Notícias

    Uma pesquisa da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apontou que o rádio está entre as prioridades das empresas na divulgação de estratégias de comunicação e mídia.

    Realizado em parceria com as Associações Nacionais de Anunciantes da América Latina filiadas à World Federation of Advertisers (WFA), o estudo mostra que 32% devem manter os investimentos planejados para o veículo, durante o segundo semestre. Outros 4% pretendem aumentar o investimento em até 20% do planejado inicialmente.

    De acordo com os dados, 59% acreditam que a crise acelerou a transformação digital das marcas e 41% encaram o momento atual como oportunidade para rever suas crenças relacionadas a marketing empresarial. Metade dos pesquisados concordou que, mesmo em período de crise, é preciso manter a visibilidade das marcas.

     

     

    pesquisa ABA edit

    O jornalista Bruno Prado, da Rádio Jovem Pan, contou sobre a experiência de fazer a cobertura esportiva neste momento de pandemia. Foi durante o AESP Talks, encontro online promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do São Paulo (AESP).

    O jornalista destacou a queda expressiva na audiência da programação esportiva, principalmente, por causa da suspensão dos eventos esportivos durante o isolamento social. Com a volta das competições nacionais, como é o caso dos campeonatos estaduais de futebol, a expectativa é de aumento de consumo das notícias esportivas, mesmo com as partidas sendo realizadas com portões fechados. “Com a volta dos jogos, a minha rotina de trabalho voltou quase ao normal. Retornamos aos estúdios de rádio para a realização da cobertura já que somente as equipes de TV podem estar presentes nos estádios e contam com os direitos de transmissão”.

    Prado, que também tem atuação em televisão, enalteceu a força do rádio inclusive durante a pandemia. “Quem trabalha no rádio ganha uma capacidade de improviso muito grande, sem contar o alcance do nosso trabalho. Mas, mesmo assim, é preciso fazer a integração desse veículo com o digital, especialmente para renovar o público. Para se ter uma ideia, durante a transmissão da partida entre São Paulo e Mirassol pelo Campeonato Paulista, chegamos a alcançar 90 mil pessoas simultaneamente, graças à integração com o YouTube”, ressaltou.

    Apesar das dificuldades, o mercado esportivo é muito promissor e dinâmico, segundo Prado. A integração com as novas mídias está exigindo mudanças e adaptações que têm gerado novas oportunidades. “Hoje, os jovens estão ganhando mais espaço do que antes. Há muita gente nova ganhando visibilidade neste mercado e, com a aceleração das mudanças, há a possibilidade, inclusive, de crescer e expor seu trabalho de forma independente sem necessariamente ser contratado por uma emissora”.

     

     

    cobertura esportiva

    Rodolfo Salema, gerente jurídico da ABERT, tirou as dúvidas de radiodifusores sobre as regras eleitorais e os prazos, durante encontro online mediado por Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), na quarta-feira (29).

    Com a promulgação da Emenda Constitucional 107/2020 que adiou as datas das eleições deste ano para 15 e 29 de novembro, Salema ressaltou que as emissoras de rádio e TV devem ficar atentas ao novo calendário, ao cumprimento de prazos, evitando as penalidades que podem ser bastante pesadas. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda não atualizou o calendário de forma oficial por causa do recesso judiciário, o que deve ser feito ainda na primeira semana de agosto. No entanto, já podemos fazer algumas projeções das novas datas”.

    Além do calendário eleitoral, o gerente jurídico da ABERT destacou outros três temas importantes que são tratados de forma específica por resoluções publicadas pelo TSE e que merecem atenção: pesquisa eleitoral, propaganda eleitoral e representação e direito de resposta.

    Desde 1º de janeiro, toda pesquisa de opinião pública relativa às eleições ou aos candidatos deve ser registrada na Justiça Eleitoral. "Via de regra, as emissoras de rádio e TV não realizam pesquisas, mas sim, fazem a divulgação. Para isso, são necessários alguns cuidados, como divulgar todos os itens obrigatórios: período de realização da coleta de dados, margem de erro, nível de confiança, número de entrevistados, nome da entidade ou empresa que realizou e, se for o caso, de quem contratou, bem como o número de registro da empresa”, explicou Salema. Enquetes e sondagens, que são mero levantamento de opinião, sem a metodologia científica empregada nas pesquisas, serão vedadas a partir do dia 26 de setembro.

    De acordo com Salema, se a emissora reproduzir, por exemplo, uma pesquisa fraudulenta veiculada por terceiros, também poderá ser penalizada. A orientação, portanto, é sempre entrar no site da Justiça Eleitoral para verificar o registro do material a ser divulgado. A divulgação de pesquisa sem prévio registro das informações obrigatórias sujeita os responsáveis à multa de R$ 53.205 até R$ 106.410 e é considerada crime, punível com detenção de 6 meses a 1 ano.

