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    Os 22 anos da Agência Nacional de Telecomunicações foram comemorados em cerimônia realizada na sede da Anatel, em Brasília, na terça-feira (06). Durante a solenidade, a Anatel homenageou o conselheiro Aníbal Diniz, que concluiu o mandato no Conselho Diretor da Agência. Para a vaga deixada por Diniz, foi indicado o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Carlos Baigorri. A indicação de Baigorri ainda depende de aprovação do Senado Federal.

    A um ano das eleições municipais de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha de conscientização e orientação aos 145 milhões de eleitores que irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nas suas cidades.

    O material está sendo divulgado mensalmente pelo TSE desde outubro e está disponível para veiculação gratuita pelas emissoras de rádio e TV interessadas em colaborar com a campanha.

    Cinco filmetes de 1’30” para redes sociais (aqui) explicam os tipos de eleições existentes no Brasil, as funções de prefeitos e vereadores, a importância de fiscalizar o trabalho e as promessas dos políticos eleitos e também como regularizar a situação eleitoral.

    Spots de 30” e 15”(aqui) e vídeos (aqui) da série “Minuto da Checagem” foram produzidos, com esclarecimentos sobre notícias falsas e a importância de não compartilhar qualquer conteúdo sem verificar a fonte e a veracidade da informação.

    A primeira edição explica que a desinformação pode vir de todos os lados, até mesmo de um familiar, por exemplo. Já a segunda, fala sobre como os criadores de informações falsas utilizam manchetes apelativas que chamam a atenção e levam as pessoas a repassarem o conteúdo antes de checar.

    O mote é: “Na dúvida, não compartilhe. Não faça parte da corrente da desinformação. Você é responsável pelo que compartilha”. 

    A ABERT apoia a iniciativa do TSE e é uma das 40 instituições parceiras do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, que recebeu a adesão de segmentos da imprensa, provedores de internet, agências de checagem e partidos políticos.

    De acordo com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, “são sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à execução das atividades a ela incumbidas e aos atores envolvidos”. A ministra ressalta que a “Corte Eleitoral tem atuado firmemente dentro dos limites de suas atribuições para reduzir os impactos causados por esse fenômeno”. 

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello será o homenageado do Prêmio “ANJ de Liberdade de Imprensa 2019”, pelo engajamento no livre exercício da liberdade de imprensa e do jornalismo independente. A solenidade de entrega do prêmio será realizada, na segunda-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ). O evento integra as comemorações dos 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ),completados em 17 de agosto, e será parte da programação da conferência Digital Media Latam 2019, realizada de 11 a 13 de novembro.

    Participarão da cerimônia o presidente da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), Fernando de Yarza López-Madrazo, o presidente da ANJ, Marcelo Rech e do vice-presidente da ANJ, Francisco Mesquita Neto. A moderação será feita pela jornalista e colunista da TV Globo, Miriam Leitão. Falecidos em 2019, os jornalistas Ricardo Boechat e Clóvis Rossi também serão homenageados.

    Criado em 2008, com o intuito de homenagear pessoas, instituições ou veículos que tenham atuado para promover a liberdade de imprensa e de expressão, o prêmio tornou-se ferramenta de combate à desinformação que circula, especialmente em redes sociais.Para assistir à premiação, é preciso confirmar presença pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    Conheça todos os vencedores de edições anteriores aqui.

     

    logo premio liberdade imprensa 2019

    Grandes nomes da comunicação, publicidade e radiodifusão se encontrarão em Fortaleza (CE), durante o congresso “Fala Norte e Nordeste”, nos dias 28 e 29 de novembro. Com o tema “A radiodifusão na era da disrupção”, o evento acontece na expansão L3 do shopping Riomar, com uma extensa programação de cursos, palestras, painéis de discussões e uma Feira de Negócios, que trará novidades para o setor de rádio e TV, ampliando as possibilidades de negócios.

    Dentre os nomes escalados para ministrar palestras, estão o narrador esportivo e apresentador da TV Globo, Luiz Roberto de Múcio, o secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel e o diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    O Fala Norte e Nordeste contará ainda com a 5.º edição do Prêmio Aboio de Comunicação, que destacará as melhores campanhas e peças publicitárias veiculadas em rádio e televisão. As inscrições para o prêmio estão abertas e podem ser realizadas por estudantes e profissionais do mercado por meio do site www.falanortenordeste.com.

    Para Paulo César Norões, presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão – ACERT, que promove o congresso, o encontro é mais uma oportunidade para debater o futuro da radiodifusão. “Vivemos uma era disruptiva. As novas tecnologias proporcionam mudanças de cenário numa frequência nunca antes vista na história da humanidade e isso inclui o rádio e a televisão. O Fala Norte/Nordeste vem ao encontro desse momento, envolvendo todas as áreas da radiodifusão no debate. Para os estudantes, será uma experiência fundamental para o sucesso em suas carreiras e os autores da melhor campanha ganharão um prêmio para o portfólio”, enfatiza.

    Serviço
    Congresso Fala Norte e Nordeste 2019
    Local: Shopping Riomar Fortaleza, expansão L3 – R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu.

     

    Fala NNE vertical

    “Deixar de investir em comunicação é como prender a respiração para economizar oxigênio”. Este é o mote do vídeo produzido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT/MG) e com o Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO/MG), para conscientizar o mercado anunciante sobre a importância de investir na mídia profissional.

    A campanha mineira segue a mesma linha da campanha da ABERT, "Rádio. É só ligar!" e chama a atenção para a relevância de investir em rádio e TV. Lançada durante encontro voltado para o mercado pulbicitário e de anunciantes, em São Paulo (SP), em homenagem ao Dia Mundial do Rádio, a campanha da ABERT contém sete spots de rádio, vídeo e material para divulgação gratuita pelas rádios e emissoras de TV na programação e em redes sociais.

    Saiba mais sobre a campanha “Rádio – é só ligar!” aqui.

    Para fazer download e divulgar a campanha da AMIRT em redes sociais, clique aqui

    Até 31 de dezembro, último dia útil do ano, todas as concessionárias e permissionárias dos serviços de rádio e TV deverão enviar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a declaração com a composição de capital social.

    A apresentação do documento é obrigatória também junto aos órgãos de registro comercial ou de registro civil de pessoas jurídicas.

    Um modelo de declaração está disponível para preenchimento no site da ABERT, na área dos serviços jurídicos (Declaração Anual do Capital Social).

    A ABERT esclarece que o MCTIC não recebe documento físico (papel) e as declarações não devem ser enviadas para a Associação. O peticionamento junto ao MCTIC deve ser feito eletronicamente, pela própria emissora, por meio do Sistema Eletrônico de Informações - SEI. Já no caso dos órgãos de registro, a forma de envio depende de cada localidade.

    A não apresentação do documento pode resultar em instauração de processo e aplicação de penalidades.

    Para auxiliar as emissoras associadas no caso de dúvidas, a ABERT disponibilizou o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e o telefone (61) 2104-4600.

    Depois de 22 anos à frente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a advogada Glória Braga deixará a superintendência da instituição na próxima quinta-feira (14). Quem assumirá o posto é a executiva Isabel Amorim, escolhida pelas associações administradoras do Ecad. O processo de transição teve início em fevereiro de 2019.

    Isabel terá como missão estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da música, valorizar a política de direitos autorais e manter o Ecad atualizado com as recentes plataformas digitais.

    Formada em Administração de Empresas, Isabel possui pós-graduação em Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP) e em Gerenciamento Global pela IE Business School, de Madri, além de ter cursado MBA pela Business School de São Paulo e Rotman School, em Toronto, no Canadá. Antes de gerir a entidade, passou por grandes grupos de mídia, como The New York Times, El País e Editora Abril.

    Sobre o Ecad
    Criado em 1976, o Ecad é um escritório privado, responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autoriais das músicas aos seus autores.

     

    Isabel Amorim

    Já estão abertas as inscrições para a próxima edição do curso de ensino a distância (EaD) promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). O seminário é gratuito e será realizado no dia 20 de novembro, às 16h. A aula tem duração de 1h30.

    Nesta edição, a coordenadora de Pós-outorga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luciana Maria Monteiro de Lima, abordará os procedimentos de pós-outorga na radiodifusão comercial, como renovação, migração (AM-FM), alterações contratuais e estatutárias e transferências de outorga.

