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    O hábito de ouvir rádio aumentou nas regiões metropolitanas durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Segundo dados do Kantar Ibope Media, 71% dos entrevistados ampliaram o tempo destinado ao rádio.

    Entre as 13 regiões pesquisadas, Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) registraram o maior índice de ouvintes que pretendem manter ou aumentar o consumo com 76%, sendo que o Distrito Federal registrou o menor, com 60%. O recorte é mais um dado referente ao relatório que o Kantar Ibope Media disponibilizou no início do mês de abril.

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    Durante a pandemia, as campanhas publicitárias de alguns setores também tiveram crescimento. O levantamento aponta que a publicidade das lojas de departamento registrou um crescimento de 60%, a de serviço de transporte privado, 97%, e os anúncios de medicamentos de gripe e resfriado tiveram 660% de aumento na publicidade digital.

     

     

    tabela radio

    Em período de incertezas causadas pela transmissão desenfreada do novo coronavírus, consumidores querem saber o que as empresas nas quais confiam estão fazendo para frear a pandemia global da doença. É o que aponta o estudo Barômetro COVID-19, do Kantar IBOPE Media.

    Segundo 88% dos entrevistados, é preciso comunicar as estratégias para enfrentar a pandemia. Dentro do mesmo grupo, 86% consumidores defendem que as empresas precisam convencer o público-alvo de sua importância no cotidiano. Para 80%, o atual momento não deve ser comercialmente explorado pelas marcas.

    De acordo com a diretora de mídia e digital do Kantar Brasil, Maura Coracini, conhecer o contexto é fundamental para compreender a eficácia da mensagem.
    “É sempre importante entender como o alcance e a frequência mudam e também as novas sinergias que evoluem entre os canais de mídia, nesse consumo em casa”, comenta a diretora.

    Ela acrescenta que, como consequência do isolamento social, as pessoas estão optando por conteúdos na TV, serviços de streaming, internet, rádio e podcasts. Também foi detectada uma preferência por itens de abastecimento, além de uma redução na procura por produtos de luxo e supérfluos.

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    Para lembrar o Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, o Fundo das Nações Unidas para Criança, Educação e Cultura (UNICEF) lançou um podcast gratuito voltado ao público infantil. O material pode ser reproduzido gratuitamente pelas emissoras de rádio.

    Batizado de Deixa Que Eu Conto, o projeto é composto por programas diários, com duração aproximada de 30 minutos, com histórias, brincadeiras e atividades lúdicas. O intuito é permitir que as crianças, em especial as vulneráveis, complementem as atividades escolares e deem continuidade à aprendizagem enquanto estão em isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19.

    O áudio foi o formato escolhido para facilitar o acesso a todos os grupos sociais, já que nem todas as famílias brasileiras têm acesso à internet e conteúdo em vídeo."Deixa que Eu Conto foi pensado para alcançar todas as famílias, levando em consideração as diferentes realidades brasileiras", afirma o chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra.

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    unicef edit

     O fundador e presidente emérito dos grupos RIC (Paraná) e ND Comunicação (Santa Catarina), Mário Petrelli, morreu aos 84 anos, na quarta-feira (22), em Florianópolis (SC).

    Empresário e advogado, Mário Petrelli começou a carreira como executivo de seguros. Nos anos 70, entrou para o setor de comunicação, quando adquiriu duas rádios, uma em Curitiba (PR) e outra em Joinville (SC) e uma televisão em Blumenau (SC), dando início à formação de um conglomerado de mídia que hoje reúne TVs, rádios, jornais, revistas e portal.

    Em nota, a ABERT afirmou que a morte de Petrelli enluta a radiodifusão brasileira.

     A ABERT concederá um desconto especial nas mensalidades para as emissoras de rádio e TV que desejarem se afiliar à Associação. O desconto será de 50% para as afiliações do mês de maio e de 40% para as afiliações do mês de junho.

    A emissora de rádio que se associar até a próxima segunda-feira, dia 27 de abril, terá ainda o benefício integral do Convênio ABERT-ECAD, o que permite usufruir das seguintes vantagens:

    - Redução de 40% das parcelas com vencimentos em maio, junho e julho de 2020, sendo 25% do Convênio ABERT-ECAD e 15% em razão da crise da COVID-19;

    - Não incidência de correção monetária até dezembro de 2020;

    - A partir de agosto, as demais parcelas terão o desconto padrão previsto pelo Convênio ABERT-ECAD, de 25%.

    Para as emissoras que se associarem entre 28 de abril e 20 de maio, a redução de 40% da parcela do ECAD valerá apenas para os meses de junho e julho.

    Para usufruir dos benefícios, é imprescindível que o associado se mantenha adimplente.

    As afiliações podem ser feitas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 99434-9030. Para saber o valor da contribuição, é necessário enviar os dados sobre: razão social, CNPJ, frequência e local de outorga da emissora.

