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    As emissoras de Mato Grosso do Sul tiveram um dia dedicado à capacitação. Na terça-feira (6), o Programa Rádio Inteligente, promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS) em parceria com o SEBRAE e apoio da ABERT, reuniu mais de 40 rádios em Campo Grande (MS).

    Os radiodifusores e profissionais do setor participaram de um painel com o especialista em mercado de comunicação, Fernando Morgado, que falou sobre as oportunidades do rádio nas novas plataformas digitais.

    “Existe muito medo, receio e desinformação por parte dos radiodifusores sobre o que as mídias digitais podem oferecer. Alguns pensam que é uma concorrência feroz, outros que não há saída. E não é isso. Na verdade, elas abrem um caminho novo muito amplo de oportunidades, não só de estreitar laços com a audiência, mas também de gerar novas oportunidades comercias, negócios e novas formas de expor a marca do anunciante”, afirmou Morgado.

    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, também participou do evento e ressaltou que, além da capacitação, a aproximação entre os profissionais é fundamental para a evolução do setor.

    "Como toda atividade que envolve empreendedorismo, é importante que as pessoas tenham contato com tendências, sobretudo por causa da convergência tecnológica que o setor está vivenciando. Além disto, como se trata de um setor extremamente regulado, essa troca de experiências é importante porque auxilia na organização das demandas que afligem os radiodifusores", explica Flores.

    O presidente da AERMS, Rosário Congro Neto, acredita que o programa vai estreitar o relacionamento dos radiodifusores do estado e que a parceria com o SEBRAE é fundamental para a capacitação do setor. "Por sua natureza, o SEBRAE pode contribuir muito na capacitação empresarial do profissional de rádio, que muitas vezes desconhece práticas de gestão, além de estabelecer, também, um planejamento estratégico", disse.

    Consultorias

    Os 30 primeiros inscritos no Programa Rádio Inteligente tiveram consultoria em finanças, com planejamento financeiro e indicadores de desempenho econômico e financeiro; consultoria em marketing e vendas, com análise, monitoramento de mercado e plano de marketing; e consultoria em eficiência energética, que apontará formas para a otimização do uso, economia e redução de desperdício.

    As melhorias e adaptações do Sistema Mosaico, software que automatiza e acelera as solicitações de radiodifusores para inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão, voltaram a ser discutidas na terça-feira (30), em reunião com representantes da ABERT, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

    Dificuldades antigas relatadas pelos radiodifusores, como ajuste de enquadramento (C2) das emissoras após a migração do antigo sistema para o Mosaico e autocadastramento (abertura do C2), são questões que o grupo espera resolver no menor espaço de tempo possível.

    Desde o início das reuniões, em 2018, soluções como a disponibilização de relevo digitalizado para uso dos radiodifusores foram implementadas.

    Alterações pontuais nas portarias do MCTIC, que trazem benefícios, como a possibilidade de instalação de estúdio em município diverso ao de outorga, estão em estudo pelo ministério.

    Para dar continuidade à evolução do sistema, foi marcada uma nova reunião de trabalho para a primeira quinzena de setembro, na sede da Anatel, em Brasília.

    O convênio entre a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a veiculação de spots pelas rádios em troca de descontos na conta de luz das emissoras foi renovado na terça-feira (30), em Curitiba (PR). A parceria existe há 30 anos e envolve mais de 300 emissoras paranaenses.

    De acordo com o presidente da AERP, Alexandre Barros, a iniciativa é uma das primeiras do país e a renovação é resultado do esforço do setor e do governo do Paraná.

    “Essa é uma parceria que se tornou muito benéfica para a comunidade, que recebe informações de utilidade pública com agilidade, atende a importantes necessidades da Copel e contribui para a sustentabilidade das emissoras de rádio”, enfatizou Barros.

    O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, destacou a força do rádio e a importância da renovação do convênio.

    “O rádio é o principal veículo de comunicação da população no Brasil. O que a Copel recebe em troca é muito maior que o valor investido. Reduzimos muito os acidentes com a rede elétrica e isso é, sem dúvida, devido ao trabalho de comunicação e divulgação das emissoras”, afirmou Slaviero.

    O convênio prevê a inserção de 11 spots diários na programação de cada rádio, de segunda a sexta-feira. Para continuar no convênio, a emissora deve estar em dia com o pagamento da fatura de energia elétrica, veicular os spots na quantidade e nos horários determinados em contrato e atender aos procedimentos de prestação de contas encaminhados pela AERP aos associados. Mais informações, pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (41) 3252-1700.

    O SET EXPO, um dos maiores eventos de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, terá o "Dia do Rádio", com uma programação totalmente voltada ao meio, com temas sobre podcast, faturamento e distribuição multiplataforma. O encontro, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 26 e 29 de agosto, reservará a quarta-feira (28) para o SET Rádio.

    “Transformação do Rádio (Metamorfose)”, “Menos interferências e mais canais no ar” e “A expansão do faturamento do rádio e podcasting” são alguns dos painéis previstos. Entre os palestrantes está Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB, Marco Túlio Nascimento, diretor da ZYDigital, e Marco Moretto, diretor da Hot FM.

    Ao todo, mais de 200 palestras e 56 painéis fazem parte da programação do SET EXPO 2019. Os participantes poderão ainda visitar a feira com fabricantes nacionais e internacionais do setor de audiovisual. Cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo evento nos quatro dias.

    Para inscrições e programação completa, acesse http://www.set.org.br/.

    Os anúncios vistos em sites confiáveis de notícias têm resultados melhores do que o padrão da indústria digital global. É o que afirma um estudo do World Media Group (WMG), produzido pela Moat Analytics no terceiro trimestre de 2018 e divulgada em julho deste ano.

    A pesquisa, que analisou sites como Bloomberg, The Economist e Forbes, mostra que a visibilidade dos anúncios é quase um terço maior em portais de notícias do que a comparada com outros sites.

    A taxa de visualização - quando 50% de uma publicidade é visualizada por pelo menos um segundo - foi de 67% para anúncios gráficos em portais de notícias. O número é 32% superior ao padrão da indústria digital.

    Segundo a análise, os sites confiáveis também registraram taxas mais altas de permanência: em dispositivos móveis, a permanência foi 13% maior. Nos computadores, essa taxa foi 39% maior, sempre em comparação com a média do setor.

    "O impacto do jornalismo de baixa qualidade e de notícias falsas, nos últimos dois anos, tornou os consumidores muito mais experientes sobre onde procurar informações confiáveis. A análise ressalta um aspecto que acreditamos há tempos: os consumidores são mais receptivos à publicidade quando apresentados em um ambiente de conteúdo de alta qualidade", afirma o presidente do World Media Group, Alex Delama.

    O juiz Emerson José de Couto, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, condenou a 2 anos e 6 meses de prisão, em regime aberto, além do pagamento de multa, dois homens que mantinham uma estação de rádio pirata na zona norte de São Paulo (SP).

    Por meio de denúncia, fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) verificaram que a rádio funcionava, sem autorização, acompanhada de sistema radiante (antena) camuflado dentro de uma caixa-d’água.

    Na decisão, o juiz afirma que a simples possibilidade de causar interferência em outras comunicações já é o suficiente para tipificar o crime previsto na Lei 9.472/97, por se tratar de perigo abstrato. “Portanto, não prospera a tese sustentada pelos réus de que a não comprovação de dano causado pelo uso do sistema de radiodifusão implicaria ausência de comprovação da materialidade”, afirmou na sentença.

    Rádio ilegal é crime

    A atividade clandestina de telecomunicação é crime previsto na Lei 9.472/97, artigo 183, com pena de detenção de dois a quatro anos, aumentada pela metade se houver dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil.

    O Código Penal também prevê o delito em seu artigo 336.

    Para denunciar uma rádio ilegal basta entrar em contato com a Anatel pelo telefone 1331 (chamada gratuita) ou enviar uma correspondência para: ARU - Assessoria de Relações com o Usuário da Anatel, endereço: SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Bairro Asa Sul, CEP: 70.070-940 - Brasília-DF.

