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    Em comunicado oficial, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou que o programa A Voz do Brasil não será transmitido na terça-feira de Carnaval (25). Com isso, os foliões poderão aproveitar as estações de rádio para sintonizar a programação de Carnaval por mais tempo. Em feriados nacionais, o noticiário é temporariamente suspenso pela emissora.

    O Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, tradicional encontro que acontece em Las Vegas (EUA), durante a NABSHOW, tem nova data: será no dia 21 de abril, e não mais no dia 20, como anunciado anteriormente. O local do evento também mudou: será no 26º andar do Bally’s Hotel, com uma bela vista da cidade.

     
Os interessados em participar do Café da Manhã promovido pela ABERT, em parceria com a AERP, AESP, AGERT e AMIRT, e que reunirá empresários, profissionais de rádio e TV, parlamentares e jornalistas brasileiros, podem se inscrever pelo site abert.org.br/nabshow e garantir uma das 120 vagas.

    
Este ano, a NAB (National Association of Broadcasters) anunciou a abertura da feira no domingo, 19 de abril, e a programação prevê a apresentação do presidente Gordon Smith, na manhã do dia 20.

     
Para evitar prejuízo na programação dos radiodifusores que participam da NABSHOW 2020 – considerada a maior feira mundial de produtos e serviços para radiodifusão, mídia e tecnologia – a ABERT optou por mudar a data do Café da Manhã.

     
Os participantes do Café da Manhã da ABERT e associações estaduais poderão acompanhar as palestras de renomados especialistas internacionais que apresentarão as experiências de sucesso no setor de rádio e TV.

    O encontro conta com o patrocínio das empresas Opic Telecom e Gates Air.

    Sobre a NABSHOW 2020

     
Mais de 800 atividades, entre painéis e workshops sobre mídia, tecnologia e entretenimento e uma feira de produtos e serviços aguardam o público que participará da NABSHOW 2020, entre os dias 18 e 22 de abril, em Las Vegas. Cem mil pessoas de 165 países deverão passar pelo Centro de Convenções de Las Vegas, onde a feira é realizada.

     

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    Os profissionais de rádio e TV já podem se inscrever no II Fórum Nacional de Radiodifusão. O evento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC) será realizado no dia 5 de março, das 8h30 às 18h30, em Brasília. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://forumnacionalderadiodifusao.mctic.gov.br/

    Os painéis vão discutir as perspectivas para 2020, a liberdade de imprensa com responsabilidade, o novo regulamento da radiodifusão – aprovado recentemente pelo Conselho Diretor da Anatel –, além dos desafios e novos negócios na televisão digital. A programação inclui ainda a assinatura de contratos de outorga e aditivos de migração das emissoras AM para FM.

    Confira a programação completa:
    http://www.abert.org.br/pdf/programacao.pdf


    Serviço
    Data: 05/03
    Local: Teatro POUPEX, na Avenida Duque de Caxias, s/nº, em Brasília-DF.
    Horário: 8h30 às 18h30
    Inscrições: https://forumnacionalderadiodifusao.mctic.gov.br/

    Na primeira reunião do ano, a diretoria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT) recebeu, nesta sexta-feira (14), em Osório (RS), a presença do superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, André Machado, e do diretor de publicidade Alexandre Farina.

    Em pauta, as atividades previstas para 2020, o calendário de eventos e a política de publicidade que a AGERT desenvolverá junto às emissoras associadas.

     

     

    agert edit

    O temporal que inundou São Paulo (SP) na segunda-feira (10) causou estragos e paralisou a cidade. Em meio à multidão ilhada, repórteres de rádio e TV utilizaram a instantaneidade dos veículos para alertar o público sobre a situação das vias públicas em tempo real. A maioria das emissoras locais alterou a grade de programação e aumentou o espaço dedicado à prestação de serviços.

    Apresentador de programas de rádio da rede Bandeirantes, Luiz Megale estava a caminho do estúdio quando foi surpreendido pela chuva. Imediatamente, enviou para a emissora de rádio uma foto de seu carro alagado em uma avenida da cidade. A imagem foi publicada nas redes sociais.

    Também funcionário do grupo, o jornalista Rafael Colombo não conseguiu chegar a tempo para participar do programa que apresenta. Quando percebeu que não seria possível cumprir o horário, Colombo fez um flash para justificar a ausência e se desculpar com os companheiros de bancada. Ao longo do dia, diversos profissionais relataram experiências pessoais em meio ao caos paulistano.

    Também em outras emissoras de rádio, a programação foi alterada para dar suporte à população paulistana. O temporal que caiu em São Paulo, em um intervalo de 24 horas, foi o maior registrado nos últimos 77 anos. Nos dez primeiros dias de fevereiro, a cidade ultrapassou a média pluviométrica prevista para todo o mês de fevereiro. A tempestade causou o transbordamento de rios, deixando avenidas intransitáveis e interrompendo a circulação de transporte público. Durante o dia, a prefeitura orientou a todos que ficassem em casa.

    Temporal adia AESP Talks
    Previsto para ocorrer na quarta-feira (12), o evento AESP Talks foi transferido para a terça-feira (18), em decorrência das chuvas que alagaram a capital paulista. O encontro será realizado na Cantina Gigio - rua dos Pinheiros, 355, São Paulo. O encontro AESP Talks está em sua segunda edição reunirá toda a cadeia do setor de radiodifusão para a realização de palestras e debates.

     

    chuva SP edit

    Pesquisa divulgada na quinta-feira (13) pela empresa de cibersegurança Kaspersky mostra como a América Latina lida com as fake news.

    Em média, 70% dos latino-americanos têm dificuldades em reconhecer se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira.

    De acordo com o estudo, o Brasil ainda está mais bem posicionado que os países vizinhos: 62% dos brasileiros não sabem identificar ou não têm certeza sobre a veracidade de uma notícia veiculada na internet; em seguida, vêm os argentinos e colombianos, com 66%, chilenos (70%), colombianos (73%) e peruanos (79%).

    O termo “fake news” é desconhecido por apenas 2% dos brasileiros, enquanto, nos outros países, a média é de 16%.

    O estudo revela ainda que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na internet.

    Para 72% dos entrevistados, as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém.

    Os propagadores de notícias falsas na internet seriam militantes políticos com o objetivo de atacar a reputação de adversários e empresas ou indivíduos que buscam ganhar dinheiro por meio de anúncios enganosos, sobretudo vindos do Google AdSense, ferramenta de publicidade do Google.

    *Com informações Veja

    Em audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do Yahoo, do Facebook e de associações de empresas nacionais debateram o controle de dados por provedores de internet localizados no exterior.

    Realizado na segunda-feira (10), no STF, em Brasília, o debate foi convocado pelo ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 51, que trata do acordo de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos.

    Representante do Yahoo Brasil, André Giacchetta, afirmou que a empresa adota medidas para atender à legislação nacional, mas recorre a tratados internacionais para garantir que as ordens judiciais para fornecimento de dados sejam cumpridas. Segundo ele, implementar a ordem e coletar os dados fora do território nacional só é possível com a concordância do país onde estão armazenados os dados solicitados.

    Durante o evento, a equipe do Facebook destacou que a empresa está sujeita à legislação dos Estados Unidos sobre proteção de dados e, por este motivo, está proibida de divulgar comunicações entre seus clientes e qualquer outra pessoa sem ordem judicial válida naquele país.

    Para o representante da ABERT, Marcelo Carpenter, o debate sobre as consequências judiciais para as empresas brasileiras com controladores estrangeiros em razão do não fornecimento de dados gera controvérsia sobre a aplicação de leis federais. De acordo com Carpenter, é preciso definir se uma empresa sediada no Brasil com controladores estrangeiros que opte por armazenar no exterior dados sobre conversas ocorridas no país tem o direito de negar o fornecimento de informações solicitadas por via judicial.

    A ABERT defende que as empresas estrangeiras que atuam no Brasil devem respeitar e cumprir as leis e decisões judiciais brasileiras.

    Após intenso trabalho da ABERT, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (12), o relatório da senadora Eliziane Gama (PPS/MA), contrário ao PL 5833/2019, que tornava obrigatória a retransmissão diária de informações oficiais dos Poderes da República pelos canais de TV aberta.

    Na prática, o projeto criaria um programa nos moldes do noticiário “A Voz do Brasil”, no horário nobre, de 18h às 22h, nas televisões abertas.

    Ao apresentar o relatório, Eliziane Gama enfatizou ser inadequado estender a obrigatoriedade para as emissoras de TV, além de considerar que o PL provocaria uma queda na receita publicitária das emissoras.

    "Os Poderes da República já contam com geradoras próprias de televisão em canais abertos e operadoras de TV paga.
    A implantação do novo programa demandaria mais recursos, além de reduzir as receitas atuais, gerando desemprego no setor”, afirma a senadora.

    Com a rejeição, o projeto será arquivado.

    O diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, foi indicado para uma das vagas no Conselho Superior das Normas-Padrão. “A intensa renovação da publicidade não prescinde da autorregulação praticada pelo CENP. É fundamental que anunciantes, agências e veículos busquem permanentemente o aprimoramento do modelo brasileiro de publicidade. O CENP é o melhor lugar para estas conversas”, afirma Schaeffer.

    O Conselho Superior é o principal organismo normativo do CENP e fórum para formular as referências de melhores práticas que contribuam para o desenvolvimento da publicidade brasileira. Presidido por Caio Barsotti, é composto por representantes de agências de propaganda, anunciantes e veículos de comunicação.

     

    Eduardo Schaeffer 2018 edit

    Profissionais do setor de radiodifusão e especialistas em diversas áreas estarão reunidos no 17º encontro regional da Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT). A programação do evento, que será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni (MG), no dia 14 de março, prevê uma série de palestras e workshops.

    De acordo com o presidente da entidade, Luciano Pimenta, esta edição concretiza o projeto de realizar debates e estreitar laços com os profissionais do interior, trazendo para a pauta temas regionais. "Isso faz com que a gente leve para o maior número de pessoas o conhecimento sobre o meio”, destacou.

    A AMIRT espera reunir cerca de 200 participantes de todo o estado.

     

    Para mais informações, acesse: portalamirt.com.br 

     

     

    encontro amirt edit

    Em 13 de fevereiro de 1944, ouvintes de seis países sintonizaram os aparelhos de rádio na frequência da Rádio das Nações Unidas. Na estreia, a emissora gerou conteúdo simultâneo pela primeira vez na história. Em 2011, a Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, proclamou o Dia Mundial do Rádio.

    Celebrada em todo o mundo, a data é utilizada para ressaltar características do meio que o mantêm na preferência do público. Instantâneo e democrático, o rádio entra na casa dos ouvintes, levando serviço, entretenimento e informação. “Longe de se esgotar com o surgimento de novas mídias, o rádio se renova ao se adaptar a elas. Hoje, está presente em todas as mídias digitais e vem conquistando a audiência do público jovem”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, em mensagem divulgada nas redes sociais.

     

     

    Pesquisas internacionais apontam que o rádio segue firme na preferência de ouvintes.

    Representante da Rádio Cultura de Leme (SP), Paulo Sérgio Ribeiro aproveitou o dia para comemorar a evolução do meio em pesquisas realizadas em todos os continentes. “O rádio voltou a crescer graças às redes sociais que o levam cada vez mais longe, sem aumento de custos, favorecendo artistas, anunciantes e o próprio meio”, destacou.

    Coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Godinho ganhou notoriedade ao enfrentar tragédias como o rompimento de barragem em Brumadinho e as fortes chuvas que castigaram Belo Horizonte recentemente. Para ele, o rádio é imprescindível no momento de alertar comunidades sobre situações de emergência. “O rádio diminui a distância entre o serviço público para salvar vidas e a população”, destaca.

    Rádio e Diversidade

    Em 2020, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

    Em mensagem enviada às rádios, o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), José Luis Saca, destaca o papel do rádio independente e plural e parabeniza os profissionais que fazem do meio uma fonte de notícias e entretenimento.

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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