    Outra data importante é o dia 11 de agosto, a partir de quando fica proibida a transmissão de programa apresentado ou comentado por pré-candidato nas emissoras de rádio e TV. “Isso vale para qualquer pessoa que tenha predisposição a se candidatar. A candidatura só é oficial após a convenção partidária, que acontece do dia 31 de agosto a 26 de setembro”.

    Salema chamou a atenção, ainda, para a emenda consitucional que autorizou, no segundo semestre, a veiculação de publicidade publicidade institucional relacionada à COVID-19, por se tratar de questão de grave e urgente necessidade, sendo que eventuais abusos ou uso indevido dos meios de comunicação poderaão ser apurados pela Justiça Eleitoral.

    Outra data destacada por Salema foi 17 de setembro, quando as emissoras não poderão veicular propaganda política, nem dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação durante todo o período eleitoral. “Isso também vale para novelas, filmes, minisséries ou qualquer outro tipo de programa que possa fazer alusão ou crítica a determinado candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”, explicou Rodolfo Salema.

    Durante o encontro online, ele anunciou que a ABERT lançará, ainda no início de agosto, uma cartilha eleitoral, aprofundando o tema que vai orientar o setor.

     

     

    rodolfo edit

     Estão suspensos, até 31 de agosto, os prazos dos processos administrativos e de atendimento ao público em tramitação na Secretaria de Radiodifusão (SERAD). A Portaria nº 174/2020 do Ministério das Comunicações (Minicom), com a suspensão dos prazos, foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União (DOU).

    “A portaria atende a mais um pedido da ABERT, já que a emissão dos inúmeros documentos necessários para instrução dos processos administrativos em curso na SERAD depende de serviços e atividades que estão suspensos”, explica o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    Já o período de renovação de outorga não foi alterado pela portaria e permanece o mesmo. O radiodifusor deve ingressar com o pedido em até um ano antes do prazo do fim da outorga, ainda que recaia durante o período de suspensão estabelecido pela portaria.

    Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29), a nomeação do engenheiro Maximiliano Salvador Martinhão para o comando da Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações (Minicom). Max Martinhão substitui Wilson Wellish que, com o desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério das Comunicações, retornou para o Departamento de Inclusão Digital do Minicom no dia 16 de julho.

    Bacharel em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, Martinhão era assessor especial do ministro Marcos Pontes (MCTI) e já atuou como secretário de Telecomunicações e secretário de Políticas de Informática do antigo MCTIC. Foi ainda presidente da Telebrás. 

    Em nota, a ABERT agradeceu ao secretário Wilson Wellish “pelo diálogo com o setor e pelas conquistas alcançadas pela radiodifusão durante sua gestão” e parabenizou o Minicom pela nomeação de Martinhão para a SERAD, “conhecedor do setor e das necessidades de avanços regulatórios e tecnológicos da radiodifusão brasileira”.

    Foi publicada nesta terça-feira (28) a Portaria Interministerial nº 40, assinada em conjunto pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Economia (ME), que altera o Processo Produtivo Básico para os televisores com tela de cristal líquido, industrializados na Zona Franca de Manaus.

    Aguardada com grande expectativa pelo setor de radiodifusão, a portaria atende a um pedido da ABERT ao incluir o DTV Play (perfil D do middleware Ginga) nos televisores, abrindo caminho para a próxima geração da televisão (TV 3.0).

    O DTV-Play permitirá maior integração entre broadcast (TV aberta) e broadband (banda larga), proporcionando uma experiência personalizada de recepção de conteúdos em ambiente de TV aberta, essencial para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

    De acordo com a portaria, até 2023, no mínimo, 90% dos televisores com tela de cristal líquido fabricados no Brasil, com conexão à internet (conhecidos como Smart TVs), deverão sair de fábrica com o DTV-Play. A incorporação será feita de forma gradual, sendo 30% em 2021, 60% em 2022 e 90% a partir de 2023.

    Para o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, “a inclusão do DTV Play é fundamental para o processo de inovação e convergência tecnológica entre a televisão digital e a internet, gerando maior interatividade, autonomia e conteúdos personalizados aos telespectadores”.

    Tonet destaca, ainda, que “o sistema oferece às emissoras de televisão novos modelos de negócio, publicidade e marketing, difundindo novas experiências de alta tecnologia à população”.

    O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 141/2020 (aqui), que regulamenta o serviço de retransmissão de televisão (RTV), ancilar ao serviço de radiodifusão de sons e imagens.

    A nova portaria regulamenta o procedimento de autorização de retransmissoras com o uso do canal de rede e, também, ajusta importantes pontos nas regras do serviço, como o procedimento de transferência da autorização e no processo para execução do serviço de RTV em caráter secundário.

    O regulamento ainda permite a adaptação das retransmissoras em tecnologia digital de caráter secundário para primário em qualquer classe, o que possibilita melhor qualidade de sinal e agilidade na expansão da rede de TV digital.

    Segundo o diretor geral da ABERT, Cristiano Flores, "a publicação das novas regras corresponde a mais uma etapa de antigo pleito da ABERT de desburocratização dos regulamentos do setor, e possibilita a retomada de consignações de canais digitais pelo Ministério das Comunicações, permitindo a ampliação do processo de digitalização da TV aberta por todos os municípios do país”.

     

    Acesse a íntegra da portaria AQUI

    As transformações do comportamento de consumo e o papel das marcas foram o tema abordado por Tais Souza, gerente comercial da Kantar IBOPE RS/SC, durante encontro virtual realizado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), nesta sexta-feira (24).

    Tais Souza destacou que há um panorama de oportunidades neste momento de pandemia. Prova disso são os excelentes resultados registrados em setores como construção civil e agronegócios, além da explosão dos serviços de delivery e o e-commerce que, segundo a gerente comercial, alcançou R$ 9,4 bilhões de faturamento só no mês de abril.

    Cenário positivo também para o setor de comunicação. O consumo de mídia aumentou 81%, segundo dados do Kantar IBOPE. “As pessoas ressignificaram o papel dos veículos que se tornaram companheiros no período de isolamento social. Entretenimento e informação são os principais motivos desse consumo”, explicou. Ela ressaltou ainda a audiência recorde da TV em todo o mundo e do rádio, ouvido por 77% dos entrevistados da pesquisa do Kantar.

    Essa é uma oportunidade inclusive para as marcas anunciarem e se fazerem presentes na vida do consumidor. De acordo com dados apresentados por Tais Souza, as marcas que permanecem com sua comunicação em épocas de crise se recuperam nove vezes mais rápido do que as demais.

    “Os consumidores acham que a vida e a economia precisam continuar. Alguns encaram a propaganda como uma distração bem-vinda ou um lembrete agradável de tempos mais normais. Eles esperam se conectar com os valores das marcas e ver os posicionamentos na publicidade. Para isso, as marcas precisam aproveitar a oportunidade de dar visibilidade às suas ações, inclusive de responsabilidade social, sem serem oportunistas”, ressaltou.

    “Desafios e conquistas de uma radiodifusão em constante modernização" é o tema do primeiro Papo ABERT, que acontece na quinta-feira (30), com a participação do presidente da ABERT Paulo Tonet Camargo. 

     No encontro online, Tonet apresentará temas e projetos relativos ao rádio e à TV que representam conquistas do setor, além daqueles que ainda estão em tramitação no Congresso Nacional e que merecem a atenção da radiodifusão. Também estarão em destaque a atuação da ABERT no período de pandemia e uma avaliação de como será o momento pós crise sanitária. “Os últimos tempos têm sido de intenso trabalho na defesa da radiodifusão brasileira, um setor gerador de mão de obra, que tem a responsabilidade social de oferecer informação segura, cultura e lazer, e que promove os valores regionais da nossa sociedade”, afirma Tonet.

     O projeto Papo ABERT reunirá radiodifusores, profissionais da comunicação e especialistas em temas relativos ao rádio e à TV, com produtos que variam da capacitação profissional à abordagem de temas regulatórios e tecnológicos.

     A transmissão será feita pelo Facebook e YouTube da ABERT.

    Conforme surgiam as primeiras informações sobre a doença causada pelo novo coronavírus, apareceram também diversas notícias e mensagens falsas sobre a COVID-19. Para fazer frente à ameaça causada pela desinformação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou uma série de mensagens de áudio, que podem ser veiculadas gratuitamente por rádios de todo o mundo, com o intuito de disseminar conteúdo de credibilidade.

    Composta por oito textos curtos, a série foi traduzida para árabe, francês, espanhol, castelhano, inglês e português. A escolha do meio se deu pelo protagonismo que o rádio vem desempenhando durante a crise global. No Brasil, especialmente, custa pouco, tem credibilidade e alcança locais remotos, nos quais a internet não chega.

    As mensagens abordam a importância de reconhecer as fontes confiáveis de informação, dão dicas sobre como orientar crianças em relação aos riscos causados pela doença, ajudam a identificar conteúdos falsos e ainda sugerem cuidados a serem tomados antes de se compartilhar notícias sobre o assunto.

    Para ouvir e baixar as mensagens, acesse AQUI

     

     

    unesco

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar