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    Além dos tradicionais aparelhos analógicos, o brasileiro também gosta de ouvir a sua emissora favorita pelos meios digitais. Pesquisa da Nextdial revela dados sobre a audiência e o consumo de 95 emissoras de rádio com presença em 5 tipos de dispositivos: smartphone, computador, videogame, smart speaker e smart TV.

    O estudo considerou o alcance de ouvintes únicos e o tempo médio direto do servidor de streaming das emissoras assinantes da tecnologia Nextdial Intelligence.
    No dia 21 de março, quatro dias após o início do distanciamento social imposto pela COVID-19, por exemplo, houve um aumento do consumo, o que poderia estar associado ao isolamento social, mas o estudo mostra que a audiência se manteve estável durante esse período.

    Para a elaboração do estudo NextOnDial 20-Q1, que compara o primeiro trimestre de 2020 com o quarto trimestre de 2019, foram coletadas a data e hora de início do impacto; data e hora de término do impacto; o tempo total contabilizado pelo servidor de streaming; o IP do ouvinte; e os identificadores de ouvintes de aplicação (site ou aplicativo que o ouvinte usou) gerados pela Nextdial no momento da coleta dos dados.

    Os resultados:

    Consumo: a média de horas consumidas, de segunda a domingo das 5h à 0h, chegou a 60 horas em março, contra 52 horas em fevereiro e 57 horas em janeiro.

    Alcance: Ao longo da manhã o alcance vai aumentando até chegar ao pico do dia, entre 11h30min e 12h30min, quando ocorre o maior alcance registrado, de 60 mil ouvintes. Entre 5h e 6h, a média é de 8 mil ouvintes, enquanto no final da noite, a partir das 23h até 0h, o alcance chega a 18 mil ouvintes. No meio da tarde, entre 15h e 16h, a média registrada é de 50 mil ouvintes.

    Dispositivos:

    Desktop: em janeiro de 2020, totalizou 20 mil horas consumidas; em fevereiro, 21 mil, e em março, 27 mil. O alcance no desktop no início da manhã (das 5h às 9h) totalizou 11 mil ouvintes diferentes: no pico das 12h às 13h com foram 14.8 mil ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 11,2 mil ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, foram contabilizados 6,5 mil ouvintes diferentes.

    Mobile: O consumo em janeiro acumulou 20 mil horas, em fevereiro, 26 mil e em março, 17,5 mil. O alcance no mobile no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 8 mil ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h, 14,1 mil ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, foram 10,8 mil ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, foram 6.1 mil ouvintes diferentes.

    Smart TV: O consumo, em janeiro, totalizou 20 horas, em fevereiro 29 horas e em março 39 horas. O alcance em Smart TV no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 120 ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h com 320 foram ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 220 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, 100 ouvintes diferentes.

    Smart Speaker: Em janeiro, totalizou 15 horas, em fevereiro, 17 horas, e em março, 21 horas consumidas. O alcance no Smart Speaker no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 260 ouvintes diferentes; no pico das 12h às 13h foram 480 ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 320 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, 200 ouvintes diferentes.

    Videogames: Quando comparado com o último trimestre de 2019, o consumo de rádio nos primeiros meses de 2020 em videogame teve uma forte queda: em outubro de 2019 foram 7 horas, contra 4 horas em novembro e chegando a 2 horas em dezembro, se mantendo nesta média até fevereiro de 2020. Em março subiu para 3 horas. O alcance nos videogames no início da manhã (das 5h às 9h) chegou a 1 ouvinte; no pico das 12h às 13h, 4 ouvintes diferentes; no meio da tarde, das 15h às 16h, somaram 3 ouvintes diferentes. No final da noite, das 23h à 0h, com 1 ouvinte.

     

    *Com informações da SET

     

     

    multiplataforma pesquisa set edit

    O diretor da Rede Jovem Pan, Paulito Carvalho, foi o entrevistado da reunião virtual da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE), na quinta-feira (6). O ex-presidente da ABERT, por dois mandatos, refletiu sobre a participação do rádio nas multiplataformas de comunicação. A Jovem Pan é considerada um dos maiores modelos de comunicação multiplataforma do país.

    A conversa, mediada pelo presidente da entidade, Nill Júnior, foi aberta por memórias e situações divertidas do ofício de comunicador de rádio durante a consolidação do meio no Brasil.

    Para atingir a excelência, Paulito garante, não é fundamental ter uma estrutura tecnológica de ponta. “O diretor da sucursal de Brasília, José Maria Trindade, passou muito tempo trabalhando apenas com um Iphone”, revelou. O grande diferencial, para Paulito, é a credibilidade do veículo. Em emissoras pequenas, sugere, essa confiança na informação veiculada deve ser fruto da valorização das notícias locais.

