Notícias

    O consumo de rádio tradicional e digital, o número de ouvintes e o tempo médio de audiência por faixa horária são alguns dos dados analisados pelo Extended Radio, ferramenta apresentada pela Kantar IBOPE Media que monitora o consumo integrado de emissoras AM/FM e online e avalia o desempenho da concorrência.

    “O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimídia”, explica Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

    Com uma interface simples, a plataforma apresenta os dados de audiência ao vivo, coletados pela Kantar IBOPE Media, e os de streaming, analisados pela parceria entre a Triton Digital e a Nextdial, empresas especializadas em aferição de áudio digital.

    “Invistam em métricas, capacitação comercial e artística para tornar as rádios relevantes para o mercado publicitário”. A dica é de Thiago Fernandes, fundador da Nextdial, startup de tecnologia especializada em censo digital de emissoras de rádio. Ele foi o convidado especial do webinário promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) na quarta quarta-feira (21).

    Ele apresentou o tema “Entendendo e medindo a audiência de rádios nos ambientes online e offline” e apontou soluções para atrair anunciantes. Segundo Fernandes, a grade curricular dos cursos de Publicidade passou a investir em métricas, planejamento e plataformas digitais. “É preciso tornar o rádio relevante para esse público”.

    Durante a pandemia, a constatação é que o rádio voltou a ser incluído no planejamento publicitário das empresas. “Se passar a entregar essas informações, o meio passará por um crescimento grande e rápido”, acrescentou. De acordo com Fernandes, a internet via 5G e o crescimento do consumo de smart speakers vêm criando uma forte expectativa no setor.

    Presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai agradeceu o apoio das emissoras às campanhas que a Associação vem fazendo sobre os cuidados relacionados à COVID-19. Segundo ela, a radiodifusão deve usar a credibilidade para levar informações sobre a pandemia à população. “Não queremos nossos clientes com as portas fechadas novamente. As pessoas que estão no microfone têm muita importância porque os ouvintes acreditam no que dizemos. Nossa palavra tem força”, ressaltou.

    Carmen pediu ainda que as emissoras associadas enviem à ACERT os comprovantes de veiculação e uma estimativa desse investimento financeiro no tema. “Precisamos mostrar quanto investimos em contribuir com a sociedade. Divulgamos tão bem os produtos mas divulgamos pouco o que é feito”, alertou.

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 23 at 11.10.07

    Os resultados da migração AM/FM foram o assunto do terceiro encontro virtual do Comitê Técnico da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (AESP), na quinta-feira (22).

    “Além das questões técnicas, precisamos debater o tema sob os pontos de vista comercial, negocial e de resultado de ouvintes”, afirmou o presidente da AESP, Rodrigo Neves, que conduziu o evento ao lado do líder do Comitê, Eduardo Cappia, e do radiodifusor Marco Moretto.

    O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, apresentou as etapas do processo e atualizou dados sobre o andamento da mudança das rádios para a faixa estendida, batizada de faixa 2.0.

    Segundo Cintra, 247 canais já foram efetivados no Plano Básico, sendo 136 na nova faixa e 134 na convencional. “Nos próximos dias, será lançada uma Consulta Pública com mais quatro canais “, anunciou. Dos 1.656 pedidos de migração, 1.539 foram incluídos no Plano Básico e 53 estão pendentes.

    Vice-líder do Comitê, José Mauro Ávila apresentou opções de receptores que já contam com o dial preparado para a faixa 2.0. “Para incentivar os ouvintes precisamos ter os produtos”, defendeu.

    Representantes de emissoras que fazem parte do grupo de pioneiras no processo, iniciado em 7 de maio, apresentaram estratégias e resultados da operação na nova frequência.

    Segundo o representante da rádio curitibana Banda B, André Canassa, estar na faixa AM representava um entrave para os negócios da emissora, já que a maioria dos grupos de mídia só investem em FM. “Desde a data da migração, já expandimos nossa base de clientes”, ressaltou.

