Notícias

    Ficou mais fácil escutar suas rádios favoritas, com melhor qualidade de áudio e transmissão, e de forma gratuita. Alguns fabricantes de celulares estão disponibilizando uma atualização de software que amplia a faixa estendida de FM (eFM), de 87.5 FM para 76.0 FM, em vários aparelhos.

    O eFM é predominantemente utilizado para acomodar estações originadas no AM. A novidade foi relatada por ouvintes que acompanham a programação das emissoras em aparelhos celulares.

    De acordo com ato publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em novembro de 2021, todos os fabricantes de celulares são obrigados a habilitar funções de recepção de rádio FM nos aparelhos comercializados no mercado brasileiro.

    A determinação atende a uma antiga reivindicação da ABERT, que desde 2014 vem promovendo campanhas que estimulam o consumidor a escolher modelos de celulares que tenham o chip FM integrado, como forma de garantir o acesso gratuito ao rádio.

    Para facilitar a pesquisa, a ABERT possui uma lista atualizada de modelos de aparelhos que já contam com o dispositivo FM instalado de fábrica AQUI.

     

    O painel “Distribuição de conteúdo digital”, do programa Acelerando a Transformação Digital, tem nova data e horário: será realizado no dia 3 de março, às 10h. A participação da produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, está mantida.

    Anteriormente prevista para a próxima quinta-feira (24), a segunda sessão da fase de treinamentos foi adiada devido a imprevistos na agenda da convidada. 

    Paula Daibert falará sobre a experiência mexicana ao produzir, escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários curtos para a AJ+ Español, primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera e com grande visualização na América Latina.

    O ICFJ (International Center for Journalists), parceiro da ABERT e da Meta na realização do programa, enviará um novo comunicado para o email cadastrado no ato da inscrição com as informações atualizadas.

    Importante que os mais de 650 inscritos selecionados verifiquem o email, incluindo as caixas de spam e promoções. Caso o inscrito no programa não esteja recebendo as comunicações, basta enviar um email para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Após a conclusão da fase de treinamento, com seis sessões online, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    Mais um benefício exclusivo aos associados da ABERT está a caminho! 

    Vem aí o Clube + ABERT, primeiro programa de vantagens voltado para a radiodifusão brasileira.

    A  partir de segunda-feira (21), as emissoras de rádio e TV associadas poderão participar do Clube + ABERT, uma rede de empresas conveniadas que oferece descontos atrativos nos produtos e serviços dirigidos à radiodifusão e também em lojas de eletrônicos, equipamentos, turismo, viagens, alimentação, entretenimento, e muito mais.

    São mais de 1,4 mil parceiros e 17,5 mil lojas conveniadas em todo o Brasil. 

    “O Clube + ABERT é um projeto pioneiro que faz parte das comemorações dos 60 anos da nossa Associação. Queremos levar ao associado mais um produto gratuito e que muito ajudará na economia e ganho de escala de nossas emissoras”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    No site clubemais.abert.org.br, uma plataforma de fácil navegação, é possível conhecer todos os detalhes. O sistema de geolocalização permite encontrar as lojas conveniadas mais próximas.

    Para participar, basta o associado entrar na plataforma e ativar o cadastro com o código da emissora na ABERT. Importante que o associado não tenha qualquer pendência junto ao setor financeiro da Associação. Cada emissora poderá cadastrar até cinco representantes da empresa.

    Para facilitar o acesso aos serviços, o app Clube + ABERT também está disponível para celulares iOS e Android. Baixe no seu aparelho e conheça as vantagens do Clube + ABERT!

    Para dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104-4600. 

     

     

    As emissoras de rádio do Rio de Janeiro se uniram em campanhas de arrecadação de mantimentos e dinheiro que serão destinados aos moradores de Petrópolis (RJ), severamente atingidos pelos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas na região serrana fluminense, nos últimos dias.

    Além da divulgação das campanhas solidárias, as rádios locais mudaram a programação diária para informar, a todo momento, as condições das ruas e bairros, os alertas de novos desmoronamentos e o trabalho da Defesa Civil e bombeiros na busca aos desaparecidos.

    Fundada por Dom Pedro II, Petrópolis também é conhecida como Cidade Imperial, com construções histórias e vegetação abundante que atraem turistas de todo o mundo.

    Mais de 100 pessoas morreram nesta que é considerada a maior catástrofe natural da história da cidade.

     

    A produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, é a convidada especial da segunda sessão de treinamento do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e emissoras de rádio e TV. 

    No painel “Distribuição de conteúdo digital”, que acontece na próxima quinta-feira (24), às 14h, Paula Daibert falará sobre a experiência mexicana ao produzir, escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários curtos para a AJ+ Español, primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera e com grande visualização na América Latina.

    O Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Após a conclusão da fase de treinamento, com seis sessões online, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    O link do painel, exclusivo para os mais de 650 inscritos selecionados pelo ICFJ, será enviado, na próxima semana, para o email informado no ato da inscrição. Importante que os inscritos verifiquem o email, incluindo as caixas de spam e promoções.

