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    A programação dos congressos regionais que acontecem em Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Canela (RS) já está sendo divulgada pelas associações estaduais de rádio e TV.

    O 25º Congresso Gaúcho de Radiodifusão, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro em Canela, confirmou a presença do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, no painel sobre política de publicidade do governo. Além de Wajngarten, estão previstas palestras com Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Edilberto Camalionte, especialista em corporativismo, Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, e Delton Batista, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) de Santa Catarina.

    As inscrições para o Congresso da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) já estão abertas no site www.agert.org.br.

    Também a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) já divulgou a programação do 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, em Curitiba (PR). Um painel sobre atualidades da radiodifusão brasileira vai reunir representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O apresentador da Jovem Pan, Edgard Piccoli, falará sobre sua experiência de vida em mais de 30 anos de rádio.

    Com o tema “A força da TV e do rádio multiplataformas”, o evento terá painéis sobre “A transformação do modelo de negócios do rádio e da TV”, “A força do jornalismo esportivo”, “Como vender o rádio e a TV na era das mídias digitais?” e “A realidade do mercado de rádio nos EUA em relação ao Brasil”. As inscrições podem ser feitas no site https://congresso.aerp.org.br.

    Já a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) fará o Fala Norte/Nordeste nos dias 28 e 29 de novembro, e promete um formato inovador, com a realização do congresso no Shopping Rio Mar, em Fortaleza. Na programação, estão previstos seis cursos técnicos: “Equipamentos transmissores de radiodifusão”, “Equipamentos de estúdio de emissoras”, “Processadores de áudio de TV, FM e AM”, “Links estúdio transmissor 950 MHZ, link móvel 450 MHZ e sistema de link dedicado que utiliza conexão TCP/IP (internet, Wifi ou qualquer rede de computador – LAN, MAN ou WAN) como meio de propagação do sinal de áudio”, “Instalação e manutenção eficiente de uma emissora de radiodifusão” e “Principais irregularidades encontradas pela fiscalização da Anatel nas emissoras”.

    Além dos debates, ainda haverá uma feira de equipamentos com as novidades para o setor. Para mais informações, ligue (85) 3246 1051 ou envie email para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Em sessão especial, o Senado Federal fará uma homenagem aos 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ), na próxima quinta-feira (15), em Brasília.

    Ao apresentar o requerimento para realização da solenidade, o senador Lasier Martins (PODEMOS-RS) destacou que a ANJ é a "mais representativa entidade dos jornais brasileiros e se firmou nessas quatro décadas de história, como uma referência nacional na defesa e na promoção da democracia, da liberdade de imprensa e da difusão das melhores práticas na indústria jornalística".

    Senadores, representantes do setor e jornalistas devem participar da solenidade.

    Um spot de 30 segundos lembrando a importância da ANJ na defesa da liberdade de imprensa e de expressão foi preparado pela ABERT e pela Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) para as emissoras que desejarem veicular o material gratuitamente. O áudio será disponibilizado para as rádios na próxima semana.

    ANJ

    Fundada no dia 17 de agosto de 1979, a ANJ tem, entre outras atribuições, sustentar a liberdade de expressão do pensamento e da propaganda, e o funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios da responsabilidade. Defende ainda o livre exercício da profissão de jornalista e contribui para o desenvolvimento das atividades da indústria jornalística brasileira, difundindo as melhores práticas no setor, dentro de princípios éticos. Participaram da fundação da ANJ, dez dos mais importantes jornais do país. Hoje, a entidade é integrada por 100 associados, que representam cerca de 90% do público leitor de jornais no Brasil, nas plataformas impressa e digital.

    O advogado e especialista em Direito Empresarial Rafael Menin Soriano foi eleito, na quarta-feira (7), presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER).

    Gerente jurídico do Grupo Globo e membro do Conselho de Administração das Edições Globo-Condé Nast, Soriano dará prosseguimento à gestão do biênio 2018-2020, ao substituir Fábio Gallo, que deixou o mercado editorial para se dedicar ao ramo da tecnologia.

    Durante a reunião em São Paulo (SP), a ANER elegeu também Ermindo Cecchetto Neto, diretor de Mercado da Editora Abril, para o Conselho Diretor da Associação.

    No discurso de posse, Soriano elogiou o trabalho de Fábio Gallo na defesa da indústria brasileira de comunicação – em particular do segmento de revistas – e das liberdades de expressão e de imprensa e destacou que “a hiperinformação digital, acompanhada pela desinformação espalhada nas redes sociais por grupos ou pessoas interessadas em desestabilizar a democracia, ameaça não apenas os princípios de uma sociedade livre, mas também coloca em risco o bem-estar e a prosperidade do país”.

    “As revistas têm um papel fundamental para a superação de todos esses desafios. Por suas características, essas publicações estão muito próximas do jornalismo minucioso, investigativo e especializado ou segmentado. As revistas são, na prática, guardiões e multiplicadores do ‘conhecimento certificado’, tão desejado pelos leitores e anunciantes”, disse o novo presidente da ANER.

    As emissoras de Mato Grosso do Sul tiveram um dia dedicado à capacitação. Na terça-feira (6), o Programa Rádio Inteligente, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS) em parceria com o SEBRAE e apoio da ABERT, reuniu mais de 40 rádios em Campo Grande (MS).

    Os radiodifusores e profissionais do setor participaram de um painel com o especialista em mercado de comunicação, Fernando Morgado, que falou sobre as oportunidades do rádio nas novas plataformas digitais.

    “Existe muito medo, receio e desinformação por parte dos radiodifusores sobre o que as mídias digitais podem oferecer. Alguns pensam que é uma concorrência feroz, outros que não há saída. E não é isso. Na verdade, elas abrem um caminho novo muito amplo de oportunidades, não só de estreitar laços com a audiência, mas também de gerar novas oportunidades comercias, negócios e novas formas de expor a marca do anunciante”, afirmou Morgado.

    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, também participou do evento e ressaltou que, além da capacitação, a aproximação entre os profissionais é fundamental para a evolução do setor.

    "Como toda atividade que envolve empreendedorismo, é importante que as pessoas tenham contato com tendências, sobretudo por causa da convergência tecnológica que o setor está vivenciando. Além disto, como se trata de um setor extremamente regulado, essa troca de experiências é importante porque auxilia na organização das demandas que afligem os radiodifusores", explica Flores.

    O presidente da AERMS, Rosário Congro Neto, acredita que o programa vai estreitar o relacionamento dos radiodifusores do estado e que a parceria com o SEBRAE é fundamental para a capacitação do setor. "Por sua natureza, o SEBRAE pode contribuir muito na capacitação empresarial do profissional de rádio, que muitas vezes desconhece práticas de gestão, além de estabelecer, também, um planejamento estratégico", disse.

    Consultorias

    Os 30 primeiros inscritos no Programa Rádio Inteligente tiveram consultoria em finanças, com planejamento financeiro e indicadores de desempenho econômico e financeiro; consultoria em marketing e vendas, com análise, monitoramento de mercado e plano de marketing; e consultoria em eficiência energética, que apontará formas para a otimização do uso, economia e redução de desperdício.

    As melhorias e adaptações do Sistema Mosaico, software que automatiza e acelera as solicitações de radiodifusores para inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão, voltaram a ser discutidas na terça-feira (30), em reunião com representantes da ABERT, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

    Dificuldades antigas relatadas pelos radiodifusores, como ajuste de enquadramento (C2) das emissoras após a migração do antigo sistema para o Mosaico e autocadastramento (abertura do C2), são questões que o grupo espera resolver no menor espaço de tempo possível.

    Desde o início das reuniões, em 2018, soluções como a disponibilização de relevo digitalizado para uso dos radiodifusores foram implementadas.

    Alterações pontuais nas portarias do MCTIC, que trazem benefícios, como a possibilidade de instalação de estúdio em município diverso ao de outorga, estão em estudo pelo ministério.

    Para dar continuidade à evolução do sistema, foi marcada uma nova reunião de trabalho para a primeira quinzena de setembro, na sede da Anatel, em Brasília.

    O convênio entre a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a veiculação de spots pelas rádios em troca de descontos na conta de luz das emissoras foi renovado na terça-feira (30), em Curitiba (PR). A parceria existe há 30 anos e envolve mais de 300 emissoras paranaenses.

    De acordo com o presidente da AERP, Alexandre Barros, a iniciativa é uma das primeiras do país e a renovação é resultado do esforço do setor e do governo do Paraná.

    “Essa é uma parceria que se tornou muito benéfica para a comunidade, que recebe informações de utilidade pública com agilidade, atende a importantes necessidades da Copel e contribui para a sustentabilidade das emissoras de rádio”, enfatizou Barros.

    O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, destacou a força do rádio e a importância da renovação do convênio.

    “O rádio é o principal veículo de comunicação da população no Brasil. O que a Copel recebe em troca é muito maior que o valor investido. Reduzimos muito os acidentes com a rede elétrica e isso é, sem dúvida, devido ao trabalho de comunicação e divulgação das emissoras”, afirmou Slaviero.

    O convênio prevê a inserção de 11 spots diários na programação de cada rádio, de segunda a sexta-feira. Para continuar no convênio, a emissora deve estar em dia com o pagamento da fatura de energia elétrica, veicular os spots na quantidade e nos horários determinados em contrato e atender aos procedimentos de prestação de contas encaminhados pela AERP aos associados. Mais informações, pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (41) 3252-1700.

    O SET EXPO, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, terá o "Dia do Rádio", com uma programação totalmente voltada ao meio, com temas sobre podcast, faturamento e distribuição multiplataforma. O encontro, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 26 e 29 de agosto, reservará a quarta-feira (28) para o SET Rádio.

    “Transformação do Rádio (Metamorfose)”, “Menos interferências e mais canais no ar” e “A expansão do faturamento do rádio e podcasting” são alguns dos painéis previstos. Entre os palestrantes está Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB, Marco Túlio Nascimento, diretor da ZYDigital, e Marco Moretto, diretor da Hot FM.

    Ao todo, mais de 200 palestras e 56 painéis fazem parte da programação do SET EXPO 2019. Os participantes poderão ainda visitar a feira com fabricantes nacionais e internacionais do setor de audiovisual. Cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo evento nos quatro dias.

    Para inscrições e programação completa, acesse http://www.set.org.br/.

    Os anúncios vistos em sites confiáveis de notícias têm resultados melhores do que o padrão da indústria digital global. É o que afirma um estudo do World Media Group (WMG), produzido pela Moat Analytics no terceiro trimestre de 2018 e divulgada em julho deste ano.

    A pesquisa, que analisou sites como Bloomberg, The Economist e Forbes, mostra que a visibilidade dos anúncios é quase um terço maior em portais de notícias do que a comparada com outros sites.

    A taxa de visualização - quando 50% de uma publicidade é visualizada por pelo menos um segundo - foi de 67% para anúncios gráficos em portais de notícias. O número é 32% superior ao padrão da indústria digital.

    Segundo a análise, os sites confiáveis também registraram taxas mais altas de permanência: em dispositivos móveis, a permanência foi 13% maior. Nos computadores, essa taxa foi 39% maior, sempre em comparação com a média do setor.

    "O impacto do jornalismo de baixa qualidade e de notícias falsas, nos últimos dois anos, tornou os consumidores muito mais experientes sobre onde procurar informações confiáveis. A análise ressalta um aspecto que acreditamos há tempos: os consumidores são mais receptivos à publicidade quando apresentados em um ambiente de conteúdo de alta qualidade", afirma o presidente do World Media Group, Alex Delama.

    O juiz Emerson José de Couto, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, condenou a 2 anos e 6 meses de prisão, em regime aberto, além do pagamento de multa, dois homens que mantinham uma estação de rádio pirata na zona norte de São Paulo (SP).

    Por meio de denúncia, fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) verificaram que a rádio funcionava, sem autorização, acompanhada de sistema radiante (antena) camuflado dentro de uma caixa-d’água.

    Na decisão, o juiz afirma que a simples possibilidade de causar interferência em outras comunicações já é o suficiente para tipificar o crime previsto na Lei 9.472/97, por se tratar de perigo abstrato. “Portanto, não prospera a tese sustentada pelos réus de que a não comprovação de dano causado pelo uso do sistema de radiodifusão implicaria ausência de comprovação da materialidade”, afirmou na sentença.

    Rádio ilegal é crime

    A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

    O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

    Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

    *Com informações do Consultor Jurídico

    A Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), lança, na próxima terça-feira (6), em Campo Grande (MS), o programa Rádio Inteligente, que prevê a criação de novas oportunidades de negócios, fortalecendo o setor de radiodifusão sul-mato-grossense.

    Durante o lançamento, os radiodifusores e profissionais da comunicação participarão de painéis sobre novas mídias. O diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News e curador do fórum Mitos & Fatos, Carlos Aros, falará sobre os desafios das novas plataformas digitais.

    Os 30 primeiros inscritos no programa ainda terão consultorias gratuitas nas áreas de Finanças, Vendas e Eficiência Energética.

    As inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Em sessão solene na manhã de quinta-feira (1º), a Câmara dos Deputados homenageou a TV Asa Branca pelos 28 anos de fundação.

    Em discurso lido pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lembrou o papel da emissora em levar informações, serviço e entretenimento aos mais de 3 milhões de moradores do agreste e sertão pernambucanos.

    Também o deputado Fernando Rodolfo destacou a importância da TV Asa Branca, principalmente em tempos de ameaças à liberdade de imprensa e de expressão e de notícias falsas.

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