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    As comemorações dos 70 anos da TV aberta no Brasil terão edições especiais do Papo ABERT, com a participação de jornalistas, artistas e personalidades da TV, bem conhecidos do público brasileiro. O encontro online será na quinta-feira (17), às 17h, e terá a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende e dos jornalistas e pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel, autores do livro “TV Tupi: do tamanho do Brasil”. A edição especial lembrará dos principais momentos da TV ao longo das sete décadas e contará a história da TV Tupi, pioneira nas transmissões no país.

    O livro é um resgate da história da primeira estação de TV da América do Sul, inaugurada em 1950, em São Paulo e, de acordo com Francfort, o público pode esperar muitas curiosidades e situações inéditas que serão contadas na obra.

    “Mais do que a história da TV Tupi, o primeiro volume conta sobre as primeiras transmissões de televisão no mundo, a ligação com o rádio e um grande número de experiências com a TV no Brasil antes de 1950 - muitas ainda inéditas para a área”, garante Francfort.

     

     

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    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de encontro virtual promovido, na terça-feira (7), pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT). Secretário de Radiodifusão do Ministério, Maximiliano Martinhão também contribuiu com o debate.

    Faixa estendida, migração AM/FM, instalação de FM com planta transmissora fora da localidade de outorga, além da distribuição de campanhas de publicidade institucional do governo federal para emissoras do interior do país, foram alguns dos temas abordados. Também mereceram atenção assuntos como a utilização do saldo remanescente do leilão do 4G e a digitalização do sinal de TV.

    “Várias dúvidas foram expostas para o ministro Fábio Faria e o secretário Maximiliano Martinhão.Tenho certeza que muitos problemas serão resolvidos a partir de agora”, afirmou o presidente da AGERT e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão.

     

     

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    Em visita de cortesia ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, na quinta-feira (10), o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, falou sobre as prioridades da agenda estratégica da radiodifusão e os desafios do setor no pós-pandemia. Acompanhado do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, Lara Resende destacou temas que estão em tramitação na Anatel, como a faixa estendida do FM, a utilização do saldo remanescente na conclusão da digitalização da TV, e a TV 3.0.

    Durante o encontro, Leonardo Morais afirmou que a relação com a radiodifusão é de transparência. “O setor sempre demonstra consideração com a agenda regulatória e essa relação respeitosa nos permite atestar a coexistência dos interesses público e privado nas diferentes matérias”, afirmou Morais.

    Esta foi a primeira visita de Lara Resende à Anatel, desde que assumiu a presidência da ABERT, em agosto.

     

     

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    Os gerentes jurídicos Rodolfo Salema (ABERT) e Heloísa Helena Macedo (Grupo Bandeirantes), o diretor jurídico da AESP, Alexandre Minatti, e o especialista em Direito Eleitoral Geraldo Agosti foram os debatedores da última edição do AESP Talks, realizada na quarta-feira (9). O evento virtual faz parte da série comemorativa dos 85 anos da entidade e foi apresentado pelo presidente Rodrigo Neves.

     Salema anunciou o lançamento de uma nova versão da cartilha eleitoral da ABERT, atualizada de acordo com o novo calendário das eleições 2020, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Associação também divulgará um documento para auxiliar as emissoras de radiodifusão nas reuniões de definição do plano de mídia, que deverão ser convocadas entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro, pela Justiça Eleitoral dos municípios.

     Durante o evento, Salema tratou sobre a publicidade institucional relacionada ao combate da COVID-19 e o limite de gastos imposto aos municípios. “A publicidade institucional sobre a Covid-19, veiculada no segundo semestre de 2020, já foi reconhecida como sendo de grave e urgente necessidade, de modo que, em um primeiro momento, não estaria sujeita ao limite de gastos imposto pela Emenda Constitucional nº 107", explicou.

     Heloísa Helena destacou que a atividade jornalística não será alterada, observado o tratamento isonômico entre os candidatos. “O bom senso e a responsabilidade devem imperar”, ponderou.

     

    Veiculação de Publicidade Institucional sobreCOVID-19 e limitação de gastos

    O tema da publicidade institucional abordado por Salema tem sido motivo de dúvidas por parte de alguns municípios, o que gerou questionamentos das emissoras associadas à ABERT sobre a possibilidade de a publicidade relacionada à pandemia ser contabilizada no limite de gastos dos órgãos públicos previstos na legislação eleitoral.

     Para esclarecer as dúvidas, a Diretoria de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT escreveu um artigo sobre o assunto (aqui).

    O Brasil foi o país mais impactado pela produção sistemática de desinformação, e um dos piores do mundo no quesito achatamento da curva de contágio. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, batizado de Agnotologia viral: negação da COVID-19 em meio à pandemia no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Os motivos, adianta o pesquisador Renan Leonel, idealizador e responsável pelo levantamento, são vários: um sistema educacional pouco consolidado, uma população com menos acesso à educação e a escassez de divulgação científica.

     Selecionada entre 300 propostas de todo o mundo pelo Social Science Research Council of New York (SSRC), em parceria com a Henry Luce Foundation, a iniciativa busca apoiar projetos inovadores que investiguem os efeitos, a curto e longo prazo, da pandemia global de COVID-19 na sociedade.

     De acordo com Leonel, o projeto inicial era estudar os conhecimentos gerados pela pandemia. Mas, ao se deparar com a enxurrada de notícias falsas sobre o tema, ele desviou o caminho e resolveu abordar a desinformação e mecanismos de descrédito da ciência oficial em um ambiente sem controle. “A produção de ignorância está se tornando um ator capaz de comprometer os instrumentos de produção do conhecimento”, explicou.

     No Brasil, a equipe responsável pelo estudo se deparou com uma grande variedade de desinformação: defesa do isolamento vertical, além de benefícios da cloroquina e até de vermífugos para conter a doença. De acordo com o pesquisador, “cientistas, divulgadores científicos e jornalistas de ciência passam a ter um trabalho adicional. Além de comunicar a ciência, é preciso comunicar claramente à sociedade o que não é ciência”, salientou.

     Um estudo realizado pela Revista da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene apurou que pelo menos 800 mortes, no mundo, são decorrentes de informações falsas sobre o novo coronavírus. Foram analisadas 2.276 mensagens de texto, e 82% veiculavam conteúdo falso. As postagens foram identificadas em 25 línguas e 87 países.

    Desinformação mata

    Em 20 de março, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco durante a pandemia global de COVID-19. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito

     

    Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI

     

    Com informações da Agência Fapesp

     

     

    fake news

    O CEO da NAB (National Association of Broadcasters) Gordon Smith informou, na quarta-feira (9), que a NABSHOW 2021 será realizada entre os dias 9 e 13 de outubro de 2021, em Las Vegas (EUA).

    Após o cancelamento do evento em 2020 por causa da pandemia de COVID-19, a edição deste ano foi virtual, com o NABSHOW Express. Para o próximo ano, a NABSHOW 2021 estava prevista, inicialmente, para abril, mês em que tradicionalmente acontece a feira, considerada a maior exposição mundial de produtos e serviços de mídia, entretenimento e tecnologia. Anualmente, mais de 100 mil pessoas de todo o mundo são esperadas no Centro de Convenções de Las Vegas, onde acontece o evento.

    Durante a NABSHOW, a ABERT oferece o Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, momento em que reúne radiodifusores, profissionais de rádio e TV, parlamentares, jornalistas e representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A delegação brasileira costuma ser uma das que mais prestigiam a NABSHOW.

     

     

     

    nabshow edit

     De olho na demanda de capacitação profissional durante a pandemia, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) lançou uma versão digital do curso Smart Radio. A decisão sobre o formato foi submetida à votação entre os alunos.