     

     

    Painel debate necessidade de revisão da lei que rege o serviço de TV por assinatura

     

    Os próximos passos para políticas direcionadas ao setor de TV, streaming e audiovisual no Brasil foram tema de debate na quarta-feira (16), no segundo dia do Seminário Políticas de Telecomunicações, uma iniciativa do portal Teletime, em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM/UnB).

    Durante participação no painel “As conclusões do GT do SeAC e o marco legal da TV paga”, especialistas do segmento audiovisual e representantes do governo fizeram uma análise de cenários com base nas contribuições recebidas sobre a reforma do marco legal da TV por assinatura.

    A diretora de Políticas Setoriais do Ministério das Comunicações, Nathália Lobo, explicou como foi o processo de consulta pública e as propostas de mudanças na Lei do Serviço de Acesso Condicionado (Lei do SeAC), que rege os serviços de TV paga.

    O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, lembrou que a Lei do SeAC foi resultado de um grande acordo entre diferentes agentes da TV por assinatura, inclusive com regras de transição, e que não há a necessidade de revisar a lei nesse momento.

    Tonet disse ainda que outro ponto definido foi o de não mexer com a radiodifusão. "A Lei do SeAC não é a lei ideal, mas é a possível. Foi o consenso possível", afirmou.

    Para Tonet, a Lei do SeAC é virtuosa e teve papel central em criar um mercado audiovisual aquecido e com grande concorrência do ponto de vista do consumidor, sem impedir a criação de novos modelos de negócio, o desenvolvimento de novas tecnologias e a chegada de novos players.

     

     

     

     

    Combate a fake news é debatido por palestrantes no Seminário Políticas de Telecomunicações

     

    No painel “Desinformação, liberdade de expressão e Internet”, o bloqueio de aplicações, previsto no projeto de lei das fake news (PL 2630/2020), foi um dos temas em debate. O relator do projeto na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), defendeu a educação como ponto de partida, assim como a necessidade de garantir a inclusão digital para que a população tenha acesso à informação confiável.

    Na visão do conselheiro da ABERT, Marcelo Bechara, a mídia está bastante confortável em praticamente a totalidade do projeto.

    “Considero o conceito da proposta muito interessante porque começa a fechar uma trilogia, formada ainda pelo marco civil e a LGPD. É inaceitável em uma democracia que haja uma fragmentação do debate público, porque se a política é a arte do consenso, as redes sociais se tornaram a arte do dissenso. Em todo ambiente de liberdade, é preciso ter responsabilidade, assim como qualquer direito à liberdade de expressão não é um direito absoluto”, pontuou.

    De acordo com Bechara, as redes sociais são uma grande conquista da sociedade e também ambientes de debates públicos, o que, em sua opinião, leva à necessidade de regramentos e transparência. 

    Bechara defendeu ainda a remuneração de conteúdos jornalísticos pelas plataformas. “Se o conteúdo foi utilizado, ele precisa ser reconhecido. O jornalismo profissional brasileiro tem exercido um papel fundamental para despoluir esse oceano de desinformação. Jornalismo e notícia são um conteúdo que se torna consumido imediatamente”, concluiu.

    Assessora especial da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roberta Maia Gresta abordou o programa de enfrentamento à desinformação da Justiça Eleitoral. Segundo ela, a iniciativa é permanente e já não está em fase inicial. “Hoje nós temos um programa estruturado, que gera diversos produtos. É sempre possível trazer melhorias, como vem ocorrendo por iniciativas das próprias plataformas, como forma de aperfeiçoar a comunicação da Justiça Eleitoral e para esse objetivo comum de enfrentamento à desinformação”, explicou.

     

     

     

    Durante o Seminário Políticas de (Tele) Comunicações, realizado pelo portal Teletime, em parceria com o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/ UNB), na terça-feira (15), representantes do governo e da radiodifusão debateram os projetos prioritários do setor e fizeram uma projeção para o ano.

    No painel “Revisão da agenda para 2022”, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Maximiliano Martinhão, destacou as políticas públicas desenvolvidas pela área, como a expansão da TV digital em todo país, por meio do programa Digitaliza Brasil, o avanço da chamada TV 3.0, que, segundo ele, poderá iniciar suas transmissões em 2024, e a migração da TVRO da banda C para a Ku.

    Martinhão se mostrou otimista em relação ao processo de liberação da faixa 3,5 GHz, necessária para dar início ao processo de limpeza do espectro e implantação do 5G e os trabalhos desenvolvidos pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz),

    "Estamos indo muito bem nesse processo. Os grupos do Gaispi estão avançando e acredito sim, que é possível acelerar", afirmou.

    O secretário listou ainda projetos importantes para o rádio, como, por exemplo, a ativação do chip FM no celular, a migração da faixa AM para FM, a implantação da faixa estendida FM 2.0, e lembrou do centenário do rádio no Brasil.

