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    A Liga Nacional de Futsal (LNF) alterou, na quarta-feira (30), o protocolo de prevenção à COVID-19, com relação à cobertura da competição por emissoras de rádio. A alteração é resultado de solicitação da ABERT à LNF que, após consultar a equipe médica, autorizou a presença de duas emissoras de rádio locais por jogo, representadas por um profissional jornalista ou radialista. Segundo o presidente da Liga de Futsal, Cladir João Dariva, a equipe mandante da partida selecionará, mediante cadastro prévio, os jornalistas que acompanharão a partida.

    Caso exista interesse de mais de duas rádios na cobertura presencial do jogo, a equipe mandante será a responsável por organizar um rodízio entre as emissoras locais, até que todas sejam atendidas ao menos uma vez.

    Apesar do número restrito de emissoras autorizadas para a cobertura presencial das partidas, a LNF destaca que disponibiliza para as rádios acesso às imagens da transmissão de todas as partidas.

    Os profissionais que farão a cobertura das partidas deverão cumprir as exigências locais e as previstas no Protocolo LNF de Prevenção à COVID (AQUI).

    O presidente da ABERT Flávio Lara Resende elogiou a decisão da LNF. “A alteração do protocolo pela LNF merece ser enaltecida, pois reconhece a importância do rádio na cobertura esportiva e presenteia a audiência fiel do futsal brasileiro, especialmente no interior do país”, afirma Lara Resende.

     

     

     

    Mais uma edição especial do Papo ABERT sobre os 70 anos da TV acontece na próxima terça-feira (6), às 17h, e o assunto dessa vez será a história do telejornalismo brasileiro.

    O encontro online reunirá para um bate-papo o diretor executivo de Jornalismo da Band, Rodolfo Schneider, o pesquisador e coordenador do Memória ABERT, Elmo Francfort, e o jornalista Vinícius Leal, que fará a mediação do painel.

    Nas homenagens à TV pelas sete décadas de transmissões, o Papo ABERT já conversou com Eva Wilma, uma das atrizes mais queridas da televisão brasileira, e com o filho dela, John Herbert Jr, no especial sobre teledramaturgia, e com os autores do livro TV Tupi: do tamanho do Brasil, Maurício Viel e Elmo Francfort.

    As transmissões do Papo ABERT são feitas pelo Facebook e YouTube da Associação: facebook.com/ABERT.RadioeTV e youtube.com/user/assbrasilradiotv

     

     

    papo abert edit

    A Cartilha da ABERT traz informações detalhadas sobre os principais pontos que devem ser observados pelas emissoras de rádio e televisão na geração do horário eleitoral gratuito.

    A 3ª edição da cartilha, publicada nesta sexta-feira (2), pode ser acessada AQUI

     

     

    cartilha

     

     

    "O brasileiro sempre gostou de TV. Esse foi um hábito reforçado e que agora ganha cada vez mais telas e formatos”. A afirmação é da CEO do Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel, em entrevista concedida ao portal Tela Viva.

    Um dos sinais do papel do meio na vida dos telespectadores é o tempo de audiência. No Brasil, é mais do que o dobro da média mundial. Enquanto no mundo o consumo fica em torno de 2h55, no Brasil chegava a 6h17, no ano passado. Com a pandemia do novo coronavírus, que impôs regras de isolamento social, o tempo de audiência no país cresceu cerca de 1h30 por dia.

    O aumento na audiência favoreceu alguns gêneros televisivos, como jornalismo e entretenimento, destaca a CEO. Na busca pela informação em relação ao novo coronavírus, a TV aparece como meio mais confiável para 79% da população. Quinto gênero mais comentado do Twitter até então, o jornalismo passou para o segundo lugar, perdendo apenas para os reality shows. A TV segue dominando os assuntos na rede, com 15 vezes mais impactos do que os conteúdos de streaming e programas sob demanda.

    O consumo de mídia já vivia uma revolução tecnológica nos últimos anos e esse processo acabou acelerado pela pandemia. Para Vogel, o telespectador está cada vez mais multiconectado. “A pandemia foi um momento no qual as pessoas passaram a experimentar mais com o digital”, analisou.

    Essa interatividade, reflete, chegou também às marcas. Segundo dados do Target Group Index, 29% dos entrevistados pesquisam na internet informações sobre os produtos anunciados durante a programação.

    “A TV é a tela central da casa e serve como centro de comando para tantas outras atividades: para se informar, torcer pelo clube ou atleta favorito, ir ao cinema, realizar compras, entrevistar o influenciador favorito, jogar com as amigos e até ir pro show. A TV passou por uma ressignificação e se adaptou a um cenário de convivência com outras plataformas, respeitando o contexto e a necessidade do consumidor”, destacou Vogel.

    Em homenagem aos 70 anos do meio no Brasil, o portal Tela Viva lançou um site comemorativo, com reportagens que abordam rumos e estratégias para a TV no Brasil.

     

    Para acessar o site, clique AQUI

     

     

    Melissa Vogel edit

     

     

     

    A campanha “Smart é ter rádio FM no celular”, lançada pela ABERT em comemoração ao Dia Nacional do Rádio, em 25 de setembro, ganhou a adesão de várias emissoras de rádio do país. Nos quatro spots de 30 segundos disponibilizados para veiculação gratuita, os consumidores são estimulados a optar por um modelo de celular que tenha o chip FM desbloqueado. A obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM nos celulares produzidos e comercailizados no Brasil é tema prioritário na agenda da ABERT e das associações estaduais de radiodifusão.

    Os modelos e marcas de smartphones que possuem o chip FM ativado está no site abert.org.br/celulares. A atualização é feita periodicamente pela equipe da ABERT.

    “O rádio está sempre cumprindo seu papel de levar notícias, divertimento e serviços, gratuitamente, aos mais longínquos rincões do nosso país. É pelo rádio que o ouvinte tem informações sobre sua cidade, e se torna imprescindível quando os casos de emergência pública e desastres naturais acontecem e os serviços de telecomunicações são interrompidos. O rádio não falha, e com o chip FM no celular, o ouvinte terá acesso gratuito ao rádio, sem precisar pagar por um pacote de internet”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende

    A radiodifusão brasileira já ganhou um poderoso aliado: na semana passada, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou o apoio do Minicom ao pleito, durante reunião promovida pela ABERT com os presidentes de associações estaduais de rádio e TV.

    E você? Já está veiculando a campanha em sua emissora e redes sociais?

    O material para veiculação gratuita está AQUI.

     

     

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    As galerias de fotos e vídeos que ajudam a recontar a história da radiodifusão brasileira estão na Midiateca, um dos arquivos do site Memória ABERT, produzido em homenagem aos 70 anos da TV aberta no Brasil. Na Midiateca, é possível ver depoimentos de diretores das emissoras sobre a importância da TV, programas e matérias alusivas ao tema, além de vinhetas especiais.

    Também estão na Midiateca os conteúdos produzidos pela ABERT em homenagem às sete décadas do veículo, considerado o preferido dos brasileiros, como a campanha “Aberta pra Emoção”, para veiculação gratuita pelas emissoras de TV e redes sociais, e as edições especiais do “Papo ABERT”, encontro online com jornalistas e personalidades da televisão brasileira. Já participaram do encontro sobre Teledramaturgia, a atriz Eva Wilma e o filho dela, o músico Johnny Herbert Jr. Já o Papo ABERT sobre o Projeto TV ANO 70 e o livro TV Tupi: Do Tamanho do Brasil teve a participação dos autores da obra, Elmo Francfort e Maurício Viel.

    Nas galerias de fotos também é possível mergulhar na memória da radiodifusão, com cenas de programas históricos da televisão aberta e de artistas atuais em outras fases da vida.

    Visite nosso site memoria.abert.org.br

     

     

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    Vinte associações se uniram na campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, em prol de uma comunicação consciente no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A iniciativa foi liderada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) e tem o apoio da ABERT.

    O manifesto assinado pelas entidades participantes, intitulado “Comunicação responsável de produtos e serviços destinados a crianças”, reforça a necessidade de todos os atores envolvidos na produção de publicidade direcionada ao público infantil seguirem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), para que possam exercer a liberdade de expressão com responsabilidade.

    O manifesto evidencia ainda que o Brasil segue um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, mais detalhado do que o adotado em países como Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo.

    “A campanha busca mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, justiça, humanidade, honestidade, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente” explicou a presidente da ABRAL, Marici Ferreira. O conteúdo, acrescenta, deve propiciar ainda o relacionamento positivo entre pais e filhos, alunos e professores.

    Presidente da ABA, Sandra Martinelli reforçou que o intuito da campanha é estimular a reflexão em relação ao consumo e aos hábitos saudáveis “As normas não atrapalham a efetividade da comunicação de serviços, produtos e marcas, mas agregam valor a eles. Seguir as regras não é um favor, é uma obrigação” salientou.

     

     

     

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    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará, na próxima semana, materiais institucionais da Justiça Eleitoral para veiculação pelas emissoras de rádio e televisão, no período eleitoral. As mídias substituirão os slides, que atualmente apresentam uma tela azul com a mensagem "Horário reservado à propaganda eleitoral gratuita - Lei nº 9.504/1997".

    A substituição dos slides é uma novidade para as eleições municipais de 2020, e está prevista na legislação eleitoral.

    O material apenas será utilizado pelas emissoras quando nenhum programa for entregue pelos partidos; se não existir material válido na emissora; se a mídia de bloco for entregue com tempo insuficiente (para fins de complementar a duração); ou se o partido for penalizado com perda de tempo ou suspensão temporária da propaganda.

    O gerente jurídico da ABERT, Rodolfo Salema, esclarece que a obrigação está disposta na Resolução nº 23.610, de 2019, e que as emissoras devem ajustar o recebimento desses materiais nas reuniões de plano de mídia ou diretamente na secretaria da Justiça Eleitoral da localidade.

    “Essa é uma novidade que foi criada pelo TSE para as eleições 2020, pois o tribunal quis aproveitar o tempo dos slides para passar alguma informação aos eleitores. Os materiais serão disponibilizados com 15, 30, 45 e 60 segundos, além de uma cartela estática do TSE para ser utilizada no caso de minutagens diferentes”, alerta Salema.

     O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na terça-feira (29), a campanha “#EuVotoSemFake”, criada com o intuito de conscientizar o eleitor para o seu papel na difusão de informações verdadeiras.

    Coordenador Digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, destacou que o objetivo é disseminar informações precisas, relacionadas a
    cuidados sanitários, fluxo de votação e documentação necessária, entre outros. “Tendo a informação verdadeira, a população fica mais tranquila para ir votar”, explicou.

    Entre as principais recomendações, estão seguir os canais de comunicação do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado, e sempre checar a informação em outras fontes antes de compartilhá-la.

    Em breve, o TSE lançará também um assistente virtual via WhatsApp, para esclarecer dúvidas dos eleitores.

    Desde agosto do ano passado, o TSE mantém o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições 2020, do qual a ABERT é parceira.

    Para mais informações, acesse www.tse.jus.br

     

     

    tsefake

     “O Rádio mais humano é mais rentável” foi o tema do webinário da ACAERT, realizado na quinta-feira (24), com o jornalista e consultor Luciano Costa. O evento virtual foi mediado pelo diretor de Conteúdo da ACAERT, Guido Schvartzman.

    Para o palestrante, as emissoras devem sempre buscar soluções atualizadas, priorizando o melhor aproveitamento humano e tecnológico disponível, para obtenção dos melhores resultados. “É preciso engajar a equipe no propósito da rádio”, destacou. “Não há mais lugar para colaborador mediano”.

    Costa citou ainda vários exemplos de como as inovações tecnológicas podem estar a favor do rádio. Ressaltou também que conteúdos terceirizados, conectados com a progamação, podem reduzir custos e apresentar resultados satisfatórios.

    O entrevistado atuou no Grupo RBS, com passagens por várias emissoras da rede e foi vice-presidente de Marketing da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão).

     

    Confira a íntegra da webinar - https://youtu.be/ZxVoUgw5iwg

     

    acaert

     

     

     

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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