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    Histórias em quadrinhos alertam para o perigo da desinformação na internet. Em uma parceria inédita, a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e o canal de televisão Cartoon Network apresentam tirinhas com personagens de desenho animado em situações inusitadas, causadas por informações falsas disseminadas durante a pandemia. Zuzubalândia, Gui e Estopa e Irmão do Jorel serão os protagonistas das histórias, veiculadas nas redes sociais da ONU, do canal infantil e dos próprios personagens.

    A iniciativa faz parte do projeto Verificado, lançado pela ONU em junho para incentivar o compartilhamento de informações verdadeiras na internet.

    Coalizão
    Em agosto, a ABERT foi uma das 27 entidades de Comunicação Social que assinaram uma carta endereçada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo apoio a temas relacionados ao Projeto de Lei 2630/2020, de combate às chamadas fake news, e com propostas de políticas de valorização do jornalismo profissional. Entre as reivindicações mencionadas no texto, está a extensão das leis brasileiras que regem a publicidade também a empresas de mídia digital.

    Outros pontos reivindicados são contratos de venda de espaço publicitário nas operações online em consonância com a legislação brasileira, caracterização de conteúdos publicitários e noticiosos, e ainda a remuneração do jornalismo profissional pelas empresas que republicam o conteúdo produzido.

    Aprovado no Senado Federal, o projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

    Desinformação mata
    Em 20 de março, logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar pandemia do novo coronavírus, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco, em especial, durante a crise sanitária mundial. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito.


    Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI

     

     

     

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    A nova cara do mercado publicitário foi tema de debate de mais uma edição do ciclo virtual de debates AESP Talks, realizado na quarta-feira (7), que teve como convidado o CEO da agência publicitária WMcCann Hugo Rodrigues. O conselheiro da AESP, Acácio Luiz Costa, também participou do encontro, que contou com a mediação do presidente da entidade, Rodrigo Neves.

    Um dos temas abordados foi o papel das redes sociais na tomada de decisões de consumo e na formação de opiniões, por meio dos “rastros digitais” deixados pelos internautas. “Passamos a depender deles. Você é mais confidente desses rastros do que do seu analista”, afirmou Rodrigues.

    Ao analisar o direcionamento das ações promocionais, o publicitário destacou que alguns nichos da sociedade ainda não receberam a devida atenção das marcas, como, por exemplo, as pessoas com mais de 50 anos, a chamada geração baby boom, mulheres e negros. Nem mesmo o mercado de games, que já ganhou adeptos e movimenta cifras expressivas, conseguiu alcançar uma posição de destaque.

    Os efeitos da pandemia no setor também mereceram atenção especial. Segundo o convidado, os setores mais atingidos foram varejo, viagem e turismo, veículos, restaurantes e o mercado de alto luxo, que ensaia uma recuperação. Por outro lado, negócios relacionados a comidas prontas, seguros e produtos para casa registraram aceleração.

    Na opinião do publicitário, o segmento de agências ficou mais segmentado durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Outra tendência que ficará como legado dessa crise é a adoção de tecnologias. “A tendência atual é a metrificação. Unir tecnologia e criatividade é o ápice”, opina.

     

     

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    O telejornalismo, sua história ao longo de sete décadas e o futuro com a convergência das mídias digitais foram tema de mais uma edição especial do Papo ABERT em homenagem aos 70 anos da TV aberta brasileira. Realizado nesta terça-feira (6), o encontro online teve a participação do diretor executivo de Jornalismo da Band, Rodolfo Schneider, do pesquisador e coordenador do projeto Memória ABERT, Elmo Francfort, e mediação do jornalista da TV Globo, Vinícius Leal.

    Durante a conversa, vídeos de momentos históricos da Band foram apresentados, como a clássica vinheta que abre os debates eleitorais realizados pela emissora, tradicionalmente a primeira a realizar o encontro dos candidatos, a cada período eleitoral. O jornalista Ricardo Boechat, falecido em um acidente aéreo, no início do ano passado, foi lembrado no evento virtual. Rodolfo Schneider, que começou na Band como estagiário e dividiu com Boechat a bancada de um dos programas televisivos, o considerava um segundo pai. “Ele era o Pelé do jornalismo”, defende. Na sala que ocupa na empresa, Schneider mantém um quadro do amigo diante da mesa e, em momentos de dúvida, pergunta: “e aí, careca, o que você faria?”.

    Produções inesquecíveis, como o programa do Chacrinha, Titulares da Notícia, com José Paulo de Andrade, e até sucessos mais recentes, como MasterChef, foram citados em um vídeo comemorativo dos 53 anos da Band.

    Uma das tendências destacadas por Schneider é a convergência de mídias dentro das redações. Ao juntar equipes dos diversos noticiários, “a Band facilitou o trabalho de apuração e integrou processos”, afirma. O cuidado, segundo ele, é garantir que cada produto mantenha seu perfil e não haja uma programação pasteurizada. “Estamos caminhando para um modelo cada vez mais híbrido. Há uma nova geração completamente acostumada a ser multilinguagem. Antes, a equipe de telejornalismo tinha quatro integrantes. Hoje, é possível mandar um videorrepórter que entrega a pauta sozinho”, avaliou.

    Marca registrada da emissora, o esporte está voltando a ganhar cada vez mais espaço na grade de atrações. Como demonstração dessa retomada, o executivo destacou que a Bandeirantes fechou recentemente a transmissão de diversos eventos desportivos, como os campeonatos de futebol italiano, alemão, russo, o feminino, o sub-20, a liga americana de basquete e a série C do Campeonato Brasileiro. “Estamos retomando nosso lema O Canal do Esporte com muito orgulho”, destacou Schneider, que ainda homenageou o locutor esportivo Luciano do Valle.

    A pandemia de COVID-19, avalia, fortaleceu a imprensa profissional, cada vez mais atenta à onda de informações falsas, achismos e opiniões polarizadas. Schneider acredita que, nesse novo contexto, cabe ao jornalista seguir no caminho de separar o joio do trigo. “Veículos que constroem sua tradição com seriedade e credibilidade sempre serão procurados pelos espectadores. Perseverar na busca da informação sem lados: foi dessa forma que o jornalismo resistiu durante décadas”, acredita.

     

     

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    A Liga Nacional de Futsal (LNF) alterou, na quarta-feira (30), o protocolo de prevenção à COVID-19, com relação à cobertura da competição por emissoras de rádio. A alteração é resultado de solicitação da ABERT à LNF que, após consultar a equipe médica, autorizou a presença de duas emissoras de rádio locais por jogo, representadas por um profissional jornalista ou radialista. Segundo o presidente da Liga de Futsal, Cladir João Dariva, a equipe mandante da partida selecionará, mediante cadastro prévio, os jornalistas que acompanharão a partida.

    Caso exista interesse de mais de duas rádios na cobertura presencial do jogo, a equipe mandante será a responsável por organizar um rodízio entre as emissoras locais, até que todas sejam atendidas ao menos uma vez.

    Apesar do número restrito de emissoras autorizadas para a cobertura presencial das partidas, a LNF destaca que disponibiliza para as rádios acesso às imagens da transmissão de todas as partidas.

    Os profissionais que farão a cobertura das partidas deverão cumprir as exigências locais e as previstas no Protocolo LNF de Prevenção à COVID (AQUI).

    O presidente da ABERT Flávio Lara Resende elogiou a decisão da LNF. “A alteração do protocolo pela LNF merece ser enaltecida, pois reconhece a importância do rádio na cobertura esportiva e presenteia a audiência fiel do futsal brasileiro, especialmente no interior do país”, afirma Lara Resende.

     

     

     

    Mais uma edição especial do Papo ABERT sobre os 70 anos da TV acontece na próxima terça-feira (6), às 17h, e o assunto dessa vez será a história do telejornalismo brasileiro.

    O encontro online reunirá para um bate-papo o diretor executivo de Jornalismo da Band, Rodolfo Schneider, o pesquisador e coordenador do Memória ABERT, Elmo Francfort, e o jornalista Vinícius Leal, que fará a mediação do painel.

    Nas homenagens à TV pelas sete décadas de transmissões, o Papo ABERT já conversou com Eva Wilma, uma das atrizes mais queridas da televisão brasileira, e com o filho dela, John Herbert Jr, no especial sobre teledramaturgia, e com os autores do livro TV Tupi: do tamanho do Brasil, Maurício Viel e Elmo Francfort.

    As transmissões do Papo ABERT são feitas pelo Facebook e YouTube da Associação: facebook.com/ABERT.RadioeTV e youtube.com/user/assbrasilradiotv

     

     

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    A Cartilha da ABERT traz informações detalhadas sobre os principais pontos que devem ser observados pelas emissoras de rádio e televisão na geração do horário eleitoral gratuito.

    A 3ª edição da cartilha, publicada nesta sexta-feira (2), pode ser acessada AQUI

     

     

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    "O brasileiro sempre gostou de TV. Esse foi um hábito reforçado e que agora ganha cada vez mais telas e formatos”. A afirmação é da CEO do Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel, em entrevista concedida ao portal Tela Viva.

    Um dos sinais do papel do meio na vida dos telespectadores é o tempo de audiência. No Brasil, é mais do que o dobro da média mundial. Enquanto no mundo o consumo fica em torno de 2h55, no Brasil chegava a 6h17, no ano passado. Com a pandemia do novo coronavírus, que impôs regras de isolamento social, o tempo de audiência no país cresceu cerca de 1h30 por dia.

    O aumento na audiência favoreceu alguns gêneros televisivos, como jornalismo e entretenimento, destaca a CEO. Na busca pela informação em relação ao novo coronavírus, a TV aparece como meio mais confiável para 79% da população. Quinto gênero mais comentado do Twitter até então, o jornalismo passou para o segundo lugar, perdendo apenas para os reality shows. A TV segue dominando os assuntos na rede, com 15 vezes mais impactos do que os conteúdos de streaming e programas sob demanda.

    O consumo de mídia já vivia uma revolução tecnológica nos últimos anos e esse processo acabou acelerado pela pandemia. Para Vogel, o telespectador está cada vez mais multiconectado. “A pandemia foi um momento no qual as pessoas passaram a experimentar mais com o digital”, analisou.

    Essa interatividade, reflete, chegou também às marcas. Segundo dados do Target Group Index, 29% dos entrevistados pesquisam na internet informações sobre os produtos anunciados durante a programação.

    “A TV é a tela central da casa e serve como centro de comando para tantas outras atividades: para se informar, torcer pelo clube ou atleta favorito, ir ao cinema, realizar compras, entrevistar o influenciador favorito, jogar com as amigos e até ir pro show. A TV passou por uma ressignificação e se adaptou a um cenário de convivência com outras plataformas, respeitando o contexto e a necessidade do consumidor”, destacou Vogel.

    Em homenagem aos 70 anos do meio no Brasil, o portal Tela Viva lançou um site comemorativo, com reportagens que abordam rumos e estratégias para a TV no Brasil.

     

    Para acessar o site, clique AQUI

     

     

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    A campanha “Smart é ter rádio FM no celular”, lançada pela ABERT em comemoração ao Dia Nacional do Rádio, em 25 de setembro, ganhou a adesão de várias emissoras de rádio do país. Nos quatro spots de 30 segundos disponibilizados para veiculação gratuita, os consumidores são estimulados a optar por um modelo de celular que tenha o chip FM desbloqueado. A obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM nos celulares produzidos e comercailizados no Brasil é tema prioritário na agenda da ABERT e das associações estaduais de radiodifusão.

    Os modelos e marcas de smartphones que possuem o chip FM ativado está no site abert.org.br/celulares. A atualização é feita periodicamente pela equipe da ABERT.

    “O rádio está sempre cumprindo seu papel de levar notícias, divertimento e serviços, gratuitamente, aos mais longínquos rincões do nosso país. É pelo rádio que o ouvinte tem informações sobre sua cidade, e se torna imprescindível quando os casos de emergência pública e desastres naturais acontecem e os serviços de telecomunicações são interrompidos. O rádio não falha, e com o chip FM no celular, o ouvinte terá acesso gratuito ao rádio, sem precisar pagar por um pacote de internet”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende

    A radiodifusão brasileira já ganhou um poderoso aliado: na semana passada, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou o apoio do Minicom ao pleito, durante reunião promovida pela ABERT com os presidentes de associações estaduais de rádio e TV.

    E você? Já está veiculando a campanha em sua emissora e redes sociais?

    O material para veiculação gratuita está AQUI.

     

     

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    As galerias de fotos e vídeos que ajudam a recontar a história da radiodifusão brasileira estão na Midiateca, um dos arquivos do site Memória ABERT, produzido em homenagem aos 70 anos da TV aberta no Brasil. Na Midiateca, é possível ver depoimentos de diretores das emissoras sobre a importância da TV, programas e matérias alusivas ao tema, além de vinhetas especiais.

    Também estão na Midiateca os conteúdos produzidos pela ABERT em homenagem às sete décadas do veículo, considerado o preferido dos brasileiros, como a campanha “Aberta pra Emoção”, para veiculação gratuita pelas emissoras de TV e redes sociais, e as edições especiais do “Papo ABERT”, encontro online com jornalistas e personalidades da televisão brasileira. Já participaram do encontro sobre Teledramaturgia, a atriz Eva Wilma e o filho dela, o músico Johnny Herbert Jr. Já o Papo ABERT sobre o Projeto TV ANO 70 e o livro TV Tupi: Do Tamanho do Brasil teve a participação dos autores da obra, Elmo Francfort e Maurício Viel.

    Nas galerias de fotos também é possível mergulhar na memória da radiodifusão, com cenas de programas históricos da televisão aberta e de artistas atuais em outras fases da vida.

    Visite nosso site memoria.abert.org.br

     

     

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    Vinte associações se uniram na campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, em prol de uma comunicação consciente no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A iniciativa foi liderada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) e tem o apoio da ABERT.

    O manifesto assinado pelas entidades participantes, intitulado “Comunicação responsável de produtos e serviços destinados a crianças”, reforça a necessidade de todos os atores envolvidos na produção de publicidade direcionada ao público infantil seguirem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), para que possam exercer a liberdade de expressão com responsabilidade.

    O manifesto evidencia ainda que o Brasil segue um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, mais detalhado do que o adotado em países como Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.

    “A campanha busca mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, justiça, humanidade, honestidade, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente” explicou a presidente da ABRAL, Marici Ferreira. O conteúdo, acrescenta, deve propiciar ainda o relacionamento positivo entre pais e filhos, alunos e professores.

    Presidente da ABA, Sandra Martinelli reforçou que o intuito da campanha é estimular a reflexão em relação ao consumo e aos hábitos saudáveis “As normas não atrapalham a efetividade da comunicação de serviços, produtos e marcas, mas agregam valor a eles. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação” salientou.

     

     

     

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      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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