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    Em portaria conjunta publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (24), a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram, por 90 dias, o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) e das Certidões Positivas com Efeitos de Negativas (CNEND), ambas relativas a créditos tributários federais e Dívida Ativa da União.

    As duas certidões são necessárias para que as pessoas jurídicas exerçam atividades, como, por exemplo, participar de licitações ou obter financiamentos.

    A CND é emitida quando não há pendências relativas a débitos, dados cadastrais e apresentação de declarações administrados pela Receita Federal, ou inscrição na Dívida Ativa da União.

    Já a CPEND é emitida quando existe uma pendência, mas que está com os efeitos suspensos, como, por exemplo, em virtude de decisão judicial.

    De acordo com a Receita Federal, as medidas têm como objetivo minimizar os efeitos decorrentes da crise da pandemia do novo coronavírus para a atividade econômica brasileira e valem apenas para as certidões conjuntas que já foram expedidas e ainda estão no período de validade .

    Em ação inédita iniciada nesta segunda-feira (23), as rádios paulistas Alpha FM 101.7 e 89 FM A Rádio Rock estão sincronizando a execução da música “Imagine”, de John Lennon, às 18h.

    A iniciativa simboliza uma mensagem de esperança para a população de São Paulo, durante a crise de pandemia do novo coronavírus, que impôs às famílias brasileiras uma rotina de isolamento e quarentena.

    A canção será executada ao longo da semana, sempre no mesmo horário. Uma mensagem conscientizando a audiência sobre o momento e informando os ouvintes sobre cuidados e dicas para evitar o contágio da COVID-19 antecede a música.

    A ABERT apoia a ação, que já está ganhando adeptos. A partir de hoje (24), várias rádios de todo o Brasil entrarão em rede às 18h, executando a música, que fala sobre imaginar um mundo em paz, tendo como princípio a união de todos.

    "Apesar de separados, estamos todos juntos nessa batalha e o rádio tem um papel importantíssimo de informar e entreter as pessoas. Não será fácil, mas sairemos vencedores no final", afirma Júnior Camargo, diretor da 89 FM A Rádio Rock.

     

     

    Os meios de comunicação da imprensa profissional são considerados pela população brasileira como os mais confiáveis na divulgação de informações sobre o novo coronavírus.

     De acordo com pesquisa do Datafolha, os programas jornalísticos de TV (61%), os jornais impressos (56%) e os programas jornalísticos de rádio (50%) lideram o índice de confiança . Em seguida, estão os sites de notícias (38%).

     Apenas 12% dos entrevistados afirmaram confiar no que é compartilhado por WhatsApp e Facebook. A pesquisa ouviu 1.558 pessoas entre os dias 18 e 20 de março, por telefone, por causa da pandemia.

     

    Em uma ação inédita no país, dezenas de jornais brasileiros unificaram suas capas nas edições da segunda-feira (21). A iniciativa faz parte da campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) de apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação.

     Os jornais que não circulam com edições impressas às segundas também entraram na campanha, com divulgações nos sites.

     A hashtag #imprensacontraovirus destaca os esforços dos meios de comunicação na luta coletiva contra o coronavírus e chama a atenção para a importância da informação jornalística.

     “Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, enfatiza o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ.

     

    ABERT

    Também a ABERT, em campanha lançada na sexta-feira (20), ressalta o trabalho jornalístico. No material preparado para rádio e TV, a campanha "Desinformação mata" destaca o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço e combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus.

     Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, "as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos".

     O material está disponível para divulgação gratuita.

    Para acessar o spot, clique AQUI

    Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI

     

     

     

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    Em comunicado enviado aos radiodifusores, a ABERT informou, nesta sexta-feira (20), a adoção de ações complementares para atenuar uma possível crise no setor de radiodifusão, reflexo da pandemia do novo coronavírus.

    De acordo com o comunicado, “o momento é de muita atenção e cautela, mas também de ação. 

    Os desdobramentos do novo coronavírus já começaram a ser sentidos mundialmente pelos vários setores da economia, e a radiodifusão brasileira, importante gerador de mão de obra direta e de qualidade, merece, mais uma vez, um olhar bastante cuidadoso de todos nós.

    Pandemias costumam gerar pânico generalizado, porém devemos continuar atuando com serenidade e foco para desempenhar, com destemor, o nosso principal papel: levar à população brasileira a informação precisa e apurada, reforçando nossa marca de responsabilidade e de credibilidade. 

    Os trabalhos desenvolvidos pela ABERT em prol do rádio e da TV aberta brasileiros continuam de forma a garantir que o nosso setor se mantenha competitivo e forte, justamente no momento em que a sociedade brasileira mais necessita de nossos serviços. O governo federal já liberou recursos para ações de apoio à economia.
    Algumas medidas macroeconômicas beneficiarão a radiodifusão, como o diferimento do simples nacional e do FGTS por 3 meses, além da redução de 50% na contribuição para o sistema S, também por 3 meses.
    Mas precisamos avançar mais.

    Para isso, a ABERT desenvolveu uma série de medidas e ações complementares para atenuar uma possível crise no setor, com foco em nossa carga tributária, insumos e laboral. Algumas destas propostas, destaco, dada a urgência do momento, já foram antecipadas e apresentadas ao governo federal, como o pedido de isenção de tributos federais incidentes sobre a folha de pagamentos (PIS/COFINS, INSS, Sistema S) para as empresas de pequeno, médio e grande porte. 

    Conforme o avanço das medidas, a ABERT informará a todos os nossos associados". 

     Com o mote “desinformação mata”, a ABERT lançou, nesta sexta-feira (20), campanha para rádio e TV que lembra o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço e no combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus.

    Um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios convidam a sociedade a consumir e compartilhar informação segura e checada, e jamais as notícias falsas. De acordo com a mensagem, “as armas para vencer essa batalha (a desinformação) têm nome: informação e compromisso com os fatos”.

    O material está disponível para divulgação gratuita.

    Para acessar o spot, clique AQUI

    Para o vídeo para TV, clique AQUI e, para redes sociais, clique AQUI

     

     

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    O SET Expo, considerado um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

    A edição de 2020, inicialmente prevista para agosto, será realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2020, no Pavilhão Azul e no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

    As atividades que antecedem o SET EXPO 2020 seguem sem alterações. As chamadas Call for Papers (para os painéis acadêmicos do Congresso) e Call for Speakers estão abertas e os interessados podem submeter artigos ou palestras a qualquer tempo.

    “Queremos principalmente garantir um ambiente de negócios seguro para os nossos visitantes, expositores, palestrantes, congressistas, fornecedores e colaboradores que fazem do SET EXPO um dos mais importantes eventos da indústria no mundo”, afirma o presidente da SET, Carlos Fini.

    O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (Sert-SC) decidiu liberar os cursos de comunicação online gratuitamente, inclusive para os que não são filiados à entidade. O objetivo é permitir que profissionais e empresários do setor se capacitem mesmo durante o período de isolamento domiciliar. As aulas são comandadas por Fernando Morgado e Fernanda Musardo.

    Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia de coronavírus, a população mundial vem mudando hábitos de higiene, convivência e consumo. Torneios de futebol foram adiados ou estão sendo disputados a portões fechados, programas de auditório deixaram de ter a presença das plateias e até mesmo as novelas, que há décadas têm a preferência de boa parte da população brasileira, estão deixando, temporariamente, a grade de programação. Tudo para evitar o contágio da COVID-19. A protagonista do momento é a informação.

    No lugar de programas de entretenimento, o jornalismo informativo, voltado à prestação de serviços à comunidade, ocupa uma fatia cada vez maior da programação das emissoras de rádio e TV. Jornalistas, radialistas e comunicadores vêm se dedicando à apuração de matérias sobre o assunto, com informações precisas e checadas, garantindo a credibilidade do conteúdo veiculado.

    "A desinformação mata e a radiodifusão está unida na prestação de serviço e no combate às notícias falsas", afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

    Além de ampliar o espaço para a informação sempre atualizada, as emissoras brasileiras vêm cumprindo seu papel cativo no entretenimento. Em tempos de isolamento social ou quarentena, medidas adotadas como forma de reduzir a transmissão da doença, o rádio e a TV continuam levando à população diversão e atrações diversificadas.

     

     

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    Após o cancelamento da NABSHOW 2020, feira mundial de radiodifusão prevista para ocorrer no próximo mês em Las Vegas (EUA), a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) decidiu alterar o formato do Set e Trinta, seminário realizado anualmente pela entidade, como parte integrante do evento americano. A decisão foi tomada após o aumento dos casos de coronavírus ao redor do mundo.

    Diante do quadro de pandemia, a SET adaptou o encontro para o mundo virtual. As novidades serão apresentadas em uma série de webinários, gratuitos, que estarão disponíveis ao longo do mês de abril. Os horários e datas estão em fase de definição e serão divulgados na próxima semana.

     Segundo o diretor geral da SET, Olímpio José Franco, o intuito é assegurar o bem-estar da comunidade atendida pela sociedade. “Queremos unir os nossos amigos, parceiros e a comunidade SET e fazer um belo evento online", informou.

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    Seguindo a orientação de diversas autoridades sanitárias, a NAB (National Association of Broadcasters) decidiu suspender a feira - inicialmente marcada para os dias 18 a 22 de abril - como precaução contra a propagação do coronavírus.

    Mais de 800 atividades, entre painéis e workshops sobre mídia, tecnologia e entretenimento, além de uma feira de produtos e serviços estavam previstos pela organização da feira. O público previsto era de cerca de cem mil pessoas.

    Na mesma linha, a ABERT também cancelou o Café da Manhã da Radiodifusão Brasileira, tradicional evento que reúne empresários de rádio e TV, parlamentares e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em Las Vegas, durante a NABSHOW.

     

     

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    Assim que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, a radiodifusão brasileira se mobilizou para levar à sociedade informação apurada e checada sobre a nova doença. As associações estaduais de rádio e TV passaram a publicar material informativo para ser compartilhado por associados, em redes sociais.

    Desde segunda-feira (16), a Associação Mineira de Emissoras de Rádio e Televisão (AMIRT) está publicando informativos, em formato de vídeo, sobre a situação da COVID-19, sintomas e dicas de prevenção da doença.

    Também a Associação de Rádio e TV de Pernambuco (ASSERPE) divulgou peças para redes sociais e um spot de rádio, abordando temas que ajudam a conscientizar a população sobre a importância de lutar contra a escalada do vírus, e também de combater a desinformação.

    No Ceará, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) foi convidada pelo governo estadual para integrar o comitê de enfrentamento à doença. Todo o conteúdo de alerta produzido pelo governo está sendo replicado pelos veículos associados.

    A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) optou por compartilhar conteúdo produzido pelo governo federal. Além de material preparado para divulgação pelas redes sociais, um spot de rádio e um testemunhal pode ser utilizado pelas emissoras. Os temas se dividem entre sintomas, formas de transmissão e medidas para se proteger da contaminação.

    Já a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) alerta ouvintes e telespectadores para o perigo de informações falsas, com a campanha “Não pague o pato, confie em quem apura o fato”.

    Também a Associação Paranaense de Emissoras de Rádio e Televisão (AERP) produziu um conjunto de dicas que servem tanto ao público em geral quanto aos comunicadores. Além disso, criou uma série de perguntas e respostas úteis sobre o assunto e transformou as principais orientações em posts para redes sociais.

    O conteúdo compartilhado pela AGERT está disponível AQUI

    Para saber mais sobre o conteúdo da ASSERPE, acesse o portal www.asserpe.org.br

    Para o material da AMIRT, clique em: www.portalamirt.org.br

    Para acessar o material da ACAERT, acesse AQUI 

    O conteúdo da AERP pode ser acessado AQUI

     

     

     

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