    Marcelo Cesario, da Rádio Capital (SP), também já colheu resultados. A estratégia de divulgação envolveu a distribuição de mil receptores de rádio entre os ouvintes. Durante a programação, os 36 comunicadores divulgam a novidade e ensinam os ouvintes a aderir à faixa 2.0. “No pós-pandemia, pretendemos ter equipe de promoção e distribuição de adesivos nas ruas”, anunciou.

    Pioneira da migração em Recife (PE), a Rádio Comércio, representada por Jair Ventura, (PE), iniciou medições de sinal em comparação com outras duas emissoras locais e constatou que a recepção tem qualidade, com baixo índice de interferências ou ruídos. “Já percebemos reforço dos clientes”, afirmou.

     

     

    andrecintra

    Apesar das transformações e desafios impostos ao mercado de comunicação pela pandemia de COVID-19, o desempenho positivo da publicidade em todo o mundo terá reflexos também no Brasil. De acordo com o Ad Spend Report, relatório elaborado pela Dentsu, em 2021, os investimentos publicitários no país devem crescer 8,8% na comparação com o ano anterior.

    Em todo o mundo, o investimento em publicidade deve ser da ordem de US$ 634 bilhões, 10,4% maior em relação a 2020.

    O relatório também aponta que a queda nos negócios publicitários ocasionada pela pandemia foi menos severa do que o previsto, gerando tendências que prevalecerão na indústria.

    Os investimentos globais em publicidade na TV devem aumentar 7,1% em 2021, chegando ao valor de US$ 188,4 bilhões. Segundo o estudo, os responsáveis pelo incremento são os grandes eventos realizados este ano, como os Jogos Olímpicos e a Eurocopa, que costumam atrair grande audiência e, consequentemente, anunciantes.

    O consumo de rádio tradicional e digital, o número de ouvintes e o tempo médio de audiência por faixa horária são alguns dos dados analisados pelo Extended Radio, ferramenta apresentada pela Kantar IBOPE Media que monitora o consumo integrado de emissoras AM/FM e online e avalia o desempenho da concorrência.

    “O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimídia”, explica Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

    Com uma interface simples, a plataforma apresenta os dados de audiência ao vivo, coletados pela Kantar IBOPE Media, e os de streaming, analisados pela parceria entre a Triton Digital e a Nextdial, empresas especializadas em aferição de áudio digital.

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 22 at 22.42.41 lowres

     A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançará, nos próximos dias, uma consulta pública que autoriza a migração de seis emissoras de rádio AM de Goiânia (GO) para a faixa convencional de FM.

    A informação foi anunciada pelo secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Max Martinhão, durante reunião online com o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, o presidente da AGOERT (Associação Goiana de Emissoras de Rádio e TV), Guliver Leão, o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, e os representantes das emissoras goianas.

    “Fizemos algumas alterações e resolvemos as pendências para acomodar os canais na faixa convencional. A consulta pública para Goiânia é mais um passo no processo de migração das rádios”, afirma Cintra, que coordenou o grupo de trabalho criado pela Anatel, com a participação do MCom, para buscar alternativas que viabilizam o maior número possível de canais na faixa convencional de FM.

    Os cuidados necessários no combate à COVID-19 estão no spot de 30” disponibilizado pela ACERT (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e TV) para as rádios interessadas em veicular o material, gratuitamente, na programação.

    A ACERT resolveu intensificar a campanha como forma de chamar a atenção dos cearenses para a chegada da variante Delta ao país, responsável pelo possível aumento dos casos de contaminação da doença no mês de agosto.

    A presidente da associação, Carmen Lúcia Dummar Azulai, destaca que “é bom constatar que a vacinação está avançando e que os casos de COVID e óbitos apresentam redução em nosso estado, chamando a atenção, porém, para a preocupação real com o período de férias, pois o Ceará é um estado que atrai turistas e esse período estimula festas e aglomerações”.

    Carmen ressalta também que as emissoras que veicularem o spot podem trocar a assinatura no final pela da própria rádio.

    O spot está disponível AQUI

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 22 at 22.56.21

    Em mais um encontro online, o Comitê Jurídico da AESP (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo) debateu, na terça-feira (13), as perspectivas para o setor.

