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    “Tornar-se digital ou ficar para trás”. Este foi o recado de executivos do Kantar Ibope Media Brasil no encontro online “Covid-19: impactos no consumo e nas marcas no Brasil”, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), na quarta-feira (22).

    De acordo com Melissa Vogel, CEO do Kantar, desde o início da quarentena provocada pela pandemia, entre os dias 16 e 20 de março, a audiência do jornalismo na TV cresceu 26%. “Esse crescimento é consequência da credibilidade do jornalismo feito pelas emissoras. Dados revelam que 79% das pessoas confiam na TV para buscar informação confiável”, afirmou Vogel.

    Já a diretora geral de Atendimento (Kantar), Silvia Quintanilha, focou no posicionamento e na credibilidade das marcas perante os consumidores.“Em cenários de crise, as marcas precisam analisar se vão cortar custos, manter os preços ou aumentar investimentos”, disse. “Independentemente dessas decisões e do ramo de atividade, as empresas precisam se alinhar às orientações das autoridades de saúde. As pessoas lembrarão como as marcas reagiram a essas orientações e os relacionamentos construídos agora, baseados em credibilidade, serão fortes e duradouros após a crise”, aconselhou.

    Rodrigo Albuquerque, diretor da Divisão Consulting, destacou a importância do digital e de seus efeitos no comportamento de consumo. “As marcas que não entendem como comercializar no mundo digital ficarão para trás”, enfatizou. “É importante investir em sistemas que ajudem as empresas a mudar no ritmo em que os consumidores estão mudando. Marcas que assumam liderança ousada e centrada nas pessoas serão as mais notadas e valorizadas”, finalizou.

    Cerca de 800 inscritos e mais de 450 participantes do mercado de mídia e entretenimento participaram do seminário, que teve ainda a participação da gerente de Inteligência de Mercado do SBT, Andrea Costa do Nascimento, e mediação do Head de Assuntos Institucionais do SBT e conselheiro da ABERT e da SET, Roberto Franco. “Há algum tempo, tenho trazido a discussão sobre como a tecnologia está afetando o consumo de mídia e como os hábitos de consumo de mídia induzem o desenvolvimento tecnológico. O cenário por si só já é bastante desafiador, mas, com a pandemia – um fator desestabilizador – o momento exige líderes, profissionais e corporações que tomem decisões rapidamente”, afirmou.


    Perdeu o webinar? Assista em: (link)

    A ABERT informou, nesta quarta-feira (22), a renovação, por um ano, do Convênio ABERT-ECAD, contemplando condições diferenciadas para o atual momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

    A renovação é mais um resultado das ações conduzidas pela ABERT, com a colaboração das associações estaduais de radiodifusão, na busca de alternativas que possam amenizar os efeitos da COVID-19.

    As novas regras do convênio passam a vigorar em 1º de maio e prevêem a não incidência de correção monetária até dezembro de 2020 e a redução das parcelas com vencimentos em maio, junho e julho de 2020, no valor de 40% cada, sendo 25% do convênio ABERT-ECAD e 15% em razão da crise da COVID-19. A partir de agosto, as demais parcelas terão o desconto padrão previsto pelo Convênio ABERT-ECAD, de 25%.

    De acordo com o convênio, para que os mais de 3 mil associados possam usufruir dos benefícios, é imprescindível que o associado se mantenha adimplente.

    Em caso de dúvida, o departamento jurídico da ABERT estará à disposição pelo telefone (61) 2104.4600 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    CONVÊNIO ABERT ECAD

    O CONVÊNIO ABERT-ECAD proporciona um desconto de até 25% sobre o valor da retribuição autoral (broadcasting e simulcasting), exclusivamente para as emissoras associadas à ABERT.

    Para ter direito ao desconto, as associadas deverão estar em dia com as cobranças do ECAD, e enviar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, a planilha musical executada na programação, conforme determina a Lei de Direito Autoral.

    A importância do uso de máscaras para combater a transmissão do novo coronavírus e o papel crucial dos anunciantes em tempos de pandemia são os temas das novas campanhas das associações estaduais de radiodifusão.

    Na campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas”, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT) alerta que as máscaras são uma barreira mecânica para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies. O uso é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

    Já a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) divulgou um spot que chama a atenção dos anunciantes para a importância de manter os investimentos em anúncios, fortalecendo as marcas e o vínculo com o público consumidor durante a pandemia do coronavírus.

     

     

    campanha acert

    A importância dos profissionais e veículos de comunicação no combate ao novo coronavírus estão em duas campanhas lançadas pela ABERT desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 11 de março, que o mundo vive uma pandemia por causa da COVID-19.

    A imprensa, considerada serviço essencial, está na linha de frente do combate à doença.

    Em uma das campanhas, com o lema #vamosjuntos, a ABERT reforça a orientação das autoridades públicas para que a população respeite o distanciamento social, enquanto os profissionais de rádio e TV levam, diariamente, informações sobre a COVID-19.

    O material, composto por um vídeo para redes sociais e um spot para rádio, está disponível para download gratuito:

    Para acessar o vídeo, clique AQUI

    Para o spot, clique AQUI


    Também a campanha “Desinformação mata” lembra o papel da imprensa no combate às notícias falsas.
    Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, “as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos”.

    O material está disponível para divulgação gratuita.

    Para acessar o spot, clique AQUI

    Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI

     

     

    nossa campanha lowres

    As emissoras de rádio assinantes dos serviços do Kantar Ibope Media terão 30% de desconto nos produtos Easy Media e Planview Radio, nas faturas dos meses de abril, maio e junho.

    A iniciativa é resultado das ações conduzidas pela ABERT na busca de alternativas que possam amenizar a crise provocada pela pandemia da COVID-19.

    De acordo com a parceria firmada entre a ABERT e o Kantar Ibope, a concessão do desconto será realizada sem qualquer ônus contratual para as emissoras assinantes.

    Um comunicado será enviado pelo Kantar Ibope às rádios, informando detalhes sobre o desconto e as adequações realizadas nos produtos.

    a partir da segunda-feira (20), a sintonia do satélite da Rede Nacional de Rádio, para transmissão do programa "A Voz do Brasil" e demais redes obrigatórias, seguirá os parâmetros abaixo:

     

    Satélite: Star One C2

    Frequência de descida: 4117,75 MHz

    Polarização: Horizontal

    Taxa de Símbolos: 3.750 Msym/s

    FEC: 3/4

    BW: 4,5 MHz

    Modulação: QPSK

    Padrão: DVB-S/MPEG-2

    Roll Off: 20%

     

    SERVIÇO: TVBRASIL 2 SD

    Pid Vídeo: 0308

    Pid Audio PGM: 0256

    Pid Audio Rede Nacional de Rádio: 0257 L

    Pid Audio Rádio Nacional da Amazonia: 0257 R

    A pandemia do novo coronavírus tem exigido de diversos setores, como por exemplo, o da comunicação, estratégias de combate à crise. Pensando em como a mídia pode atuar durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), lançaram o e-book gratuito Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise.

    A cartilha de orientação e divulgação - baseada nas recomendações da Organização Mundial da Saúde - apresenta ações práticas e valores centrais que precisam ser trabalhados internamente por empresários, gestores e produtores de conteúdo dentro dos veículos de comunicação. O material destaca ainda a importância do esforço conjunto de todos os meios, em uma realidade cada vez mais convergente, para apoiar a sociedade no combate ao novo coronavírus.

     

    Para baixar o material gratuito é só acessar os links:

    https://nerufrgs.blogspot.com/

    ou

    http://bit.ly/guianer.

     

    guia morgado

    O governo federal prorrogou para 31 de agosto o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (que compõe o Fistel), da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), no exercício 2020.
    A data original prevista era 31 de março.

    As emissoras de rádio e TV poderão optar pelo pagamento em parcela única, em 31 de agosto, sem a cobrança de juros ou multa, ou em até cinco parcelas.
    Quem optar pelo parcelamento, deverá pagar a primeira parcela também em 31 de agosto. As outras quatro parcelas serão corrigidas pela Selic, sem incidência de multa e juros adicionais e terão vencimento no último dia útil de cada mês.

    A prorrogação do prazo para pagamento das taxas e contribuições está prevista na Medida Provisória 952, publicada na quarta-feira (15), e atende a pleito da ABERT, que encaminhou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sugestões e propostas de medidas com vistas a atenuar a crise que atinge o setor de radiodifusão neste período de pandemia do novo coronavírus.

    Entenda as taxas e contribuições


    TFF e CFRP
    A TFF é uma taxa cobrada anualmente das emissoras de rádio e televisão e tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.


    CONDECINE
    A Condecine é uma contribuição cobrada anualmente das emissoras de televisão, sendo o produto da sua arrecadação destinado ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.

     

     

    Desde que teve início o período de isolamento social, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus, a audiência do rádio cresceu, segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media.

    Entre os entrevistados, 77% disseram ouvir rádio. Desse total, 59% aderiram às medidas de isolamento social, sendo que 24% seguem exercendo suas atividades de trabalho ou estudo e outros 35% não exercem mais a ocupação anterior.

    Em relação à frequência, 71% afirmaram consumir a mesma quantidade ou mais conteúdo radiofônico, em comparação com o período anterior à pandemia. Outros 20% declararam estar ouvindo muito mais rádio do que ouviam antes, em período de circulação normal.

    As restrições impostas pelo isolamento social estão longe de atrapalhar o meio. Pelo contrário. Em fevereiro, os ouvintes escutavam, em média, 4 horas e dois minutos por dia, geralmente no trajeto entre o trabalho e a casa. Mas em tempos de confinamento, a média subiu para 4 horas e 10 minutos.

    Os entrevistados também falaram sobre a preferência ao ouvir rádio: 52% procuram por músicas, 50% estão em busca de distração e 43% utilizam o veículo para se manterem informados sobre os últimos acontecimentos. Outros 23% afirmaram que consomem notícias em busca de atualizações sobre a COVID-19 e 10% acessam reportagens radiofônicas para preencher o tempo livre.

    As plataformas mais utilizadas para acessar a programação são: dial AM/FM (84%), internet (19%) e YouTube (12%).

    Veja AQUI o estudo na íntegra

     

     

    pesquisa kantar

    Marcas que usam o espaço publicitário para refletir sobre o momento de pandemia da COVID-19 são mais valorizadas e desejadas pelos consumidores. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela empresa de pesquisa Ipsos. O levantamento apontou que apenas 1% dos entrevistados defendeu que o período não é propício à veiculação de propaganda.

    Quando questionados sobre o teor do conteúdo publicitário que aborda questões relacionadas ao novo coronavírus, 44% dos participantes afirmaram que estas são as mensagens mais envolventes, que despertam mais pré-disposição ao compartilhamento. Do total de entrevistados, 29% afirmaram que temas relacionados à pandemia são mais relevantes e chamam mais atenção da audiência.

    Quanto à mensagem veiculada, 54% preferem um tom de segurança e pertencimento. Segundo esse grupo, a mensagem deve estar associada aos conceitos de confiança, segurança, informação, cuidado e prestação de serviços. Outros 43% defendem posicionamento associado à vitalidade e positividade com otimismo, esperança, bem-estar e calma.

    O estudo foi realizado dos dias 26 a 28 de março e ouviu 600 homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes A, B e C. Eles foram expostos a 12 vídeos com diferentes mensagens sobre o atual momento global.

     

    Acesse a pesquisa na íntegra AQUI

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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