    *Com informações do Consultor Jurídico

    A Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), lança, na próxima terça-feira (6), em Campo Grande (MS), o programa Rádio Inteligente, que prevê a criação de novas oportunidades de negócios, fortalecendo o setor de radiodifusão sul-mato-grossense.

    Durante o lançamento, os radiodifusores e profissionais da comunicação participarão de painéis sobre novas mídias. O diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News e curador do fórum Mitos & Fatos, Carlos Aros, falará sobre os desafios das novas plataformas digitais.

    Os 30 primeiros inscritos no programa ainda terão consultorias gratuitas nas áreas de Finanças, Vendas e Eficiência Energética.

    As inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Em sessão solene na manhã de quinta-feira (1º), a Câmara dos Deputados homenageou a TV Asa Branca pelos 28 anos de fundação.

    Em discurso lido pelo deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lembrou o papel da emissora em levar informações, serviço e entretenimento aos mais de 3 milhões de moradores do agreste e sertão pernambucanos.

    Também o deputado Fernando Rodolfo destacou a importância da TV Asa Branca, principalmente em tempos de ameaças à liberdade de imprensa e de expressão e de notícias falsas.

    Durante audiência pública realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na terça-feira (30), em Brasília, representantes da radiodifusão debateram pontos da Consulta Pública 24/2019, que prevê a elaboração de nova regulamentação técnica do setor, redefine regras de competência da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e atualiza procedimentos técnicos e administrativos dos processos.

    A Anatel defende a revogação de 35 regulamentos da Agência e a simplificação do uso do espectro radioelétrico.

    A representante da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Tereza Mondino, pediu que a Anatel convide o setor de radiodifusão para participar da elaboração das propostas.

    A consulta receberá contribuições até 16 de agosto e tem como foco, também, a migração das emissoras de rádio AM para FM, com a destinação da faixa estendida e a reavaliação das regras de viabilidade e relações de proteção.

    A ABERT destacou que a migração AM/FM, na faixa estendida, proporcionará a sobrevivência das emissoras que operam nas ondas médias. O diretor de Rádio André Cintra informou que a Associação encomendou um estudo ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), que constatou a permanência dos canais 5 e 6 da TV analógica (que ocupam o espectro entre 76 e 88 MHz) em alguns municípios, o que pode gerar problema para a migração das emissoras.

    O conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, disse que já teve acesso aos estudos e garantiu: "Em alguns municípios, distante dos grandes centros, permaneceu o canal 5. Em outros, o canal 6. Portanto, é possível usar a faixa adicional ou no canal 5 ou no 6”.

    O gerente Jurídico da ABERT Rodolfo Salema destacou que as medidas propostas devem desburocratizar e simplificar a regulamentação dos serviços de radiodifusão. Salema ressaltou ainda a necessidade de preservação da competência do Conselho Diretor da Anatel para tratar e deliberar sobre matérias de natureza político-regulatória.

    Foi divulgada no Diário Oficial da União, na segunda-feira (29), mais uma consulta pública da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para receber as contribuições para alteração do plano básico de FM em cidades brasileiras. A consulta adapta as outorgas de rádio AM das emissoras que solicitaram a migração para o FM.

    Ao todo, 28 canais foram contemplados em 13 estados: Bahia (2), Ceará (4), Espírito Santo (1), Goiás (2), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Paraíba (2), Piauí (2), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (1) e São Paulo (8). A capital Campo Grande (MS) e cidades como Blumenau (SC) e de regiões importantes de São Paulo, como Indaiatuba, Bauru, Jaboticabal, Barretos e Registro estão na lista.

    As sugestões devem ser devidamente identificadas e encaminhadas por meio de formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no site da Anatel - www.anatel.gov.br - até próxima quinta-feira (8).

    Até o momento, dos cerca de 1.680 pedidos de migração do AM para o FM, a Anatel já liberou mais de 1,2 mil canais sem a necessidade da faixa estendida.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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