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    Desde a última segunda-feira, a Globo Minas, afiliada da Rede Globo em Belo Horizonte (MG), transmite toda a sua programação em alta definição. O sinal digital está disponível para os municípios de cobertura da emissora.

    A Globo Minas começou a transmitir alguns programas com a nova tecnologia em 2008, e neste ano, concluiu a digitalização do seu parque tecnológico. Os investimentos totalizaram R$ 4 milhões.

    “O telespectador que está equipado com recepção HD tem uma experiência muito mais rica em assistir aos programas. Para se ter ideia, em uma imagem com definição padrão, talvez não seja possível reconhecer o rosto de uma pessoa em uma arquibancada, por exemplo, o que já acontece na imagem em High Definition”, explica o supervisor de engenharia da emissora, Juliano Zenóbio, em entrevista a Globo Minas.

    De acordo os últimos dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, em maio deste ano, o sinal digital cobre 47% dos domicílios brasileiros, alcança 500 cidades e 89,2 milhões de brasileiros. Em Minas Gerais, o total de pessoas com acesso ao sinal digital chega a 5,3 milhões, das quais 2,3 milhões estão em Belo Horizonte.

    Foto: Divulgação TV Globo Minas/Sânzio Melo

    Assessoria de Comunicação da Abert


    As emissoras de rádio e de televisão não precisarão mais arcar com o custo da publicação de alguns atos no Diário Oficial da União. A partir de agora, o Ministério das Comunicações responderá pelo pagamento pela veiculação de atos de aprovação de local e equipamentos.

    A medida consta de portaria publicada no Diário Oficial da União, na semana passada. A regra também vale para a publicação de “outras” ações relacionadas a alterações técnicas das prestadoras de serviços de radiodifusão, mas que ainda não foram especificadas pelo órgão.

    De acordo com o decreto de nº 4.250 de 2002, a publicação de atos oficiais que envolvam benefícios individuais de pessoas naturais e jurídicas deverá ser paga pelos interessados, exceto quando se tratar de ato baixado em função de política setorial, o que é o caso. Segundo o decreto, o ônus do pagamento será do órgão expedidor, desde que expressamente aprovado pelo ministro.

    As despesas referentes a demais atos, não citados na portaria, continuam sendo de responsabilidade da entidade interessada. 

    A publicação de cada centímetro de texto no Diário Oficial custa R$ 8,00. Uma publicação que ocupa 30 cm, por exemplo, vale cerca de R$ 240,00. A solicitação para o pagamento da taxa é enviada às entidades interessadas por meio de ofício e o não pagamento pode tornar o ato publicado sem efeito.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    Cerca de 5 milhões de estudantes não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Destes, 3,8 milhões são menores de 18 anos, de acordo com estimativa do Censo Escolar 2009.

    Para orientar as famílias sobre a importância de atualizar o registro de paternidade tardia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta quarta-feira, 18, a campanha “Pai Presente” com a mensagem “Não é apenas na certidão de nascimento que um Pai faz falta”.

    “O CNJ sabe o quanto é importante para um filho ter o nome e a presença de um pai. Por isso, o reconhecimento de paternidade foi simplificado e agora pode ser feito em qualquer cartório de registro”, dizem as peças que compõem a campanha.

    Duas delas, voltadas para mães e pais, falam sobre a falta que faz à criança a figura do pai, no cotidiano e em sua formação. Uma terceira peça, voltada aos registradores civis, demonstra a sua importância para se obter o reconhecimento de paternidade.

    A iniciativa faz parte do programa Pai Presente, realizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com os Tribunais de Justiça. A divulgação das peças será veiculada em rádios e televisões brasileiras até 1º de setembro.

    A ABERT apóia a campanha incentivando o engajamento das 2,7 mil emissoras de rádio e 320 de televisão associadas.

    Os interessados podem acessar aqui o spot a vinheta ou plano de mídia da campanha.

     

    Assessoria de Imprensa da Abert

    Referências nacionais e internacionais discutem o jornalismo na atualidade e a influência das novas tecnologias no mídia.JOR, que acontece nos dias 12 e 13 de setembro, em São Paulo. O evento é realizado pela revista Imprensa, que completa 25 anos.

    Durante o evento, nomes internacionais do jornalismo global apresentarão ao vivo ideias e experiências, na forma de entrevistas, e painéis com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros, trocando experiências sobre o futuro da profissão e a relação do jornalismo com as novas tecnologias, além de desafios geopolíticos.

    Para discutir temas como Jornalismo Digital, Comunicação Integrada, Mídia Eletrônica e Mídias Sociais, estarão presentes nomes como Ana Brambilla, da Editora Globo; Heródoto Barbeiro, da Record News; Leonardo Stamillo, da Rádio CBN; Lucio Mesquita, da BBC West; Raul Reis, da Escola de Jornalismo e Comunicação Social da Florida International University; e David Rohde, da agência Reuters. 

    As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento. Para mais informações, acesse: http://portalimprensa.uol.com.br/midiajor

    A Abert apoia o evento.

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

    A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (AESP) realizará no próximo dia 31, o 1º Encontro do Comitê do Rádio AM. O evento terá início às 9h30 e será realizado na capital de São Paulo. As inscrições estão abertas no site da entidade, no www.aesp.org.br .  Há cerca de 100 inscritos e as vagas são limitadas.

    Um dos principais objetivos do evento será discutir soluções para a digitalização da transmissão das Ondas Médias no país. A migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão seria  uma delas. A proposta, defendida pela ABERT e endossada pelas associações estaduais de radiodifusão, será um dos assuntos tratados durante o encontro. 

    Para falar sobre o tema, a AESP convidou o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Ele também falará sobre o convênio firmado entre o ministério e a Anatel  para análise de processos do setor. Ao final da palestra, os radiodifusores poderão tirar suas dúvidas com o secretário.

    Um estudo da Anatel apresentado pela primeira vez no ano passado mostra que a migração das emissoras AM para os canais 5 e 6 de televisão é tecnicamente viável. Esses canais  estão compreendidos entre 76 MHz e 88 MHz  e serão liberados após o apagão da TV analógica. Para os radiodifusores, a proposta representa um caminho para a digitalização do Rádio AM.

    O Comitê do Rádio AM é uma iniciativa da AESP e tem o intuito de reunir empresários da radiodifusão para debaterem questões que envolvem o Rádio AM. “É um tema que está realmente despertando interesse e a presença do secretário será importante para aproximar os radiodifusores e esclarecer suas dúvidas”, afirma o presidente da entidade, Rodrigo Neves.

    1º Encontro do Comitê do Rádio AM
    Das 9h30 às 12h
    Local: Hotel Braston, localizado na Rua Martins Fontes, 330, Centro, São Paulo – SP.
    Inscrições no www.aesp.org.br

    Assessoria de Comunicação da ABERT

     

    O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) a composição do Conselho de Comunicação Social (CCS), previsto no artigo 224 da Constituição como órgão auxiliar do parlamento em questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação, além de emitir pareceres e recomendações relacionadas à produção e programação de emissoras de rádio e TV.

    O Conselho será composto por 13 titulares e 13 suplentes, com nomes sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso. Cada membro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. De acordo com a lei, o órgão deve eleger seu presidente e vice-presidente dentre os representantes da sociedade civil, e as despesas são pagas pelo Senado.

    O CCS inclui representantes dos veículos de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil.

     

    Acesse aqui a lista completa de representantes do Conselho.

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

    De 20 a 23 de agosto, em São Paulo, acontece o Congresso de Tecnologia de Televisão SET 2012, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). O evento contará com palestras, talk shows, tutoriais e debates com profissionais de destaque no mercado.

    Serão 45 sessões e 180 palestrantes, abordando temas relacionados à radiodifusão, como Armazenamento Digital de Conteúdo, Acessibilidade, Convergência Broadcast/Broadband, Novas tecnologias, Internet e Transmídia.

    Para mais informações, acesse: http://www.set.com.br/congresso_set.asp


    O faturamento do Rádio cresceu 11,5% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado, informa o mais recente relatório do Projeto Inter-Meios, divulgado nesta semana. O meio faturou R$ 357 milhões no acumulado de janeiro a abril, R$ cerca de 37 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2011, quando arrecadou R$ 320,1 milhões.

    Já a TV aberta faturou R$ 5,8 bilhões com vendas publicitárias, frente aos R$ 5,1 bilhões angariados nos quatro primeiros meses do ano passado.  A alta elevou o índice de faturamento do meio acima de média geral (12,9%). No total, a TV ficou com 65% das verbas publicitárias.

    No primeiro quadrimestre de 2012, a mídia brasileira faturou R$ 8,9 bilhões, desempenho 11,5% superior ao mesmo período do ano passado. No mês de abril, especificamente, o faturamento com venda de espaço comercial cresceu em média 5,5%.

    Os investimentos em cinema cresceram 29,8% no quadrimestre e 24,3% foram os percentuais alcançados pela internet. A TV por assinatura também se saiu bem: cresceu 21,2% entre janeiro e abril.

    O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos. Começou a operar em 1990 e hoje conta com a adesão de mais de trezentos e cinqüenta veículos e grupos de comunicação, que representam aproximadamente 90% do investimento em mídia.


    Assessoria de Comunicação da Abert com informações do Meio & Mensagem


    O Ministério das Comunicações abriu consulta pública sobre proposta que regulamenta procedimentos, parâmetros e critérios para aplicação de sanções administrativas a emissoras de rádio e TV. As contribuições devem ser feitas até 14 de agosto no site do órgão.

    As contribuições e sugestões à proposta deverão ser fundamentadas, devidamente identificadas e encaminhadas apenas por meio de formulário eletrônico disponível no site do Ministério das Comunicações, pelo endereço http://consultapublica.mc.gov.br/consulta/logon.asp.

    A proposta detalha, por exemplo, quais critérios serão utilizados pelo ministério para definir o valor da multa e o tipo de sanção que serão aplicadas às entidades exploradoras dos serviços de radiodifusão por infração às leis, regulamentos ou normas do setor.

    A minuta do projeto traz ainda a possibilidade de assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em vez de aplicações de sanções pecuniárias, como uma alternativa para superar práticas consideradas ilegais.

    Após a consulta pública, o ministério avaliará as sugestões recebidas e publicar uma portaria com a regulamentação.

    Assessoria de Comunicação da Abert com informações do Ministério das Comunicações

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2912/11, de autoria do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que altera regras de propagandas partidárias em emissoras de rádio e televisão.

    A proposta proíbe repetições das propagandas no mesmo intervalo comercial e amplia em uma hora a veiculação das inserções. A transmissão deverá ocorrer entre 18h30 e 22h. Atualmente, esse período é de 19h30 a 22h. Além disso, as inserções de 30 segundos e um minuto não deverão ser repetidas em um mesmo intervalo comercial. A proposta foi aprovada na última quarta-feira, 11.

    Para o relator, deputado Silas Câmara (PSD-AM), o projeto tem o objetivo de evitar a “repetição desmesurada de spots contendo propaganda política em um curto intervalo de tempo e contribuindo para uma melhor percepção dos conteúdos veiculados pelos partidos políticos por parte dos eleitores”. 

    A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2622/07, de autoria do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que obriga os fabricantes de aparelhos de televisão a divulgarem informações sobre a compatibilidade desses produtos com o padrão de TV digital.

    De acordo com o relator da proposta, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), cerca de 500 municípios recebem o sinal de pelo menos uma emissora em transmissão digital. No entanto, “poucos são os telespectadores que dispõem de aparelhos compatíveis com o sistema de TV digital brasileiro, o SBTVD-T”, destacou.

    Segundo ele, os aparelhos oferecidos na loja nem sempre são compatíveis com o sistema. Alguns pela ausência de receptor digital, outros por estarem dotados de circuito de recepção compatível com sistemas diferentes, como o ATSC (norte-americano) ou o DVB (europeu).


    A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda
    deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Assessoria de Comunicação da Abert

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