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    Os radiodifusores brasileiros que participarão em Las Vegas (EUA) do NABSHOW 2019 serão recebidos pela ABERT e pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) no tradicional Café da Manhã da Radiodifusão com a presença de convidados especiais que apresentarão as tendências e novidades mundiais para o setor. O encontro será no dia 9 de abril, no Hotel Bellagio, das 7h30 às 11h30.

    Neste ano, o encontro deve reunir 120 empresários e profissionais de rádio e TV, além de representantes do MCTIC e da Anatel, parlamentares e jornalistas.

    O NABSHOW é considerado o maior evento mundial de rádio e TV. Entre os convidados para o café da manhã está o engenheiro David Layer, vice-presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio do NAB, que falará sobre as tendências do rádio nos Estados Unidos e as novidades no desenvolvimento de tecnologias para o setor.

    Os radiodifusores também terão a oportunidade de visitar durante todos os dias do NABSHOW, de 6 a 11 de abril, o Pavilhão Brasileiro, onde 13 empresas nacionais e profissionais do rádio AM e FM apresentarão seus produtos e serviços.

    Mais de 100 mil pessoas de todas as partes do mundo são esperadas na edição deste ano. A AESP organiza caravanas para levar os associados ao evento. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2164.0900 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    As associações estaduais de radiodifusão já começaram a definir as datas dos congressos regionais que debaterão temas de interesse do setor.

    No dia 27 de abril, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) realiza o 15º encontro regional. O evento, em Unaí (MG), contará com a participação do diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, que falará sobre os desafios e perspectivas do setor de rádio e TV.

    Já no segundo semestre, estão previstos dois encontros na região sul do país. Entre os dias 18 e 20 de setembro, Curitiba (PR) vai sediar o 25º Congresso Paranaense de Radiodifusão. Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), o congresso terá como tema “A força da TV e do rádio multiplataformas”.

    “A radiodifusão vive seu melhor momento. A chegada dos novos meios abrilhantou a magia do rádio. O 25º Congresso terá uma nova linguagem, representando a característica multiplataforma da comunicação atual”, ressaltou o presidente da AERP, Alexandre Barros

    De 22 a 24 de outubro, em Canela (RS), a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) reunirá empresários e profissionais de rádio e TV durante o 25º Congresso Gaúcho de Radiodifusão. As inscrições já estão abertas no site www.agert.org.br.

    Para o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, os congressos são espaços para renovar, debater e achar soluções para o setor. “Temos a certeza que em cada evento como este estamos escrevendo a história do setor de radiodifusão no Brasil”, disse.

    “Locução: o novo ouvinte exige um novo locutor?” será tema do segundo curso de ensino a distância (EaD) de 2019, promovido pela ABERT em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), no dia 20 de março.

    O locutor e apresentador da 98 FM Curitiba, Gil Alvares, e a consultora em comunicação e fonoaudióloga de repórteres de rádio e televisão, Cida Stier, debaterão os desafios do profissional da locução para interagir de forma ágil e eficiente com o público que escuta rádio em diversas plataformas.

    O seminário será mediado pelo vice-presidente da AERP Michel Micheleto. Os inscritos poderão tirar dúvidas durante a apresentação, entre 16h e 18h.

    As inscrições são gratuitas e exclusivas para associados ABERT e AERP (aqui).

    A professora de Educação Física, Luana Dias, mora em Brasília (DF) e garante que não perde uma única partida de futebol do time do coração, o São Paulo. Há um ano, descobriu que, pelo aplicativo MobiAbert, é possível acompanhar as rádios da capital paulista que transmitem os jogos dos times da região. Ela conta que já trocou de celular, mas o MobiAbert é um aplicativo com lugar garantido em qualquer novo smartphone que compra.

     

    “O app MobiAbert é muito bom, eu amei! Já troquei de celular e ele sempre está na minha lista de aplicativos. Eu amo futebol e adoro poder acompanhar os jogos de qualquer lugar, principalmente quando tem jogo do meu time”, afirma Luana.

     

    Além das transmissões esportivas, Luana também acompanha a programação musical e de notícias das emissoras da sua cidade.

     

    “Além das emissoras de São Paulo, também acompanho as rádios de Brasília. Já deixo as rádios salvas nas minhas favoritas. O app permite que eu acompanhe a transmissão em tempo real”, destaca.

     

    O MobiAbert reúne 2,5 mil rádios brasileiras em uma única plataforma. Hoje, já é considerado o maior do Brasil e permite a interação entre emissora e ouvinte por meio das redes sociais e mensagens de texto, áudio e imagem.

     

    O app integrador está disponível para download gratuito em smartphones Android e iOS. Também é possível acessar a plataforma pelo computador, no site www.mobiabertplay.com.br.

     

    Radiodifusor

     

    Para pedir o login gratuito da sua rádio, com acesso a gráficos da audiência online, ou se cadastrar no MobiAbert, envie email para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligue 0800 940 2104.

    Mais de 800 atividades, entre painéis e workshops sobre mídia, tecnologia e entretenimento e uma feira de produtos e serviços aguardam o público que participará do NABSHOW 2019, entre os dias 6 e 11 de abril, em Las Vegas (EUA). Cem mil pessoas de 160 países deverão passar pelo Centro de Convenções de Las Vegas, onde acontece o maior encontro mundial de rádio, TV e tecnologia.

    Em tempos de novas tecnologias e ouvintes cada vez mais conectados, as rádios precisam se adaptar e aproveitar as oportunidades. As emissoras Floresta FM e Nova FM, de Tucuruí (PA), não perderam tempo e adquiririam um aplicativo exclusivo pelo projeto MobiAbert ainda no início do projeto, em 2015. De lá para cá, as emissoras comemoram o aumento na audiência e o retorno positivo de ouvintes que estão fora do estado e do país.

     

    “Chegamos a atingir de 20 a 30 países diferentes. Fomos uma das primeiras emissoras do Pará a adquirir um streaming e começar a transmitir a programação online”, ressalta Pablo Guimarães Costa, gerente geral das rádios paraenses.

     

    De acordo com Costa, os locutores das rádios divulgam os aplicativos a todo momento na programação. Para ele, as plataformas digitais deixaram o ouvinte ainda mais próximo das rádios.

     

    “Muitos ouvintes não conheciam os locutores e passaram a ver como a pessoa é por meio do vídeo. Isso cria uma empatia além daquela que a pessoa já tem na transmissão tradicional do rádio. As plataformas diferentes também aproximam ao agregar consumidores diferentes, pessoas que talvez não escutassem rádio antes e, por meio das redes sociais, viraram ouvintes das rádios”, afirma Costa.

     

    As rádios Floresta FM e Nova FM também estão presentes no integrador MobiAbert, um aplicativo e site que reúne 2,5 mil emissoras. A interatividade do MobiAbert, segundo Costa, é o grande diferencial da plataforma.

     

    “O MobiAbert é bem mais aprimorado que os outros integradores que conhecemos, justamente por essa capacidade de interação entre usuário e emissoras. Também acho o layout dele bem mais acessível que os outros, então as pessoas têm mais facilidade de encontrar as rádios. Às vezes, a pessoa não lembra o nome da emissora, mas sabe a cidade onde escutou, então ela acha facilmente na busca do MobiAbert”, conclui Costa.

     

    Conheça o projeto MobiAbert


    A emissora possui 3 oportunidades:


    1- App integrador MobiAbert – A nova rede social das rádios

     

    É o maior integrador de rádios do país. Funciona como uma rede social para ouvintes e rádios, é gratuito e reúne emissoras de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones e tablets iOS e Android.
    Os radiodifusores possuem um login exclusivo da página da sua rádio, que dá acesso a diversas informações estatísticas, dados da audiência e possibilidade de customização do espaço da rádio no app. Por meio desse login, também é possível responder e aprovar as mensagens enviadas pelos ouvintes (para saber mais, acesse o e-book aqui).


    O integrador MobiAbert permite ao ouvinte conhecer rádios de todo o país por meio de uma busca rápida por cidade, estado, gênero, região e geolocalização. Ou seja, o ouvinte pode escutar rádios de outros lugares do país além do limite das ondas do rádio.
    O ouvinte pode, ainda, favoritar as emissoras preferidas, seguir amigos, enviar mensagens para o locutor, escolher a cor que quer usar no app e usar a função "dormir", para que o sistema desligue a programação automaticamente. É possível, também, acessar os portais de notícias G1 e ABERT enquanto escuta a rádio.

     

    2- Portal integrador MobiAbert Play - www.mobiabertplay.com.br

     

    O MobiAbert Play é o app integrador em formato de site na internet. Com ele, os ouvintes não têm desculpa: vão poder escutar sua rádio favorita, sem depender de espaço no celular para novos apps.


    Reúne todas as emissoras e funcionalidades presentes no aplicativo integrador. Os dois sistemas são interligados: qualquer curtida ou comentário, por exemplo, que o ouvinte adicionar ou alterar no app do celular ou no site da rádio, vai aparecer tanto no site, quanto no aplicativo.
    O ouvinte pode escutar sua programação favorita enquanto navega na internet (laptop ou desktop). Essa plataforma também é gratuita!

