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    Jornalista por formação, a senadora Eliziane Gama deixou para trás os estúdios de rádio e TV para representar seus conterrâneos do Maranhão no Congresso Nacional. O passado como comunicadora foi um dos temas abordados durante entrevista à Rádio ABERT.  Avanço tecnológico, desinformação e a redução da violência contra a mulher também entraram na pauta. Confira abaixo a conversa com a parlamentar:

     

    A senhora é jornalista e já apresentou programas de rádio antes de iniciar a carreira política. Fale um pouco da importância da radiodifusão no Brasil: que impacto direto a senhora percebia ter na vida dos ouvintes?

     

    O rádio é encantador, é envolvente. A comunicação é muito rápida, imediata e tem impacto na vida de todas as faixas etárias, do ponto de vista econômico. Ela está presente na vida do povo brasileiro. Mas ela tem muito impacto nos estados mais vulneráveis, onde a comunicação é muito pequena. Meu estado, o Maranhão, por exemplo, tem uma cobertura digital muito baixa, o rádio tem impacto muito grande no dia a dia das pessoas. A gente consegue viver experiências muito interessantes. Isso não tem muito tempo. As pessoas ligavam e diziam: “preciso falar com fulano, diz pra ela me ligar aqui”. As pessoas têm no rádio um instrumento de comunicação. Você acaba tendo ali a presença da vida das pessoas no rádio e a sua presença também, como jornalista, como locutora, também na vida dessas pessoas. É meio que uma família.

     

    O rádio é tão forte, que lá atrás, veio a televisão, e diziam: “ o rádio vai acabar”. E o rádio persistiu. E aí vieram as redes sociais, o momento que estamos vivendo hoje. Uma febre. Todo mundo tem um celular em casa, um smartphone, então você consegue se comunicar e o rádio continua muito forte na vida das pessoas. Você pega o carro e o rádio está lá ligado. Digo isso até por experiência própria. Minha filha caçula é cantora e deu uma entrevista em uma rádio, com a música dela tocando. Quando ela foi fazer o primeiro show depois do lançamento da música, o povo já estava cantando. De uma forma tão rápida porque ouviu na rádio. A gente ouviu esse feedback das pessoas ligando pra rádio, a gente ficava com rádio ligado e as pessoas pediam a música. Então o rádio persiste, ultrapassa gerações e permanece na vida das pessoas.

     

    Sou muito feliz de ter trabalhado um bom tempo no rádio, ter vivido essa experiência. A TV também é encantadora, você se envolve, mas o rádio tem um quê diferente, tem uma mágica. Você chega em determinado lugar e as pessoas te imaginam. As pessoas falavam pra mim: nossa Eliziane, você é tão pequenininha, pensei que você fosse enorme. Tinha uma colega que tinha um vozeirão e era bem pequenininha. Eu sou pequena, mas ela era menor. Aí chegavam e ficavam procurando alguém enorme. De repente diziam: “você é pequena, pensei que tivesse 1,80m”. Esse imaginário da população em relação ao rádio é algo encantador. Fico feliz de estar conversando com você e relembrando essa caminhada.

     

    A senhora solicitou um estudo sobre liberdade de imprensa no Brasil. Esse documento foi elaborado e entregue no mês passado. Já teve a oportunidade de analisar os dados? Quais as suas conclusões e o que a senhora irá propor diante dessa realidade?

     

    Existe uma linha muito tênue entre liberdade de expressão, que todos nós defendemos e asseguramos de forma muito clara, e também calúnia, difamação, falsa notícia. Como trabalhar isso? Vejo que entram aí, de forma muito importante, órgãos como a ABERT, órgãos de controle, associações, entidades, que possam estar acompanhando o funcionamento dessa classe de profissionais. Como estar acompanhando, como estar regulando, como estar sendo ao mesmo tempo um olhar vigilante, para que isso não possa acontecer?

