Notícias

    O governo federal deve editar, nos próximos dias , uma nova medida provisória para diminuir os efeitos da crise econômica e dos altos índices de desemprego causados pela pandemia de COVID-19 no Brasil.

    A expectativa é do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), integrante da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Ele conversou com a ABERT sobre essas ações e também sobre as contribuições que o Congresso Nacional pode dar para a retomada do setor produtivo do país.

    Na quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o PLN 2, que permite ao governo abrir crédito extraordinário e destinar cerca de R$ 35 bilhões a programas emergenciais. Segundo o parlamentar, o recurso será utilizado no pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, no apoio a micro e pequenas empresas e no complemento de renda de funcionários que sofram redução de salário ou suspensão do contrato de trabalho.

     

    Veja a entrevista na íntegra AQUI

     

    Para a matéria de rádio, acesse AQUI

     

    deputado christino

     

    O bloqueio de jornalistas e demais profissionais no Twitter, plataforma usada por várias autoridades públicas para a divulgação de informações, conta agora com uma ferramenta que fará o rastreamento do impedimento.

    A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o site Congresso em Foco lançaram a campanha virtual Bolos Antiblock, ação inspirada nos jornais publicados em tempos de ditadura militar, que divulgavam receitas de bolo no lugar das notícias censuradas.

    "De setembro de 2020 até agora, o monitoramento de jornalistas bloqueados por autoridades no Twitter feito pela Abraji registrou 174 casos envolvendo 88 profissionais. Quando isso acontece, limita-se o acesso do jornalista a informações de interesse público, sobretudo quando os perfis são usados para comunicar ações oficiais", diz Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji.

    Quem acessar a página da campanha será convidado a se conectar em seu perfil do Twitter, para que a ferramenta faça um rastreamento de bloqueios. O sistema gera uma cryptoarte única para cada usuário bloqueado por uma autoridade que exerça mandato. Para permitir o cruzamento de dados, 600 nomes de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram previamente cadastrados.

    Para acessar o site da campanha, clique AQUI

     

     

    bolos antiblock lowres

    O encontro online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”, que acontece em 3 de maio, às 18h, já está com as inscrições abertas. Organizado pela Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP e pela ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas), o evento gratuito tem vagas limitadas e, para participar, é preciso se inscrever pelo link

    https://www.sympla.com.br/oab-sp---webinar-jornalismo-local-e-liberdade-de-imprensa__1185993

    Ao lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o encontro reunirá o diretor executivo de Jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider, o editor executivo do Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), Fabrício Carareto, e a presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Ribeiro Mateus, em um debate sobre sigilo da fonte, os desafios da imprensa na cobertura diária e a importância do jornalismo local para as comunidades.

    A mediação estará a cargo do advogado da ANER e integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP, André Marsiglia.

     

     

    WhatsApp Image 2021 04 16 at 10.52.19

     Quando o assunto é publicidade, os consumidores de plataformas de áudio se mostram mais engajados do que consumidores de outros meios. É o que aponta um novo estudo da Edison Research em parceria com a NPR, realizado entre 13 e 21 de janeiro, com 1.500 norte-americanos com mais de 18 anos. Todos afirmaram ter ouvido rádio na semana anterior ao levantamento.

    Dentro desse universo, 64% dos entrevistados afirmaram ficar atentos à publicidade.

    Segundo os dados, quando se trata de mensagem comercial, o áudio em geral superou o streaming de TV e clipes online (58%), televisão ao vivo ou gravada (56%) e mídia social (51%). Os ouvintes mais frequentes também se mostraram os mais favoráveis ao conteúdo publicitário.

    O levantamento mostrou que 47% dos ouvintes disseram se informar sobre empresas locais por meio de anúncios de rádio AM/FM, contra menos de um terço de consumidores dos demais meios de comunicação. Do total de entrevistados, 46% afirmam considerar uma nova empresa, produto ou serviço após ouvir uma propaganda no rádio.

    Para além de decisões de consumo, o rádio vem consolidando um espaço afetivo na vida da audiência. Nos Estados Unidos, 33% dos ouvintes de rádio AM / FM afirmam que a plataforma está se tornando uma parte mais importante de suas vidas. Dois em cada três adultos do país sintonizam alguma emissora todos os dias.

    Com informações do portal Tudo Rádio

     

     

    vintage microphone with signboard on air PSGXJCM1000 300x225

    Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do evento online “Informação como bem público. Organizado pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Unesco, a ABERT é uma das instituições apoiadoras do encontro, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio. Lara Resende é um dos convidados do painel que ocorrerá na quarta-feira (3), às 16h.

    O debate dará enfoque ao jornalismo livre e independente, à produção de notícias como informação verificada de interesse público, e a necessidade de um ecossistema amplo, que inclui a segurança de jornalistas, para assegurar a qualidade da informação. Em 2021, a data também coincide com os 30 anos da declaração de Windhoek, que instituiu o dia mundial da liberdade de imprensa.

    Os painéis terão três eixos: medidas para garantir a viabilidade dos veículos, a segurança dos jornalistas e a sustentabilidade econômica, criação me mecanismos que garantam a transparência de empresas de internet e ainda o desenvolvimento da educação midiática.

    A programação prevê ainda a participação da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, além de representantes do Judiciário e de veículos de imprensa.

    A programação completa será transmitida pelas redes sociais das entidades organizadoras e dos parceiros.

     

     

    press freedom 1 edit

    Em edição extra do Diário Oficial da União, foi publicada, nesta sexta-feira (16), a nomeação do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal André de Sousa Costa para chefiar a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações.

    A Secom faz a assessoria da Presidência e coordena a comunicação de governo, as ações de publicidade e a atuação das mídias digitais.

    Desde junho de 2020, André Costa atuava como assessor especial da Presidência da República. Ele também já foi chefe da Comunicação da Secretaria Geral da Presidência, quando comandada pelo ministro do TCU, Jorge Oliveira.

    Flávio Rocha, que estava como chefe interino da Secom, seguirá no cargo de secretário Especial de Assuntos Estratégicos.

    As principais estratégias para fortalecer o vínculo do rádio com os anunciantes e ouvintes foram tema do encontro virtual promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), na quarta-feira (14).

    Para o diretor do Sistema MPA e vice-presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, o rádio deve ocupar todas as plataformas e gerar conteúdo sem descuidar da interatividade. “Seu negócio não é rádio, mas uma empresa produtora de conteúdo multiplataforma”, ensinou.

    Mayrinck ainda defendeu a obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM em todos os celulares. “Os smartphones geram a convergência de todas as mídias”, afirmou.

    Segundo Marina Alves, gestora de Marketing do Sistema MPA, relacionamento e estratégia são as palavras-chave para o sucesso. “Primeiro, é preciso ser ouvinte do ouvinte, estar atento às necessidades dele e do anunciante”, defendeu. Mas a profissional acrescentou: as empresas de radiodifusão ainda não sabem negociar espaço no rádio como um veículo multiplataforma.

    Carolina Sasse, diretora de Vendas da Cadena, afirmou que a criatividade exige que os criadores de conteúdo “calcem os sapatos dos clientes”, entendam o que estão buscando em meios de comunicação, que realidade enfrentam e que mudanças experimentaram durante a pandemia. “É hora de abrir a caixinha de perguntas e interagir com os ouvintes. É momento de testar novas ideias, tirar projetos do papel”, salientou.

     

     

    amirt

     O Ministério das Comunicações (MCom) criou o Prêmio Marechal Rondon de Comunicações, destinado a homenagear ações e autoridades com destacada atuação no campo das políticas de radiodifusão e de telecomunicações, serviços postais ou de comunicação social.

    A comissão de avaliação será formada por servidores do MCom que, anualmente, submeterão a lista de indicados às quatro categorias ao ministro.

    O prêmio poderá ser uma homenagem póstuma e, nesse caso, será entregue a uma pessoa escolhida pela família do agraciado.

    De cada dez profissionais de marketing, seis planejam aumentar o orçamento de rádio nos próximos doze meses. A conclusão é do Relatório Anual de Marketing, pesquisa da Nielsen referente ao mercado norte-americano. Os dados foram publicados pelo portal Inside Radio.

    O estudo apontou que os investimentos em publicidade ainda estão restritos e pediu que os anunciantes voltem a apostar no setor ."As marcas não podem correr os riscos associados ao silêncio”, defende o texto.

    As soluções apontam para a adoção de multiplataformas no trabalho de divulgação, tanto no universo online quanto no offline. "É hora de eles darem um passo adiante, pensar em criar experiências perfeitas para os consumidores de um ponto a outro, não apenas no ponto de compra", descreveu o estudo.

    Com informações do portal Tudo Rádio

    A crescente onda de violência, assédio e judicialização que interfere no trabalho da imprensa levou a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) a criar o Programa de Proteção Legal para Jornalistas, em atividade desde terça-feira (13).

    O objetivo é evitar que profissionais do setor sejam silenciados ou constrangidos por meio de medidas judiciais. “Temos visto o aumento do uso da Justiça como forma de intimidar e cercear o trabalho jornalístico, como pedidos para a retirada de conteúdo do ar, e o uso de Juizados Especiais Cíveis para processar jornalistas", afirma a secretária executiva da Abraji, Cristina Zahar.

    A meta para o primeiro ano é fornecer atendimento jurídico a seis jornalistas. Terão prioridade repórteres e free-lancers que atuam fora dos centros urbanos ou que não recebem apoio dos veículos para os quais prestam serviços. Interessados em processar autoridades públicas ou envolvidos em casos de litígios estratégicos também podem recorrer ao programa. Jornalistas que sejam acionados judicialmente serão atendidos se o processo estiver tramitando em primeira instância, em fase anterior à manifestação do réu, desde que o caso esteja relacionado ao exercício da profissão.

    Ameaças, perseguições e agressões decorrentes do trabalho como jornalista também estão entre os critérios de atendimento. Boas práticas da profissão, hipossuficiência financeira, independência funcional de grandes meios de comunicação, diversidade de raça e localização geográfica também serão levados em conta.

    O email para contato com a equipe do programa é Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

     

     

    proteçao jornalistas

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar