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    “Neste momento de pandemia e aceleração da disrupção, nada mais relevante do que discutir o futuro do trabalho”, afirma Roberto Franco, conselheiro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e da ABERT e diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais do SBT.

    Idealizador do ciclo de palestras online SET Business Webinars, Franco será o mediador do debate “Quais profissionais vão superar o coronavírus?”, que acontece na quarta-feira (20).
    “Queremos discutir as características essenciais que os profissionais devem adquirir para conseguirem novas oportunidades e saírem da crise com sucesso”, explica Franco.
    Para o próximo encontro virtual, foram convidados o consultor e escritor João Cordeiro, a coach e professora de Liderança da Fundação Dom Cabral, Ana Lúcia Couto, e o consultor e professor Rogerio Bragherolli.

    O SET Business Webinars acontece sempre às quartas-feiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://set.org.br/set-news/set-business-3/

     

     

     

    set webinars

    Em mais uma iniciativa pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) promoveu, na terça-feira (12), o seminário virtual “Liberdade de imprensa durante a pandemia”, com a participação de convidados nacionais e internacionais. O evento teve apoio da Embaixada dos Estados Unidos e da ABERT.

    Três painéis temáticos se estenderam ao longo do dia e reuniram nomes do jornalismo brasileiro e americano, como Judith Malouf, Angelina Nunes, Sérgio D’Ávila, Guilherme Amado, Cristina Tardáguila, Cailin O’Connor e Ricardo Gandour. Em debate, assuntos como a segurança dos profissionais da imprensa em meio à pandemia de covid-19, o futuro dos meios de comunicação após a pandemia e o combate à desinformação durante a pandemia.

    O evento teve ainda o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), do Instituto Palavra Aberta e do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

     

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    seminario abraji

    As novas regras para o licenciamento das emissoras de radiodifusão estiveram no centro do debate do AESP Talks, encontro online promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do São Paulo (AESP), na quinta-feira (14). Rodolfo Salema, gerente jurídico da ABERT, e Eduardo Cappia, líder do comitê técnico da AESP, debateram as necessidades e os desafios de adequação do setor.

    A discussão girou em torno do Decreto Nº 10.236, publicado no dia 27 de abril. Apesar de propor a simplificação e a desburocratização do processo de licença para funcionamento das emissoras de rádio e TV, o ato também impõe prazos muito curtos às emissoras, incluindo retransmissoras, para a entrada em funcionamento. “Precisamos de tempo para planejar, comprar equipamentos e viabilizar o funcionamento das emissoras que devem operar dentro das características autorizadas”, apontou Eduardo Cappia.

    Segundo Rodolfo Salema, a ABERT apoia qualquer medida de simplificação e desburocratização que gere mais efetividade aos processos da radiodifusão. “Mas é necessário que isso seja feito com segurança jurídica e o assunto precisa ser amplamente debatido, principalmente neste período de pandemia em que os setores estão passando por adaptações”, ressaltou.

    Atentos às preocupações do setor, a ABERT, a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e a Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) protocolaram na quarta-feira (13), junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), propostas de ajustes urgentes que devem ser feitos antes que o decreto entre em vigor, previsto para junho. “Estamos com boa expectativa de que o MCTIC reveja os pontos reivindicados, principalmente em relação aos prazos, de forma que o decreto não traga nenhum prejuízo para a radiodifusão”, destacou Rodolfo Salema.

    Além de mudanças nos prazos, as entidades protocolaram também pedido de ajustes para excluir a previsão de extinção da outorga por descumprimentos de prazos, bem como de suspensão imediata dos serviços para a correção de irregularidades ou até a aprovação da modificação das características técnicas efetivadas na estação.

    Ajustes reinvidicados pela ABERT

    O principal ajuste defendido pelo setor é a alteração do prazo da etapa de licenciamento e entrada em operação das estações de rádio e TV. Pelo novo decreto, a Aprovação de Local e Equipamento (APL) foi absorvida pela etapa de licenciamento, reduzindo uma fase do processo. A ABERT e entidades parceiras propõem que, ao invés de 60 dias previstos para o licenciamento e mais 60 dias para a entrada em funcionamento, o prazo seja unificado para 12 meses (licenciamento e início da operação), a contar da publicação do ato de radiofrequência.

     A proposta apresentada também prevê a ampliação de outros prazos:

     

    · Para as entidades cadastradas e com documentação incompleta, o prazo passaria de 60 dias, previstos no decreto atual, para 31 de dezembro de 2020 - data limite para regularização da documentação;

    · Para as emissoras que operam em caráter provisório solicitarem o licenciamento, o prazo seria alterado de 60 dias para 12 meses;

    · Para as emissoras com autorização de uso de radiofrequência (RF) vencida, o prazo proposto passa de 60 para 12 meses para a solicitação de nova RF e licenciamento.

    Assista o AESP Talks na íntegra pelo Facebook (aesp.org.br/facebooklive) ou pelo YouTube (aesp.org.br/youtubelive).

     

     

    aesp talks rodolfo edit

    Durante a pandemia do novo coronavírus, os jovens têm procurado o rádio para ouvir música e buscar informações sobre a COVID-19. É o que aponta o estudo mais recente do Kantar IBOPE Media, que vem acompanhando o comportamento de cada público em relação ao meio.

    Os jovens na faixa dos 10 aos 14 anos e dos 15 aos 19 anos são os que mais ouvem música pelo rádio e os jovens adultos, que estão na faixa dos 20 aos 34 anos, buscam se informar sobre a COVID-19, principalmente no período de isolamento, quando estão com mais tempo livre.

    Já para as pessoas entre 50 e 59 anos e acima de 60 anos, o rádio serve para a busca de informações de acontecimentos gerais, que vão além das notícias sobre o coronavírus.

     

     

    pesquisa Kantar

    Os principais sites dedicados à cobertura de tecnologias da informação e comunicação (TIC) lançaram uma campanha em defesa do jornalismo profissional e que chama a atenção para a relevância do papel do jornalismo especializado setorial. A iniciativa, batizada de #apoieojornalismoespecializado, conta com o apoio da ABERT. .

    Lançada há dez dias, a campanha já ganhou a adesão de entidades de renome que atuam no setor. As logomarcas dos apoiadores ficarão expostas no hotsite do projeto até 11 de julho.

     

    Para apoiar a causa, escreva para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

     

     

    Apoie o Jornalismo Especializado

    O gestor multiplataforma, radialista e publicitário Acácio Luiz da Costa foi o primeiro convidado do Amirt Live, ciclo de palestras da Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT) que teve início na quarta-feira (13).

    Na estreia da rodada de conversas, Costa falou sobre a comercialização e desafios econômicos que a radiodifusão enfrentará no cenário pós pandemia. Segundo ele, o rádio reforça seu caráter de prestador de serviços à comunidade, mas o espaço como intermediador entre artistas, anunciantes e público merece atenção, diante "da moda das lives" transmitidas em redes sociais.

    Para superar a crise no modelo de negócios, defende, é preciso resgatar o valor do rádio como mídia, buscar relacionamento pessoal com o mercado e aliar-se ao mundo digital. Costa também citou a união entre veículos, capacitação das equipes, elaboração de um calendário de ações e oferta de projetos específicos e multiplataformas como medidas para renovar o setor. “Precisamos voltar a fazer nossa magia”, explicou.

    Os encontros virtuais da AMIRT ocorrerão sempre às quartas-feiras.

     

    Para assistir a palestra, clique AQUI

     

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    Em reunião realizada pela ABERT com o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Júlio Semeghini, o secretário de Radiodifusão, Elifas Gurgel, o secretário de Telecomunicações, Vitor Elísio, e consultor Jurídico, Júlio César, a Associação reapresentou ao MCTIC a agenda regulatória do setor.

    Desde o início de 2019, a ABERT tem realizado uma série de interações com o MCTIC para o endereçamento de políticas públicas setoriais consideradas vitais para a radiodifusão, com foco na redução da excessiva regulamentação e consequente quebra das assimetrias regulatórias.

    Dentre os temas abordados, estão:

    (i) publicação do decreto sobre os casos de dispensa de veiculação do programa a Voz do Brasil;
    (ii) publicação do decreto de simplificação das regras de assentimento prévio para as emissoras localizadas na faixa de fronteira;
    (iii) conclusão do processo de migração do rádio AM para o FM, com a publicação de novo decreto que permita a reabertura de prazo para novos pedidos, a simplificação de apresentação de certidões negativas e a emissão de novos boletos do preço público;
    (iv) publicação do decreto que redefine o conceito de canal de rede;
    (v) alterações técnicas das portarias do MCTIC de números 231, 925 e 932;
    (vi) publicação da consulta pública sobre o DTV-PLAY (ginga “d”);
    (vii) apoio ao posicionamento setorial sobre o edital de licitação da faixa de 5G, com a consequente proteção dos serviços de televisão aberta por satélite.

    A ABERT também formalizou sua preocupação quanto aos efeitos setoriais decorrentes dos recentes pareceres editados pela Consultoria Jurídica do MCTIC (Pareceres CONJUR de nºs 117/2019 / 266/2019 e 376/2019), que poderão impactar na outorga de mais de 1.000 radiodifusores.

    Outro ponto de preocupação manifestado pela ABERT diz respeito às novas regras trazidas pelo Decreto 10.326/2020, que alterou sensivelmente os prazos para o licenciamento da outorga dos serviços de radiodifusão.

    De acordo com o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, “a reunião foi muito produtiva, pois compartilhamos com o MCTIC a nossa agenda regulatória, aprovada por nosso Conselho, e voltada à convergência tecnológica e à quebra das assimetrias regulatórias. O MCTIC está sensível aos nossos pleitos e às nossas preocupações. A expectativa é alta”, afirma Tonet.

    Também participaram os conselheiros Roberto Franco e Flávio Lara Resende, além do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    Com o tema “Que futuro esperar?”, o segundo encontro do SET Business Webinar, realizado na quarta-feira (6), discutiu hábitos de consumo, tecnologia, empreendedorismo, trabalho, inovação e liderança na pandemia.

    Promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), o seminário online teve a participação do professor extraordinário da CESAR School e cientista-chefe da The Digital Strategy Company, Silvio Meira, e da professora Lindalia Junqueira, CEO da Ions Innovation e a Hacking.Rio. Ao abrir o painel, o mediador Roberto Franco, conselheiro da SET e da ABERT e diretor da Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, provocou: “Quais mudanças são transitórias? Quais são definitivas?”.

    Para Meira, os próximos 1.000 dias verão o desenvolvimento exponencial das tecnologias digitais, que ainda estão em estágio primário. “O que aconteceu nos últimos 100 dias? Estamos vivendo um décimo da fase dos 1.000 dias em meio a uma pandemia e, com ela, um apocalipse digital. De repente, o substrato físico – lojas e escritórios, por exemplo – sumiu. Mesmo empresas e funções digitalizadas foram afetadas. Precisamos de ferramentas que deem conta desta transformação”, afirmou.

    Segundo ele, estamos vivendo a era da informaticidade. “É a convergência entre comunicação, controle, informática e consumo ao alcance de um toque e de forma tão simples como usar a eletricidade. Há um fluxo informacional no qual todos estão imersos”, definiu.

    E propôs um desafio: “as pessoas devem olhar para o futuro e se perguntar: ‘nos próximos cem dias, como irei transformar minhas aspirações em capacidades?’. É preciso convencer as pessoas a mudarem de comportamento e a alterar sua mentalidade para novas possibilidades”, disse.

    Lindalia Junqueira falou sobre o papel dos líderes em meio à transformação tecnológica, a mudança na forma de aprender e a importância de uma forma mais coletiva de ação.
    “Atualmente, existe uma penta-hélice de inovação composta por governos, universidades, investidores, empreendedores e empresas. Nossa missão [como líderes] é mediar e promover o diálogo entre estas cinco pontas. Se estes cinco fatores não estiverem remando juntos na mesma direção, não teremos mudanças efetivas”, afirmou.

    No caso da educação, o horizonte é de reformulação na forma de aprender. “Uma plataforma de EaD (ensino a distância) não adianta mais. Os mecanismos, dinâmicas e aprendizados devem ser mudados. É o aprender fazendo, interagindo e desenvolvendo soluções para problemas diários”, disse.

    Junqueira destacou ainda que a atuação de um bom líder deve ser calcada na confiança. “A base da liderança é a confiança. O objetivo deve estar atrelado a propósitos, metas e resultados que beneficiem a todos”, concluiu.


    Para acessar o webinar, clique AQUI.

     

     

    set silvio meira

    A 12ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, que tem o patrocínio da ABERT, realizou uma série de ações, desta vez pela internet, em homenagem ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no domingo (3). Para o acesso ao conteúdo, foi lançado o site: http://www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa/12edicao/home_pos.asp

    A videoconferência com o professor de Filosofia e Ética Roberto Romano sobre temas essenciais da liberdade, como o direito de fala, deu o pontapé inicial, e a trasmissão ao vivo sobre interferências na prática jornalística, mediada por Sinval de Itacarambi Leão, diretor responsável da Revista Imprensa e Portal Imprensa, completou as comemorações.

    A data do Fórum presencial deste ano será definida assim que a pandemia terminar.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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