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     Após intenso trabalho da ABERT, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (4), a Medida Provisória 923, que autoriza a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, pelas emissoras de rádio e TV.

    O texto aprovado foi o relatório do deputado Fernando Monteiro (PP-PE), que, sensível ao pleito da ABERT e às dificuldades do setor de radiodifusão nesse momento de crise sanitária e econômica, ampliou o alcance da proposta enviada pelo governo federal para que qualquer emissora de rádio ou televisão possa distribuir prêmios.

    Pelo texto da Câmara, fica expressa a possibilidade de as emissoras de radiodifusão divulgarem na própria programação a distribuição gratuita de prêmios, possibilitando maior interação com sua audiência e ampliando a visibilidade de sua programação, com o objetivo de desenvolver uma fonte extra de recursos.

    O texto aprovado também dispensa as emissoras do burocrático processo de autorização pública para a distribuição gratuita de prêmios com valor inferior a R$ 10 mil por mês, medida considerada essencial para o setor, em especial, para as pequenas emissoras de rádio.

    Para a ABERT, a aprovação pela Câmara dos Deputados é um importante passo para a conversão da medida provisória em lei. O texto segue agora para análise do Senado Federal.
    “A ABERT espera que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados seja mantido pelo Senado Federal. A união do setor é fundamental para sensibilizar os senadores da importância econômica e social desta medida para as emissoras”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores.

    Um espaço dedicado a depoimentos de locutores e profissionais do rádio sobre a importância do meio faz parte da campanha “O Rádio faz a diferença”, que tem a parceria da ABERT.
     
    Lançado pelo empresário de radiodifusão Fábio Schuck, o projeto surgiu durante a pandemia do novo coronavírus e traz reflexões de profissionais de várias partes do país, de diferentes gerações, de artistas e personalidades com forte ligação com o rádio.

    Os depoimentos, veiculados nas redes sociais, incentivam a participação de anunciantes e de ouvintes e chamam a atenção para as informações e produtos oferecidos pelo meio.

    “O microfone da sua rádio local é uma ferramenta com uma força incrível. Ele está se fortalecendo em tempos de pandemia, porque nenhum veículo é tão companheiro e tem tanta credibilidade”, lembra o locutor Nilson Couto, em depoimento enviado para a campanha.

    Para participar do projeto, basta enviar um depoimento em vídeo de até um minuto para o perfil @oradiofazadiferenca ou para @ofabioschuck.
             
    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão 

    A pedido da ABERT, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prorrogou, até 30 de junho, a suspensão dos prazos nos processos administrativos e de atendimento ao público em tramitação na Secretaria de Radiodifusão (SERAD).

    A prorrogação está prevista na Portaria nº 2.456, de 2020,  publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º), em razão da pandemia do novo coronavírus. 

    Após o dia 30 de junho, os prazos serão reiniciados pelo tempo remanescente.

    “A emissão dos inúmeros documentos necessários para instrução dos processos administrativos em curso na SERAD depende de serviços e atividades que estão suspensos “, explica o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores, ao justificar o pedido junto ao MCTIC.

    Já o prazo de renovação de outorga não foi alterado pela portaria e permanece o mesmo. O radiodifusor deve ingressar com o pedido em até um ano antes do prazo do fim da outorga, ainda que recaia durante o período de suspensão estabelecido pela portaria.

    Em caso de dúvida, o departamento jurídico da ABERT está à disposição pelo telefone (61) 2104.4604 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Para acessar a Portaria, clique AQUI

     
                 

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT

    Tecnologia, tendências da radiodifusão e novidades disponíveis no mercado de rádio e TV. Os temas dominaram o WEBNAB, evento digital realizado nos dias 27 e 28 pela NAB (National Association of Broadcasters). As palestras ficaram a cargo do vice-presidente de engenharia avançada da NAB, David Layer, e da presidente e CEO da Radio Advertising Bureau (RAB), Erica Farber. Os presidentes da Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Michel Micheleto, e da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Rodrigo Neves, mediaram os diálogos.

    Em sua apresentação, Layer detalhou o atual momento do rádio nos Estados Unidos, os avanços do rádio digital e as oportunidades do rádio híbrido. "Destaco a importância dos receptores presentes nos carros. Em cidades importantes como Nova York, o consumo médio é maior do que em outras cidades graças ao rádio digital. Já o rádio híbrido permite aos ouvintes continuarem a experiência que estão tendo dentro de casa nos automóveis, se informarem com notícias e até mesmo serem impactados com orientações importantes como as relacionadas ao distanciamento social imposto pelo novo coronavírus”, salientou.

    O vice-presidente da NAB tratou ainda do processo de convencimento das montadoras de automóveis para a inclusão do rádio híbrido e também sobre a importância da participação dos radiodifusores nesta nova fase do meio. "É necessário o engajamento das emissoras frente ao setor para que nossos receptores sejam desenvolvidos e passem a fazer parte da realidade dos ouvintes. Mas acima de tudo, os profissionais devem se preparar para utilizar todas as soluções e tecnologias disponíveis para levar mais conteúdo e melhorar a experiência dos ouvintes", avaliou.

    Já Erica Farber destacou os principais motivos pelos quais os anunciantes devem investir em publicidade no rádio durante o período da pandemia de COVID-19. “O rádio precisa sempre criar as conexões emocionais que influenciam o comportamento do ouvinte, por meio de conteúdo de qualidade e enriquecedor, o que acaba beneficiando o anunciante”, acredita.

    A edição virtual já estava programada para ocorrer após a edição presencial do NABSHOW, mas o evento que seria realizado em Las Vegas, nos EUA, foi cancelado, em virtude da pandemia.

     

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    webnab edit

    A ABERT participou de reunião virtual, na segunda-feira (25), com o novo secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Wilson Wellisch.

    No primeiro encontro com representantes das entidades nacionais de radiodifusão após sua nomeação para a SERAD, Wellisch fez uma breve apresentação e falou sobre a disposição da Secretaria de estreitar o relacionamento com o setor.

    As políticas públicas consideradas vitais para a radiodifusão, em especial com relação à excessiva regulamentação e a quebra das assimetrias regulatórias, foram abordadas na reunião, que contou com a presença do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, dos conselheiros Flávio Lara Resende e Roberto Franco, e do diretor geral, Cristiano Lobato Flores. A ABERT reforçou a necessidade de retomada da agenda regulatória apresentada ao MCTIC, em abril.

    Ao final da reunião, Wilson Wellisch informou que aguarda, ainda, a nomeação dos demais integrantes da pasta, que também participaram do encontro. Willian Zambelli assumirá a Diretoria de Radiodifusão Comercial e Rodrigo Gebrin, a Diretoria de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização.

     

     

    Em mais uma rodada do AESP Talks, edição especial de quarentena, realizada na terça-feira, (26), a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) elegeu a liderança em tempos de pós pandemia de COVID-19 como tema de reflexão.

    Para o palestrante João Marcelo Furlan, CEO e fundador da Enora Leaders, já é possível mapear medidas acertadas da concorrência e os próximos passos envolvem reduzir custos e gerar novas fontes de receita para garantir o sucesso empresarial.

    Segundo Furlan, as características fundamentais do líder do futuro são adaptação e flexibilidade. “Nem sempre quem tem experiência consegue ter ferramentas para lidar com todas as crises, especialmente em situações que nunca ocorreram”, explicou. Ouvir a equipe também é parte fundamental de uma estratégia de sucesso.

    As profissões que ganharão destaque nos próximos anos também foram analisadas durante o encontro virtual, conduzido pelo presidente da AESP, Rodrigo Neves. Segundo o entrevistado, inteligência artificial, análise de dados, computação na nuvem, cultura, bem-estar e sustentabilidade lideram o ranking de setores mais promissores.

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    Relação com clientes na era pós COVID-19

    A segunda live da semana, na quinta-feira (28), abordou o tema “Você está cuidando dos seus clientes no novo normal?”, com Marcelo Veras, presidente da Inova Business School e conselheiro da Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional (SBCE).

    Para Veras, o principal legado do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 será um tempo de mais solidariedade e valorização de iniciativas locais. A comunidade também compreenderá, segundo ele, que está interconectada e passará a ser mais consciente da própria fragilidade. Capitalismo consciente e economia compartilhada também são tendências para o futuro próximo.

    No campo profissional, ele destacou que o momento deve servir como oportunidade para que cada profissional repense as formas de ampliar suas fronteiras de conhecimento. Proatividade, ênfase na execução, senso de urgência e pontualidade serão características essenciais para manter-se em evidência no mercado de trabalho. “Será preciso aprender a lidar com os erros, acertar mais do que errar e fazer com que acertos compensem os erros”, avalia.

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    A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, na quinta-feira (21), a campanha Verified (verificado, em inglês), criada com o intuito de conter a onda de notícias falsas relacionadas à pandemia global causada pelo novo coronavírus. A iniciativa informará a respeito de três temas: ciência, para salvar vidas; solidariedade, para promover a cooperação local e global, e, por fim, soluções que mobilizem apoio para as populações mais afetadas.

    De acordo com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, os autores das informações falsas usam métodos sofisticados de produção e distribuição para disseminá-las na comunidade. “Cientistas e instituições têm que chegar às pessoas com informações precisas nas quais elas possam confiar”, acrescentou.

    Segundo comunicado emitido pela Organização, a primeira medida será convidar pessoas do mundo todo para participarem como voluntárias da informação. Este grupo deverá compartilhar conteúdo simples, direto e de credibilidade, entre a família e os amigos. A iniciativa ainda contará com a adesão de influenciadores digitais, integrantes da sociedade civil, empresas, meios de comunicação e redes sociais, para distribuir conteúdo.

    A campanha “Verified” também promoverá planos de recuperação para a crise climática, pobreza, desigualdade e fome.

     

    Campanha da ABERT lembra que desinformação mata

    Em 20 de março, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco durante a pandemia global de COVID-19. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito

     

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    share verified lowres

    Dando sequência ao projeto de debater os rumos de diversos setores da economia no período pós-pandemia de COVID-19, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), realizou, na quarta-feira (27), mais uma edição do SET Business Webinars, rodada de conversas online com convidados que se destacam em diversos mercados.
    Os possíveis cenários futuros dos grandes eventos foram o assunto do debate.

    Ao abordar os rumos do show business, o presidente da Dream Factory e vice-presidente do Grupo Artplan, Duda Magalhães, destacou que a crise sanitária irá acelerar a transformação digital do negócio de eventos, alterar prioridades e estimular novos formatos de produção.

    Segundo ele, a escassez de programação cultural gerou a consciência de que existe uma intensa procura por interação, ainda que virtual. “A tecnologia potencializa o entretenimento ao vivo. A soma dos dois é que vai entregar uma experiência mais memorável ao consumidor”, afirma. A saída para encontrar novas soluções, salienta, é manter o foco nas necessidades do cliente.

    Sócio da Comnaction Inteligência Social & Digital, Fernando Tomé abordou diversos aspectos que serão impactados pela pandemia. No quesito grandes shows, por exemplo, ele acredita que, caso o Brasil se consolide como um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, será difícil contratar artistas de maior renome para apresentações no país.

    Outra consequência, acredita, será uma análise mais seletiva de quais eventos merecerão a presença de seu público. “Deveríamos estar mais unidos, refletindo sobre os protocolos de retomada, e não olhando para a crise política”, defende.

    Empreendedor e diretor geral da ATMO Digital, Arnold Correia, aponta que o período de isolamento social acelerou o processo de transformação digital por pessoas e empresas. “Do mesmo jeito que nos adequamos a viajar depois dos atentados de 11 de setembro, teremos que nos readequar. Esses protocolos terão que fazer parte da nossa vida. Lavar mais as mãos, usar máscara, promover menos aglomerações”, reflete.

    Para viabilizar o processo de transição para o convívio presencial, ele aposta em eventos realizados para uma plateia reduzida, porém transmitidos para milhares de espectadores.

    A mediação ficou a cargo do conselheiro da SET e da ABERT e diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais do SBT, Roberto Franco.

     

    Para acessar o evento na íntegra, clique AQUI

     

     

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    O vídeo e a estratégia digital como oportunidades para o rádio foi o tema discutido por Josimar Machado, CEO da JMV Technology, durante a AMIRT Live, na quarta-feira (27).

    Na visão de Josimar Machado, é fundamental que os radiodifusores invistam em uma estratégia digital sólida para vencer uma crise econômica e conquistar melhores resultados. “A questão digital não é mais uma opção. É obrigação para aqueles que pretendem vencer a perda de receita que já vem acontecendo, inclusive, por conta da redução dos anúncios de publicidade”, destacou.

    E se no início da pandemia do novo coronavírus o conteúdo das rádios estava voltado quase que exclusivamente para notícias relacionadas ao COVID-19, Josimar ressalta que agora é a hora dos veículos diversificarem seus conteúdos para seguir as tendências do consumo de informação. “As pessoas estão saturadas de notícias sobre a pandemia e começam a buscar mais entretenimento e informações regionais. Para isso, as rádios vão ter que voltar a fazer investimentos em tecnologia”, ressaltou o CEO.

    O investimento é necessário, inclusive, para as rádios menores. Segundo Josimar Machado, mesmo que não tenham condições financeiras de criar um setor de tecnologia, os radiodifusores devem contratar profissionais qualificados para executar a estratégia digital. “Criar um site, por exemplo, não pode ser visto como um custo. Trata-se de um investimento com alto retorno já que é uma operação cíclica. Há toda uma estratégia por trás de alguns recursos digitais que garantiram, inclusive, a sobrevivência de várias rádios durante o cenário de pandemia”.

    Criar um site próprio para captar clientes, investir em e-commerce por vídeo, extrair trechos de lives para divulgar pequenos vídeos nas plataformas digitais ou conteúdos para podcast, e apostar em anúncios no ambiente digital são alguns dos recursos que podem ser executados por uma empresa contratada ou consultoria.

    Para o palestrante, investir em câmeras para gravação 24 horas dentro do estúdio, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia, principalmente no caso da cobertura de notícias de apelo popular e de entrevistas que podem aumentar a audiência. “O importante é ter sempre em mente a necessidade de transmissão em várias plataformas digitais ao mesmo tempo, além de realizar um bom gerenciamento dessas redes e ficar de olho nas métricas para fazer os ajustes necessários e captar cada vez mais ouvintes e clientes”, complementou.

    Promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT, o encontro online foi mediado pelo jornalista Vitor Veloso.

    Para assistir ao vídeo na íntegra, clique AQUI

     

     

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    Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou quais são as notícias falsas que mais circulam sobre a pandemia de COVID-19. O levantamento foi feito a partir de denúncias enviadas ao aplicativo Eu Fiscalizo, entre 11 de abril e 13 de maio.

    Em primeiro lugar nas citações de conteúdos que contêm desinformação, surgiram notícias que mencionam a doença como estratégia política. Essa fatia representa um quarto do total de notícias falsas sobre o novo coronavírus que circulam em redes sociais.

    Em seguida, vêm publicações sobre medidas de prevenção de contágio pelo novo coronavírus e as que estimulam o uso de substâncias à base de cloroquina. Textos que defendem o fim do isolamento social também são frequentes no ambiente virtual.

    O estudo ainda identificou as principais redes sociais utilizadas para a disseminação de fake news sobre a doença. O WhatsApp aparece como a plataforma mais utilizada para este fim, seguido pelo Facebook e pelo Instagram, com 10%.

    Para mais informações, clique AQUI

     

     

    eu fiscalizo fiocruz

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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