    O novo módulo ocorrerá de 21 a 23 de setembro, e abordará “Um novo jeito de vender: Da estratégia à ação”. As aulas serão ministradas pelo administrador, consultor e especialista em Neuromarketing e Gestão de Pessoas, Daniel Keller. Ele tratará de temas como neurovendas, inteligência emocional de vendas, busca do cliente ideal, contorno de objeções, fechamento e sucesso do cliente.

    Mais informações sobre o curso, uma parceria da Associação com o SEBRAE/SC, estão disponíveis AQUI

     

     

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    O Ministério das Comunicações (Minicom) publicou, nesta quinta-feira (3), o Edital de Chamamento Público n° 105, com o objetivo de selecionar empresas para executar o serviço de Retransmissão de Rádio (RTR), possibilitando que o sinal de rádio FM chegue às áreas remotas dos estados da Amazônia Legal.

    Esse primeiro chamamento abrangerá 230 municípios brasileiros, com mais de 10 milhões de habitantes, que poderão ter acesso a esse importante meio de informação, cultura e entretenimento. Destes municípios, 183 ainda não possuem emissoras em FM.

    A atuação do Minicom segue as políticas do governo federal de combate à pandemia, proporcionando a difusão do conhecimento sobre as medidas de prevenção à COVID-19 em municípios carentes de informações.

    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, lançou, na terça-feira (1º), o programa Norte Conectado, iniciativa que pretende levar a TV digital e a internet de banda larga à região amazônica. O programa custará R$ 1,4 bilhão e terá nove ramais, conectando os cerca de 10 mil cabos de fibra ótica até a cidade de Tabatinga, no oeste do Amazonas. Estima-se que 9,3 milhões de moradores de seis estados serão beneficiados pela medida. “Com o mesmo recurso, além do acesso à internet, poderemos levar também a tecnologia da TV digital”, defendeu o ministro.

    De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, a medida será essencial para a segurança da Amazônia. “É a área mais rica do mundo e deve ser integrada ao país, com nossos meios e recursos”, afirmou.

    O primeiro trecho, que será iniciado em breve, terá extensão de 650 km e ligará Macapá, capital do Amapá, à cidade paraense de Santarém, passando pelos municípios de Alenquer e Almeirim.

    Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o vice-presidente, Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, além de ministros e parlamentares.

     

     

    norte conectado

     Jornalismo e propaganda eleitoral no rádio e na televisão foram assunto de encontro virtual realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), na quarta-feira (2).

    Participaram da conversa o ouvidor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Raimundo Nonato Silva Santos, a procuradora Regional Eleitoral, Livia Sousa, e a juíza coordenadora da propaganda eleitoral, Mirian Porto Mota. A mediação foi feita pela presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai.

    O magistrado apresentou a legislação, os prazos para a disputa eleitoral e também tratou de vedações impostas aos meios de comunicação. Segundo Nonato, é proibido realizar propaganda paga, impulsionamentos, efeitos especiais e utilizar pesquisas de cunho eleitoral que favoreçam determinado candidato. “O Tribunal está pronto para prestar informações, ajudando a esclarecer o eleitor, para que ele exerça o direito ao voto de forma lúcida”, destacou.

    De acordo com a procuradora Livia Sousa, a imprensa é parte essencial do processo e deve exercer seu papel de investigadora, atuando de forma imparcial. “O importante é garantir igualdade ou paridade. Ninguém pode sair na frente na corrida eleitoral”, observou.

    Coordenadora do grupo de juízes da comissão responsável pela propaganda eleitoral, Mirian Porto Mota explicou que a maior diferença entre as eleições de 2020 e o pleito de 2018 é o surgimento da pandemia, que irá afetar a campanha presencial. “A paridade de armas, ou seja, permitir que aqueles que não têm cargo público também tenham espaço para apresentar propostas, é o fiel da balança na democracia”, afirmou.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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