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    O Sistema Catarinense de Comunicações (SCC) será homenageado por parlamentares no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (30). A cerimônia também homenageará o comunicador Manoel Corrêa, o Maneca, radialista com maior tempo em atividade em uma emissora no Brasil. Maneca trabalha há 70 anos na Rádio Clube de Lages (SC).

    O presidente do SCC, Roberto Amaral, ressalta a importância da homenagem no Congresso Nacional.

    “A Câmara dos Deputados é a Casa que representa o povo. Portanto, nada mais simbólico para um grupo tão próximo da comunidade que uma homenagem como esta. Estamos honrados e felizes por este reconhecimento”, afirma Amaral.

    O grupo é composto pelo SCC/SBT, Rádios Clube e Massa FM de Lages, Rádio Gralha de Urubici, e empresas como DITEC, Animazoo e Fundação Carlos Joffre.

    No requerimento para realização da sessão, o deputado Fábio Schiochet (PSL-SC), destacou que o SCC é “um Grupo moderno, formado por empresas que atuam exclusivamente no ramo da comunicação e que contribuiu diariamente para integrar o Estado de Santa Catarina e construir a identidade catarinense”. Sobre Maneca, o deputado ressaltou tempo de trabalho do radialista é “um recorde incontestável não apenas no Brasil, mas no mundo, reconhecido pelo RankBrasil e Guinness Book (livro de recordes mundiais)”.

    As transformações dos veículos de comunicação na era digital estarão no foco das discussões da conferência "Digital Media Latam", que acontece de 11 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Profissionais renomados de empresas nacionais e internacionais de mídia estão entre os palestrantes confirmados.

    A programação conta com a presença de Juan Pardinas, diretor Editorial Geral do portal Reforma do México, Leanne Gemma, diretora de Produto da empresa de mídia McClatchy dos Estados Unidos, Richard Furness, diretor executivo da Guardian News & Media do Reino Unido, Jean-Luc Breysse, vice-CEO do grupo Fígaro da França e Mitra Kalita, vice-presidente sênior da CNN dos Estados Unidos.

    Durante o evento será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2019.

    Associados da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) têm condições especiais para inscrições. Mais informações no site https://events.wan-ifra.org/pt/events/digital-media-latam-2019-2

    A trajetória de grandes nomes da comunicação no Brasil sempre serviu como inspiração para a obra do professor, consultor e escritor Fernando Morgado. Depois de escrever duas biografias de personagens famosos do setor - a primeira sobre Blota Júnior e a segunda, Sílvio Santos -, Morgado publica a terceira obra, também sobre nomes de destaque do rádio e da televisão, mas com enfoque diferente. Agora, em Comunicadores S.A., o autor lança os holofotes sobre os aspectos comerciais e empresariais de carreiras bem-sucedidas.

    Morgado estruturou a obra em nove capítulos. Oito deles são dedicados aos mais celebrados comunicadores do país: Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Sílvio Santos. Segundo ele, a lista de possíveis personagens é bem mais extensa, mas foi preciso fazer uma rigorosa seleção para não estender demais o livro. “Escolhi como critérios a longevidade da carreira e a relevância das atividades paralelas à TV”, explica.

    Já o capítulo de abertura é dedicado a uma análise do modelo de radiodifusão. “Reflito sobre a importância da credibilidade dos comunicadores na monetização do tempo das emissoras”, ressalta. Nos anexos, Morgado ainda retoma a pesquisa sobre Sílvio Santos e disponibiliza documentos raros, como o contrato que o comunicador estabeleceu com a TV Globo. Na década de 1970, antes de fundar o SBT, Santos alugava boa parte do horário dominical da Globo. Os comunicadores-empreendedores do cenário internacional também ganham atenção especial.

    Após analisar mais de 1,3 mil documentos a respeito de seus personagens, ele encontrou semelhanças nas carreiras das oito personalidades: todos passaram por emissoras de rádio, ainda participam ativamente das decisões comerciais ligadas à imagem e diversificam os investimentos financeiros. “Se pudesse dar uma dica ao leitor, seria essa: cuide não só do aspecto artístico da carreira, mas também do comercial e do empresarial”, afirma.

    Comunicadores S.A. já está disponível nas principais livrarias do país.

    Cerca de 250 empresários e profissionais de rádio e TV, representantes do governo do Rio Grande do Sul, da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participaram, na terça-feira (22), em Canela (RS), da cerimônia de abertura do 25º Congresso Gaúcho de Rádio e TV.  
    Em discurso, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, lembrou os desafios e conquistas do setor e ressaltou a importância da união da radiodifusão.

    “Tenho plena certeza de que é fundamental que as associações estaduais e a ABERT estejam sempre unidas por bandeiras que são de toda a radiodifusão brasileira”, destacou.

    Tonet destacou ainda o papel do rádio e da TV, veículos profissionais, como eficientes meios de combate às notícias falsas.

    “Em tempos de mídias digitais e de desinformação, nosso conteúdo tem cada vez mais confiança da população. Somos a informação certificada, exercida com responsabilidade e o que nos sustenta é a credibilidade construída na permanente busca da verdade”, afirmou.

    Tonet concluiu o discurso lembrando que a “radiodifusão brasileira é uma grande família”.

    “Como toda a família, pode haver divergências, jamais desunião. Precisamos continuar caminhando em comunhão de ideias e ideais, continuar acreditando e ajudando a fortalecer ainda mais o rádio e a televisão aberta no Brasil. Juntos, seremos sempre mais fortes!”, finalizou.

    O presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT), Roberto Cervo Melão, agradeceu o apoio das instituições parceiras para a realização do congresso e falou dos resultados apresentados pelo relatório social da associação, com a doação de R$ 180 milhões em mídia gratuita para campanhas sociais. 
    Representando a Anatel, o conselheiro Moisés Queiroz afirmou que continuará trabalhando pelos interesses do rádio e da TV e destacou a fala do presidente da ABERT sobre a credibilidade do setor. "Sem dúvida nenhuma, a radiodifusão traz o DNA da verdade". 
    O coordenador geral de Outorgas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Samir de Oliveira Cunha, também participou do evento e afirmou que o ministério "vai trabalhar fortemente por mais transparência e agilidade". 
    Já o deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) lembrou o debate sobre as rádios comunitárias e a importância de reavaliar o projeto de lei 10637/18, que prevê o aumento de potência das rádios comunitárias.
    “Autorizar as emissoras comunitárias a ampliar sua potência e a usufruir da publicidade é uma disfunção e vai contra sua natureza constitutiva”, destacou o deputado.
    Organizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), com apoio da ABERT, o Congresso da AGERT também inaugurou a feira de equipamentos destinados ao setor de radiodifusão.

    O diretor-executivo da rádio Banda B, Michel Micheleto, foi eleito, na segunda-feira (21), novo presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). Ele assume o cargo para o biênio 2020-2022. 

    Micheleto destacou que continuará trabalhando pelos interesses da radiodifusão.

    “A paixão pelo rádio e TV deve ser exercida com o objetivo de cada vez mais nos colocarmos a serviço da comunidade, na sua transformação, contribuindo para um mundo melhor”, afirmou.

    Micheleto assume a presidência no lugar de Alexandre Barros, diretor geral do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), que permaneceu no cargo por duas gestões. A posse será no dia 31 de janeiro. 

    A solenidade de abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia levou centenas de pessoas ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na tarde da segunda-feira (21), em Brasília (DF). Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento espera atrair cerca de cem mil aficionados pelo tema ao redor dos 130 estandes montados. A intenção é mostrar como as inovações científicas estão presentes no dia a dia. 

    Em discurso, o ministro Marcos Pontes destacou a importância da aproximação entre ciência e o ambiente escolar para incentivar o interesse das gerações futuras. Ele relembrou um episódio de sua infância em que, ao presenciar uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, conheceu o piloto de um dos aviões e ganhou uma visita guiada pela aeronave. “Para o piloto, eu fui mais uma criança a quem ele mostrou o avião, mas sinto o cheiro do motor até hoje”, ressaltou. 

    O ministro adiantou que o tema escolhido para a semana de 2020 é inteligência artificial. Ele anunciou que, durante sua gestão, o país ganhará oito laboratórios dedicados a este campo de conhecimento. Diante da plateia, Pontes expressou o desejo de transformar o Brasil em potência internacional de lançamento de satélites e anunciou, ainda para este ano, a criação do primeiro laboratório voltado à extração dos minérios grafeno, nióbio e terras raras.

    Enquanto visitava as atrações do encontro, o secretário de Radiodifusão, Elifas Gurgel, afirmou que inspirar as próximas gerações é a principal motivação da semana. “Queremos despertar nos jovens o gosto pela ciência”, reforçou. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, secretários executivos, senadores, deputados e representantes da diretoria do MCTIC.

    ministro marcos pontes

    O secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel, fez uma visita de cortesia à ABERT, na sexta-feira (18). Gurgel foi recebido pela diretoria executiva da Associação e agradeceu pelo apoio na realização da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Criada para estimular a inovação e popularizar o saber científico entre crianças e jovens, o evento será realizado de 21 a 27 de outubro, em mais de 200 cidades do país. A solenidade de abertura ocorrerá na próxima segunda-feira (21), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

    Mais informações: https://snct.mctic.gov.br/

     

    A Frente Parlamentar da Radiodifusão será lançada na Câmara dos Deputados, no dia 30 de outubro. Criada pelo deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP), a iniciativa já conta com 250 assinaturas de apoio e é considerada uma das maiores frentes parlamentares da Casa. A composição será anunciada durante o lançamento, que terá a presença de deputados e representantes de emissoras de rádio e TV.

