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    As Comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e a Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados realizam, na terça-feira (4), às 14h30, a audiência pública “Liberdade de imprensa e comunicação: a cultura de violência contra jornalistas e comunicadores como ameaça aos direitos humanos e à democracia”.

    O diretor geral da ABERT Cristiano Lobato Flores apresentará os números do Relatório da ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; o diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Antônio Paulo Santos; a diretora da ONG Artigo 19, Laura Tresca; e o jornalista Leonardo Sakamoto, confirmaram presença no encontro.

    Audiência pública
    Data: 4 de junho
    Local: Câmara dos Deputados, anexo II, plenário 9

    A simplificação regulatória, o sistema Mosaico, a tecnologia a favor do rádio e as mudanças de hábito dos consumidores de mídia serão alguns dos temas em destaque no seminário SET Sul, nos dias 12 e 13 de junho, em Curitiba (PR). Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o seminário contará com a presença de profissionais de mídia e tecnologia, empresários do setor de radiodifusão, publicitários e engenheiros que debaterão as tendências tecnológicas e os novos modelos de negócios em mídia e entretenimento.

    A ABERT estará presente no encontro. O diretor geral Cristiano Lobato Flores participará do painel sobre o futuro do rádio ao lado do presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) Alexandre Barros, do presidente Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) Marcello Petrelli e do vice-presidente de Marketing da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) Luciano Hoerbe.

    A SET preparou um spot de 30 segundos para veiculação gratuita pelas rádios (aqui) interessadas em divulgar o evento.

    As inscrições já estão abertas aqui.

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia as hostilidades e intimidações à equipe da rádio Jovem Pan, durante reportagem ao vivo sobre o protesto contra os cortes no orçamento da Educação, nesta quinta-feira (30), em São Paulo (SP).

    O repórter Marcelo Mattos e o cinegrafista João Pedro Montans foram xingados e cercados por manifestantes, que impediram a continuidade da transmissão. Diante das ameaças, os profissionais tiveram que deixar o local em busca de segurança.

    A atividade jornalística é fundamental para a sociedade, que tem o direito de ser informada sobre fatos de interesse público. A atitude dos manifestantes demonstra intolerância e total desconhecimento do papel da imprensa.

    A ABERT reafirma a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito do brasileiro à livre informação.

     Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

    A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.

    O humorista Carlos Alberto de Nóbrega, do programa "A Praça é Nossa", do SBT, foi homenageado na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), pelos 65 anos de carreira no rádio e na televisão.

    O presidente Jair Bolsonaro chegou de surpresa à sessão especial que reuniu autoridades do governo federal, parlamentares, jornalistas e empresários de rádio e TV. Bolsonaro presenteou o humorista com uma camisa do Flamengo e, num discurso de improviso, elogiou a carreira artística de Nóbrega. “Sem humor e sem alegria não há razão de viver. Nunca é tarde para ser feliz. Parabéns por levar isso ao nosso povo”, disse o presidente.

    Visivelmente emocionado, Nóbrega ressaltou o carinho que tem pelo SBT, emissora onde trabalha há 32 anos. “O SBT é minha vida, é minha casa. Agradeço tudo que a emissora e o Sílvio Santos me proporcionam. Em três décadas na casa, com mais de mil programas, nunca fui censurado e nunca ninguém interferiu no meu programa”, disse.

    O diretor de Rede de Afiliadas do SBT e conselheiro da ABERT, Roberto Franco, afirmou que Nóbrega é o "verdadeiro homem do bem”. “Ele sintetiza o que é o Brasil, uma pessoa do bem e gente boa. Nós todos do SBT temos um carinho enorme por ele e pelo que ele representa para a comunicação”, disse Franco.

    A sessão solene foi proposta pelo deputado Alexandre Frota (PSL-SP), que chegou a participar do programa humorístico, ao lado de Nóbrega, quando era ator.

    Durante o evento, Carlos Alberto de Nóbrega falou à Rádio ABERT. Ouça a integra da entrevista aqui.

    O programa que reduz o tempo dos processos de radiodifusão em tramitação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o SERAD Digital, foi lançado, nesta terça-feira (28), em Brasília (DF).

    De acordo com o secretário de Radiodifusão do MCTIC, Elifas Gurgel, processos como, por exemplo, a aprovação de local para instalação de equipamento, que antes demoravam cinco dias, poderão ser feitos em aproximadamente 30 minutos. “É a tecnologia sendo usada em benefício dos radiodifusores e do próprio ministério”, disse Gurgel, ao explicar que o programa, nesta primeira fase, contempla sete projetos.

    O SERAD Digital já está disponibilizando ferramentas que agilizam os processos de outorga e de pós-outorga, a integração de dados, o auto preenchimento e o peticionamento dos documentos. De acordo com o diretor do Departamento de Radiodifusão Comercial, Flávio Ferreira Lima, nos próximos dias, o MCTIC divulgará uma portaria determinando que os procedimentos de pós-outorga tenham apenas uma exigência, caso toda a documentação esteja correta. Atualmente, esses procedimentos têm até 15 tipos de exigências.

    Ferreira Lima disse ainda que a informatização e automatização dos mais de 54 mil processos que estão em andamento no MCTIC já foram concluídas. “Hoje sabemos o passo de cada solicitação que está aqui. Cada processo foi analisado e tudo separado por áreas para que possamos liberá-los mais rapidamente. Além disso, o radiodifusor já pode acompanhar pela internet o andamento do seu processo”, afirmou.

    Já o diretor de Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, Marcus Paolucci, apresentou o planejamento da segunda fase do SERAD Digital, previsto para o próximo semestre. “Queremos ainda em 2019, regulamentar a lei que flexibilizou o horário do programa A Voz do Brasil, para que possamos saber quais são as excepcionalidades, ditas em lei, em que podemos aumentar essa flexibilização, regulamentar a faixa estendida de FM e definir um novo prazo para migração do rádio AM/FM”, disse.

    Durante a apresentação, Paolucci adiantou o cronograma de projetos e ações para 2020, entre eles, trabalhar na digitalização do rádio, definir o marco legal da radiodifusão, evoluir no processo de digitalização da TV e lançar o aplicativo da SERAD Digital.

    No encerramento do evento, Elifas Gurgel ressaltou a importância da radiodifusão para a sociedade. “Eu creio na radiodifusão, ela sempre terá seu espaço junto à população. A tecnologia vai fazer a radiodifusão ainda mais pujante. E tenho certeza, até 2020, com todo esse trabalho, nós vamos zerar o passivo dos processos que chegam diariamente ao ministério”, afirmou.

    O evento reuniu radiodifusores de vários estados e contou ainda com a participação do ministro Marcos Pontes, do secretário executivo, Júlio Semeghini, e do presidente da Anatel, Leonardo Euler

    Durante audiência pública na Comissão de Transparência do Senado, o secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, apresentou, nesta terça-feira (28), o panorama da comunicação pública e da distribuição de verbas publicitárias do governo.

    De acordo com Wajngarten, a SECOM/PR deve trabalhar em três pilares para fortalecer a informação e unificar a comunicação. “Ter uma comunicação direta com o cidadão, saber se comunicar com eficiência, usando todos os meios de comunicação, não somente digital, e usar a comunicação integrada com as ferramentas tecnológicas” foram os caminhos apontados por Wajngarten.

    O secretário ressaltou ainda que o orçamento da SECOM para este ano é de R$ 108 mi, um terço do previsto em 2017, e por isso “é preciso investir com responsabilidade e razoabilidade”. De acordo com Wajngarten, de janeiro a abril deste ano, a secretaria investiu 60,41% em televisão; 14,35% na internet; 8,93% em mídia no exterior; e 6,42% no rádio.

    “A SECOM vem cumprindo a regra da distribuição, mas acredito que devemos priorizar alguns critérios técnicos. Usar somente a regra audiência e investimento é um modelo nocivo à comunicação. Sem adotar qualquer viés ideológico, mas é preciso entender que, quanto mais for concentrada a verba, menos sobrará para outros veículos”, disse.

    Desde o início do governo, a maior campanha publicitária foi voltada à nova Previdência, com R$ 37 milhões distribuídos entre 11 veículos de internet, 47 de mídia exterior, 73 de mídia exterior digital, 1.771 rádios, 8 revistas e 359 emissoras de TV, somando 2.269 veículos.

    Por fim, o secretário defendeu que o governo deve investir em mídia regional sob pena de o Brasil se tornar um país de uma única voz. “Nós vamos promover a mídia regional para que tenhamos multi microfones. A comunicação tem que ser plural e passa pelos veículos de comunicação de todas as regiões. Quando investimos em comunicação, estamos levando informação de qualidade ao cidadão e minimizando a proliferação de fake news”, disse ele.

     

    O secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Elifas Gurgel lança, nesta terça-feira (28), às 14h, a primeira etapa do programa SERAD Digital.

    O programa tem o objetivo de simplificar e acelerar os trâmites de outorga e pós-outorga dos serviços de radiodifusão, automatizar os processos que estão em andamento no MCTIC e criar grupos de trabalho, com a participação de radiodifusores, para buscar soluções para o avanço do setor.