     

    3- Apps exclusivos para cada emissora

     

    E as rádios que não podem pagar, mas gostariam de ter um aplicativo exclusivo? A ABERT dá um app de graça por 6 meses! Após esse período, a emissora pode optar por continuar ou não com o serviço. O custo para ter o app exclusivo após o período de gratuidade é de um salário mínimo por ano.


    No app exclusivo e personalizado, o radiodifusor possui um painel de controle, com informações e espaço para adicionar publicidade. Também é possível utilizar mais de um streaming simultaneamente. Ou seja, a rádio pode transmitir a programação de diferentes emissoras de uma rede de rádio em um único app!

    A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e o Sebrae/SC lançaram, na terça feira (26), em Blumenau, o programa SMART RÁDIO, voltado para a capacitação dos profissionais de veículos de comunicação do estado e que atuam nas áreas de marketing, vendas, jornalismo e programação.Os participantes terão cursos presenciais e a distância, workshops sobre planejamento e palestras técnicas sobre o mercado de comunicação. Os profissionais terão também consultorias individuais.

    O programa será custeado pelo Sebrae, pela ACAERT e pelas emissoras de radiodifusão de Santa Catarina. O SMART RÁDIO terá as inscrições abertas em breve no site www.acaert.com.br

     

    Multinacionais como a Nestlé, Epic Games (produtora do jogo “Fortnite”), Fairlife (empresa de laticínios na qual a Coca-Cola detém participação) e McDonald’s suspenderam a veiculação de anúncios publicitários no Youtube, na quarta-feira (20), após reportagem que mostrou a presença de conteúdo que explora crianças sexualmente, no serviço de vídeo. A retirada da publicidade surgiu depois que Matt Watson, que mantém um blog no site, publicou um vídeo no YouTube com comentários inapropriados de internautas sobre filmes estrelados por meninas menores de idade. O vídeo, com 1,7 milhão de visitas até a quarta-feira, também afirmava que o algoritmo de recomendação do YouTube conduzia as pessoas que assistissem aos vídeos a conteúdos semelhantes.

    Em maio de 2018, a Cisco, líder mundial de tecnologia de informação e redes, também suspendeu a veiculação de publicidade no Youtube. A decisão aconteceu após reportagem mostrar que anúncios de 300 empresas, entre elas a Cisco, foram exibidos antes de vídeos de canais mantidos por grupos extremistas no Youtube.

    A ABERT tem alertado as autoridades brasileiras para a assimetria regulatória entre as empresas de comunicação e as chamadas “empresas de tecnologia”, que distribuem informação e entretenimento, vendendo espaços publicitários, mas não aceitam a similaridade de regras, como, por exemplo, a responsabilidade.

    “O jornalismo profissional tem responsabilidade. Se erramos, temos compromissos e deveres, e, quem quiser reparação, sabe onde está a nossa porta e pode bater. Somos responsáveis pelo conteúdo que distribuímos e nada mais justo que nossos concorrentes também o sejam. Temos um diferencial que nos qualifica sempre: somos fonte segura de informação e nosso conteúdo tem, cada vez mais, a confiança da população”, afirma Paulo Tonet Camargo, presidente da ABERT.

    * Com agências


    Empresas de tecnologia não conseguem combater notícias falsas

    Três meses antes das eleições para o Parlamento Europeu, as empresas de tecnologia Google, Facebook e Twitter não cumpriram a promessa de combater as notícias falsas. A afirmação é da Comissão Europeia, que, com base nos relatórios mensais das três empresas, criticou, na quinta-feira (28), a falta de progresso em acabar com as chamadas fake news.

    Em outubro, empresas de tecnologia e órgãos de comércio que representam o setor de publicidade assinaram um código de conduta para combater a disseminação de notícias e perfis falsos, além de anúncios políticos, que poderiam interferir nas campanhas para as eleições do Parlamento Europeu, em maio, e nas eleições nacionais em países como Bélgica, Grécia, Portugal e Polônia, nos próximos meses. “Infelizmente eles ficaram aquém do esperado. Eles precisam viver de acordo com os padrões que pedimos a eles, que eles assinaram”, afirma o comissário de segurança da Europa, Julian King.

    O engenheiro elétrico e doutor na mesma área Flávio Ferreira Lima foi nomeado diretor de Radiodifusão Comercial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ele substitui Samir Nobre Maia.

