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    Os ataques e agressões aos profissionais e veículos de comunicação em 2019 serão conhecidos na próxima quarta-feira (11), durante lançamento do Relatório da ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, na sede da Associação, em Brasília.
    Nesta edição, além dos casos presenciais de agressões, ofensas e intimidações, o relatório traz um estudo sobre os ataques virtuais a jornalistas, prática constante e bastante disseminada nas redes sociais ao longo do ano.


    Cartilha
    Governo publica cartilha de proteção aos jornalistas
    O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicou, na terça-feira (3), uma cartilha com normas para a proteção dos direitos humanos dos jornalistas e de outros profissionais de comunicação.
    Entre os pontos defendidos na cartilha estão os direitos à integridade pessoal e à liberdade de expressão no jornalismo, além da prevenção de crimes e a proteção de pessoas atacadas no exercício da profissão.

    Uma das principais orientações da cartilha considera “essencial” que autoridades reconheçam publicamente “o valor do jornalismo e da comunicação, mesmo em situações em que a informação divulgada possa ser crítica ou inconveniente aos interesses do governo”.

    Os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional foram eleitos na terça-feira (3), em reunião conjunta. O órgão é composto por 13 titulares e 13 suplentes, com mandato de dois anos.

    As vagas no CCS se distribuem da seguinte forma: três membros representam empresas de rádio, televisão e imprensa escrita, um representa a categoria de engenheiros especializados em Comunicação Social, outros quatro defendem os interesses das categorias profissionais e os cinco restantes, da sociedade civil. Sugeridos por entidades representativas dos setores de Comunicação Social e da sociedade civil, os nomes são eleitos por parlamentares das duas casas.

    As reuniões ocorrem na primeira segunda-feira de cada mês, no Senado Federal.

    Previsto na Constituição (Art. 224), o conselho é um órgão auxiliar do Congresso Nacional, que realiza estudos, pareceres e outras solicitações encaminhadas pelos parlamentares sobre liberdade de expressão, monopólio e oligopólio dos meios de comunicação e sobre a programação das emissoras de rádio e TV.

    Com informações Agência Senado

    A senadora Daniella Ribeiro (PP-GO) foi eleita, na quarta-feira (4), por aclamação, para a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Ela substituirá o senador Vanderlan Cardoso (GO), que trocou o PP pelo PSD. Como o cargo pertencia ao PP, houve a indicação de outro parlamentar do mesmo partido.

    Daniella Ribeiro foi relatora do PLC 79, que resultou na alteração da Lei Geral de Telecomunicações, sancionada em outubro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

    De acordo com a nova presidente, apesar do ano eleitoral, a CCT terá discussões importantes, como projetos que alteram a Lei do SeAC e o leilão para a implantação da rede 5G no Brasil.

     

     

    senadora daniella ribeiro

    A AIR (Associação Internacional de Radiodifusão) elegeu, por aclamação, o empresário Eugênio Sosa Mendoza (Clarín) como novo presidente da entidade para o biênio 2020-2021. Ele substitui o salvadorenho José Luiz Saca, que assumiu a 1a vice-presidência da associação. A eleição aconteceu na quinta-feira (5), durante a 47a Assembleia Geral da AIR, em Santa Cruz, no Chile. A AIR representa 17 mil emissoras de rádio e TV das três Américas.

    No discurso de posse, Sosa Mendoza defendeu a discussão de uma agenda de sustentabilidade da radiodifusão, de desafios tecnológicos e de simetria regulatória, além do acompanhamento constante da questão da liberdade de imprensa e de expressão.

    Entre os dias 2 e 5 de março, mais de 30 empresários e representantes da radiodifusão de 12 países discutiram a situação da violência contra jornalistas e veículos de comunicação de cada país. Foram aprovados vários manifestos contra a violação de direitos humanos e à liberdade de expressão em países como Nicarágua, México, Honduras e Venezuela.

    A ABERT esteve representada pelo presidente Paulo Tonet Camargo e pelos conselheiros Roberto Franco e Flávio Lara Resende.

    Em um dos painéis sobre as conquistas e desafios do setor de radiodifusão, Tonet
    apresentou um balanço do encontro "Rádio: mercado em sintonia", promovido pela ABERT em setembro de 2019 e voltado para o mercado publicitário e de anunciantes. Falou ainda sobre o projeto que obriga a inserção e ativação do chip FM em todos os celulares fabricados e montados no Brasil. "É uma das prioridades da ABERT, que tem atuado junto ao governo federal e ao Congresso Nacional para que o projeto seja aprovado nos próximos meses. A população brasileira, em especial a de baixa renda, não pode depender de internet para ter acesso à programação do rádio FM no celular. Ter a função FM no celular não aumentará o preço do aparelho e será um grande aliado da população", afirmou Tonet.

     

     

    AIR edit

    Ainda dá tempo de se inscrever para o primeiro curso de ensino a distância (EaD) de 2020 que acontece na próxima quarta (11), às 16h. Para mais informações e inscrições é só acessar o link https://aerp.org.br/ensino/lucratividade-e-a-arte-de-dar-menos-desconto/

    Marcelo Caetano – autor, consultor, palestrante em vendas e sócio do Grupo VendaMais – vai abordar sobre gestão de vendas, como aumentar os resultados diminuindo os descontos e qual a melhor forma de conduzir o cliente por um processo inteligente de perguntas que o levará a tomar a melhor decisão, e não a mais barata.

    Gratuitos
    Os cursos online, frutos da parceria entre a ABERT e a Associação Paranaense de Emissoras de Rádio e Televisão (AERP), são gratuitos. Em ambiente virtual, os participantes podem enviar em tempo real as perguntas, que serão respondidas por especialistas renomados.

    Profissionais de rádio e TV, órgãos reguladores e autoridades participaram do II Fórum Nacional da Radiodifusão promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), na última quinta (5), em Brasília. A ABERT participou dos debates de dois painéis: novo regulamento da radiodifusão e negócios na televisão digital.

    Elifas Gurgel, secretário de Radiodifusão, abriu o evento ressaltando a importância do setor e aproveitou a ocasião para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ainda na abertura, o o ministro MarcosPontes afirmou que, atualmente, não basta só entender as evoluções tecnológicas do setor de radiodifusão.
    “A regulamentação merece atenção constante. E só vamos fazer essa atualização dialogando diretamente com os radiodifusores. É preciso desburocratizar para quem produz e oferecer qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou.

    No painel sobre o novo regulamento da radiodifusão, o engenheiro André Cintra, diretor de Rádio da ABERT, apresentou dados e ressaltou os desafios para a conclusão do processo de migração AM/FM. Do total de 1.781 outorgas, há 1.659 pedidos de migração AM/FM, sendo que no decorrer do processo, 1.263 canais foram incluídos no plano básico. Desses, somente 809 contratos foram firmados, o que pode ser explicado por diversos motivos como, por exemplo, radiodifusores que não estão com a documentação em dia e o alto custo da migração.

    Já Ana Eliza Faria e Silva, diretora de Regulação da TV Globo, representou a ABERT no painel sobre novos negócios em televisão digital. Durante a apresentação, a engenheira apontou rumos para a TV do futuro. Qualidade, flexibilidade e interatividade são algumas das características que ela considerou essenciais para garantir uma melhor experiência dos telespectadores. “Precisamos construir bases eficientes e flexíveis que nos permitam acompanhar a evolução tecnológica”, destacou.

    Para conferir os vídeos da transmissão do evento é só acessar o link https://www.youtube.com/user/ascommcti

    Crédito foto (1): José Cruz / Agência Brasil 

     

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    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, representou a associação, em nome do presidente Paulo Tonet Camargo, durante sessão solene no Congresso Nacional realizada em comemoração aos 70 anos da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). A sessão contou com a presença de parlamentares, autoridades públicas, da diretoria da ABAP Nacional e representantes e lideranças do setor da comunicação brasileira e foi conduzida pelo deputado Kim Kataguiri (Democratas-SP).

    Em seu discurso no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, Cristiano Flores ressaltou o compromisso da ABAP com o crescimento sustentável do mercado da publicidade, importante indutor do desenvolvimento do país. “A publicidade é um vetor essencial para o livre mercado, para concorrência leal, gerador de renda e de milhares de emprego. E o mais importante: ao viabilizar o negócio mídia, promove o entretenimento, o esporte e o jornalismo, vitais para garantia de uma sociedade plural e bem informada”.

    Cristiano Flores ainda destacou que “se engana quem pensa que a missão institucional da ABAP é singela”, ainda mais diante dos desafios enfrentados pelo setor. “Ataques à publicidade responsável são recorrentes. Nunca foram tão sofisticados, plurais e difusos. Além do tradicional enfrentamento aos discursos ideologizados que pretendem banir, como se isso fosse constitucionalmente possível, determinados tipos de publicidade, como é o caso de produtos e serviços voltados ao público infantil, discute-se também temas que envolvem grandes conglomerados de tecnologia. Muito embora sejam remunerados por anúncios publicitários, tais quais verdadeiras empresas de mídia, esses grupos transnacionais relutam de forma sistemática em se submeter às regras de ética e compliance que regem nosso mercado”, acrescentou.

    ABAP
    Criada em 1949, a ABAP defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. A associação está presente em 13 estados do país e é a maior organização do setor na América Latina.

    Dentre as realizações da entidade estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC).
    Além disso, a ABAP inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.

    Na foto (2): à esquerda, Márcio Maciel (Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ABERT), Fernando Vieira de Mello (Diretor de Relações Internacionais do Grupo Globo), Mario D'Andrea (presidente da ABAP) e Cristiano Flores (diretor geral da ABERT). 

    Confira a sessão solene na íntegra: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/59401

    Crédito foto 1: Jhonatan Vieira

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    Empresários de rádio e TV das três Américas estarão reunidos, entre os dias 2 e 5 de março, na 47ª Assembleia geral da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), que acontece na cidade chilena de Santa Cruz.

    O encontro terá a presença do diretor do Grupo Ipsos Chile, Marco Tapia, empresa internacional especializada em pesquisa de mercado. Na conferência “Rádio, audiências e métricas para as medições”, Tapia apresentará as metodologias utilizadas pelos meios de comunicação social, em particular, pelo setor de radiodifusão, e os últimos estudos sobre a eficiência das campanhas publicitárias em rádio.

    Tapia foi o responsável pela implementação de vários estudos sobre a indústria da comunicação no Chile e em países do Cone Sul.

    Argentino deverá comandar AIR

    Durante o encontro em Santa Cruz, a AIR elegerá ainda o próximo presidente da associação.

    Em maio de 2019, durante reunião do Conselho Diretor da AIR, em Montevidéu (Uruguai), o empresário argentino e secretário do Conselho Diretor da ARPA (Asociacion Radiodifusoras Privadas Argentinas), Eugenio Sosa Mendoza (Grupo Clarín), foi indicado para a presidência da AIR para o biênio 2019-2021.

    A eleição aconteceria em novembro, no Chile, mas foi adiada por causa da convulsão social que dominou o país à época.

    Se eleito, Sosa Mendoza deverá substituir o salvadorenho José Luiz Saca, que foi reconduzido à presidência da AIR em 2017.

    A ABERT é associada à AIR, organização fundada em 1946 que representa mais de 17 mil emissoras privadas de rádio e TV nas três Américas e que tem por missão a defesa da radiodifusão privada e da liberdade de expressão e do pensamento.

    A programação de cursos de ensino a distância (EaD) para o ano de 2020 já tem data para começar. A primeira edição será no dia 11 de março, às 16h, e abordará a gestão de vendas, com enfoque especial no aumento da lucratividade.

    O convidado para ministrar a palestra é o consultor, palestrante e escritor Marcelo Caetano. Sócio do Grupo VendaMais, Caetano ensinará técnicas para auxiliar clientes a tomar a melhor decisão para a condução dos negócios.

    Gratuitos, os cursos são fruto de parceria entre a ABERT e a Associação Paranaense de Emissoras de Rádio e Televisão (AERP). Em ambiente virtual, os participantes podem enviar em tempo real suas perguntas, que serão respondidas por especialistas renomados.

    Informações e inscrições pelo link: https://aerp.org.br/ensino/lucratividade-e-a-arte-de-dar-menos-desconto/

     

    Em sessão solene na terça-feira (3), a Câmara dos Deputados fará uma homenagem à ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) pelos 70 anos de fundação.
    Considerada a maior entidade do segmento na América Latina, a ABAP tem hoje cerca de 200 agências associadas, distribuídas pelas filiais em 13 estados do país e que representam mais de 70% de todo o investimento publicitário brasileiro em mídia.

    Fundada em agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto ao mercado em geral, governo e opinião pública, a ABAP é, de acordo com o presidente da entidade Mario D’Andrea, “mais do que uma entidade de representação de um setor, ao se transformar em um farol para as empresas de propaganda, apontando novos rumos e se antecipando às inovações”.

     

    Realizado em 5 de março, o II Fórum Nacional de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) será realizado no Teatro Poupex, no Setor Militar Urbano, em Brasília (DF). A ABERT participará de dois painéis que integram a programação, prevista para ocorrer entre 8h e 18h30.

    Às 11h40, a entidade participará de debate sobre novo regulamento da radiodifusão, processo de migração de rádios, prazos, desafios e canalização da faixa estendida. A mediação ficará por conta do superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Oliveira Caram Guimarães.

    Em sua segunda participação, prevista para 14h40, a ABERT debaterá temas relacionados à televisão digital no Brasil, como sua consolidação, e a implementação do Ginga D, sistema de interatividade da TV digital. Além da participação das entidades de defesa dos interesses da radiodifusão, a rodada de diálogos reunirá representantes do ministério e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

    Também serão debatidos temas como perspectivas para 2020, assinatura de contratos de outorga e liberdade de imprensa, entre outros. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://forumnacionalderadiodifusao.mctic.gov.br/

    Veja a programação completa em :
    http://www.abert.org.br/pdf/programacao.pdf

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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