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    Mesmo diante de uma crise de proporções incalculáveis, causada pelo novo coronavírus, o alcance das emissoras de rádio de São Paulo não para de crescer. Agora, já são 18 emissoras de rádio FM a alcançarem um milhão de ouvintes, cada. Os dados são do Kantar IBOPE Media e valem para o período de fevereiro a abril de 2020.

    Alcance é o número de ouvintes de cada emissora por ao menos um minuto, em um período de tempo definido. A medição serve para apontar a força da marca e o resultado de ações promocionais.

    Atualmente, 40 emissoras de rádio FM passam por medições constantes na Grande São Paulo.

    Para saber mais dados sobre rádio, acesse AQUI

     

    alcance radio

    A Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital da promoveu, na segunda-feira (1º), um webinar gratuito para debater o tema “Todos Contra as Fake News – Liberdade de Expressão Online e Estratégias de Mitigação da Informação”. O evento online contou com a participação de parlamentares, representantes de empresas de tecnologia. O membro do Conselho Superior da ABERT, Marcelo Bechara, representou a Associação.

    Em sua participação, Bechara defendeu simetria regulatória em relação aos veículos de imprensa e afirmou que é preciso dar transparência à publicidade. Precisamos defender a neutralidade da livre circulação de ideias e opiniões epara isso é preciso liberdade de opinião. A responsabilidade é das plataformas, das empresas que veiculam”, defendeu.

    Além do representante da ABERT, participaram da transmissão o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR); o fundador e presidente da SaferNet Brasil, Thiago Tavares, e o diretor do InternetLab, Francisco Brito Cruz.

    A comunicação assertiva e criativa no rádio para superar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus foi tema de debate entre Leo Cardoso, jornalista e professor de locução, e Robson Ferri, CEO da RF Mídia, durante a AMIRT Live, na quarta-feira (3).

     Leo Cardoso mostrou que a criatividade pode ser usada no rádio de maneira simples e prática por meio da forma como as notícias são trabalhadas nas emissoras. “É preciso traduzir a informação e usar uma linguagem de fácil compreensão com os ouvintes. Muitos profissionais mais experientes acham que o rádio é só áudio e se preocupam apenas com a locução. Na verdade, é necessário aplicar toda a experiência adquirida usando novas formas criativas e inovadoras de abordar assuntos relevantes e de qualidade com o público”, destacou o jornalista.

     De acordo com Robson Ferri, isso só é possível se o profissional do rádio estiver conectado com a atualidade, fazendo um exercício constante de consumo de conteúdo. Além disso, muito antes de usar a criatividade, é necessário fazer um planejamento que inclui ações criativas para divulgar a marca, mesmo com pouco investimento durante a pandemia. “Esse é o momento de plantar e investir de alguma forma. O profissional que está pensando no curto prazo não sobrevive. É imprescindível abraçar o mercado, o público e fechar parcerias, neste momento, para que se possa conquistar ótimos resultados lá na frente”, ressaltou.

     Para isso, vale focar inclusive no mercado local, segundo Leo Cardoso e Robson Ferri. Ambos concordam que apostar no papel social da emissora ao fechar parcerias locais, por exemplo, com a área artística e empresas, pode criar boas experiências e gerar mais conexão com o público.

     “É preciso explorar aquilo que se tem de melhor na emissora para se conectar mais com as pessoas. Embora a audiência esteja crescendo no rádio, nem sempre isso está sendo revertido em resultado comercial. Daí, a importância de um planejamento estratégico”, observou Ferri. “Mas é fato que quem plantar agora vai colher no futuro, até porque a nossa relação de consumo será fortalecida pós pandemia”, completou Leo Cardoso.

     Após intenso trabalho da ABERT, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (4), a Medida Provisória 923, que autoriza a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, pelas emissoras de rádio e TV.

    O texto aprovado foi o relatório do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que, sensível ao pleito da ABERT e às dificuldades do setor de radiodifusão nesse momento de crise sanitária e econômica, ampliou o alcance da proposta enviada pelo governo federal para que qualquer emissora de rádio ou televisão possa distribuir prêmios.

    Pelo texto da Câmara, fica expressa a possibilidade de as emissoras de radiodifusão divulgarem na própria programação a distribuição gratuita de prêmios, possibilitando maior interação com sua audiência e ampliando a visibilidade de sua programação, com o objetivo de desenvolver uma fonte extra de recursos.

    O texto aprovado também dispensa as emissoras do burocrático processo de autorização pública para a distribuição gratuita de prêmios com valor inferior a R$ 10 mil por mês, medida considerada essencial para o setor, em especial, para as pequenas emissoras de rádio.

    Para a ABERT, a aprovação pela Câmara dos Deputados é um importante passo para a conversão da medida provisória em lei. O texto segue agora para análise do Senado Federal.
    “A ABERT espera que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados seja mantido pelo Senado Federal. A união do setor é fundamental para sensibilizar os senadores da importância econômica e social desta medida para as emissoras”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores.

    Um espaço dedicado a depoimentos de locutores e profissionais do rádio sobre a importância do meio faz parte da campanha “O Rádio faz a diferença”, que tem a parceria da ABERT.
     
    Lançado pelo empresário de radiodifusão Fábio Schuck, o projeto surgiu durante a pandemia do novo coronavírus e traz reflexões de profissionais de várias partes do país, de diferentes gerações, de artistas e personalidades com forte ligação com o rádio.

    Os depoimentos, veiculados nas redes sociais, incentivam a participação de anunciantes e de ouvintes e chamam a atenção para as informações e produtos oferecidos pelo meio.

    “O microfone da sua rádio local é uma ferramenta com uma força incrível. Ele está se fortalecendo em tempos de pandemia, porque nenhum veículo é tão companheiro e tem tanta credibilidade”, lembra o locutor Nilson Couto, em depoimento enviado para a campanha.

    Para participar do projeto, basta enviar um depoimento em vídeo de até um minuto para o perfil @oradiofazadiferenca ou para @ofabioschuck.
             
    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão 

    A pedido da ABERT, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prorrogou, até 30 de junho, a suspensão dos prazos nos processos administrativos e de atendimento ao público em tramitação na Secretaria de Radiodifusão (SERAD).

    A prorrogação está prevista na Portaria nº 2.456, de 2020,  publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º), em razão da pandemia do novo coronavírus. 

    Após o dia 30 de junho, os prazos serão reiniciados pelo tempo remanescente.

    “A emissão dos inúmeros documentos necessários para instrução dos processos administrativos em curso na SERAD depende de serviços e atividades que estão suspensos “, explica o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores, ao justificar o pedido junto ao MCTIC.

    Já o prazo de renovação de outorga não foi alterado pela portaria e permanece o mesmo. O radiodifusor deve ingressar com o pedido em até um ano antes do prazo do fim da outorga, ainda que recaia durante o período de suspensão estabelecido pela portaria.

    Em caso de dúvida, o departamento jurídico da ABERT está à disposição pelo telefone (61) 2104.4604 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Para acessar a Portaria, clique AQUI

     
                 

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT

    Tecnologia, tendências da radiodifusão e novidades disponíveis no mercado de rádio e TV. Os temas dominaram o WEBNAB, evento digital realizado nos dias 27 e 28 pela NAB (National Association of Broadcasters). As palestras ficaram a cargo do vice-presidente de engenharia avançada da NAB, David Layer, e da presidente e CEO da Radio Advertising Bureau (RAB), Erica Farber. Os presidentes da Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Michel Micheleto, e da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Rodrigo Neves, mediaram os diálogos.

    Em sua apresentação, Layer detalhou o atual momento do rádio nos Estados Unidos, os avanços do rádio digital e as oportunidades do rádio híbrido. "Destaco a importância dos receptores presentes nos carros. Em cidades importantes como Nova York, o consumo médio é maior do que em outras cidades graças ao rádio digital. Já o rádio híbrido permite aos ouvintes continuarem a experiência que estão tendo dentro de casa nos automóveis, se informarem com notícias e até mesmo serem impactados com orientações importantes como as relacionadas ao distanciamento social imposto pelo novo coronavírus”, salientou.

    O vice-presidente da NAB tratou ainda do processo de convencimento das montadoras de automóveis para a inclusão do rádio híbrido e também sobre a importância da participação dos radiodifusores nesta nova fase do meio. "É necessário o engajamento das emissoras frente ao setor para que nossos receptores sejam desenvolvidos e passem a fazer parte da realidade dos ouvintes. Mas acima de tudo, os profissionais devem se preparar para utilizar todas as soluções e tecnologias disponíveis para levar mais conteúdo e melhorar a experiência dos ouvintes", avaliou.

    Já Erica Farber destacou os principais motivos pelos quais os anunciantes devem investir em publicidade no rádio durante o período da pandemia de COVID-19. “O rádio precisa sempre criar as conexões emocionais que influenciam o comportamento do ouvinte, por meio de conteúdo de qualidade e enriquecedor, o que acaba beneficiando o anunciante”, acredita.

    A edição virtual já estava programada para ocorrer após a edição presencial do NABSHOW, mas o evento que seria realizado em Las Vegas, nos EUA, foi cancelado, em virtude da pandemia.

     

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    webnab edit

    A ABERT participou de reunião virtual, na segunda-feira (25), com o novo secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Wilson Wellisch.

    No primeiro encontro com representantes das entidades nacionais de radiodifusão após sua nomeação para a SERAD, Wellisch fez uma breve apresentação e falou sobre a disposição da Secretaria de estreitar o relacionamento com o setor.

    As políticas públicas consideradas vitais para a radiodifusão, em especial com relação à excessiva regulamentação e a quebra das assimetrias regulatórias, foram abordadas na reunião, que contou com a presença do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, dos conselheiros Flávio Lara Resende e Roberto Franco, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flores. A ABERT reforçou a necessidade de retomada da agenda regulatória apresentada ao MCTIC, em abril.

    Ao final da reunião, Wilson Wellisch informou que aguarda, ainda, a nomeação dos demais integrantes da pasta, que também participaram do encontro. Willian Zambelli assumirá a Diretoria de Radiodifusão Comercial e Rodrigo Gebrin, a Diretoria de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização.

     

     

    Em mais uma rodada do AESP Talks, edição especial de quarentena, realizada na terça-feira, (26), a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) elegeu a liderança em tempos de pós pandemia de COVID-19 como tema de reflexão.

    Para o palestrante João Marcelo Furlan, CEO e fundador da Enora Leaders, já é possível mapear medidas acertadas da concorrência e os próximos passos envolvem reduzir custos e gerar novas fontes de receita para garantir o sucesso empresarial.

    Segundo Furlan, as características fundamentais do líder do futuro são adaptação e flexibilidade. “Nem sempre quem tem experiência consegue ter ferramentas para lidar com todas as crises, especialmente em situações que nunca ocorreram”, explicou. Ouvir a equipe também é parte fundamental de uma estratégia de sucesso.

    As profissões que ganharão destaque nos próximos anos também foram analisadas durante o encontro virtual, conduzido pelo presidente da AESP, Rodrigo Neves. Segundo o entrevistado, inteligência artificial, análise de dados, computação na nuvem, cultura, bem-estar e sustentabilidade lideram o ranking de setores mais promissores.

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    Relação com clientes na era pós COVID-19

    A segunda live da semana, na quinta-feira (28), abordou o tema “Você está cuidando dos seus clientes no novo normal?”, com Marcelo Veras, presidente da Inova Business School e conselheiro da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional (SBCE).

    Para Veras, o principal legado do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 será um tempo de mais solidariedade e valorização de iniciativas locais. A comunidade também compreenderá, segundo ele, que está interconectada e passará a ser mais consciente da própria fragilidade. Capitalismo consciente e economia compartilhada também são tendências para o futuro próximo.

    No campo profissional, ele destacou que o momento deve servir como oportunidade para que cada profissional repense as formas de ampliar suas fronteiras de conhecimento. Proatividade, ênfase na execução, senso de urgência e pontualidade serão características essenciais para manter-se em evidência no mercado de trabalho. “Será preciso aprender a lidar com os erros, acertar mais do que errar e fazer com que acertos compensem os erros”, avalia.

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    A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, na quinta-feira (21), a campanha Verified (verificado, em inglês), criada com o intuito de conter a onda de notícias falsas relacionadas à pandemia global causada pelo novo coronavírus. A iniciativa informará a respeito de três temas: ciência, para salvar vidas; solidariedade, para promover a cooperação local e global, e, por fim, soluções que mobilizem apoio para as populações mais afetadas.

    De acordo com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, os autores das informações falsas usam métodos sofisticados de produção e distribuição para disseminá-las na comunidade. “Cientistas e instituições têm que chegar às pessoas com informações precisas nas quais elas possam confiar”, acrescentou.

    Segundo comunicado emitido pela Organização, a primeira medida será convidar pessoas do mundo todo para participarem como voluntárias da informação. Este grupo deverá compartilhar conteúdo simples, direto e de credibilidade, entre a família e os amigos. A iniciativa ainda contará com a adesão de influenciadores digitais, integrantes da sociedade civil, empresas, meios de comunicação e redes sociais, para distribuir conteúdo.

    A campanha “Verified” também promoverá planos de recuperação para a crise climática, pobreza, desigualdade e fome.

     

    Campanha da ABERT lembra que desinformação mata

    Em 20 de março, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco durante a pandemia global de COVID-19. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito

     

    Para saber mais sobre a campanha Verified, clique AQUI

      

    Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI

     

     

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      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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