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    O portal Teletime e o Centro de Estudos de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (CCOM/UnB) realizam, na próxima terça-feira (15), mais uma edição do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, confirmou presença no painel “Revisão da agenda para 2022”, que contará também com a participação de representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, e do presidente executivo da Telcomp, Luiz Henrique Barbosa. Considerado um dos principais encontros setoriais, o seminário tem na pauta debates sobre as perspectivas, demandas e políticas públicas para 2022.

     

    A estreia do programa Acelerando a Transformação Digital, nesta quinta-feira (10), reuniu profissionais e representantes de emissoras de rádio e TV que se inscreveram para a primeira fase do programa, uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.

    No painel “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos”, o jornalista britânico Jon Laurence abordou as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e manter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.

    O supervisor de produção executiva para a AJ+, editora de mídia social da Al Jazeera, falou sobre a experiência de liderar a redação da plataforma digital, com a aprovação de mais de 15 mil vídeos, e deu dicas de como atrair engajamento nas redes sociais.

    “Você tem que estar dentro da experiência do usuário. Usar frases mais curtas, evitar jargão menos familiarizado, assegurar que o texto está ligado ao público num mundo muito competitivo”.

    Sobre o rádio no ambiente digital, Jon Laurence elogiou o conteúdo produzido pelo meio. “Não vejo como solução para o rádio a geração de conteúdo exclusivamente para redes sociais”.

    O encontro virtual contou ainda com a presença do coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad.

    “Este é um desafio maravilhoso e difícil ao mesmo tempo. Fazer a transição para a multiplataforma exige atenção e organização do fluxo de trabalho para a construção de novas audiências”, enfatizou Chahad.

    Na abertura do encontro, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou o objetivo do programa, de levar um leque de informação e conhecimento sobre o ambiente digital.

    A vice-presidente do ICFJ, Johanna Carrillo, comemorou o número recorde de inscritos para a fase de treinamento, com mais de 650 selecionados de 200 organizações. “Estou muito feliz que vocês estejam participando desse programa sobre transformação digital e gostaria de frisar que esse treinamento é considerado o de maior número de participantes. Isso é fantástico!”
    Outros cinco treinamentos virtuais estão previstos para essa primeira fase do Acelerando a Transformação Digital.

    No dia 24 de fevereiro, às 14h, o painel “Distribuição de conteúdo digital” terá a presença da produtora sênior da AJ+ em espanhol, Paula Daibert, responsável por escrever e aprovar elementos de pós-produção para documentários informativos curtos e com grande alcance visual na América Latina. A AJ+ Español foi a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.

    Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    Em sessão conjunta, nesta terça-feira (8), o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial à compensação fiscal prevista na Lei nº 14.291/2022, que estabeleceu o retorno da propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão. 
     
    Por 344 votos a favor da derrubada do veto e 49 votos contrários, na Câmara, e 54 votos a favor e 14 contrários, no Senado, deputados e senadores mantiveram o mecanismo da compensação fiscal, contrapartida do Estado pela cessão do tempo destinado à transmissão da propaganda partidária.
     
    Os parlamentares foram sensíveis ao pleito da ABERT, que acompanhou os desdobramentos do veto a um dispositivo assegurado desde a década de 1980 e que, apesar de não representar ressarcimento financeiro para as emissoras de radiodifusão, atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e custos operacionais impostos às emissoras durante a veiculação da propaganda partidária.
     
    “Esta é uma vitória fundamental para a radiodifusão, sempre unida na defesa do rádio e da TV aberta do país. O legislativo brasileiro, mais uma vez, foi sensível a um tema de relevante importância para o nosso setor", comemorou o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta terça-feira (8), o aviso de Consulta Pública nº 1/2022 AQUI, que prorroga o prazo para o envio de sugestões à minuta de portaria que cria os Organismos Certificadores de Radiodifusão (OCR).

    Com a prorrogação, as contribuições devem ser enviadas até o dia 7 de março.

    A implementação desses organismos tem por objetivo otimizar os procedimentos de análise e permitir uma tramitação mais ágil dos processos administrativos de rádio e TV.

    A minuta de portaria está disponível na plataforma Participa + Brasil, que pode ser acessada AQUI.

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta sexta-feira (4), o Edital de Intimação nº 35/2022 para o saneamento das exigências do chamamento público para a migração dos canais de TV aberta transmitidos por satélite (TVRO), atualmente na Banda C, para a Banda Ku (AQUI).

    Parte das manifestações apresentadas contêm inconsistências, tanto de natureza técnica na informação prestada, como de representação processual. O prazo para o cumprimento das exigências será único, de 15 dias.

    A ABERT lembra que o sucesso do processo de migração da TVRO para a Banda Ku dependerá da realização da conclusão das manifestações de interesse dentro dos critérios estabelecidos pelo Ato nº 12.432 da Anatel. 

    Em caso de dúvidas sobre o cumprimento das exigências, a Diretoria de Tecnologia da ABERT está à disposição pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 2104.4600.

    O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a migração para o FM de mais 12 emissoras que operam na faixa de frequência AM. 

    As autorizações publicadas no Diário Oficial da União de sexta-feira (28) são para rádios das cidades paulistas de Itanhaém, Sorocaba, Assis, Araras, São Caetano do Sul e Miguelópolis, além de Solonópole (CE), Muzambinho (MG), Mandaguari (PR), Blumenau (SC) e as gaúchas Estrela e Santo Antônio da Patrulha.

    De acordo com o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, com as novas permissões, o número de emissoras autorizadas à migração chega a 939. A meta é adequar todas as outorgas de rádios que operam em AM para FM até o fim de 2022.

    Com a migração, as emissoras terão uma melhoria significativa na qualidade de transmissão, com menos ruídos, além de aumentar a diversidade de conteúdo no dial, ampliando sua audiência e proporcionando mais variedade aos ouvintes, que podem escutar a rádio por meio de dispositivos como celulares e tablets. As rádios FM têm, ainda, custos menores com o consumo de energia elétrica dos equipamentos de transmissão.

    Levar o sinal de TV digital a todas as cidades que dispõem apenas das transmissões analógicas. Este é o objetivo do Digitaliza Brasil, programa do Ministério das Comunicações (MCom) que encerrou janeiro com o termo de adesão assinado por 797 prefeituras, completando a fase de qualificação, último passo para que a tecnologia chegue aos municípios.  

    Com esta etapa, o MCom chega a 49% da meta atingida pelo programa, lançado em maio de 2021. A ativação do sinal de TV digital levará aos municípios mais variedade e qualidade na programação. O Digitaliza Brasil está em sua última fase de convocação: até 25 de fevereiro, 244 cidades do norte e nordeste do país poderão se candidatar a receber a instalação completa da infraestrutura do sinal digital de TV.

    Estão previstos o fornecimento e a instalação de toda a infraestrutura necessária para a transmissão digital. O programa também irá distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Ao preencher o termo de adesão, as prefeituras devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, e se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção da infraestrutura após a implantação.

    “Estamos caminhando bem no programa e a nossa meta é, até o fim deste ano, digitalizar todos os municípios que manifestaram interesse e foram qualificados para participar”, ressaltou o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão.

     

     

    Os mais de 800 inscritos no programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para profissionais e emissoras de rádio e TV, receberão, na próxima semana, as informações sobre a programação da primeira fase, aberta a associados e não-associados da ABERT.

    O Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project, empresa responsável pelo Facebook e Instagram e debaterá os principais desafios e oportunidades do ecossistema de rádio e televisão no processo de transformação digital.

    Nas seis sessões de treinamentos virtuais, que acontecerão sempre às quintas-feiras, às 14h, os participantes acompanharão as palestras de renomados especialistas internacionais em mídia. Cada sessão terá duração máxima de duas horas.

    A primeira sessão, “Disputa por atenção na era dos formatos supercurtos” acontece no dia 10 de fevereiro, às 14h, e terá a presença do jornalista Jon Laurence, que apresentará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje.

    Supervisor de produção executiva para a AJ+, Jon Laurence lidera a redação da plataforma digital da AL Jazeera focada em millenials e dirige uma mistura de produção diária de notícias e conteúdo em formatos mais longos. Foi editor adjunto da NowThis e chefe do Digital no Channel 4 News, onde ajudou a aumentar significativamente o alcance online do premiado programa de TV britânico.

    O coordenador de projeto de colaboração da ABERT com o ICFJ e a Meta, Allen Chahad, fará a mediação do encontro virtual. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

    Após a conclusão do treinamento, os participantes deste módulo também poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados.

    Para participar da segunda etapa, é necessário presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas, além de ter cumprido outros requisitos registrados nos Termos e Condições do programa. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta quarta-feira (2), a Portaria nº 4.561, com o calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa “A Voz do Brasil” em 2022.

    De acordo com a portaria, nas datas de aniversário de municípios, as emissoras que desejarem veicular ações, eventos ou informações relativas à comemoração estão dispensadas de retransmitir o programa.

    A portaria estabelece, ainda, que as emissoras de rádio que transmitirem os jogos de futebol da seleção brasileira,de equipes brasileiras em campeonatos de futebol estaduais, nacionais, sul-americanos ou internacionais, estão autorizadas a ter o horário flexibilizado, além dos originalmente previstos, da seguinte forma:

     (i) para transmissão de jogos com início marcado entre as 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, com início até as vinte e três horas do mesmo dia; e

     (ii) para transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido, sem cortes, antes do jogo, nos horários originalmente previstos, ou com início até as vinte e três horas e trinta minutos do mesmo dia.

    A portaria permite que a retransmissão da Voz do Brasil seja dispensada no caso de partidas com prorrogação, decisão por cobranças de pênaltis, ou por força maior durante o jogo, que impeça seu término até o horário fixado para o início da transmissão do programa nos dias de jogos.

    Vale lembrar que a ABERT poderá solicitar a inclusão de casos adicionais de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa, além dos previstos no calendário.

    Para facilitar o envio dos pedidos pelos radiodifusores associados, a ABERT disponibilizou o formulário eletrônico em seu site.

    O formulário deverá ser preenchido com: indicação do evento; previsão de data e horário para flexibilização ou dispensa da retransmissão; abrangência – se nacional, estadual, distrital ou municipal; e uma breve justificativa sobre a importância de transmissão e cobertura jornalística do evento para os ouvintes.

    Para os casos não previstos no calendário, o formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

    No entanto, a ABERT recomenda que o formulário seja enviado à Associação 15 dias antes da data do evento.

    Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico com todas as informações, a ABERT tomará as medidas necessárias para formalizar o pedido junto ao Ministério das Comunicações.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

     Acesse a Portaria AQUI

    A  nomeação do superintendente de Fiscalização da Anatel, Wilson Diniz Wellisch, para assumir interinamente a  presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (31).  

    Wilson Wellisch  fica no cargo por até 180 dias, enquanto aguarda a sabatina do  conselheiro Carlos Baigorri, que deve acontecer em fevereiro na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal. Em novembro, Baigorri foi indicado pelo governo federal para assumir a presidência da Anatel, em substituição a Leonardo Euler que teve o seu mandato concluído.

     

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      Telefone: (61) 2104-4600

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