobre o assunto e transformou as principais orientações em posts para redes sociais.

    O conteúdo compartilhado pela AGERT está disponível AQUI

    Para saber mais sobre o conteúdo da ASSERPE, acesse o portal www.asserpe.org.br

    Para o material da AMIRT, clique em: www.portalamirt.org.br

    Para acessar o material da ACAERT, acesse AQUI 

    O conteúdo da AERP pode ser acessado AQUI

     

     

     

    arte aerp corona small

    A ABERT informa que, a partir de quinta-feira (19), em virtude da pandemia do novo coronavírus, adotará regime especial de trabalho como forma de preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

    Duas rádios comunitárias que atuam nas cidades catarinenses de Criciúma e Canelinha foram proibidas pela Justiça de Santa Catarina de veicular propaganda comercial em suas programações. As decisões fixaram multas diárias às duas emissoras em caso de desobediência.

    Ao acatar as ações movidas pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), a justiça determinou que as emissoras veiculem apenas o que se entende por apoio cultural, proibindo a veiculação de comerciais que contenham bens, produtos, preços, condições de pagamento, ofertas, vantagens e serviços que promovam a patrocinadora. Também determinou que a emissora deve respeitar o raio de cobertura definido pela legislação de rádio comunitária, de mil metros a partir da torre de transmissão.

    Rádio ilegal é crime

    A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

    O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

    Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF

     

     

    WhatsApp Image 2020 03 13 at 11.18.26

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar