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    Lançado em 2016, o curso online de Gestão em Radiodifusão está disponível para emissoras de rádio e TV de todo o país. A iniciativa é fruto de parceria entre o Centro Universitário Internacional (Uninter), a ABERT e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). As disciplinas para a pós-graduação são contínuas e as inscrições estão sempre abertas. O processo de seleção ocorre a cada 45 dias.

    Legislação específica, mídias sociais, práticas do mercado de radiodifusão, jornalismo de notícias, esportes, coordenação artística, planejamento estratégico e gestão de pessoas são algumas das 12 disciplinas que serão ministradas durante a formação, que dura 12 meses e tem carga horária de 360h.

    As emissoras interessadas podem adotar o sistema de permuta com a troca por mídia publicitária. Podem participar emissoras de TV, rádios comerciais afiliadas à ABERT, AERP e Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT), empresas de outdoor, busdoor, jornais impressos e online, revistas, painéis de LED e sites.

    Até o momento, representantes de 167 emissoras brasileiras aderiram à iniciativa. No momento, há 67 inscrições ativas. Para mais informações, acesse: https://www.uninter.com/

    O empresário e radiodifusor José Camargo morreu, na terça-feira (14), em São Paulo (SP), aos 91 anos.

    Fundador do Grupo Camargo de Comunicação (GC2), proprietário das rádios 89 FM, Nativa FM e Alpha FM, José Camargo foi deputado federal por 20 anos, de 1971 a 1991, pelo estado de São Paulo.

    José Camargo era também pai do conselheiro da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Neneto Camargo.

    Em nota, a ABERT lamentou a morte do radiodifusor e destacou sua atuação na radiodifusão do país. “José Camargo era conhecido pelo espírito empreendedor e deixa um importante legado para a radiodifusão paulista e brasileira”.

     

     

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    Em uma primeira visita à sede da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), na sexta-feira (10), o novo presidente Silvano Silva conheceu os funcionários e a rotina da entidade.

    Segundo Silva, o encontro serviu para entender melhor as funções de cada área e as principais demandas.

    Para o primeiro ano de gestão, o novo presidente definiu algumas prioridades, como, por exemplo, as comemorações aos 40 anos da associação, com a realização do Congresso e Prêmio da ACAERT, em novembro, além de encontros regionais com parlamentares.

    Eleito em novembro de 2019 para o triênio 2020-2022, Silvano Silva é diretor regional do Grupo RIC, e toma posse em março, em data ainda não definida.

     

     

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    As inscrições para o tradicional Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, que acontece durante a NABSHOW 2020, em Las Vegas (EUA), já estão abertas. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Promovido pela ABERT em parceria com as associações estaduais de radiodifusão, o encontro reunirá 120 empresários de rádio e TV, parlamentares e jornalistas, no dia 20 de abril, no Paris Las Vegas Hotel & Casino, e terá a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Mais uma vez, a delegação brasileira deverá confirmar a tradição de ser uma das maiores que estarão presentes à NABSHOW, considerada a maior exposição mundial do setor de mídia eletrônica.

    A NABSHOW 2020 acontece entre os dias 18 e 22 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas. Este ano, o evento terá duração mais curta, quatro dias, mas a organização garante que as palestras, workshops e a feira de exposição de equipamentos não serão reduzidos. O principal tema a ser debatido nesta edição será o streaming, apontado pelos idealizadores do encontro como “uma revolução na maneira de consumir conteúdo”.

    No pavilhão brasileiro, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), diversas empresas do setor de tecnologia, rádio e TV apresentam seus produtos e serviços. Mais de 700 visitantes deverão passar pelo local, e a expectativa é de um volume de negócios da ordem de U$ 1,1 milhão.

    Para programação completa da NABSHOW 2020, acesse www.nabshow.com

     

     

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    Vinte e duas emissoras de rádio e televisão de São Paulo foram beneficiadas por uma linha de financiamento criada em 2019 pelo governo do estado. Cerca de R$ 14,3 milhões já foram liberados ou estão em processo de liberação. O aporte é fruto de parceria com a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de SP (AESP) e deverá crescer nos próximos meses.

    Os recursos são provenientes da agência de fomento estadual, a Desenvolve SP, e devem ser aplicados para modernizar as emissoras, permitindo a compra de equipamentos, geração de empregos, conversão de emissoras AM para FM, digitalização e uso de fontes alternativas de energia. Consequentemente, as medidas deverão melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população. Dentre os benefícios da linha de crédito, estão juros reduzidos, prazo maior para pagamento e carência.

    “É o projeto mais importante para o setor em 30 anos”, afirma o presidente da AESP, Rodrigo Neves. Segundo o governo de São Paulo, a iniciativa pode viabilizar a melhoria de cerca de 400 emissoras, e projetos semelhantes estão sendo elaborados para vigorar nos estados de Santa Catarina e Minas Gerais.

    O limite de crédito a ser financiado será de até R$ 30 milhões por emissora, mediante análise de crédito vigente da instituição e apresentação de garantias.

     

     

    As regras para a autorização do serviço de retransmissão de rádio (RTR) na Amazônia Legal foram publicadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Diário Oficial desta sexta-feira (10).

    A Portaria nº 104/20 (acesse aqui) dispõe sobre o processo de outorga, que será por meio de chamamento público a ser convocado por edital, ainda sem data definida de publicação. A portaria também trata das questões de pós outorga, referentes às alterações de natureza técnica e jurídica.

    O serviço de RTR foi criado por meio da Lei nº 13.649/2018, de iniciativa do Poder Legislativo, e regulamentado pelo Decreto nº 9.942/19, e possibilita que as emissoras de rádio FM instaladas nas capitais dos estados da Amazônia Legal (Acre, Pará, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão) retransmitam seus sinais para quaisquer municípios do mesmo estado.

    Apesar da portaria publicada pelo MCTIC, o serviço de RTR ainda depende de regulamentação técnica pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

     

     

    A Associação Pernambucana de Emissoras de Rádio e Televisão (ASSERPE) lançou uma campanha estadual para valorização do rádio como meio de comunicação. As peças institucionais serão exibidas pelas TVs e redes sociais de emissoras de rádio afiliadas. A divulgação de spots específicos para veiculação em rádios será feita na segunda etapa da campanha.

    Batizada de “Nas Ondas do Rádio você encontra o verdadeiro Pernambuco”, a campanha apresenta dois spots, um de 30 e outro de 60 segundos, que retratam o desenvolvimento de diversos setores da sociedade, como o turismo e o desenvolvimento econômico.

    No vídeo institucional, comunicadores do estado dão a tônica do passeio pelas tradições pernambucanas. Enquanto um ouvinte troca as estações de rádio, eles abordam diferentes assuntos, como festas de São João, Carnaval e outras celebrações culturais típicas da região. A previsão do tempo faz referência às lindas praias e até mesmo à colheita frutífera que caracteriza a economia local.

    Segundo o presidente da Associação, Nill Júnior, a exibição da campanha representa “o primeiro passo para valorização do meio, valorizando a força da radiodifusão de Pernambuco".

    A peça está disponível aqui

     

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    As eleições de 2020 se aproximam e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traçou uma estratégia para combater a disseminação de notícias falsas durante o período. Desde outubro passado, o TSE tenta conscientizar os cerca de 145 milhões de eleitores que irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores, por meio de vídeos para TV e spots para veiculação pelas rádios.

    A ABERT é parceira do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que recebeu apoio de 40 instituições, entre veículos de imprensa, provedores de internet, agências de checagem e partidos políticos.

    A cada mês, novo conteúdo é publicado. Foram produzidos cinco vídeos com duração de 1’30’’, que tratam das atribuições de prefeitos e vereadores, fiscalização da gestão municipal, entre outros. A série foi batizada de Minuto da Checagem. Também são gradualmente divulgados spots, em versões de 30’ e 15’, sobre notícias falsas e sobre a necessidade de checagem de informações antes do compartilhamento.

    Atualmente, a terceira edição do Minuto da Checagem está no ar. Em foco, a necessidade de conferir a data das notícias, sob pena de compartilhar informações que podem até ser verdadeiras, mas estão desatualizadas ou fora de contexto.

    O material está disponível para veiculação gratuita e pode ser replicado por todas as emissoras de rádio e TV que queiram divulgar a iniciativa.

    Na página eletrônica do TSE, um variado conteúdo sobre o processo eleitoral de 2020 foi disponibilizado. Para saber mais, acesse www.tse.jus.br

     

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    Considerado o maior evento mundial do setor de mídia, entretenimento e tecnologia do mundo, o NABSHOW será realizado de 18 a 22 de abril, na cidade americana de Las Vegas. Neste ano, o evento terá duração mais curta, quatro dias, mas a organização garante que as palestras, workshops e a feira de exposição de equipamentos não serão reduzidos. 

    O principal tema a ser debatido durante a próxima edição será o streaming, apontado pelos idealizadores do encontro como “uma revolução na maneira de consumir conteúdo”.

    Este ano, a ABERT realizará, em parceria com as associações estaduais de rádio e TV, o tradicional Café da Manhã da Radiodifusão. Mais de 120 empresários e profissionais do setor, parlamentares e jornalistas devem participar do encontro no dia 20 de abril, no Paris Las Vegas Hotel & Cassino, que terá ainda a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    No pavilhão brasileiro, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), diversas empresas do setor de tecnologia, rádio e TV apresentam seus produtos e serviços. Em 2019, o NABSHOW atraiu cerca de 100 mil pessoas de 150 países.

    Mais informações pelo https://www.nabshow.com/

     

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