    Ao abrir o evento, o diretor do Departamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, William Zambelli, apresentou as ações mais recentes da pasta, como o Digitaliza Brasil e as regulações sobre migração AM/FM e a inauguração da faixa estendida. “Essa expansão, que chamamos de faixa 2.0, está sendo uma surpresa positiva, conquistando uma grande audiência”, afirmou.

    Ele destacou que, até o momento, dos 1.653 pedidos encaminhados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 1.403 emissoras foram encaixadas na faixa convencional e 136 na estendida. A expectativa é finalizar a migração até o fim de 2022 e, para isso, mais servidores do MCom estão sendo capacitados para atuar no setor.

    Sobre a digitalização da TV, Zambelli destacou que 1.638 municípios só possuem a tecnologia analógica, a maioria com população inferior a 30 mil habitantes. No total, são mais de 23 milhões de pessoas. Com o programa Digitaliza Brasil, o MCom mapeou essas localidades e fornecerá, por meio das prefeituras, uma infraestrutura compartilhada para que as emissoras possam atualizar a tecnologia. Também serão distribuídos kits com os equipamentos às famílias em situação vulnerável. A meta é concluir o processo até 2023.

    Para Heloísa Helena de Macedo, gerente jurídica da Rádio e TV Bandeirantes e conselheira da ABERT, o interesse sobre os temas não ficam restritos ao setor jurídico, mas se expandem também para as áreas técnica e comercial. “A comunicação não adormece, sempre se atualiza e se reinventa. Precisamos, por exemplo, corrigir diversas assimetrias regulatórias”, mencionou.

    A coordenação do debate ficou a cargo do líder do Comitê, Marcelo Brasil.

    O processo de votação do leilão de 5G no Tribunal de Contas da União (TCU) foi marcado para o dia 18 de agosto, em sessão extraordinária prevista para ocorrer às 10h. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva realizada na quarta-feira (14). Segundo ele, a data, sugerida pelo relator, ministro Raimundo Carreiro, representaria uma antecipação de mais de um mês no prazo final para as deliberações do plenário.

    Após a apreciação no Tribunal, o edital será enviado em até cinco dias à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Faria acrescentou que, diante desse cenário, é possível realizar o leilão para a exploração da nova tecnologia ainda no mês de agosto. "A cada mês que não temos o 5G, a gente perde R$ 2,8 bilhões", destacou o ministro.

    Faria confirmou ainda a expectativa de levar standalone a todas as capitais brasileiras até julho de 2022 e adiantou que algumas delas poderão contar com a tecnologia, considerada mais moderna e eficiente, até o fim deste ano.

    O presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e do Sindirádio e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, foi homenageado, na quarta-feira (14), com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

    A cada semestre, os deputados estaduais entregam a medalha a uma personalidade ou empresa. A indicação de Melão foi feita pelo parlamentar Beto Fantinel (MDB).

    Nascido na mesma região do homenageado, conhecida como Quarta-Colônia, Fantinel relembrou que, na infância, costumava escutar a voz de Melão na programação de rádio. "Ele é uma figura de grande importância para a região, um profissional reconhecido por desempenhar com excelência a missão de comunicar à sociedade há mais de 30 anos", destacou, ao citar também a intensa atuação à frente da AGERT, em prol da radiodifusão, do desenvolvimento local e da filantropia.

    No discurso de agradecimento, Melão mencionou a equipe que o acompanha na rotina profissional e ressaltou a alegria em receber a homenagem. “O mais importante de uma honraria não é recebê-la, mas merecê-la. Isso nos dá impulso para continuarmos nossa caminhada cada vez mais fortes”, agradeceu.

    Presente à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou a importância do homenageado como ativista cívico, voluntário e empreendedor e ressaltou o que chamou de brilhante contribuição à imprensa. “É uma homenagem ao Melão, mas indiretamente também se estende aos radialistas, jornalistas, repórteres e radiodifusores que transmitem o cotidiano dos gaúchos. Em tempos de redes sociais é impressionante a resistência do rádio, ele faz parte da vida do gaúcho e da gaúcha. E Melão representa dignamente o homem do rádio gaúcho”, reforçou.

    A cerimônia, em formato híbrido, foi realizada no Salão Júlio de Castilhos, na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre (RS).

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 14 at 13.40.35 1

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar