Notícias

     

     

    O dia 13 de fevereiro de 2022 marca a comemoração de duas datas importantes: o centenário da Semana de Arte Moderna – iniciada em São Paulo, em 1922 – e o Dia Mundial do Rádio, instituído em 2011, em homenagem ao início das transmissões da Rádio das Nações Unidas, em 1946.

    2022 também é o ano do centenário das primeiras transmissões do rádio brasileiro, celebrado em 7 de setembro. E o que tem a ver o rádio e a arte moderna? Podemos considerar que o rádio é também um “transgressor”, arte por si só. Assim como uma obra, permite múltiplas interpretações por meio do som.

    Quem nunca ouviu no rádio “O Trenzinho do Caipira”, do modernista Heitor Villa Lobos, e imaginou a locomotiva e seus vagões velozes, furiosos, ultrapassando o limite do alto falante?

    Rádio, uma arte moderna, mágica, que emociona… que toca.

    Por isso, a ABERT já antecipa uma novidade: logo você vai conhecer uma das iniciativas em comemoração aos 100 anos do rádio brasileiro. Uma mostra artística, que apresentará o "Rádio em Movimento". Aguarde!

     

    O portal Teletime e o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/UnB) realizam, na próxima terça-feira (15), mais uma edição do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, confirmou presença no painel “Revisão da agenda para 2022”, que contará também com a participação de representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e do presidente executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa. Considerado um dos principais encontros setoriais, o seminário tem na pauta debates sobre as perspectivas, demandas e políticas públicas para 2022.

     

    A estreia do programa Acelerando a Transformação Digital, nesta quinta-feira (10), reuniu profissionais e representantes de emissoras de rádio e TV que se inscreveram para a primeira fase do programa, uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

    No painel “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos”, o jornalista britânico Jon Laurence abordou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.

    O supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, falou sobre a experiência de liderar a redação da plataforma digital, com a aprovação de mais de 15 mil vídeos, e deu dicas de como atrair engajamento nas redes sociais.

    “Você tem que estar dentro da experiência do usuário. Usar frases mais curtas, evitar jargão menos familiarizado, assegurar que o texto está ligado ao público num mundo muito competitivo”.

    Sobre o rádio no ambiente digital, Jon Laurence elogiou o conteúdo produzido pelo meio. “Não vejo como solução para o rádio a geração de conteúdo exclusivamente para redes sociais”.

    O encontro virtual contou ainda com a presença do coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad.

    “Este é um desafio maravilhoso e difícil ao mesmo tempo. Fazer a transição para a multiplataforma exige atenção e organização do fluxo de trabalho para a construção de novas audiências”, enfatizou Chahad.

    Na abertura do encontro, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou o objetivo do programa, de levar um leque de informação e conhecimento sobre o ambiente digital.

    A vice-presidente do ICFJ, Johanna Carrillo, comemorou o número recorde de inscritos para a fase de treinamento, com mais de 650 selecionados de 200 organizações. “Estou muito feliz que vocês estejam participando desse programa sobre transformação digital e gostaria de frisar que esse treinamento é considerado o de maior número de participantes. Isso é fantástico!”
    Outros cinco treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do Acelerando a Transformação Digital.

    No dia 24 de fevereiro, às 14h, o painel “Distribuição de conteúdo digital” terá a presença da produtora sênior da AJ+ em espanhol, Paula Daibert, responsável por escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários informativos curtos e com grande alcance visual na América Latina. A AJ+ Español foi a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.

    Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    Em sessão conjunta, nesta terça-feira (8), o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial à compensação fiscal prevista na Lei nº 14.291/2022, que estabeleceu o retorno da propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão. 
     
    Por 344 votos a favor da derrubada do veto e 49 votos contrários, na Câmara, e 54 votos a favor e 14 contrários, no Senado, deputados e senadores mantiveram o mecanismo da compensação fiscal, contrapartida do Estado pela cessão do tempo destinado à transmissão da propaganda partidária.
     
    Os parlamentares foram sensíveis ao pleito da ABERT, que acompanhou os desdobramentos do veto a um dispositivo assegurado desde a década de 1980 e que, apesar de não representar ressarcimento financeiro para as emissoras de radiodifusão, atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e custos operacionais impostos às emissoras durante a veiculação da propaganda partidária.
     
    “Esta é uma vitória fundamental para a radiodifusão, sempre unida na defesa do rádio e da TV aberta do país. O legislativo brasileiro, mais uma vez, foi sensível a um tema de relevante importância para o nosso setor", comemorou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta terça-feira (8), o aviso de Consulta Pública nº 1/2022 AQUI, que prorroga o prazo para o envio de sugestões à minuta de portaria que cria os Organismos Certificadores de Radiodifusão (OCR).

    Com a prorrogação, as contribuições devem ser enviadas até o dia 7 de março.

    A implementação desses organismos tem por objetivo otimizar os procedimentos de análise e permitir uma tramitação mais ágil dos processos administrativos de rádio e TV.

    A minuta de portaria está disponível na plataforma Participa + Brasil, que pode ser acessada AQUI.

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta sexta-feira (4), o Edital de Intimação nº 35/2022 para o saneamento das exigências do chamamento público para a migração dos canais de TV aberta transmitidos por satélite (TVRO), atualmente na Banda C, para a Banda Ku (AQUI).

    Parte das manifestações apresentadas contêm inconsistências, tanto de natureza técnica na informação prestada, como de representação processual. O prazo para o cumprimento das exigências será único, de 15 dias.

    A ABERT lembra que o sucesso do processo de migração da TVRO para a Banda Ku dependerá da realização da conclusão das manifestações de interesse dentro dos critérios estabelecidos pelo Ato nº 12.432 da Anatel. 

    Em caso de dúvidas sobre o cumprimento das exigências, a Diretoria de Tecnologia da ABERT está à disposição pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104.4600.

    O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a migração para o FM de mais 12 emissoras que operam na faixa de frequência AM. 

    As autorizações publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (28) são para rádios das cidades paulistas de Itanhaém, Sorocaba, Assis, Araras, São Caetano do Sul e Miguelópolis, além de Solonópole (CE), Muzambinho (MG), Mandaguari (PR), Blumenau (SC) e as gaúchas Estrela e Santo Antônio da Patrulha.

    De acordo com o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, com as novas permissões, o número de emissoras autorizadas à migração chega a 939. A meta é adequar todas as outorgas de rádios que operam em AM para FM até o fim de 2022.

    Com a migração, as emissoras terão uma melhoria significativa na qualidade de transmissão, com menos ruídos, além de aumentar a diversidade de conteúdo no dial, ampliando sua audiência e proporcionando mais variedade aos ouvintes, que podem escutar a rádio por meio de dispositivos como celulares e tablets. As rádios FM têm, ainda, custos menores com o consumo de energia elétrica dos equipamentos de transmissão.

    Levar o sinal de TV digital a todas as cidades que dispõem apenas das transmissões analógicas. Este é o objetivo do Digitaliza Brasil, programa do Ministério das Comunicações (MCom) que encerrou janeiro com o termo de adesão assinado por 797 prefeituras, completando a fase de qualificação, último passo para que a tecnologia chegue aos municípios.  

    Com esta etapa, o MCom chega a 49% da meta atingida pelo programa, lançado em maio de 2021. A ativação do sinal de TV digital levará aos municípios mais variedade e qualidade na programação. O Digitaliza Brasil está em sua última fase de convocação: até 25 de fevereiro, 244 cidades do norte e nordeste do país poderão se candidatar a receber a instalação completa da infraestrutura do sinal digital de TV.

    Estão previstos o fornecimento e a instalação de toda a infraestrutura necessária para a transmissão digital. O programa também irá distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Ao preencher o termo de adesão, as prefeituras devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, e se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção da infraestrutura após a implantação.

    “Estamos caminhando bem no programa e a nossa meta é, até o fim deste ano, digitalizar todos os municípios que manifestaram interesse e foram qualificados para participar”, ressaltou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.

     

     

    Os mais de 800 inscritos no programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e emissoras de rádio e TV, receberão, na próxima semana, as informações sobre a programação da primeira fase, aberta a associados e não-associados da ABERT.

    O Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project, empresa responsável pelo Facebook e Instagram e debaterá os principais desafios e oportunidades do ecossistema de rádio e televisão no processo de transformação digital.

    Nas seis sessões de treinamentos virtuais, que acontecerão sempre às quintas-feiras, às 14h, os participantes acompanharão as palestras de renomados especialistas internacionais em mídia. Cada sessão terá duração máxima de duas horas.

    A primeira sessão, “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos” acontece no dia 10 de fevereiro, às 14h, e terá a presença do jornalista Jon Laurence, que apresentará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.

    Supervisor de produção executiva para a AJ+, Jon Laurence lidera a redação da plataforma digital da AL Jazeera focada em millenials e dirige uma mistura de produção diária de notícias e conteúdo em formatos mais longos. Foi editor adjunto da NowThis e chefe do Digital no Channel 4 News, onde ajudou a aumentar significativamente o alcance online do premiado programa de TV britânico.

    O coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad, fará a mediação do encontro virtual. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

    Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta quarta-feira (2), a Portaria nº 4.561, com o calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa “A Voz do Brasil” em 2022.

    De acordo com a portaria, nas datas de aniversário de municípios, as emissoras que desejarem veicular ações, eventos ou informações relativas à comemoração estão dispensadas de retransmitir o programa.

    A portaria estabelece, ainda, que as emissoras de rádio que transmitirem os jogos de futebol da seleção brasileira,de equipes brasileiras em campeonatos de futebol estaduais, nacionais, sul-americanos ou internacionais, estão autorizadas a ter o horário flexibilizado, além dos originalmente previstos, da seguinte forma:

     (i) para transmissão de jogos com início marcado entre as 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as vinte e três horas do mesmo dia; e

     (ii) para transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as vinte e três horas e trinta minutos do mesmo dia.

    A portaria permite que a retransmissão da Voz do Brasil seja dispensada no caso de partidas com prorrogação, decisão por cobranças de pênaltis, ou por força maior durante o jogo, que impeça seu término até o horário fixado para o início da transmissão do programa nos dias de jogos.

    Vale lembrar que a ABERT poderá solicitar a inclusão de casos adicionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa, além dos previstos no calendário.

    Para facilitar o envio dos pedidos pelos radiodifusores associados, a ABERT disponibilizou o formulário eletrônico em seu site.

    O formulário deverá ser preenchido com: indicação do evento; previsão de data e horário para flexibilização ou dispensa da retransmissão; abrangência – se nacional, estadual, distrital ou municipal; e uma breve justificativa sobre a importância de transmissão e cobertura jornalística do evento para os ouvintes.

    Para os casos não previstos no calendário, o formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

    No entanto, a ABERT recomenda que o formulário seja enviado à Associação 15 dias antes da data do evento.

    Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico com todas as informações, a ABERT tomará as medidas necessárias para formalizar o pedido junto ao Ministério das Comunicações.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

     Acesse a Portaria AQUI

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar