O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) debateu e votou 11 processos éticos na última terça-feira, 17, por meio da sua 6ª Câmara, na sede da entidade, em São Paulo.
O órgão determinou a suspensão da campanha da Herbalife “Ganhe saúde economizando dinheiro”, com agravo de advertência ao anunciante. Outras três campanhas foram suspensas, mas sem advertências: “Navegue o dia inteiro no exterior sabendo exatamente quanto você vai gastar”, da Claro; ” Fragrância melhor que a líder na opinião das clientes”, da Avon; e “O Brasil inteiro prefere Veja", do Grupo Abril. As peças das campanhas não poderão ser exibidas até que o recurso seja julgado.
Após recurso ordinário (segunda instância), o Conar determinou a alteração da campanha Sucos Del Valle Kapo. O caso chegou ao órgão por meio de reclamação de uma consumidora de Santa Catarina que não concordou com os termos apresentados na peça, como “é suco de fruta de verdade” e “não tem corante nenhum”, por exemplo.
Além desse recurso ordinário, foram julgadas mais dez representações em primeira instância. Foram recomendadas mudanças nos anúncios “A Anhanguera ajuda você até na hora de encontrar um emprego novo", da Anhanguera; “Absorve em um segundo. Elimina odores por horas”, de Always Platinum e ainda, a campanha de "Novo Vim Cloro Gel - A evolução da água sanitária", de Vim.
A campanha “Conecte o seu mundo”, da Ford para o New Fiesta 2014, foi advertida por unanimidade em primeira instância; e duas campanhas foram arquivadas por unanimidade, a dos Biscoitos Mabel e ainda do suco Ades, com a campanha “Max e Ades – Dia agitado”. O filme mostra crianças se transformando em seres antropomórficos que fazem acrobacias.
Com informações do Meio & Mensagem