    Em sessão realizada por videoconferência, nesta sexta-feira (17), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 3, pela validade da Medida Provisória nº 936, de 2020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

    Com a decisão, os acordos individuais firmados entre empregador e empregado, seja de redução proporcional da jornada de trabalho e salário ou de suspensão contratual, não necessitam de anuência dos sindicatos para terem validade.

    Votaram a favor da MP os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli. Foram contrários os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Edson Fachin e Rosa Weber.

    Para o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores, a “decisão do plenário do STF foi essencial para restabelecer a segurança jurídica da MP 936, que criou possibilidades importantes para as empresas regularem as relações de trabalho por meio de acordos individuais e adotarem medidas céleres no enfrentamento da crise provocada pela pandemia da COVID-19”.

    O secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Elifas Gurgel participará de uma videoconferência, na segunda-feira (27), das 16h às 17h, para apresentar as ações desenvolvidas pela SERAD em tempos de novo coronavírus.

    Também participará do encontro online o gerente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Ricardo Rivera, que falará sobre as linhas de crédito disponíveis para a radiodifusão.

    A videoconferência será aberta aos radiodifusores brasileiros e atende a uma sugestão da ABERT de dar continuidade à reunião, coordenada pela Associação, na semana passada, entre Gurgel e os presidentes de associações estaduais de radiodifusão. Na ocasião, o secretário respondeu aos questionamentos apresentados com relação a medidas consideradas fundamentais para a sobrevivência do setor, impactado pela crise provocada pela pandemia.

    As inscrições podem ser feitas no link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/reunioes-mctic-sala-iii

     

     

    O governo da Austrália anunciou que será divulgado, em julho, um código de conduta obrigando Google e Facebook a pagar pelo uso de notícias e conteúdos produzidos por veículos de comunicação australianos. A iniciativa sobre a nova regulação surgiu, principalmente, em decorrência do impacto da pandemia do novo coronavírus na receita publicitária, captada em massa pelas duas plataformas mundiais. Na Austrália, o número de jornalistas da imprensa escrita e de meios digitais já caiu mais de 20% desde 2014.

    A medida quer proteger a mídia profissional diante da concorrência com o Google e Facebook, garantindo igualdade de condições. Recentemente, uma medida similar na França ordenou o Google a negociar com os meios de comunicação a remuneração por usar fragmentos de conteúdo.

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta profundamente a morte do fundador e presidente emérito do Grupo RIC, Mário José Gonzaga Petrelli, ocorrida nesta quarta-feira (22), em Florianópolis (SC).

    Responsável pelo crescimento na área de comunicação em Santa Catarina, o empresário e advogado iniciou carreira como repórter de política nos jornais de Curitiba (PR). Visionário, adquiriu a TV Coligadas, de Blumenau (SC), dando início aos grupos ND de Comunicação e RIC, com emissoras em Santa Catarina e no Paraná.

    A morte de Mário Petrelli enluta a radiodifusão brasileira. A ABERT presta solidariedade à família, aos amigos e aos grupos ND de Comunicação e RIC, neste momento de dor.

     

     

    mario petrelli small

    A ABERT, a SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) e a ABRATEL (Associação de Emissoras de Rádio e TV) defenderam que a melhor solução para a convivência entre a tecnologia 5G e o sistema de televisão com recepção por satélite (TVRO) é a migração das recepções domésticas da Banda C para a Banda Ku.

    As entidades apresentaram contribuições à Consulta Pública nº 9 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que trata do edital de licitação sobre as faixas de espectro que serão destinadas ao 5G no Brasil. O prazo para apresentação de contribuições terminou na sexta-feira (17).

    Desde o início das discussões técnicas envolvendo o 5G, as entidades demonstraram preocupações com a necessidade de assegurar e preservar os sinais de TV aberta recebidos por meio de sinais de satélite (TVRO). Outra preocupação é sobre a necessidade de o edital do 5G garantir a adoção de medidas de tratamento de potencial interferência prejudicial na recepção do sinal de TV aberta por satélite. 

    Segundo o diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, “após ampla análise e estudos de impacto técnico, social e econômico, concluímos que a solução de migração das recepções domésticas de TVRO da Banda C para a Banda Ku é a política pública mais adequada, conveniente e eficiente a ser adotada no edital de licitação da faixa de 3,5GHz. O 5G é importante para o desenvolvimento do país, mas nossa preocupação é quanto à implementação de uma política pública que possa colocar em risco o acesso da população à televisão aberta por satélite, serviço essencial, livre e gratuito, que leva informação, esporte e entretenimento para a sociedade”, afirma.

    Abrahão explica ainda que a migração da TVRO para a Banda Ku está alinhada à política pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) de buscar uma solução de eficiência técnica e econômica, e à tendência mundial de utilização racional do espectro.


    As contribuições da radiodifusão estão disponíveis no site da Anatel. Para acessá-las, clique AQUI

     

     

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      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

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