    Ela estará ao lado do diretor técnico da AERP, Roberto Lang, e a mediação ficará a cargo do presidente eleito da associação paranaense, Michel Micheleto.

    A parceria entre a ABERT e a AERP tem o intuito de capacitar profissionais da radiodifusão, aproximando-os de temas atuais e afinados com o mercado de trabalho. Cada edição realizada atrai cerca de mil participantes.

    Para mais informações, clique aqui

     

    EAD

    A nova diretoria e o Conselho Fiscal da Associação de Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP) foram eleitos e empossados na sexta-feira (25), durante reunião no Hardman Praia Hotel, em João Pessoa (PB). (Conheça aqui a nova composição).

    Nos próximos dois anos, a ASSERP será comandada pela empresária Marilena Motta, que já presidiu a associação e assume, pela segunda vez, com a intenção de unir, promover e melhorar a gestão de rádios e TVs do estado. Ela substitui Lúcia Duarte, diretora da Rádio Caturité FM, agora empossada como segunda secretária da ASSERP.

    Marilena é proprietária da Rádio Campina FM, de Campina Grande, pioneira no FM no estado e segunda em todo o Nordeste. Graduada em Psicologia, a nova diretora atuou na área de Psicologia Infantil até 1992, quando assumiu a superintendência da emissora, por ocasião da morte de seu pai, Hilton Motta, fundador da rádio.

     

    nova diretoria asserp

    “Vivemos uma crise de viralização do ódio, por meio das fake news, e nada mais importante que a liberdade de imprensa e de expressão para comunicar de forma livre e fortalecer as instituições democráticas”.

    Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados

     

    “Com a frente, podemos unificar os projetos, essa é a valorização que o rádio tanto precisa. Trataremos da migração AM para FM, a digitalização do rádio, mas principalmente a proteção da radiodifusão”.

    Deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão

     

    “Não há como se falar em comunicação sem falar em rádio. É um meio fundamental para uma sociedade livre e democrática, principalmente para as mulheres”

    Deputada Celina Leão, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão (PP-DF)

     

     “A frente é importante para fortalecer ainda mais a radiodifusão. Temos ações que precisam ser feitas de forma urgente e outras que podemos fazer a médio e longo prazos, e nada melhor que um grupo de parlamentares em prol desse tema tão importante para o Brasil”.

    Deputado Amaro Neto (Republicanos – ES) - vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão


    “Essa frente, além de defender o fortalecimento da radiodifusão brasileira, vai trazer uma mobilização, um grande debate, incorporando o papel fundamental da liberdade de expressão, que hoje é um debate atualíssimo na vida política e institucional do Brasil “.

    Deputado Afonso Motta (PDT-RS) - vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão

     

    “Fortalecer esse sistema, e ao mesmo tempo integrá-lo e defendê-lo, é fundamental para a democracia brasileira. O sistema de radiodifusão do Brasil é o mais democrático e mais republicano, porque estabelece o contraditório e o direito de defesa, que são princípios fundamentais do estado de direito”.

    Deputado José Guimarães (PT-CE), integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Radiodifusão

    A publicidade movimentou quase R$ 3,8 bilhões em compra de mídia no primeiro trimestre de 2019 no Brasil. Os dados são do Cenp-Meios, que ampliou a base da pesquisa de 78 para 214 agências de publicidade do país, certificadas pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).

    “Muitos desafios técnicos vêm sendo superados para a ampliação do painel, graças à compreensão e apoio das agências. A expansão da base do Cenp-Meios é um desafio contínuo. Nos próximos meses, teremos novas agências participantes e a base crescerá ainda mais”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP.

    A TV aberta atraiu a maior parte da verba destinada à compra de espaço publicitário, com 54,7% do valor no período. O rádio teve 4,6% de investimento publicitário. Em 2018, o rádio recebeu quase R$ 660 mil, 4% do investimento publicitário anual.

    “O Cenp-Meios foi bem recebido e é valorizado por todos que reconhecem a importância da mensuração dos investimentos em publicidade no Brasil”, afirma Barsotti.

    Veja a pesquisa completa no link https://www.cenp.com.br/cenp-meios

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