Notícias

    O plenário da Câmara dos Deputados homenageará a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Pernambuco, pelos 28 anos de fundação, em sessão solene no dia 1º de agosto.


    A emissora cobre 107 municípios pernambucanos e, de acordo com um dos fundadores da TV e conselheiro da ABERT, Vicente Jorge, a Asa Branca pretende aliar as novas tecnologias à programação local.


    “Hoje vivemos um momento diferente para a comunicação, mas a televisão regional continua sendo nossa aposta. Estamos integrando as novas tecnologias para interagir com a programação regional e local. Nos próximos 28 anos, teremos ainda mais interatividade e pretendemos chegar na parceria plena com a internet, em um mercado ainda mais saudável”, afirma Vicente Jorge.

    Para atrair novos clientes e ter reconhecimento no mercado, uma das principais ações é o fortalecimento da marca da empresa. O curso de ensino a distância (EaD) “Gestão de Marketing - Qual a importância de uma marca forte para aumentar o faturamento da sua empresa?”, quer acontece na próxima quarta-feira (24), vai ajudar os profissionais de radiodifusão nesse desafio.

    O consultor de marca Juliano Ughini será o palestrante e apresentará estratégias de marketing e branding focadas em emissoras de rádio.

    O EaD é promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). As inscrições são gratuitas e estão abertas no site https://aerp.org.br/novo/ensino/categorias/cursos-1/

    Matérias com o tema “educação fiscal” podem ser inscritas na 8ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, também conhecido como “Oscar da Cidadania”, promovido pela Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com as secretarias da Receita Federal e do Tesouro Nacional. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece em São Paulo (SP), no dia 28 de novembro.

    A premiação quer incentivar a produção de reportagens sobre o tema, como combate à sonegação e corrupção fiscal, importância da nota e do cupom fiscal, acompanhamento das contas públicas, controle social, transparência e qualidade dos gastos públicos, preservação do patrimônio público e combate ao vandalismo.

    O primeiro colocado receberá R$ 3 mil e o segundo, R$ 2 mil. As reportagens devem ter sido veiculadas entre 1º de novembro de 2018 e 30 de setembro deste ano.

    Outras premiações

    Além da premiação para jornalistas, três escolas, duas instituições e nove projetos de tecnologia também poderão receber prêmios em dinheiro. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 50 mil.

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.premioeducacaofiscal.org.br. Para escolas e instituições, o prazo é até 10 de agosto. Já para imprensa e tecnologia, as inscrições vão até 10 de outubro.

    A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) recebeu, na quinta-feira (18), o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, pelas ações de responsabilidade social, durante cerimônia em Florianópolis (SC). A campanha "Jeito Catarinense" foi uma das vencedoras.


    A iniciativa vem mobilizando milhares de crianças, com incentivos ao reconhecimento e às boas práticas na formação do cidadão.


    Para o presidente da ACAERT, Marcello Petrelli, a campanha valoriza os ensinamentos dentro da família, de pais para filhos, e reforçados na escola, com os projetos pedagógicos multidisciplinares.

     

    “O Jeito Catarinense é a maior campanha social já realizada em Santa Catarina, com participação das nossas emissoras de rádio e televisão associadas. Por isso, a campanha extrapola os limites da comunidade escolar e chega a todo cidadão", afirma Petrelli.

    O Brasil é o terceiro país onde mais se confia na imprensa. De acordo com a pesquisa Trust in the Media (Confiança na Mídia), realizada em 27 países pela Ipsos, o Brasil está empatado com a Alemanha, tendo Índia e China na liderança.

    Para 65% dos brasileiros entrevistados, emissoras de TV e rádio, jornais e revistas inspiram maior confiança. Já os sites de notícias ficaram com 58%.

    Em resolução aprovada na terça-feira (16), o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) reconheceu o Google, Facebook, Instagram e Youtube como veículos de comunicação ou divulgação para os efeitos da legislação. De acordo com o CENP, "todo e qualquer ente jurídico que tenha auferido receitas decorrentes de propaganda" deve ser considerado veículo de comunicação ou divulgação.

     

    O órgão estabelece regras do mercado publicitário em comum acordo entre anunciantes, agências e veículos e, agora, engloba também os sites de busca, redes sociais, vídeo, áudio, display, entre outros.

     

    Pela resolução aprovada, a mudança foi feita atendendo ao artigo 4º da lei 4.680/65, que afirma: “são veículos de divulgação, para os efeitos desta lei, quaisquer meios de comunicação visual ou auditiva capazes de transmitir mensagens de propaganda ao público, desde que reconhecidos pelas entidades e órgãos de classe”.

     

    O Facebook e o Google se definem como empresas de tecnologia, e não de mídia, ficando isentos de responsabilidade sobre conteúdos publicados por usuários.

    O secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elifas Gurgel, entregou, na quarta-feira (10), na Casa Civil da Presidência da República, a proposta de decreto para regulamentar os casos de flexibilização da retransmissão do programa A Voz do Brasil.

    A proposta atende ao pleito da ABERT para possibilitar a dispensa ou transmissão em horários diferentes dos previstos na lei, como em casos de transmissões esportivas ou eventos culturais de interesse público local.

    “A ABERT considera essa agenda prioritária para o rádio e, sobretudo, para o ouvinte, que deve ter a liberdade de ouvir as transmissões de assuntos de interesse nacional, regional e local. E é justamente isso que o decreto permitirá, dando maior segurança jurídica para os radiodifusores na programação de suas atividades. Seguiremos trabalhando até que essa expectativa se torne realidade”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    Desde abril de 2018, as emissoras de rádio podem transmitir o programa entre 19h e 22h, em vez de obrigatoriamente às 19h. A lei prevê, ainda, a regulamentação de casos extraordinários para flexibilização ou dispensa da veiculação.

    O ECAD aplicou o reajuste anual de 3,37% para pagamento de direitos autorais de rádios este mês. As rádios que deveriam pagar em 15 de julho, agora poderão efetuar o pagamento até dia 25 de julho, e as que tinham vencimento para 20 de julho, poderão pagar até 26 de julho.

    O percentual do ajuste anual não prevê lucro real, apenas a correção da inflação aplicada no ano e medida pelo IPCA-IBGE. A nova tabela de preços já está disponível no site do ECAD (acesse aqui).

    Os radiodifusores e profissionais de rádio, TV e comunicação já podem reservar a agenda do segundo semestre para os três grandes encontros regionais que se aproximam. A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) reunirão especialistas e profissionais do setor para debater o futuro da radiodifusão.

    Entre os dias 18 e 20 de setembro, a AERP e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) realizam, em Curitiba, o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Com o tema “A força da TV e do rádio multiplataformas”, o evento terá painéis sobre “A Transformação do modelo de negócios do rádio e da TV,” “A força do jornalismo esportivo”, “Como vender o rádio e a TV na era das mídias digitais?” e “A realidade do mercado de rádio nos EUA em relação ao Brasil”.

    Entre os palestrantes confirmados no Congresso da AERP estão David Layer, vice-presidente de engenharia de tecnologia avançada da NAB, Henrique do Valle, correspondente internacional da Rede Band FM, e Mário D’Andrea, presidente do Dentsu Creative Group e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap). As inscrições podem ser feitas no site https://congresso.aerp.org.br.

    Já a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) reunirá nomes como o de Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, e Delton Batista, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) de Santa Catarina. O 25º Congresso Gaúcho de Radiodifusão acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, em Canela (RS). As inscrições para o Congresso da AGERT já estão abertas no site www.agert.org.br.

    Em 28 e 29 de novembro, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) apresenta mais uma edição do Fala Norte-Nordeste, reunindo radiodifusores e comunicadores das duas regiões. O encontro será realizado no Shopping Rio Mar, em Fortaleza (CE). Além dos debates, haverá também uma feira de equipamentos com as novidades para o setor. Para mais informações, ligue (85) 3246 1051 ou envie email para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    “A política serve para melhorar a vida de todos, e não para enriquecer um grupo político ou para atender a determinados interesses econômicos”. A afirmação é do deputado Marcelo Calero (CIDADANIA/RJ), em entrevista à Rádio ABERT.

    O parlamentar também é diplomata e foi ministro da Cultura no governo Temer. Ele visitou a sede da Associação e foi recebido pelo diretor geral Cristiano Lobato Flores e pelo diretor de Relações Institucionais, Márcio Maciel.

    Leia os principais trechos da entrevista. A íntegra pode ser acessada aqui.

    Deputado, como diplomata, o senhor teve a oportunidade de conhecer a política em outros países e acredito que essa experiência possa ter influenciado seu modo de ver e fazer política aqui no Brasil. Como o senhor avalia a política no nosso país e qual seria uma agenda para o Brasil na sua opinião?

    Eu acho que o Brasil deu uma grande lição ao mundo nas últimas eleições e na mobilização que houve da sociedade. Não estou falando de esquerda ou de direita, a sociedade hoje fala muito de política. Isso é muito importante porque a gente tem que entender que não existe mobilização social sem a política. A gente pode querer falar mal do prefeito, do governador, do vereador, dos deputados, e isso tudo é normal, porque precisamos, sim, fiscalizar de perto aqueles que detêm o poder, mas a gente precisa entender também que, se decisões não forem tomadas no âmbito político, a gente não vai conseguir melhorar a educação, a saúde, diminuir a desigualdade... Ou seja, a política é um instrumento essencial para a gente melhorar a vida do cotidiano dos brasileiros. Eu acho que a agenda do país precisa estar concentrada precisamente nisso: a política serve para melhorar a vida de todos, e não para enriquecer um grupo político ou para atender a determinados interesses econômicos. Para isso, precisamos controlar a inflação, fazer com que as escolas públicas funcionem, que os postos de saúde sejam mais eficientes e que as pessoas se sintam mais seguras, pois há um clima de insegurança no país. Para resumir tudo isso, eu digo: a política serve para que o governo preste serviços melhores ao cidadão. Essa é a grande missão de qualquer governo.

    O senhor acredita que as novas plataformas digitais ajudam a população a participar mais da política?

    As plataformas digitais ajudam de duas maneiras. Primeiro, porque elas permitem que o cidadão tenha mais acesso à informação de uma forma geral. Ou seja, para que a gente saiba quando será uma campanha de vacinação, matrículas nas escolas, oportunidades de emprego e até para ajudar os filhos no trabalho escolar. Enfim, todas as informações de serviços para o cotidiano podem ser obtidas de forma mais fácil por meio das plataformas digitais. Por outro lado, as plataformas digitais também ajudam na participação política do cidadão, primeiro na fiscalização, pois é muito importante lembrar que quem tem o poder, precisa ser fiscalizado, e para isso acontecer, precisamos ter acesso aos dados, mostrando o que o governo está gastando e onde ele está investindo. Então o outro aspecto é que, a partir desses dados, conseguimos fazer uma rede política, que é nos agruparmos em torno de causas e afinidades e criar redes de relacionamento político.

    Com as redes sociais, o fenômeno das fake news foi intensificado. O senhor acredita que o jornalismo profissional ajuda no combate às notícias falsas?

    O jornalismo profissional é absolutamente imprescindível para que a gente combata as fake news. As notícias falsas normalmente não possuem autor ou têm autoria de pessoas que não têm qualificação para produzir notícia e normalmente essas notícias tentam atingir a reputação de alguém ou simplesmente disseminar uma notícia que não é verdadeira para fazer algum tipo de direcionamento de mercado. Um exemplo que todas as pessoas vão lembrar é a pílula do câncer. Há mais ou menos uns cinco anos surgiu uma histeria na internet dizendo que um pesquisador de uma universidade teria descoberto uma pílula milagrosa para combater o câncer. A ANVISA já tinha avisado que a pílula não funcionava, o Congresso Nacional aprovou uma lei liberando a pílula e a presidente da República sancionou essa lei. No final das contas, descobriu-se que, de fato, como a ANVISA já havia dito, a pílula não funcionava. Gastaram dinheiro público, muitas pessoas tiveram suas esperanças falsamente renovadas e, vou dizer mais, pessoas que deixaram de fazer o tratamento acreditando na pílula do câncer podem ter morrido. Então, acho que a pílula do câncer é um grande exemplo de que precisamos combater as notícias falsas, não apenas porque podem destruir a reputação de muita gente, mas também porque elas podem ser nocivas para nossa própria vida.

    O senhor é muito ligado às discussões culturais. É membro da Comissão de Cultura e acabou de fundar a Frente Parlamentar da Economia Criativa. O que a radiodifusão pode esperar dessa frente?

    A gente tem que lembrar que quando falamos de economia criativa, falamos de uma cadeia produtiva muito ampla e abrangente, desde as pessoas que se dedicam ao artesanato, ao ponto de costura que aprendeu com a avó e ninguém mais conhece, até a área de produção digital, o design, a moda, o entretenimento... Tudo isso faz parte da economia criativa. Ou seja, a economia que surge a partir da criatividade do ser humano. A radiodifusão tem um papel essencial nisso por vários aspectos. Primeiro, porque ela é responsável por difundir essa produção e, também, porque, ao produzir seu conteúdo, ela nada mais faz do que economia criativa. Então essa frente está compromissada em entender os desafios do setor e fazer com que ele seja cada vez mais forte na geração de emprego, renda e desenvolvimento do nosso país.

    O principal desafio do governo no momento é a reforma da Previdência. O senhor acredita que a Reforma é um projeto de Estado e não de partido ou de Governo?

    A reforma da Previdência é essencial para o futuro do país. Não pertence a um governo ou a um presidente. Ela precisa, realmente, ser encarada com muita seriedade por todos nós brasileiros, porque a população está envelhecendo, e isso é muito bom, mas, ao mesmo tempo, isso traz alguns desafios para que a Previdência pública seja viável e saudável do ponto de vista financeiro. Eu mesmo tenho uma avó de 97 anos, uma benção na minha vida, mas o fato é que antigamente não era tão comum termos pais e avós com idade tão avançada. Graças a Deus essa realidade mudou, mas isso traz desafios.

    Com tantas inovações no setor de rádio e TV, a capacitação do profissional é imprescindível para quem quer se manter no mercado. Pensando nisso, a ABERT, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), promove cursos de ensino a distância (EaDs) gratuitos para emissoras associadas e seus funcionários.

    “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o rádio e a televisão. Capacitar os radiodifusores e funcionários das nossas associadas reflete positivamente no setor”, afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

    A ABERT reúne cerca de mil alunos em cada EaD e todos os participantes recebem certificado.

    Marketing é tema do próximo EaD

    Para atrair novos clientes e ter reconhecimento no mercado, é preciso ter uma marca forte. O EaD “Gestão de Marketing - Qual a importância de uma marca forte para aumentar o faturamento da sua empresa?”, que acontece no dia 24 de julho, vai ajudar os profissionais de radiodifusão nesse desafio.

    Durante duas horas, o consultor de marca Juliano Ughini apresentará estratégias de marketing e branding focadas em emissoras de rádio. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site https://aerp.org.br/novo/ensino/categorias/cursos-1/

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar