Em comunicado oficial, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) informou que o programa A Voz do Brasil não será transmitido na terça-feira de Carnaval (25). Com isso, os foliões poderão aproveitar as estações de rádio para sintonizar a programação de Carnaval por mais tempo. Em feriados nacionais, o noticiário é temporariamente suspenso pela emissora.
O Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, tradicional encontro que acontece em Las Vegas (EUA), durante a NABSHOW, tem nova data: será no dia 21 de abril, e não mais no dia 20, como anunciado anteriormente. O local do evento também mudou: será no 26º andar do Bally’s Hotel, com uma bela vista da cidade.
Os interessados em participar do Café da Manhã promovido pela ABERT, em parceria com a AERP, AESP, AGERT e AMIRT, e que reunirá empresários, profissionais de rádio e TV, parlamentares e jornalistas brasileiros, podem se inscrever pelo site abert.org.br/nabshow e garantir uma das 120 vagas.
Este ano, a NAB (National Association of Broadcasters) anunciou a abertura da feira no domingo, 19 de abril, e a programação prevê a apresentação do presidente Gordon Smith, na manhã do dia 20.
Para evitar prejuízo na programação dos radiodifusores que participam da NABSHOW 2020 – considerada a maior feira mundial de produtos e serviços para radiodifusão, mídia e tecnologia – a ABERT optou por mudar a data do Café da Manhã.
Os participantes do Café da Manhã da ABERT e associações estaduais poderão acompanhar as palestras de renomados especialistas internacionais que apresentarão as experiências de sucesso no setor de rádio e TV.
O encontro conta com o patrocínio das empresas Opic Telecom e Gates Air.
Sobre a NABSHOW 2020
Mais de 800 atividades, entre painéis e workshops sobre mídia, tecnologia e entretenimento e uma feira de produtos e serviços aguardam o público que participará da NABSHOW 2020, entre os dias 18 e 22 de abril, em Las Vegas. Cem mil pessoas de 165 países deverão passar pelo Centro de Convenções de Las Vegas, onde a feira é realizada.
Os profissionais de rádio e TV já podem se inscrever no II Fórum Nacional de Radiodifusão. O evento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC) será realizado no dia 5 de março, das 8h30 às 18h30, em Brasília. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://forumnacionalderadiodifusao.mctic.gov.br/
Os painéis vão discutir as perspectivas para 2020, a liberdade de imprensa com responsabilidade, o novo regulamento da radiodifusão – aprovado recentemente pelo Conselho Diretor da Anatel –, além dos desafios e novos negócios na televisão digital. A programação inclui ainda a assinatura de contratos de outorga e aditivos de migração das emissoras AM para FM.
Na primeira reunião do ano, a diretoria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT) recebeu, nesta sexta-feira (14), em Osório (RS), a presença do superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, André Machado, e do diretor de publicidade Alexandre Farina.
Em pauta, as atividades previstas para 2020, o calendário de eventos e a política de publicidade que a AGERT desenvolverá junto às emissoras associadas.
O temporal que inundou São Paulo (SP) na segunda-feira (10) causou estragos e paralisou a cidade. Em meio à multidão ilhada, repórteres de rádio e TV utilizaram a instantaneidade dos veículos para alertar o público sobre a situação das vias públicas em tempo real. A maioria das emissoras locais alterou a grade de programação e aumentou o espaço dedicado à prestação de serviços.
Apresentador de programas de rádio da rede Bandeirantes, Luiz Megale estava a caminho do estúdio quando foi surpreendido pela chuva. Imediatamente, enviou para a emissora de rádio uma foto de seu carro alagado em uma avenida da cidade. A imagem foi publicada nas redes sociais.
Também funcionário do grupo, o jornalista Rafael Colombo não conseguiu chegar a tempo para participar do programa que apresenta. Quando percebeu que não seria possível cumprir o horário, Colombo fez um flash para justificar a ausência e se desculpar com os companheiros de bancada. Ao longo do dia, diversos profissionais relataram experiências pessoais em meio ao caos paulistano.
Também em outras emissoras de rádio, a programação foi alterada para dar suporte à população paulistana. O temporal que caiu em São Paulo, em um intervalo de 24 horas, foi o maior registrado nos últimos 77 anos. Nos dez primeiros dias de fevereiro, a cidade ultrapassou a média pluviométrica prevista para todo o mês de fevereiro. A tempestade causou o transbordamento de rios, deixando avenidas intransitáveis e interrompendo a circulação de transporte público. Durante o dia, a prefeitura orientou a todos que ficassem em casa.
Temporal adia AESP Talks Previsto para ocorrer na quarta-feira (12), o evento AESP Talks foi transferido para a terça-feira (18), em decorrência das chuvas que alagaram a capital paulista. O encontro será realizado na Cantina Gigio - rua dos Pinheiros, 355, São Paulo. O encontro AESP Talks está em sua segunda edição reunirá toda a cadeia do setor de radiodifusão para a realização de palestras e debates.
Pesquisa divulgada na quinta-feira (13) pela empresa de cibersegurança Kaspersky mostra como a América Latina lida com as fake news.
Em média, 70% dos latino-americanos têm dificuldades em reconhecer se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira.
De acordo com o estudo, o Brasil ainda está mais bem posicionado que os países vizinhos: 62% dos brasileiros não sabem identificar ou não têm certeza sobre a veracidade de uma notícia veiculada na internet; em seguida, vêm os argentinos e colombianos, com 66%, chilenos (70%), colombianos (73%) e peruanos (79%).
O termo “fake news” é desconhecido por apenas 2% dos brasileiros, enquanto, nos outros países, a média é de 16%.
O estudo revela ainda que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na internet.
Para 72% dos entrevistados, as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém.
Os propagadores de notícias falsas na internet seriam militantes políticos com o objetivo de atacar a reputação de adversários e empresas ou indivíduos que buscam ganhar dinheiro por meio de anúncios enganosos, sobretudo vindos do Google AdSense, ferramenta de publicidade do Google.
Em audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do Yahoo, do Facebook e de associações de empresas nacionais debateram o controle de dados por provedores de internet localizados no exterior.
Realizado na segunda-feira (10), no STF, em Brasília, o debate foi convocado pelo ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 51, que trata do acordo de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos.
Representante do Yahoo Brasil, André Giacchetta, afirmou que a empresa adota medidas para atender à legislação nacional, mas recorre a tratados internacionais para garantir que as ordens judiciais para fornecimento de dados sejam cumpridas. Segundo ele, implementar a ordem e coletar os dados fora do território nacional só é possível com a concordância do país onde estão armazenados os dados solicitados.
Durante o evento, a equipe do Facebook destacou que a empresa está sujeita à legislação dos Estados Unidos sobre proteção de dados e, por este motivo, está proibida de divulgar comunicações entre seus clientes e qualquer outra pessoa sem ordem judicial válida naquele país.
Para o representante da ABERT, Marcelo Carpenter, o debate sobre as consequências judiciais para as empresas brasileiras com controladores estrangeiros em razão do não fornecimento de dados gera controvérsia sobre a aplicação de leis federais. De acordo com Carpenter, é preciso definir se uma empresa sediada no Brasil com controladores estrangeiros que opte por armazenar no exterior dados sobre conversas ocorridas no país tem o direito de negar o fornecimento de informações solicitadas por via judicial.
A ABERT defende que as empresas estrangeiras que atuam no Brasil devem respeitar e cumprir as leis e decisões judiciais brasileiras.
Após intenso trabalho da ABERT, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (12), o relatório da senadora Eliziane Gama (PPS/MA), contrário ao PL 5833/2019, que tornava obrigatória a retransmissão diária de informações oficiais dos Poderes da República pelos canais de TV aberta.
Na prática, o projeto criaria um programa nos moldes do noticiário “A Voz do Brasil”, no horário nobre, de 18h às 22h, nas televisões abertas.
Ao apresentar o relatório, Eliziane Gama enfatizou ser inadequado estender a obrigatoriedade para as emissoras de TV, além de considerar que o PL provocaria uma queda na receita publicitária das emissoras.
"Os Poderes da República já contam com geradoras próprias de televisão em canais abertos e operadoras de TV paga. A implantação do novo programa demandaria mais recursos, além de reduzir as receitas atuais, gerando desemprego no setor”, afirma a senadora.
O diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, foi indicado para uma das vagas no Conselho Superior das Normas-Padrão. “A intensa renovação da publicidade não prescinde da autorregulação praticada pelo CENP. É fundamental que anunciantes, agências e veículos busquem permanentemente o aprimoramento do modelo brasileiro de publicidade. O CENP é o melhor lugar para estas conversas”, afirma Schaeffer.
O Conselho Superior é o principal organismo normativo do CENP e fórum para formular as referências de melhores práticas que contribuam para o desenvolvimento da publicidade brasileira. Presidido por Caio Barsotti, é composto por representantes de agências de propaganda, anunciantes e veículos de comunicação.
Profissionais do setor de radiodifusão e especialistas em diversas áreas estarão reunidos no 17º encontro regional da Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT). A programação do evento, que será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni (MG), no dia 14 de março, prevê uma série de palestras e workshops.
De acordo com o presidente da entidade, Luciano Pimenta, esta edição concretiza o projeto de realizar debates e estreitar laços com os profissionais do interior, trazendo para a pauta temas regionais. "Isso faz com que a gente leve para o maior número de pessoas o conhecimento sobre o meio”, destacou.
A AMIRT espera reunir cerca de 200 participantes de todo o estado.
Em 13 de fevereiro de 1944, ouvintes de seis países sintonizaram os aparelhos de rádio na frequência da Rádio das Nações Unidas. Na estreia, a emissora gerou conteúdo simultâneo pela primeira vez na história. Em 2011, a Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, proclamou o Dia Mundial do Rádio.
Celebrada em todo o mundo, a data é utilizada para ressaltar características do meio que o mantêm na preferência do público. Instantâneo e democrático, o rádio entra na casa dos ouvintes, levando serviço, entretenimento e informação. “Longe de se esgotar com o surgimento de novas mídias, o rádio se renova ao se adaptar a elas. Hoje, está presente em todas as mídias digitais e vem conquistando a audiência do público jovem”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, em mensagem divulgada nas redes sociais.
Pesquisas internacionais apontam que o rádio segue firme na preferência de ouvintes.
Representante da Rádio Cultura de Leme (SP), Paulo Sérgio Ribeiro aproveitou o dia para comemorar a evolução do meio em pesquisas realizadas em todos os continentes. “O rádio voltou a crescer graças às redes sociais que o levam cada vez mais longe, sem aumento de custos, favorecendo artistas, anunciantes e o próprio meio”, destacou.
Coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Godinho ganhou notoriedade ao enfrentar tragédias como o rompimento de barragem em Brumadinho e as fortes chuvas que castigaram Belo Horizonte recentemente. Para ele, o rádio é imprescindível no momento de alertar comunidades sobre situações de emergência. “O rádio diminui a distância entre o serviço público para salvar vidas e a população”, destaca.
Rádio e Diversidade
Em 2020, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.
Em mensagem enviada às rádios, o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), José Luis Saca, destaca o papel do rádio independente e plural e parabeniza os profissionais que fazem do meio uma fonte de notícias e entretenimento.