    “No campo da radiodifusão, esse será um ano marcante por dois motivos: o primeiro, é a celebração dos 60 anos do Código Brasileiro de Telecomunicações, que é o marco do desenvolvimento da radiodifusão no Brasil, e também pelas comemorações dos 100 anos do rádio no país”.

    O superintendente de Fiscalização e presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Wellisch, destacou pontos do edital do 5G e do regulamento de exploração de satélites no Brasil.

    Convidado para debater a agenda do setor, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, enfatizou a importância da migração da TVRO para a Banda Ku, e lembrou do chamamento público para as emissoras interessadas em fazer a mudança.

    Lara Resende destacou ainda a revolução tecnológica promovida pela TV 3.0, o programa Digitaliza Brasil e o PL das Fake News, que prevê uma contrapartida financeira pela divulgação de conteúdos jornalísticos pelas plataformas digitais.

    “Entendemos haver espaço para o prosseguimento de nossa agenda estratégica, que tem por prioridade a redução da assimetria regulatória e a inclusão definitiva da radiodifusão em projetos com foco em inovação e tecnologia”, afirmou.

    O presidente da ABERT enfatizou também a programação especial para celebrar o centenário do rádio, com eventos regionais que contarão com a participação das associações estaduais.

    “Teremos ainda o Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em novembro, que será especial por comemorar os 60 anos da ABERT”.

    Também participaram do debate o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e o presidente-executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa.

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera de extrema gravidade o atentado contra uma equipe da TV Thati, ocorrido nesta segunda-feira (14), em Campinas (SP).

    Enquanto acompanhava uma ocorrência sobre violência doméstica, em frente a uma delegacia da cidade, o cinegrafista Leandro Marques foi atropelado por um motorista que acelerou o carro e avançou contra o profissional, provocando ferimentos nas pernas e nos braços de Marques.

    É inaceitável que a imprensa seja submetida a este nível de violência.

    A ABERT seguirá empenhada em coibir toda e qualquer represália ao trabalho jornalístico e pede às autoridades locais o esclarecimento do caso, com uma rigorosa apuração dos fatos e punição dos responsáveis.

     

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta segunda-feira (14), a Resolução nº 23.679/22, que regulamenta a propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, instituída pela Lei nº 14.291, de janeiro de 2022.

    A norma estabelece que a propaganda partidária será veiculada por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras, entre 19h30 e 22h30, observado o seguinte:

    - As inserções nacionais serão exibidas exclusivamente nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados; e as inserções estaduais nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras;

     - Em cada emissora, haverá no máximo 10 inserções por dia — o que corresponde a cinco minutos diários — divididas proporcionalmente em três faixas de horário:

    a) 19h30 às 20h30: no máximo três inserções.

    b) 20h30 às 21h30: no máximo três inserções.

    c) 21h30hs às 22h30: no máximo quatro inserções.

     - É vedada a veiculação de inserções sequenciais, devendo ser observado obrigatoriamente o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada veiculação.

    A pedido da ABERT, foi incorporada à resolução do TSE, a possibilidade de prorrogação do horário de exibição das inserções, em razão de incompatibilidade técnica e indisponibilidade de grade de programação para veiculação das inserções na forma imposta pela lei.

    De acordo com a resolução, em caso de comprovada impossibilidade de interrupção da programação normal da emissora entre 19h30 e 22h30, como nas hipóteses de transmissão de evento desportivo e cobertura jornalística ao vivo, do programa A Voz do Brasil ou de cerimônias religiosas, as emissoras poderão requerer à presidência do tribunal competente a prorrogação do horário de exibição das inserções de propaganda eleitoral até a meia-noite da(s) data(s) indicadas.

    Os radiodifusores devem ficar atentos aos prazos e regras de operacionalização das inserções. Para auxiliar as emissoras, a ABERT preparou um manual com orientações e informações sobre a propaganda partidária – AQUI.

    A íntegra da resolução pode ser acessada AQUI.

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) manifesta profundo pesar pela morte do empresário e radiodifusor João Carlos di Genio, ocorrida neste domingo (13), em São Paulo (SP).


    Defensor de uma educação ampla e inclusiva, Di Genio fundou e dirigiu um dos maiores grupos de educação privada e de mídia do país, valorizando sempre o talento e a inovação.
    Na década de 1990, o empresário visionário apostou no ensino remoto e a distância, ao transmitir aulas por satélite.


    Como presidente e fundador das redes de televisão RBI TV, Mega TV, e das rádios Mix FM e Trianon, imprimiu uma marca de modernização e qualidade aos veículos do grupo, exemplo para todas as empresas do setor.


    Di Genio deixa ainda um rico legado para a educação e radiodifusão brasileiras.


    Neste momento de grande consternação, a ABERT se solidariza com os familiares, amigos e colegas do professor João Carlos di Genio.

     

    Flávio Lara Resende

    Presidente

     

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

    A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa mais de três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar