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    Vem novidade por aí na próxima edição da NAB Show, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento e mídia. O Radio Show, um dos principais eventos da indústria do rádio dos Estados Unidos, deixa de ser realizado de forma itinerante e passa a fazer parte do calendário da NAB Show, prevista para acontecer de 23 a 27 de abril de 2022, em Las Vegas (EUA). Essa integração só foi possível graças a uma parceria entre a NAB (National Association of Broadcasters) e o Radio Advertising Bureau.

    A edição de 2022 será o primeiro evento presencial da NAB Show desde 2019. A iniciativa de unir os dois grandes eventos surgiu após o cancelamento das edições de 2020 e de 2021, quando toda programação presencial foi suspensa em decorrência da COVID-19.

    “Esta mudança oferece mais oportunidades em um local para profissionais de rádio e eleva o meio no ecossistema de mídia representado na NAB Show”, afirmou a NAB em seu comunicado.

     

    NOTA DE REPÚDIO

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiam o atentado sofrido pela Editora Três, responsável pela publicação das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, na noite desta quarta-feira (20).

    Os atos criminosos com pichações e colagem de cartazes no prédio da Lapa, em São Paulo (SP), que não foram assumidos publicamente por nenhum autor, representam ações antidemocráticas, que não podem ser toleradas em um país em que a Constituição preza pelos direitos à liberdade de imprensa e de expressão.

    As entidades condenam os atos de desonra aos editores e diretores da publicação, que vieram a partir de manifestações extremistas. É essencial que as autoridades tomem as medidas necessárias para identificar e denunciar os autores dos ataques, de forma que a integridade dos jornalistas da Editora Três possa ser mantida.

    Acreditamos que um país livre e civilizado se faz por meio do pensamento crítico, de uma imprensa respeitada, de instituições firmes e do respeito às leis.

    Brasília, 21 de outubro de 2021.


    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
    Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
    Associação Nacional de Jornais (ANJ)

    A ABERT informou, no início da semana, sobre a dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil nos dias 20 e 27 de outubro de 2021, conforme Portaria nº 3.865, em decorrência da realização de jogos de futebol de equipes brasileiras em campeonatos nacionais:

     

    • 20/10/2021 (quarta-feira): às 19 h, Palmeiras X Ceará, e às 21h30, Athletico/PR X Flamengo.
    • 27/10/2021 (quarta-feira): às 19h Santos X Fluminense, e às 21h30, Flamengo X Athletico/PR.

     

    Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações informou à ABERT que a dispensa de veiculação do programa A Voz do Brasil valerá APENAS para as emissoras que realizarão a transmissão dos jogos de futebol, devendo as demais veicular o noticiário no horário compreendido entre 19h e 22h.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

     

    Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta segunda-feira (18), a Portaria nº 3.865, que autoriza a dispensa automática de transmissão do programa A Voz do Brasil, nos dias 20 e 27 de outubro de 2021, em decorrência da realização de jogos de futebol de equipes brasileiras em campeonatos nacionais. Ficam dispensadas de veicular o noticiário todas as emissoras de rádio do país.

    Vale lembrar que, nos casos não previstos no calendário de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil divulgado pelo MCom, em conformidade com o Decreto nº 10.456, de 2020, a ABERT poderá requerer, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa do noticiário para casos excepcionais de eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Para acessar a íntegra da portaria, clique AQUI.

    “Publicidade brasileira, a indústria que movimenta todas as outras indústrias”. O lema da campanha da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) está em um vídeo e em spots que podem ser veiculados gratuitamente pelas emissoras de rádio, TV e redes sociais.


    O material lembra pesquisa recente sobre “O valor da publicidade no Brasil”, realizada pela Deloitte, a pedido do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).


    O estudo revela que, em 2020, cada real investido pelo setor publicitário gerou R$ 8,54 para a atividade econômica do país. Foram investidos R$ 49 bilhões na compra de espaços publicitários nos principais veículos, o que foi acompanhado por um aumento considerável do PIB, cerca de R$ 418,8 bilhões. A pesquisa estima ainda que 1% de crescimento no investimento em publicidade está ligado a um aumento de 6% do PIB per capita no Brasil.


    Para acessar o vídeo para redes sociais, clique AQUI.
    Para acessar o spot para rádio, clique AQUI.
    Para acessar o vídeo de 30" para TV, clique AQUI.
    Para acessar o vídeo de 60" para TV, clique AQUI.

    Entre os dias 25 e 27 de outubro, profissionais da comunicação, estudantes e educadores poderão participar de atividades e discussões sobre o exercício da liberdade de imprensa e a valorização do jornalismo profissional no Brasil.


    A 1ª Semana da Imprensa, iniciativa inédita do jornal Joca, em parceria com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e Instituto Palavra Aberta, pretende levar a conversa sobre jornalismo para a sala de aula. Estão previstas três mesas de debates com renomados jornalistas brasileiros.


    Os conteúdos gratuitos estarão disponíveis no site da Semana da Imprensa.


    O projeto é inspirado na iniciativa homônima que acontece na França há mais de 30 anos. Em 2019, participaram quase 4 milhões de crianças e adolescentes de cerca de 18 mil instituições de ensino francesas e 230 mil professores. A semana da imprensa francesa contou com 1.810 parceiros da mídia.


    “A Semana da Imprensa no Brasil se propõe a incentivar uma participação mais ativa dos jovens e crianças na sociedade, incluindo-os ativamente no debate. A ideia é que eles possam compartilhar e comentar notícias, aprendendo a buscar fontes confiáveis e a se proteger de rumores ou notícias falsas (fake news)”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora do Joca.


    A primeira edição brasileira acontece de forma simultânea com os eventos que serão realizados entre 25 e 31 de outubro, junto com a Global MIL Week (UNESCO), semana dedicada a ações globais com foco em educação midiática e informacional.


    "A defesa da democracia pressupõe cidadãs e cidadãos bem informados e conscientes sobre seus direitos, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa. Só conseguiremos fortalecer o ecossistema democrático e o papel desempenhado pelo jornalismo se, de fato, levarmos esse debate para dentro da escola, envolvendo educadores, crianças e jovens", afirma Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou na quarta-feira (13) o Edital nº 180/2021, que notifica as empresas que participaram de certames licitatórios para execução dos serviços de radiodifusão comercial e que não assinaram contrato de concessão ou permissão com o Poder Público sobre a inversão de fase procedimental prevista no Decreto nº 10.405/2020. De acordo com o decreto, a celebração do contrato de concessão ou permissão com a União somente poderá ser realizada após a obtenção de autorização de uso de radiofrequência e da licença de funcionamento da estação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


    Após a adoção das providências para a obtenção da autorização de uso e do licenciamento, as interessadas deverão apresentar, no prazo de 30 dias, a relação atualizada de documentos, constante no Parecer 00001/2019/ CONJUR-MCTIC/CGU/AGU (aqui), para prosseguimento da análise dos autos com vistas à assinatura do contrato de concessão ou permissão com a União. A não apresentação da documentação implicará na adoção de medidas administrativas cabíveis.

     

    A documentação deverá ser encaminhada ao MCom exclusivamente pelo Sistema de Cadastro e Peticionamento - CADSEI.


    Acesse aqui a íntegra do Edital.

    Teve início na segunda-feira (11) o prazo para as prefeituras de 470 municípios mineiros que têm apenas sinal analógico de TV manifestarem interesse em receber a instalação completa da infraestrutura do sinal digital.

    Listados na fase 1.4 do Digitaliza Brasil, os municípios podem aderir ao programa do Ministério das Comunicações (MCom) até o dia 11 de novembro, quando termina o prazo.

    Para que as prefeituras tenham acesso a todos os benefícios que a TV digital proporciona, como imagem mais nítida, sem ruídos e interferências e melhor qualidade de áudio, basta preencher o formulário de adesão simplificado, disponível no site do MCom: gov.br/mcom/digitalizabrasil

    As prefeituras que forem qualificadas receberão os equipamentos e a instalação de toda a infraestrutura necessária para a transmissão digital de TV. A infraestrutura entregue será compartilhada pelo município e por emissoras de televisão autorizadas a transmitir em formato digital. Com isso, cidades que hoje têm apenas um canal de TV poderão ter até oito canais digitais.

    O programa também irá distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Ao preencher o termo de adesão, as prefeituras devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, e se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção, após sua implantação.

    Os principais desafios que envolvem a migração da TV aberta por satélite (TVRO) da banda C para a banda Ku e o processo para a implementação do 5G no Brasil foram assuntos abordados durante painel que teve como tema “Leilão 5G”, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), na quarta-feira (13), como parte da programação de eventos online SET eXPerience Tracks.

    Participaram representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Ministério das Comunicações (MCom) e do setor de radiodifusão.

    O diretor de Tecnologia da ABERT, Luiz Carlos Abrahão, classificou o processo e os prazos de transferência dos serviços de TVRO como desafiadores. “É grande a confiança de que será realizado um trabalho muito virtuoso, deixando um importante legado para o nosso país”, complementou.

    Abrahão lembrou que aproximadamente 20 milhões de domicílios brasileiros recebem hoje o sinal de TV aberta e gratuita transmitido por satélite. “Isso representa em torno de 60 milhões de usuários, sendo que destes, uma parcela significativa conta apenas com esse meio de acesso à TV aberta e gratuita, que oferece informação, cultura e entretenimento.  Esse número é equivalente à população de países como Itália, França e Inglaterra e um terço a mais que a da Argentina”, afirmou.

    Os cerca de R$ 150 bilhões previstos para investimento em infraestrutura de telecomunicações e conectividade nos próximos 20 anos, de acordo com Abrahão, serão muito importantes para o país e para o setor de radiodifusão, beneficiando não só os processos de contribuição e distribuição de conteúdo, mas também operações e modelos de negócios em expansão, como o ambiente de OTT (Over The Top), dentre outros.

    Já o conselheiro da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, lembrou da construção do processo do leilão e disse que os recursos permitirão que as famílias carentes que hoje utilizam TVRO via banda C continuem tendo acesso à TV aberta.

    “Temos uma boa experiência em conduzir processos dessa complexidade, e estou confiante de que vamos conseguir fazer essa migração da banda C para a banda Ku, que será um processo bom para o consumidor, que vai continuar tendo acesso à diversidade de canais, mas agora com recepção digital, e para os radiodifusores, porque vão sair dessa situação um pouco complicada da TVRO, do ponto de vista regulatório”, afirmou Baigorri.

    Perguntado sobre a possibilidade de haver uma regulamentação do serviço de TVRO após a mudança da banda C para a Ku, o secretário de Telecomunicações do MCom, Artur Coimbra, explicou que a área técnica começou a avaliar o tema após manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o assunto.

    "A TVRO nasceu e cresceu como um fenômeno social à margem da estrutura regulatória. São links, a rigor, privados, mas sem codificação e que passaram a ser capturados por quem não tinha acesso às redes terrestres. Para o TCU, não havendo regulação sobre isso, os parâmetros desses serviços [na banda Ku] são incertos", afirmou Coimbra.

    O secretário explicou ainda que houve uma orientação por parte do MCom em buscar uma solução eficiente para a migração e que foi constatado que o melhor modelo seria a migração para a banda Ku, devido aos inúmeros benefícios para os usuários e para a radiodifusão, por apresentar novas possibilidades, como a digitalização dos sinais.

    Também participaram do debate o diretor geral da Abratel, Samir Nobre, e a engenheira da TV Globo, Ana Eliza Faria e Silva, que fez a moderação.

    Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitri Muratov, da Rússia, foram agraciados com o Prêmio Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira (8), em Oslo, na Noruega. Os dois foram premiados pelos esforços para salvaguardar a liberdade de imprensa e de expressão em seus países, "uma condição para a democracia e a paz duradoura".

    Apesar de ser considerada surpreendente, a decisão da Academia Real das Ciências da Suécia, organização responsável pelo prêmio anual, foi entendida como um endosso à importância do trabalho jornalístico de modo geral.

    Co-fundadora do site de notícias Rappler, Maria Ressa foi condenada a 6 anos de prisão por difamação, após publicação de uma série de reportagens com denúncias sobre a campanha antidrogas do presidente filipino Rodrigo Duteter, acusado de cometer violações contra os direitos humanos.

    Já Dmitri Muratov, editor-chefe do Novaya Gazeta, principal jornal russo, foi lembrado por ter se recusado a abandonar a política independente do jornal, mesmo após a morte de seis jornalistas do veículo.

    A dupla vai dividir o prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a pouco mais de US$ 1 milhão de dólares.

    *Com agências

     

    A televisão digital está próxima de se tornar realidade para os moradores de 183 cidades do Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou, na quarta-feira (6), 178 termos de adesão, que confirmam a participação desses municípios no programa Digitaliza Brasil. Cinco outras adesões foram assinadas na semana passada, durante solenidade em Pau dos Ferros (RN). A entrega das estações compartilhadas está prevista para acontecer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

    Segundo Faria, a expectativa é que até dezembro de 2022, 1638 cidades que ainda têm o sinal analógico recebam toda infraestrutura para digitalização da TV. ‘’O MCom criou o programa Digitaliza Brasil para transformar esse cenário de exclusão digital”, destacou.

    Com o programa Digitaliza Brasil, o MCom mapeou os municípios que só possuem a TV analógica, a maioria com população inferior a 30 mil habitantes, e fornecerá, por meio das prefeituras, uma infraestrutura compartilhada para que as emissoras possam atualizar a tecnologia.

    Os moradores que possuem televisores compatíveis ou com kits conversores poderão ter, gratuitamente, os benefícios da TV digital: diversidade na programação e melhor qualidade de som e imagem, sem ruídos e interferências.

    O programa também prevê a entrega dos kits conversores do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Clique aqui para ter acesso à lista completa dos municípios que assinaram termos de adesão.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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