    Lima é servidor do MCTIC há 15 anos, onde coordenou os testes de rádio e televisão digitais na faixa de VHF, realizados pelo extinto Ministério das Comunicações. Entre 2007 e 2017, foi relator do Subgrupo de Radiocomunicações, que trata da distribuição de radiodifusão terrestre da Comissão Brasileira de Comunicações.

    O 1º Fórum Nacional de Radiodifusão, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília, na semana passada, contou com a participação de representantes da ABERT que apresentaram as demandas e desafios do setor para os próximos anos.

    Mais de 400 empresários de rádio e TV de todo o país acompanharam os painéis, que abordaram temas como as mudanças da radiodifusão com as novas tecnologias, a digitalização da TV e o processo de migração do rádio AM para o FM.

    No painel “Novas tecnologias e os novos hábitos. O valor da radiodifusão em um ambiente de transformação”, o conselheiro da ABERT e membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), Roberto Franco, apresentou dados que indicam o crescimento da audiência e do tempo de exposição à televisão no Brasil nos últimos anos.

    Segundo Franco, o público das novas gerações utiliza várias mídias ao mesmo tempo, combinando rádio, TV e internet. “O brasileiro quer consumir mídia tendo flexibilidade, agilidade e serviço de qualidade. Ele assiste televisão em diversas telas, por isso esse aumento de audiência”, afirmou ele.

    Já o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) Paulo Machado de Carvalho Neto, o Paulito, apresentou pesquisas que mostram o crescimento do alcance do rádio em todas as classes sociais. “52 milhões de brasileiros de 13 regiões metropolitanas ouvem rádio diariamente. A média de consumo do rádio é de 4h40 minutos por dia nessas cidades”, disse ele.

    Paulito lembrou ainda uma das características do rádio, que permite ao ouvinte desempenhar outras atividades enquanto escuta a programação. Segundo ele, uma pesquisa recente mostra que 23% das pessoas escutam rádio e usam a internet ao mesmo tempo, 17% assistem TV simultaneamente, 14% escutam rádio e leem jornal e 13% ouvem rádio lendo revista.

    Como prioridades do meio rádio, Paulito destacou os desafios apresentados pelo presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, em painel anterior. “É necessário, de forma urgente, a destinação da faixa estendida para as rádios que estão migrando e a necessidade de que os receptores sejam produzidos com a faixa estendida, de 76 a 88 MHz”, concluiu.

    No painel “A jornada da TV digital brasileira e o desligamento do sinal analógico”, o consultor e membro do Fórum Brasileiro de TV Digital, Fernando Bittencourt, explicou a escolha do padrão nipo-brasileiro para a digitalização da TV no Brasil. Ele falou ainda sobre a cooperação entre governo, pesquisadores e academia para criar a tecnologia nacional.
    O presidente da Seja Digital, Antônio Martelleto, também participou do painel e descreveu o processo de distribuição de kits digitais gratuitos para as famílias de baixa renda. “O que a gente fez no projeto da TV digital foi escutar o que a população estava falando e colocar as pessoas no centro do processo”, afirmou Martelleto.

    Já Alex Azevedo, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apresentou os resultados do desligamento do sinal analógico, que permitiu liberar a faixa de 700 MHz para a tecnologia 4G.

    As novidades e previsões para o futuro da televisão foram abordadas pelo diretor de Tecnologia do Grupo Globo, Raymundo Barros, e pelo presidente do Fórum SBTVD, Marcelo Amaral, no painel “A TV no mundo”.

    Para Barros, as novas tecnologias prometem mais interatividade, autonomia e conteúdos personalizados em um futuro próximo.

    Já Marcelo Amaral explicou que, com a padronização de um novo perfil de interatividade, o DTV Play, será possível o desenvolvimento de novos serviços convergentes entre a radiodifusão e a internet.

    No painel “TV aberta – cenários nacional e internacional”, o diretor geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Juan Andrés, ressaltou que o futuro da TV depende da preservação do espectro em todo o mundo.

    “A TV é fundamental para o exercício da liberdade de informação e para a preservação e fortalecimento da democracia, no entanto, para que isso continue ocorrendo, hoje e no futuro, é imprescindível a preservação do espectro radioelétrico, por meio de onde se emitem o sinal e o conteúdo”, disse.

    Andrés lembrou, ainda, que o Brasil sempre foi protagonista, nas reuniões da Conferência Mundial de Radiodifusores (CMR), em relação à defesa do espectro para a TV aberta. A próxima conferência será em novembro, na Suíça. “O Brasil deve seguir o forte trabalho, protegendo a radiodifusão aberta e livre”, concluiu Juan Andrés.

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