     

    O Brasil vivenciou um momento muito triste da sua história, que foi a ditadura militar, a censura foi colocada de forma muito clara. Tivemos mortes, perseguições, torturas, coisas que não podemos, em hipótese alguma, pensar que volte. A gente percebe, às vezes de forma muito clara, a defesa disso, em detrimento da calúnia, da difamação. Temos algo que foi muito caro para o Brasil, que foi a conquista da democracia, a conquista do direito de fala, assegurar a liberdade de expressão. Acho que é desafiador para mim, mas também para órgãos como vocês e outros órgãos que têm papel preponderante nesse acompanhamento.

     

    O pedido que nós fizemos para o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, que, aliás, foi um material riquíssimo, com muita informação, bem embasado e construído, pedimos com essa preocupação. Órgãos como o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, qual a participação, qual o posicionamento para impedir qualquer retrocesso e qualquer situação que venha a coibir a liberdade de expressão no Brasil.

     

    Além da liberdade de imprensa, outro tema que está em voga na comunicação é a proliferação de notícias falsas. Como a senhora lida com a desinformação e de que maneira o Parlamento pode atuar para reduzir a quantidade de informações falsas em circulação?

     

    Na vida, a tecnologia chega e também chegam os problemas. Quanto mais acesso você tem e você consegue fazer o bem, outras pessoas também conseguem fazer o mal. Me preocupa muito a questão das fake news porque elas estão sendo aprimoradas. A velocidade é assustadora. O que acontece hoje daqui a uma semana pode não ser mais. Seis, oito meses atrás você conseguia identificar de uma forma mais fácil uma montagem. Ontem me passaram uma montagem sobre o presidente dos Estados Unidos e eu pensei: ele falou isso? Fiquei chocada. É incrível como isso é desafiador e tem a ver com a vida das pessoas e é na verdade algo criminoso.

     

    Conseguimos evoluir um pouquinho em relação a essa questão da punição na Câmara dos Deputados. Há um endurecimento de pena e isso tem que estar muito claro, porque você destrói vida, família, reputação. E isso, para você recuperar, e às vezes nem reconstrói, porque fica aquela marca. Isso é desafiador para as famílias, a legislação brasileira, para nós da comunicação, porque você fica em uma guerra.

     

    Mas, ao mesmo tempo, a gente continua tendo rádio, os jornais impressos e as TVs como um endossador das notícias verdadeiras. Vou ligar o rádio, ler o jornal e ver se isso é verdade. Temos um fortalecimento dessa imprensa séria no sentido de endossar. Saiu, é verdade. Não saiu, é fake news. Todos nós precisamos nos preocupar e ao mesmo tempo encontrar uma alternativa para isso, fazer mais investimentos em tecnologia. Hoje nós temos em alguns estados brasileiros as delegacias cibernéticas. Isso é uma grande evolução, mas nem todo estado tem. É uma estrutura muito necessária hoje, em função exatamente do uso da tecnologia para cometer crimes.

     

    Uma das suas bandeiras é a ampliação da rede de proteção à mulher e o combate ao feminicídio. Por que estamos vivendo um momento de aumento tão expressivo de crimes contra a mulher e como combater essa realidade?

     

    Evoluímos no Brasil. Temos hoje uma legislação que é importante. Começamos com lei específica, que é a Lei Maria da Penha. Depois, tivemos uma tipificação penal, que foi o feminicídio. Avançamos há 15 dias na garantia de evitar que o crime fosse prescrito. É um crime muito covarde, a mulher ser assassinada pelo companheiro, marido, namorado e aí ele espera um certo tempo, prescreve e fica impune. Isso aí é algo que não mais acontecerá no Brasil, por causa da legislação que acabamos de aprovar.

     

    Agora, ao mesmo tempo, precisamos de duas coisas. Primeiro: o cumprimento dessa legislação. Temos uma média de 4.600 mulheres assassinadas por ano. Se você pega o resultado da aplicação da pena, vai ver que cerca de apenas 1.000 mulheres foram enquadradas na tipificação penal do feminicídio, foram assassinadas pela condição de ser mulher e, na maioria das vezes pelo próprio companheiro. Essa diferença de 3.500 mulheres é muito alta. Por isso criamos esse novo tipo penal.

     

    Agora, infelizmente está havendo, ainda de forma muito paulatina, muito lenta, o sentimento de que a magistratura brasileira tem que entender que esse crime tem que ser punido e nós precisamos usar aquilo que temos na legislação.

     

    O segundo problema que temos no Brasil, que tem uma relação ou ocasiona isso, é a falta de estrutura dos estados brasileiros para o recebimento desse agressor e também para dar o acompanhamento a essa vítima. Criar um ambiente mínimo de sobrevivência dessa mulher em relação às suas famílias. Não temos, por exemplo, quantidade de suficiente de delegacias especializadas na mulher. A maioria aglutina outra área de atuação, que é criança e adolescente. A ação tem que ser direcionada, tem que haver uma delegacia para cuidar da mulher e outra pra criança, até por conta do acúmulo de inquéritos.

     

    Nem sempre as equipes são capacitadas para fazer acolhimento.

     

    Vamos pegar um caso bem típico. Uma mulher que foi estuprada. Você pega uma menina mais jovem. Quando ela passa para fazer o exame de corpo de delito, não tem acompanhamento adequado. Às vezes é um homem. Nada contra o homem, mas às vezes é um homem que não tem a qualificação adequada para fazer aquele tipo de atendimento. Então, a mulher, que é vítima, passa a ser revitimizada. Isso é um problema rotineiro no Brasil. Não há centro de perícia técnica que tenha condição mínima de fazer o atendimento a essa mulher. Então ela fica com medo de fazer a perícia. Precisamos ter, além da delegacia, precisamos ter um pessoal qualificado para esse recebimento. Tem que ter a delegacia, mas também tem que ter a promotoria especializada, o juizado especializado, para eu ter, de fato, ao final, a conclusão e a aplicação dessa pena.

     

    Isso, infelizmente, não existe. Você conta, no Brasil, a quantidade de varas especializadas. Melhoramos a legislação, precisamos trabalhar a conscientização da magistratura brasileira e trabalhar o mínimo possível de reestruturação orçamentária. Você dá prioridade quando você prioriza no orçamento. A gente pega as peças orçamentárias estaduais, federais e municipais e elas pouco têm direcionamento para essas áreas. Você faz um aprofundamento, aí vem o recrudescimento, aí vem a ampliação, infelizmente, de casos de violência. A ação tem que ser transversal. Ela tem que começar e finalizar a partir do primeiro passo, que é a conscientização, no momento da denúncia, e depois seguir, até o final. Esse caminho é muito longo.

     

    Se você tem um ambiente de violência, vai desencadear uma série de outros problemas. Vai ter problemas com os filhos, vai trazer problemas emocionais para esses meninos, que ao mesmo tempo não vão ter rendimento escolar, podem ficar vulneráveis, podem ter prejuízos grandes, não só naquele momento, mas para a vida toda. A gente precisa trazer o ambiente seguro para garantir aquilo que está na Constituição: a criança ter amor, proteção, ambiente salubre e adequado para sua sobrevivência. 

     

     

    eliziane gama edit

    A disseminação de informações, com o avanço tecnológico, trouxe à tona também a difusão de notícias falsas. Essa dualidade serve como base para o livro “Pós-Verdade e Fake News – Reflexões Sobre a Guerra de Narrativas”, livro de 128 páginas lançado pela editora Cobogó.

    A obra reúne artigos organizados pela jornalista Mariana Barbosa. O educador, jornalista e consultor da rede Educamídia, Alexandre Le Voci Sayad, assina um deles. Além dos artigos, o livro traz entrevistas exclusivas com o cientista político americano Peter Warren Singer e a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo.

     

    livro fake news edit

    Questões como a transparência de preços, assimetria em ambientes de compra digital e remuneração das agências pela intermediação de mídia vêm pautando os debates do Comitê Técnico Digital (CTD) do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

    Durante a última reunião, realizada no mês de novembro, os representantes validaram a Resolução 01/2019, aprovada em julho passado, que define como veículo de divulgação/comunicação todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes da sua capacidade de transmissão de mensagens publicitárias.

    Concordaram também que o CENP é o fórum adequado para o debate de qualquer ajuste normativo, em termos de autorregulação, que promova melhorias para o mercado brasileiro de publicidade, por reunir as representações nacionais de anunciantes, agências e veículos.

    Na mesma linha, recentemente, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que modifica a chamada Lei do Direito de Resposta. A alteração propõe equiparar a internet e suas aplicações aos meios de comunicação social, incluindo postagens realizadas pelos usuários. O próximo passo é a apreciação da matéria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

    A importância do rádio no interior do Brasil, expectativas para o Congresso Nacional em 2020 e a democratização de aparelhos celulares com chip FM. Estes foram alguns dos temas abordados pelo deputado Bosco Saraiva (Solidariedade - AM) durante entrevista concedida à ABERT, na quinta-feira (21). Leia os principais trechos da conversa. A íntegra pode ser acessada aqui.

    - O senhor é um dos vice-presidentes da recém-criada Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão. Por que o senhor achou importante se juntar a essa iniciativa?

    É fundamental que a gente continue avançando nesses processos de comunicação com o nosso povo. As redes sociais apresentaram novas ferramentas, um avanço, uma comunicação muito rápida, muito presente. O mundo mudou muito em relação a isso. No entanto, nosso país ainda carece de muita cobertura de internet e o rádio continua sendo, para mim, o mais importante veículo de comunicação, especialmente de quem está no interior do país, como é o caso do meu estado, o Amazonas. As regiões urbanas são muito afastadas uma da outra. É muito comum a gente não medir a distância entre um município e o outro, a gente mede por tempo, e ainda é tempo de barco. Porque no estado ou você vai de barco ou de avião, e com a carência que tem no momento a aviação na Amazônia como um todo, a alternativa é viajar de barco. São poucos aqueles que conseguem fazer suas viagens de avião. Então nós estamos em um tempo em que o tempo é medido em dias e a comunicação é feita por esse importante veículo que é o rádio.

    - A Frente foi criada com mais de 250 assinaturas e já surgiu como uma das maiores da Câmara. Que assuntos, que temas o senhor acha que são prioritários para a radiodifusão e devem ser debatidos entre os parlamentares da Frente?

    Estamos falando do Brasil. Já temos mais de 250 assinaturas e a tendência é crescer cada vez mais, porque todos querem participar desse processo de comunicação. O que está na pauta de todos é a facilitação das comunicações através das ondas de rádio. Isso aí é o que tem presidido as conversas, pelo menos daqueles que conversam comigo diariamente a respeito do assunto.

    - O senhor preside também a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados, que aprovou recentemente o projeto sobre a obrigatoriedade de ativação do chip FM em aparelhos celulares brasileiros. A expectativa é a apreciação dessa matéria em breve pela CCJ. Que expectativa o senhor tem em relação a essa medida? Qual a importância?

    Pessoalmente, me interessei muito por esse projeto. Você está sempre preocupado com a sua aldeia. Todos nós somos assim. A gente tem em mente aquilo que é o nosso dia a dia, nosso cotidiano na região onde a gente mora. É evidente que o avanço da cobertura da internet e a possibilidade de ter o chip já inserido, sem a necessidade de aplicativos, foi coisa que me chamou atenção. O projeto já tramitava e a gente pôde, não com muita facilidade, aprovar na nossa comissão neste ano, o que já considero um ganho para o setor. E agora toda a Frente fará um grande esforço no sentido que ele tenha aprovação também na CCJ.

    - Algumas discussões são muito esperadas na pauta da Câmara dos Deputados, como as reformas tributária e administrativa. Na sua opinião, quais são as pautas prioritárias na Casa e em que momento de articulação elas se encontram?

    Teremos um ano muito complicado, é ano de eleições municipais. No segundo semestre, o Brasil ficará voltado para a renovação das prefeituras e câmaras municipais. No primeiro semestre, minha esperança é que nós possamos finalizar o debate com relação às reformas que são necessárias: a reforma tributária está na pauta, e a reforma administrativa. Essa reformulação do Estado é fundamental. Tudo isso só será possível no primeiro semestre do ano que vem. Eu espero que ela tenha mais velocidade do que teve neste ano. Este ano, graças a Deus, o Congresso conseguiu concluir a Reforma da Previdência, que era uma medida de ajuste do Estado. Ela resulta muito pouco naquilo que é a expectativa da população brasileira, que é a criação de emprego, o retorno da possibilidade de os postos de trabalho serem reabertos. Pelo menos para esses 12, 13 milhões que estão à margem do mercado formal. É um número muito grande de pessoas, são nossos conterrâneos, compatriotas que estão sem atividade profissional, e isso é muito ruim para o país. No entanto, essas medidas que se apresentam trazem a esperança de que esse crescimento e a reocupação dessa mão de obra possa ser retomada. Eu tenho esperança, portanto, que as votações sejam mais céleres do que este primeiro ano. Essa turbulência é natural, é um primeiro ano de Congresso renovado, novo presidente, uma nova mentalidade, a mudança de um pensamento socialista para um pensamento liberal, a partir do Executivo. Tudo isso causa um impacto e essas dificuldades que aconteceram esse ano no Congresso encaro com muita naturalidade. São eventos naturais de um primeiro ano de Congresso renovado. Espero que no primeiro semestre do ano que vem o Congresso possa ser mais célere na apreciação das matérias.

     

    bosco saraiva

    Duzentas e oitenta emissoras de radiodifusão de Santa Catarina lançaram na quinta-feira (21) o movimento de valorização da mídia “Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV”. A campanha, criada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), prevê ações coletivas e produção de conteúdo editorial unificado.

    Um spot de 60 segundos foi veiculado pelas rádios, enquanto as TVs que aderiram à campanha exibiram um vídeo com duração de dois minutos.

    Comerciais e peças para redes sociais sobre a participação do rádio e da televisão no desenvolvimento econômico de Santa Catarina e nos grandes eventos climáticos do estado fazem parte do material de divulgação.

     

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    O Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) lançou, na quarta-feira (20), em Brasília (DF), o livro “Publicidade e Liberdade de Expressão: a defesa do direito de anunciar”, de autoria do advogado e professor de Governança Corporativa do Ibmec-SP, Marco Antonio da Costa Sabino.

    Dirigido a acadêmicos e profissionais do setor jurídico, o livro aborda o direito de anunciar e orienta os consumidores quanto ao direito à informação sobre os produtos disponíveis no mercado.

    Sabino apresenta ainda o histórico da tutela da liberdade de expressão nos Estados Unidos. “Esses temas são pouco debatidos com profundidade no Brasil e a livre expressão do pensamento é um direito consagrado, que deve ser respeitado em todas as suas formas”, defende.

    Para o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, os anúncios publicitários são vitais para a manutenção da liberdade de imprensa. “A publicidade é uma manifestação do pensamento, uma atividade intelectual e artística que realiza o direito de informar do anunciante e do cidadão de ser informado. Ela é saudável para o mercado e gera uma concorrência sadia, concretizando a livre iniciativa”, afirma.

    As emissoras de rádio e TV de São Paulo terão uma linha de crédito especial no valor de R$ 21 milhões para financiamento de projetos de modernização, compra de máquinas e equipamentos e para conclusão da migração do AM para FM. Também os projetos de melhoria de eficiência energética serão contemplados com os recursos.

    Em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), foram assinados os primeiros contratos de crédito às emissoras ligadas à Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP).

    O presidente da AESP, Rodrigo Neves, ressaltou a celeridade da atual administração para firmar o financiamento. “Assinamos hoje o que o governador (João Doria) conseguiu destravar e estava acordado nos últimos cinco anos.”

    Em discurso, o governador de SP João Doria disse que “o mundo da comunicação é empreendedor e isso gera confiabilidade. A essência de uma democracia está em seu povo e sua comunicação. Não há democracia sem comunicação, jornalismo livre e respeito à crítica e ao contraditório”, acrescentou Doria.

    Emissoras com faturamento anual entre R$ 81 mil e R$ 300 milhões, instaladas no estado e regulares no âmbito fiscal e de crédito, são aptas a contratar o financiamento. As taxas anuais partem de 2% mais Selic, com quitação em até 120 meses e carência de até 30 meses. Também é possível contratar fundo para a composição de garantias.

     

    O diretor regional do Grupo RIC, Silvano Silva, foi eleito, nesta quinta-feira (21), presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), para o triênio 2020/2022. Atual vice-presidente Jurídico da entidade, Silva substitui Marcello Corrêa Petrelli, que já ocupou a presidência da ACAERT em duas ocasiões.

    Em assembleia geral, realizada em Florianópolis (SC), a ACAERT também escolheu a nova diretoria (aqui).

    Catarinense de Itajaí, Silvano Silva está na radiodifusão desde os 13 anos de idade, com atuação em várias emissoras de rádio de Balneário Camboriú e Blumenau.

    É diretor da RIC em Blumenau, Itajaí e Joinville desde 2000. Atua como dirigente da ACAERT desde 1995.

    Os radiodifusores de todo o Brasil esclareceram as dúvidas relacionadas à pós-outorga – como renovação, migração (AM-FM), alterações contratuais e estatutárias e assentimento prévio – durante o curso de ensino a distância (EaD), na quarta-feira (20). O curso online teve a participação da coordenadora de pós-outorga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luciana Maria Monteiro de Lima.

    No EaD promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Luciana confirmou a possibilidade de um novo prazo para as emissoras interessadas em migrar do AM para FM.

    “Temos uma boa notícia. Estamos trabalhando em duas novas normas. Quem fez o pedido de migração e não conseguiu pagar o boleto vai ter uma nova oportunidade e paralelamente estamos trabalhando em um decreto para um novo prazo, uma nova janela de migração”, explicou.

    Também participaram do curso online o diretor técnico da AERP, Roberto Lang, e o presidente eleito da associação paranaense Michel Micheletto.

     

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    A audiência da TV aberta no Brasil vai muito bem, obrigado. Dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), medidos pela Kantar Ibope Media, indicam que, em outubro, mais de 70% dos aparelhos de TV sintonizaram apenas os canais abertos na chamada faixa comercial, entre 7h e 0h. As informações foram publicadas pelo portal UOL.

    A medição indica o chamado share, representatividade de cada TV no conjunto de todos os aparelhos ligados nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Este universo de medição corresponde a 25,4 milhões de domicílios.

    Mesmo diante do crescimento de novas plataformas de comunicação, como streaming e internet, especialmente entre a população mais jovem, o levantamento demonstra a importância do veículo no cotidiano do brasileiro. As novidades tecnológicas não afastaram o telespectador de seu aparelho de TV. Pelo contrário. Agora, ele assiste ao conteúdo das emissoras enquanto repercute o assunto nas mídias digitais.

    "O alcance das emissoras de TV aberta se traduz em liderança de mercado e, consequentemente, maior investimento publicitário", afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    No primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou cerca de R$ 3,8 bilhões. Deste montante, a TV aberta atraiu quase 55% do total.

    "Com capacidade de inovação e investimento constante, o setor continuará apontando para o futuro, no conceito atual de convergência tecnológica e conteúdo multiplataforma", conclui Flores.

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