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    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, lançou, na terça-feira (1º), o programa Norte Conectado, iniciativa que pretende levar a TV digital e a internet de banda larga à região amazônica. O programa custará R$ 1,4 bilhão e terá nove ramais, conectando os cerca de 10 mil cabos de fibra ótica até a cidade de Tabatinga, no oeste do Amazonas. Estima-se que 9,3 milhões de moradores de seis estados serão beneficiados pela medida. “Com o mesmo recurso, além do acesso à internet, poderemos levar também a tecnologia da TV digital”, defendeu o ministro.

    De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, a medida será essencial para a segurança da Amazônia. “É a área mais rica do mundo e deve ser integrada ao país, com nossos meios e recursos”, afirmou.

    O primeiro trecho, que será iniciado em breve, terá extensão de 650 km e ligará Macapá, capital do Amapá, à cidade paraense de Santarém, passando pelos municípios de Alenquer e Almeirim.

    Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o vice-presidente, Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, além de ministros e parlamentares.

     

     

    norte conectado

     Jornalismo e propaganda eleitoral no rádio e na televisão foram assunto de encontro virtual realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), na quarta-feira (2).

    Participaram da conversa o ouvidor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos, a procuradora Regional Eleitoral, Livia Sousa, e a juíza coordenadora da propaganda eleitoral, Mirian Porto Mota. A mediação foi feita pela presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai.

    O magistrado apresentou a legislação, os prazos para a disputa eleitoral e também tratou de vedações impostas aos meios de comunicação. Segundo Nonato, é proibido realizar propaganda paga, impulsionamentos, efeitos especiais e utilizar pesquisas de cunho eleitoral que favoreçam determinado candidato. “O Tribunal está pronto para prestar informações, ajudando a esclarecer o eleitor, para que ele exerça o direito ao voto de forma lúcida”, destacou.

    De acordo com a procuradora Livia Sousa, a imprensa é parte essencial do processo e deve exercer seu papel de investigadora, atuando de forma imparcial. “O importante é garantir igualdade ou paridade. Ninguém pode sair na frente na corrida eleitoral”, observou.

    Coordenadora do grupo de juízes da comissão responsável pela propaganda eleitoral, Mirian Porto Mota explicou que a maior diferença entre as eleições de 2020 e o pleito de 2018 é o surgimento da pandemia, que irá afetar a campanha presencial. “A paridade de armas, ou seja, permitir que aqueles que não têm cargo público também tenham espaço para apresentar propostas, é o fiel da balança na democracia”, afirmou.

     Para comemorar 85 anos de existência, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado São Paulo (AESP) programou uma série de eventos virtuais para abordar temas da radiodifusão. A programação se estenderá por todo o mês de setembro.

    A primeira edição, realizada na quarta-feira (2) convidou a atriz Carolina Ferraz a refletir sobre a importância da arte.

    Os eventos serão transmitidos pela página da Associação no Facebook, no YouTube e pelo canal Band Multi.

     

     

    aesp 85 anos

    O Memória ABERT abriu, na terça-feira (1º), as comemorações dos 70 anos da TV aberta no Brasil.

    Nas redes sociais da ABERT, Facebook, YouTube e Twitter, já é possível acompanhar a história do meio de comunicação que há sete décadas é considerado uma paixão nacional.

    O resgate da história da TV está em fotos e textos que contam curiosidades e bastidores muitas vezes desconhecidos do público em geral.

    No dia 18 de setembro, data em que se comemora o início das transmissões da TV aberta no país, estão previstas algumas atividades, como o Papo ABERT Especial 70 anos da TV, com os jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel.

    Os dois são os autores do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, que resgata a história da primeira estação de TV da América do Sul, inaugurada em 1950, com seu primeiro canal em São Paulo (SP). O lançamento do primeiro volume do livro também será no dia 18.

    Na mesma data, será lançada nacionalmente a campanha desenvolvida pelo Projeto TV ANO 70, com vídeo para as emissoras associadas.

    As iniciativas em homenagem à TV são colaborativas. A emissora interessada em participar pode enviar vídeos, áudios, fotos e textos para o email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Todas as informações e documentos históricos estarão reunidos no site abert.org.br/memoria, que já está em contagem regressiva.

     

     

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    “Nosso foco não deve estar em tecnologias emergentes, mas em práticas culturais emergentes. Temos desejos e necessidades latentes, o que muda é a forma de realizá-los”. A conclusão é do diretor comercial regional do Kantar IBOPE Media, Arthur Bernardo Neto, convidado da quarta edição do Papo ABERT, realizado na quinta-feira (3). “Não estamos falando de mídia, mas de estar onde o consumidor quer que você esteja”, reforçou o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, responsável pela mediação do encontro virtual.

    O caminho para acompanhar as tendências, afirmou o entrevistado, é manter os olhos atentos ao comportamento do público. Como exemplo do poder transformador desse poder da comunicação, o executivo citou o exemplo de uma cidade turca milenar: na Capadócia, diversos buracos nas paredes de templos antigos funcionavam como telefones, ou espaços por onde a comunidade trocava informações.

    Estudando o que pensam, sentem e os hábitos do consumidor brasileiro, a empresa mapeou os efeitos da pandemia de COVID- 19 no país: 77% dos entrevistados, em 13 cidades diferentes, afirmaram estar preocupados com o surgimento da doença. Cerca de 44% admitiram ter aprendido alguma coisa nova e 43% abriram espaço na agenda para praticar mais exercícios.

    Em relação ao consumo de mídia, o estudo demonstrou que os meios de comunicação profissionais são líderes no quesito confiança da população. O rádio, por exemplo, gera confiança em 42% da população brasileiro, e a televisão, em 37%.

    O rádio demonstrou seu valor no cotidiano dos brasileiros, ao manter-se firme entre as preferências, mesmo em período de oscilações constantes. Dentre os ouvintes pesquisados, 78% afirmaram continuar ouvindo o meio, e 77% deles destacaram dedicar tempo igual ou maior à programação preferida. No mês de julho, a média diária dedicada ao consumo de rádio ficou em torno de quatro horas.

    Além da audiência, o veículo também consolidou seu poder de interatividade. Na primeira semana de abril, as menções a conteúdos de áudio no Twitter cresceram 113%, em comparação com a primeira quinzena de março.

    A média diária de consumo de TV cresceu 19% durante a pandemia, aumentando ainda mais a distância entre o Brasil e outros países: por aqui, dedica-se, em média, 298 minutos diários à programação televisiva. O impacto do conteúdo exibido nos telespectadores também aumentou: em março, a quantidade de tweets relacionados a conteúdo televisivo cresceu 73%, em comparação com o mês anterior.

    Independentemente do meio, 78% dos entrevistados pelo Kantar IBOPE demonstraram interesse em saber como as empresas estão ajudando os próprios funcionários, 75% se interessam por ações de auxílio a comunidades e 71% esperam por mensagens que evidenciem que medidas empresariais poderão beneficiá-lo. “Há um universo importante de consumidores querendo se comunicar com as empresas. O momento é abordar a volta às atividades, os protocolos de segurança e comodidades oferecidas”, exemplificou Neto.

     

    Acesse a apresentação na íntegra AQUI

     

     

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    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera inaceitável que funcionários da Prefeitura do Rio de Janeiro atuem de forma deliberada para impedir o trabalho de jornalistas na porta de hospitais da cidade.

    Segundo reportagens veiculadas nesta segunda-feira (31), diversos servidores do município, reunidos em grupos de mensagens, são distribuídos por unidades hospitalares para interromper a apuração de reportagens que retratam o atendimento à COVID-19, em ações intimidatórias dirigidas tanto a jornalistas quanto a usuários do sistema de saúde.

    Constranger a imprensa em sua missão de informar a população configura atentado contra a liberdade de expressão e o direito fundamental do acesso à informação, especialmente durante a pandemia global causada pelo novo coronavírus.

    A ABERT cobra das autoridades a imediata investigação e punição dos responsáveis pelos atos, que configuram uma tentativa de calar os meios de comunicação e, consequentemente, a democracia.

     A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, em nota, que foi mantida a prorrogação da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) para pagamento, em parcela única, até hoje, 31 de agosto.

    A determinação é resultado da perda de validade, no dia 12 de agosto, da Medida Provisória nº 952/2020, que prorrogava o vencimento da TFF e da CFRP e concedia a possibilidade de parcelamento.

    Já o parcelamento, mesmo que haja pedido administrativo apresentado durante a vigência da MP 952, não será aceito, em vista da sua caducidade.

    Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para que as emissoras de rádio e televisão apresentem aos tribunais eleitorais, em meio físico ou eletrônico, a indicação de seu representante legal, dos endereços de correspondência e correio eletrônico e número de telefone móvel que disponha de aplicativo de mensagens instantâneas pelos quais receberão ofícios, intimações ou citações.

    A obrigação está prevista nas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e visa viabilizar e facilitar a comunicação das emissoras com a justiça eleitoral durante as eleições. Na hipótese de a emissora não atender à obrigação, as notificações, citações e intimações serão consideradas válidas no momento da entrega na portaria da sede da emissora.

    O gerente jurídico da ABERT, Rodolfo Salema, esclarece que, para evitar falhas nas intimações e perdas de prazos, é importante o envio das informações para a justiça eleitoral da localidade. “Caso as emissoras tenham dificuldades de apresentar as informações fisicamente no cartório eleitoral, elas podem ser encaminhadas por carta registrada ou e-mail”, alerta Salema.

     

     

    O jornalista e vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS Marcelo Rech foi reeleito, na quinta-feira (27), presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) pelos próximos dois anos.

    Em reunião virtual da Assembleia Geral de associados da ANJ, o Conselho de Administração também definiu as novas composições do Conselho Fiscal e da diretoria da entidade para o biênio 2020-2022.

    Em discurso, Rech falou sobre os desafios da indústria jornalística no Brasil e citou a necessidade de as plataformas digitais remunerarem os veículos jornalísticos pelo uso de seus conteúdos.

    Rech destacou ainda o trabalho da ANJ na defesa da liberdade de imprensa, que, segundo ele, "é, no fundo, a defesa dos jornais livres e de uma indústria de comunicação saudável e independente”.

     

     

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    A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou, na quarta-feira (26), o projeto de lei 450/2020, que inclui no calendário oficial a “Semana Estadual do Rádio”. A data foi escolhida com base no dia 25 de setembro, nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

    Autor da proposição, o radialista e deputado estadual Luiz Carlos Martins (PP) elaborou a lei com o intuito de homenagear o meio, consumido por 83% da população brasileira. “ O rádio engaja, informa, emociona. É o meio de comunicação mais popular, mais acessível, que mais chega nas pessoas, em todo lugar”, defendeu.

    Entre as ações previstas para a semana do rádio estão atividades, ações e campanhas que esclareçam sobre a importância do rádio na divulgação, por exemplo, de cursos, oficinas, seminários, palestras e debates.

    O presidente da AERP, Michel Micheleto, comemorou a medida. “Agradecemos ao deputado estadual, que também é radialista, pela elaboração do projeto que valoriza a radiodifusão paranaense”,

    Agora, a proposta segue para promulgação do governador Ratinho Júnior.

     

     

     

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