     

     

    paulito

    A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anunciou a criação de um novo produto que irá alterar o mercado de mídia e comunicação. Batizada de SET EXPerience (XP20), a iniciativa foi desenvolvida para substituir o SET Expo, considerado um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, que, embora tenha sido adiado para dezembro, ainda está pendente de confirmação, em virtude da pandemia de COVID-19.

    “Sabíamos que era urgente que trouxéssemos aos nossos parceiros comerciais, institucionais, associados e à toda comunidade da SET uma solução para o nosso importante evento presencial SET EXPO neste cenário de pandemia", ressaltou presidente da SET, Carlos Fini.

    Os detalhes do novo formato serão revelados em breve.

     

     

    SET eXPerience edit

    A rotina que se estabeleceu após o surgimento do novo coronavírus revelou novos hábitos, adaptados ao ambiente caseiro.

    Um estudo realizado pela Autoridade da Concorrência do Reino Unido (Ofcom), e publicado pelo jornal inglês The Guardian, apontou que os britânicos passaram 40% do período de isolamento social diante dos aparelhos de TV.

    Em abril, cada britânico, assistiu, em média, mais de seis horas diárias de televisão, entre notícias e entretenimento.

    Em julho, o Reino Unido, um dos países europeus mais afetados pela pandemia, com 44 mil mortes, começou a relaxar as medidas de isolamento social impostas pela pandemia desde 23 de março.

     

     

    watching TV edit

    Em meio às discussões globais sobre desinformação, mensagens de ódio e falta de moderação de conteúdos digitais, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) lançou uma campanha pela credibilidade dos meios profissionais de comunicação.

    Composta por posts para redes sociais e um spot de rádio, a ação reforça a segurança do rádio e da TV para audiência, anunciantes e marcas.

    “Não queremos alimentar uma rivalidade entre o ambiente digital e os meios tradicionais, até porque todas as emissoras usam as mídias digitais como canais complementares de contato, mas na hora de anunciar um produto ou uma marca, ou checar se uma informação é verdadeira, quem oferece a garantia da credibilidade é o rádio e a TV”, destac\ o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

     

    Para fazer download das peças da campanha, clique AQUI

     

     

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    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores conduziu a segunda edição do Papo ABERT, espaço virtual criado para o debate de temas relacionados à radiodifusão. Desta vez, o convidado foi o gerente jurídico da entidade, Rodolfo Salema, que, durante mais de uma hora, apresentou datas do novo calendário eleitoral, legislação sobre pesquisas, propaganda eleitoral , além de representações e pedidos de resposta.

    “O processo eleitoral será realizado em meio a uma pandemia, por isso o corpo a corpo dos candidatos ficará prejudicado. As emissoras de rádio e TV terão papel essencial nesse período” avaliou.

    Abrindo a conversa, Salema destacou os novos prazos do pleito: em virtude da crise sanitária global, o primeiro turno da votação passou de 4 de outubro para 15 de novembro, e o segundo turno, de 25 de outubro para 29 de novembro.

    Outros tópicos abordados foram as restrições na programação das emissoras, tais como a proibição de propagandas pagas em emissoras de rádio e TV, e do tratamento privilegiado a um candidato.

    A cobertura jornalística e informação de interesse público, por outro lado, não sofrem restrição. A publicidade institucional relacionada ao combate à COVID-19 foi excepcionalmente autorizada nestas eleições.

    Dentre as obrigações mencionadas, está a de veicular o conteúdo institucional, enviado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Emissoras também deverão comparecer à reunião convocada pela Justiça Eleitoral, entre 26 de setembro e 7 de outubro, para definir o plano de mídia das eleições. O tema será debatido em eventos posteriores da ABERT.

    Diante da grande participação do público que acompanhou a transmissão, não houve tempo suficiente para responder ao vivo a todos os questionamentos. Os assuntos não abordados durante o encontro online ao vivo serão respondidos por e-mail.

    “Este é um pontapé inicial do tema eleições. Mas traremos o assunto em outros eventos, já que somos atores fundamentais da democracia representativa e a propaganda eleitoral é essencial para nos mantermos informados sobre as propostas políticas”, destacou Cristiano Flores.

     

     

     

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    A Lei 14.027/2020, que autoriza a distribuição gratuita de prêmios por emissoras de rádio e TV, foi tema da edição do AESP Talks realizada na terça-feira (4). O gerente jurídico da ABERT, Rodolfo Salema, a gerente jurídica da Rede Bandeirantes, Heloísa Helena de Macedo, e o diretor jurídico da AESP, Alexandre Minatti, participaram da conversa. O mediador do debate foi o presidente da AESP, Rodrigo Neves.

    Salema afirmou que a lei trouxe mais segurança jurídica e aclarou pontos ainda obscuros relacionados ao tema. De acordo com a lei, a distribuição gratuita de prêmios deve ser autorizada pelo Poder Público, para evitar crimes como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Jogos de azar ou prêmios em dinheiro são proibidos, mas viagens, bolsas de estudo e mercadorias, por exemplo, estão autorizadas em promoções comerciais.

    O representante da ABERT lamentou o veto do presidente Jair Bolsonaro, que retirou do texto a permissão para que emissoras realizem promoções comerciais, sem necessidade de autorização prévia, de prêmios de valor inferior a R$ 10 mil por mês. “Quem conhece a rotina de programação das emissoras, extremamente dinâmica, sabe que não é possível pedir autorização a cada ação promocional com prêmios de menor valor”, afirmou.

    Ele adiantou que a ABERT mantém interlocução com o Ministério da Economia, buscando sensibilizar a pasta a publicar uma legislação complementar que reduza a burocracia para as promoções de menor valor feitas pelas emissoras de rádio e televisão, sem afetar os mecanismos de controle.

    Segundo Salema, não é possível pensar em comunicação sem a promoção comercial. Diante das distintas realidades das emissoras brasileiras, defende que não é possível tratar com a mesma burocracia prêmios de R$ 100 e de R$ 1 milhão. “Não queremos evitar a fiscalização. Pedimos apenas uma regulamentação que se enquadre na realidade das emissoras”, explicou.

    Representante da AESP, Minatti reforçou que, caso o vencedor da promoção não retire o prêmio, o valor correspondente ao bem prometido retornará aos cofres públicos.

    “Emissoras que não cumprirem as regras poderão ter a autorização cassada, multa de até 100% da soma de valores correspondentes aos bens sorteados e proibição de novas promoções por até três anos”, esclareceu a representante do grupo Bandeirantes, Heloísa Helena.

    Somente poderão participar dos sorteios os maiores de 18 anos, que realizem cadastro prévio em meio eletrônico (aplicativo ou outra plataforma digital) e confirmem o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

     

     

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    Atendendo a pedido formalizado pela ABERT, o ECAD prorrogou a aplicação do desconto diferenciado de 40% (25% +15%) às rádios associadas à entidade, excepcionalmente, para o mês de agosto.

    De acordo com a ABERT, a situação de crise sanitária tem particularmente se prolongado em nosso país, prejudicando a retomada econômica, com efeitos negativos indesejados a toda a atividade produtiva, especialmente para o segmento da radiodifusão.

    Assim, a redução de 40% das parcelas alcançará os meses de maio, junho, julho e, também, o mês de agosto deste ano, sendo 25% decorrentes do convênio ABERT-ECAD e 15% em razão da crise da COVID-19. A partir de setembro, as demais parcelas terão o desconto padrão de 25%.

    A ABERT lembra que, de acordo com o convênio, para que os mais de 3 mil associados possam usufruir dos benefícios, é imprescindível que o associado se mantenha adimplente.
    A prorrogação por um período adicional é mais um resultado das ações conduzidas pela ABERT na busca de alternativas que possam amenizar os efeitos da COVID-19.
    A ABERT, mais uma vez, agradece a parceria do ECAD e reforça o seu compromisso junto à radiodifusão brasileira.

    Em caso de dúvida, o departamento jurídico da ABERT estará à disposição pelo telefone (61) 2104.4604 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou, de 10 de agosto para 3 de novembro, a vigência do Regulamento sobre Canalização e Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.

    As mudanças têm o objetivo de adequar o Sistema Mosaico da Anatel, que deve sofrer alterações em função dos novos regulamentos técnicos de FM e de TV.

    Na prática, a prorrogação posterga os estudos da migração AM/FM e o aumento de potência e primarização de alguns canais de TV. 

    Em 2019, a ABERT encomendou ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CPqD) estudos sobre interferência de rádios, que implicaram em alterações do regulamento técnico de FM.

    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, ressalta que "o novo regulamento trará grandes avanços para a análise técnica dos processos, pois além de dar celeridade aos procedimentos administrativos, está sendo atualizado de acordo com a evolução tecnológica dos serviços de radiodifusão". Flores complementa que "a efetividade do novo regulamento depende, realmente, de o Sistema Mosaico estar adaptado às novas regras".

     

     

     

    O Instituto Palavra Aberta e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizam, na sexta-feira (7), às 15h, o webinário Educação para Cidadania. Participam do evento online o presidente do TSE e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, a representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, e a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

    A mediação será feita pela presidente do Palavra Aberta, Patrícia Blanco. O webinário será transmitido pelo YouTube do TSE e pelo Facebook do Palavra Aberta.

     

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