    “Esse modelo de gestão que estamos criando facilitará o dia a dia dos radiodifusores e também do próprio Ministério”, afirmou Elifas Gurgel sobre o SERAD Digital, durante reunião do Conselho da ABERT, no último dia 16.

    O SERAD Digital é composto por oito fases e cada uma corresponde à agenda semestral da Secretaria de Radiodifusão. Nesta primeira etapa, sete projetos são contemplados.

    O ministro Marcos Pontes participará do lançamento do programa, que poderá ser acompanhado em transmissão ao vivo.

    O link para acesso à videoconferência via desktop ou notebook é http://vc.transportes.gov.br. Basta colocar o nome do participante e informar o ID da sala (6007). A orientação é usar preferencialmente o Internet Explorer.

    Lançamento SERAD Digital

    Data: 28/05

    Local: Auditório do MCTIC, Bloco R, Esplanada dos Ministérios, Brasília (DF)

    “Precisamos salvar a internet dela mesma”. A afirmação é do membro do Conselho Superior da ABERT, Marcelo Bechara, que participou da audiência pública “A disseminação de fake news e a interferência na democracia brasileira”, promovida pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, na quinta-feira (23).

    Bechara citou os esforços de diferentes países no combate à disseminação de notícias falsas e destacou a necessidade de responsabilização das empresas de tecnologia. “A realidade que encontramos hoje é de problemas coletivos e danos à democracia. Para combater isso, temos o jornalismo profissional, a proteção de dados e a responsabilidade pela plataforma. A responsabilidade pela plataforma quer dizer que as empresas de tecnologia não são apenas de tecnologia, são empresas de mídia. A mídia tradicional erra? Erra. E vamos continuar errando. Mas nós temos rosto. Quem rentabiliza com publicidade, precisa ter responsabilidade. A ideia é que essas empresas tenham responsabilidade como a mídia tradicional tem”, afirmou Bechara.

    Já o criador do Boatos.org, Edgard Matsuki, apresentou dados do trabalho desenvolvido pelo site desde a sua criação, em 2013. De acordo com Matsuki, foram mais de 4 mil notícias falsas checadas pelo Boatos.org, uma média de três por dia. Ele defendeu a educação de quem usa as plataformas digitais. “A punição para quem monetiza com páginas falsas deve existir, mas acredito mais no impacto educacional que punitivo”, afirmou.

    Ao presidir o debate, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) cobrou do chefe do Serviço de Repressão aos Crimes Eleitorais da Polícia Federal, Eduardo Augusto Maneta uma solução para a disseminação de notícias falsas, como no período eleitoral. “Debate sobre intenções não atende às nossas necessidades”, afirmou a parlamentar.Também participou da discussão a ex-deputada federal Manuela D’Ávila.

    89% da população do Reino Unido, ou 48,9 milhões de pessoas acima de 15 anos, ouvem rádio todas as semanas. É o que revela um estudo da Radio Joint Audience Research Limited (Rajar), empresa de pesquisas inglesa. O alcance é próximo dos 86% no Brasil e dos 92% nos Estados Unidos, apontados recentemente por diferentes institutos de pesquisa. O percentual tem se mantido estável ao longo da última década.

    A Rajar também aponta que a população do Reino Unido escuta rádio mais de 20 horas por semana. Sobre o local em que os ouvintes escutam rádio, 59% da audiência do Reino Unido vêm das residências (em casa), seguido por 24% em veículos e 17% no local de trabalho.

    Streaming

    O consumo de rádio via plataformas online também é crescente no Reino Unido. No primeiro trimestre de 2019, 27,7% dos adultos ouviram rádio por smartphones e tablets pelo menos uma vez por semana. Desse total, 32,6% da audiência estão na faixa etária entre 15 e 24 anos e 26,9% a partir dos 25 anos.

    A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) preparou um spot de 15 segundos para veiculação gratuita pelas rádios (aqui) interessadas em divulgar o 14º Congresso Internacional, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho, em São Paulo (SP).

    O congresso contará com mais de 80 palestras de jornalistas brasileiros e estrangeiros, além de workshops para profissionais de comunicação sobre jornalismo investigativo. Um vídeo, também de 15 segundos, foi disponibilizado para as emissoras de TV (aqui). As inscrições continuam abertas e com preços promocionais até o dia 4 de junho.

    A ABERT é parceira institucional da Abraji. Informações, inscrição e programação no site: congresso.abraji.org.br.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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