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    Na primeira reunião do ano, a diretoria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT) recebeu, nesta sexta-feira (14), em Osório (RS), a presença do superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, André Machado, e do diretor de publicidade Alexandre Farina.

    Em pauta, as atividades previstas para 2020, o calendário de eventos e a política de publicidade que a AGERT desenvolverá junto às emissoras associadas.

     

     

    agert edit

    O temporal que inundou São Paulo (SP) na segunda-feira (10) causou estragos e paralisou a cidade. Em meio à multidão ilhada, repórteres de rádio e TV utilizaram a instantaneidade dos veículos para alertar o público sobre a situação das vias públicas em tempo real. A maioria das emissoras locais alterou a grade de programação e aumentou o espaço dedicado à prestação de serviços.

    Apresentador de programas de rádio da rede Bandeirantes, Luiz Megale estava a caminho do estúdio quando foi surpreendido pela chuva. Imediatamente, enviou para a emissora de rádio uma foto de seu carro alagado em uma avenida da cidade. A imagem foi publicada nas redes sociais.

    Também funcionário do grupo, o jornalista Rafael Colombo não conseguiu chegar a tempo para participar do programa que apresenta. Quando percebeu que não seria possível cumprir o horário, Colombo fez um flash para justificar a ausência e se desculpar com os companheiros de bancada. Ao longo do dia, diversos profissionais relataram experiências pessoais em meio ao caos paulistano.

    Também em outras emissoras de rádio, a programação foi alterada para dar suporte à população paulistana. O temporal que caiu em São Paulo, em um intervalo de 24 horas, foi o maior registrado nos últimos 77 anos. Nos dez primeiros dias de fevereiro, a cidade ultrapassou a média pluviométrica prevista para todo o mês de fevereiro. A tempestade causou o transbordamento de rios, deixando avenidas intransitáveis e interrompendo a circulação de transporte público. Durante o dia, a prefeitura orientou a todos que ficassem em casa.

    Temporal adia AESP Talks
    Previsto para ocorrer na quarta-feira (12), o evento AESP Talks foi transferido para a terça-feira (18), em decorrência das chuvas que alagaram a capital paulista. O encontro será realizado na Cantina Gigio - rua dos Pinheiros, 355, São Paulo. O encontro AESP Talks está em sua segunda edição reunirá toda a cadeia do setor de radiodifusão para a realização de palestras e debates.

     

    chuva SP edit

    Pesquisa divulgada na quinta-feira (13) pela empresa de cibersegurança Kaspersky mostra como a América Latina lida com as fake news.

    Em média, 70% dos latino-americanos têm dificuldades em reconhecer se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira.

    De acordo com o estudo, o Brasil ainda está mais bem posicionado que os países vizinhos: 62% dos brasileiros não sabem identificar ou não têm certeza sobre a veracidade de uma notícia veiculada na internet; em seguida, vêm os argentinos e colombianos, com 66%, chilenos (70%), colombianos (73%) e peruanos (79%).

    O termo “fake news” é desconhecido por apenas 2% dos brasileiros, enquanto, nos outros países, a média é de 16%.

    O estudo revela ainda que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na internet.

    Para 72% dos entrevistados, as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém.

    Os propagadores de notícias falsas na internet seriam militantes políticos com o objetivo de atacar a reputação de adversários e empresas ou indivíduos que buscam ganhar dinheiro por meio de anúncios enganosos, sobretudo vindos do Google AdSense, ferramenta de publicidade do Google.

    *Com informações Veja

    Em audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), representantes do Yahoo, do Facebook e de associações de empresas nacionais debateram o controle de dados por provedores de internet localizados no exterior.

    Realizado na segunda-feira (10), no STF, em Brasília, o debate foi convocado pelo ministro Gilmar Mendes, relator da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 51, que trata do acordo de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos.

    Representante do Yahoo Brasil, André Giacchetta, afirmou que a empresa adota medidas para atender à legislação nacional, mas recorre a tratados internacionais para garantir que as ordens judiciais para fornecimento de dados sejam cumpridas. Segundo ele, implementar a ordem e coletar os dados fora do território nacional só é possível com a concordância do país onde estão armazenados os dados solicitados.

    Durante o evento, a equipe do Facebook destacou que a empresa está sujeita à legislação dos Estados Unidos sobre proteção de dados e, por este motivo, está proibida de divulgar comunicações entre seus clientes e qualquer outra pessoa sem ordem judicial válida naquele país.

    Para o representante da ABERT, Marcelo Carpenter, o debate sobre as consequências judiciais para as empresas brasileiras com controladores estrangeiros em razão do não fornecimento de dados gera controvérsia sobre a aplicação de leis federais. De acordo com Carpenter, é preciso definir se uma empresa sediada no Brasil com controladores estrangeiros que opte por armazenar no exterior dados sobre conversas ocorridas no país tem o direito de negar o fornecimento de informações solicitadas por via judicial.

    A ABERT defende que as empresas estrangeiras que atuam no Brasil devem respeitar e cumprir as leis e decisões judiciais brasileiras.

    Após intenso trabalho da ABERT, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (12), o relatório da senadora Eliziane Gama (PPS/MA), contrário ao PL 5833/2019, que tornava obrigatória a retransmissão diária de informações oficiais dos Poderes da República pelos canais de TV aberta.

    Na prática, o projeto criaria um programa nos moldes do noticiário “A Voz do Brasil”, no horário nobre, de 18h às 22h, nas televisões abertas.

    Ao apresentar o relatório, Eliziane Gama enfatizou ser inadequado estender a obrigatoriedade para as emissoras de TV, além de considerar que o PL provocaria uma queda na receita publicitária das emissoras.

    "Os Poderes da República já contam com geradoras próprias de televisão em canais abertos e operadoras de TV paga.
    A implantação do novo programa demandaria mais recursos, além de reduzir as receitas atuais, gerando desemprego no setor”, afirma a senadora.

    Com a rejeição, o projeto será arquivado.

    O diretor de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, foi indicado para uma das vagas no Conselho Superior das Normas-Padrão. “A intensa renovação da publicidade não prescinde da autorregulação praticada pelo CENP. É fundamental que anunciantes, agências e veículos busquem permanentemente o aprimoramento do modelo brasileiro de publicidade. O CENP é o melhor lugar para estas conversas”, afirma Schaeffer.

    O Conselho Superior é o principal organismo normativo do CENP e fórum para formular as referências de melhores práticas que contribuam para o desenvolvimento da publicidade brasileira. Presidido por Caio Barsotti, é composto por representantes de agências de propaganda, anunciantes e veículos de comunicação.

     

    Eduardo Schaeffer 2018 edit

    Profissionais do setor de radiodifusão e especialistas em diversas áreas estarão reunidos no 17º encontro regional da Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT). A programação do evento, que será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni (MG), no dia 14 de março, prevê uma série de palestras e workshops.

    De acordo com o presidente da entidade, Luciano Pimenta, esta edição concretiza o projeto de realizar debates e estreitar laços com os profissionais do interior, trazendo para a pauta temas regionais. "Isso faz com que a gente leve para o maior número de pessoas o conhecimento sobre o meio”, destacou.

    A AMIRT espera reunir cerca de 200 participantes de todo o estado.

     

    Para mais informações, acesse: portalamirt.com.br 

     

     

    encontro amirt edit

    Em 13 de fevereiro de 1944, ouvintes de seis países sintonizaram os aparelhos de rádio na frequência da Rádio das Nações Unidas. Na estreia, a emissora gerou conteúdo simultâneo pela primeira vez na história. Em 2011, a Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, proclamou o Dia Mundial do Rádio.

    Celebrada em todo o mundo, a data é utilizada para ressaltar características do meio que o mantêm na preferência do público. Instantâneo e democrático, o rádio entra na casa dos ouvintes, levando serviço, entretenimento e informação. “Longe de se esgotar com o surgimento de novas mídias, o rádio se renova ao se adaptar a elas. Hoje, está presente em todas as mídias digitais e vem conquistando a audiência do público jovem”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, em mensagem divulgada nas redes sociais.

     

     

    Pesquisas internacionais apontam que o rádio segue firme na preferência de ouvintes.

    Representante da Rádio Cultura de Leme (SP), Paulo Sérgio Ribeiro aproveitou o dia para comemorar a evolução do meio em pesquisas realizadas em todos os continentes. “O rádio voltou a crescer graças às redes sociais que o levam cada vez mais longe, sem aumento de custos, favorecendo artistas, anunciantes e o próprio meio”, destacou.

    Coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, o tenente-coronel Godinho ganhou notoriedade ao enfrentar tragédias como o rompimento de barragem em Brumadinho e as fortes chuvas que castigaram Belo Horizonte recentemente. Para ele, o rádio é imprescindível no momento de alertar comunidades sobre situações de emergência. “O rádio diminui a distância entre o serviço público para salvar vidas e a população”, destaca.

    Rádio e Diversidade

    Em 2020, o tema da data é “Rádio e Diversidade”, para realçar a capacidade deste meio de comunicação de promover a pluralidade e permitir que várias vozes possam interagir, ser representadas e ouvidas.

    Em mensagem enviada às rádios, o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), José Luis Saca, destaca o papel do rádio independente e plural e parabeniza os profissionais que fazem do meio uma fonte de notícias e entretenimento.

     

    A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realiza, na próxima quarta-feira (12), mais uma edição do AESP Talks – “Encontro de profissionais”. Comandado por Rodrigo Neves, presidente da associação, o evento contará com a participação de radiodifusores e convidados especiais.

    O encontro começa a partir das 9h e será realizado na Cantina Gigio, na Rua dos Pinheiros, 355, na capital paulista. Para conferir a programação completa, acesse http://www.aesp.org.br/noticias_view_det.php?idNoticia=9099.

    A Justiça Federal acatou ação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e suspendeu as atividades da emissora de rádio comunitária Jaciobá FM, com sede em Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas.

    A emissora estava no ar desde 1996 e operava com uma potência de 931 watts (W). O artigo 1º da Lei 9.612, que regulamenta o funcionamento das rádios comunitárias, define a baixa potência em, no máximo, 25 W. Em 2007, a emissora chegou a ser fechada, mas entrou com um mandado de segurança, pedindo liminar para garantir o funcionamento.

    De acordo com a fiscalização da Anatel, a emissora teria anúncios pagos, prática vedada pela mesma lei.

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      Email: abert@abert.org.br

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      Telefone: 08009402104

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