    Segundo o deputado responsável pela criação, o intuito da medida é defender os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e são de interesse do setor de radiodifusão. “Antes, a articulação ocorria caso a caso. Agora, com o apoio da ABERT, conseguimos fundir o apoio às demandas em uma frente única”, explica.

    Advogado e radialista, Corrêa começou a carreira como deputado estadual e está em seu terceiro mandato na Câmara Federal. Filho de radialista, ele se dedica à radiodifusão, prestando informações sobre direitos do consumidor, dicas de saúde, comportamento e lazer. Já foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Direitos do Consumidor.

    Entre os principais projetos que estarão na pauta da nova frente parlamentar, está a migração das rádios AM para FM, oferecendo melhor qualidade de áudio e transmissão, além de viabilizar a veiculação da programação no celular. Até o momento, 1.670 emissoras já solicitaram a mudança de espectro. Outras bandeiras da frente são a defesa da liberdade de expressão e de imprensa e a redução das assimetrias regulatórias.

    A ABERT poderá subsidiar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no processo que discute se toda publicidade relacionada ao público infantil pode ser considerada abusiva. A decisão sobre a participação da ABERT como "amicus curiae" foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), na quinta-feira (17).

    O processo foi iniciado pela rede Mc Donald's que questionava multa aplicada pelo PROCON por suposta publicidade abusiva. No entendimento do PROCON, a penalidade é devida por considerar que toda publicidade dirigida às crianças é abusiva.

    A ABERT entende que o posicionamento do PROCON é inconstitucional e que somente a publicidade que “se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança” deve ser evitada.

    "A propaganda não pode ser proibida tão somente por dialogar diretamente com os menores de forma lúdica, e sim, se for concebida para explorar a imaturidade infantil para induzir qualquer comportamento inadequado", afirma o gerente jurídico da ABERT, Rodolfo Salema.

    "A ABERT busca contribuir para um debate mais amplo em defesa da liberdade de expressão, garantindo o equilíbrio adequado entre a proteção da criança e do adolescente e a publicidade infantil. A Constituição Federal é clara ao estabelecer que apenas propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais", conclui Salema.

    Jornalistas e especialistas no combate à desinformação digital alertaram nesta quinta-feira (17), em São Paulo, para os perigos do uso de tecnologia na disseminação de mentiras e boatos que tentam desqualificar o jornalismo e o conhecimento científico.

    A advertência foi um dos destaques do seminário “Desinformação: antídotos e tendências”, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), dentro das comemorações de 40 anos da entidade.

    De acordo com os palestrantes, a desinformação é criada para manipular o debate público, ameaçando a democracia.

    Na abertura do seminário, o presidente da ANJ, Marcelo Rech, destacou que o controle das comunicações não é o melhor caminho para o combate à desinformação, muito menos por parte de governos.

    Segundo Rech, “o melhor antídoto à desinformação, no curto prazo, é valorizar e reconhecer o papel da imprensa profissional. No entanto, por buscar a verdade e o acerto, muitas vezes o jornalismo incomoda aqueles que têm seus interesses contrariados”, ressaltou.

    Rech disse ainda que se avizinha a ameaça da desinformação 2.0, com base numa tecnologia cada vez mais avançada, que vai exigir de todos novos remédios e tratamentos inovadores para o enfrentamento do que pode ser “uma epidemia devastadora de falsidades”.

    “Muito já vem sendo feito pelos jornalistas, veículos, instituições e outras organizações para o combate à desinformação. Mas é preciso agora estarmos ainda mais preparados e irmos muito além, para enfrentar e vencer a mentira”, concluiu.

    Durante o encontro, também foram debatidos outros desafios da indústria jornalística, como a busca por mais receitas a partir de assinaturas digitais.

    Ameaça dos vídeos manipulados por inteligência artificial

    Na palestra de abertura do seminário, Sam Gregory, premiado tecnólogo, media-maker, jornalista e advogado, detalhou os riscos dos chamados deepfakes, vídeos manipulados com o uso de inteligência artificial (IA).

    Para Gregory, além do desenvolvimento de tecnologias capazes de acompanhar as farsas digitais, as sociedades precisam desenvolver ceticismo positivo, e isso passa pelo fortalecimento do jornalismo e do conhecimento em geral e das informações específicas para lidar com essa última geração de manipulação.

    "As pessoas não devem ver deepfakes como o fim da verdade, mas precisam se preparar para enfrentar a nova onda de desinformação, e jornalistas, verificadores de fatos e ativistas são pontos centrais nessa tarefa", afirmou.

    Gregory contou que, nos últimos 18 meses, especialistas têm estudado em diferentes países os melhores caminhos para enfrentar deepfakes, o que é possível fazer, quais são as ameaças e como proceder sem pânico. No Brasil, foram elencadas como prioridades a alfabetização midiática (com o rastreamento até a origem do conteúdo fraudulento), melhorar e dar fácil acesso a ferramentas que detectam vídeos manipulados, a capacitação dos jornalistas e o monitoramento do ambiente de desinformação ao redor das deepfakes.

    No entendimento do especialista, o debate sobre o enfrentamento a deepfakes tem de ser global e descentralizado; é preciso garantir que jornalistas tenham acesso a ferramentas contra essas falsidades digitais e, ao mesmo tempo, não se transformem em alvo daqueles que têm interesse em desacreditar os profissionais responsáveis pela verificação dos fatos, criando ambiente ideal para a manipulação por meio da mentira; e responsabilizar as grandes plataformas como Google e Facebook – no Brasil, em especial o WhatsApp, do Facebook.

    Desinformação e as eleições

    No primeiro painel do encontro, "Desinformação nas Eleições", a jornalista Angela Piementa, do PROJOR, destacou as implicações negativas da desinformação para a democracia, tipificadas em três principais eixos: informação incorreta (Mis-Information), quando informações falsas são compartilhadas, mas sem intenção de dano; desinformação, quando informações falsas são conscientemente compartilhadas para causar danos; e mal-informação, quando informações genuínas são compartilhadas para causar danos, muitas vezes através da publicação de informações destinadas a permanecerem privadas.

    Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica, detalhou a atuação do Projeto Comprova durante a eleição de 2018, cujo sucesso permitiu uma segunda edição da iniciativa, em andamento, com a colaboração de mais de 20 redações. Bramatti contou que somente no WhatsApp o projeto reuniu mais palavras do que qualquer livro da série infanto-juvenil Harry Potter, o que dá a dimensão da quantidade de desinformação espalhada nas eleições. O jornalista lembrou ainda do ganho de produtividade nas redações parceiras, que cederam dois a três profissionais e receberam em troca material de mais de duas dezenas de jornalistas.

    *Com informações da ANJ

    O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), sediará a abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na segunda-feira (21), às 16h. Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a cerimônia contará com a participação do ministro da pasta, Marcos Pontes, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A ABERT apoiará o evento.

    Para esta edição, o tema escolhido foi Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. A seleção baseou-se na relação entre a bioeconomia e a agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cidades sustentáveis, mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional são alguns dos assuntos a ser abordados durante a rodada de eventos, que se estende até o domingo (27).

    Segundo o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, “é inegável a relevância desta iniciativa, que conta com o apoio das emissoras de rádio e televisão, por meio da divulgação e cobertura junto aos seus veículos. A ABERT também  participará de uma série de atividades que serão realizadas no estande dedicado à Secretaria de Radiodifusão (SERAD)”.

    Entenda a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    O evento foi criado em 2004, para mobilizar a comunidade, em especial, crianças e adolescentes, em relação à temática científica, enfatizando a criatividade, a inovação e a comunicação. Com o intuito de intensificar e popularizar a programação, o MCTIC encaminhou à Casa Civil um decreto que propõe que todo o mês de outubro seja dedicado à divulgação da ciência.

    Universidades, instituições de ensino e pesquisa, escolas públicas e privadas, museus, entidades científicas, parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos, empresas, órgãos governamentais e representantes do terceiro setor participam das atividades, que serão realizadas em todo o país.

    Entidades ligadas à ciência e tecnologia podem cadastrar as atividades propostas, por meio do link: https://semanact.mctic.gov.br/.  Até o momento, já foram incluídas na programação mais de 3,8 mil atividades, em 214 cidades brasileiras, que debaterão temas variados, como robótica e gerenciamento de resíduos orgânicos. Em Brasília, o público infantil terá acesso à réplica de um laboratório científico. Já o público especializado poderá participar de painéis técnicos sobre a imagem da ciência junto à opinião pública.

    Saiba mais sobre a programação no link: https://snct.mctic.gov.br/programacao/

    SERVIÇO:

    Cerimônia de abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Data: segunda-feira, 21/10

    Hora: 16h

    Local: Palco central do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília – DF

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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