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    A segunda fase da nona edição do "Troféu Mulher Imprensa" - idealizado pela revista e portal IMPRENSA, em parceria com Maxpress - está no ar desde o dia 15 de janeiro e, até o final da manhã desta segunda-feira (21/01), já contabilizava mais de 21 mil votos válidos.

    O prêmio visa homenagear as mulheres que atuam do jornalismo brasileiro, em seus mais diversos setores. Nesta primeira prévia, acompanhe o andamento da disputa em cada uma das 14 categorias. As votações seguem até o dia 15 de fevereiro.

    Ainda dá tempo de votar e escolher a sua favorita. Cada e-mail registrado pode votar apenas uma vez em cada uma das categorias. Os votos só são considerados válidos quando o votante clica na confirmação enviada ao e-mail registrado.

    Na próxima segunda-feira (28/01), uma nova prévia será divulgada.

    Para votar e escolher sua preferida, clique aqui.

     
    TELEJORNALISMO


    Âncora de Telejornal

    1º) Maria Cristina Poli  (TV Cultura): 39,686%
    2º) Renata Vasconcellos (TV Globo):  23,997%
    3º) Ana Paula Padrão  (Record): 15,398%
    4º) Christiane Pelajo  (TV Globo): 12,376%
    5º) Ana Paula Couto (Globo News): 8,541%


    Repórter de Telejornal
    1º) Monalisa Perrone (TV Globo): 28,529%
    2º) Sônia Bridi  (TV Globo): 24,869%
    3º) Adriana Araújo (Rede Record): 18,710%
    4º) Delis Ortiz (TV Globo): 14,584%
    5º) Neide Duarte  (TV Globo): 13,306%


    Comentarista / Colunista de TV
    1º) Miriam Leitão (TV Globo): 35,153%
    2º) Cristiana Lobo (Globo News): 21,092%
    3º) Denise Campos de Toledo (SBT): 19,581%
    4º) Rosana Hermann (Record News): 13,190%
    5º) Renata Lo Prete (Globo News): 10,981%


    JORNALISMO IMPRESSO


    Repórter de Jornal
    1º) Catia Seabra (Folha de S.Paulo): 46,637%
    2º) Letícia Duarte (Zero Hora): 22,017%
    3º) Ana D’Angelo (Correio Braziliense): 16,811%
    4º) Vera Araújo (O Globo): 14,533%


    Repórter de Revista
    1º) Daniela Pinheiro (Piaui): 33,622%
    2º) Cristiane Segato (Época): 29,067%
    3º) Martha Mendonça (Época): 14,533%
    4º) Mariana Sanches (Marie Claire): 13,232%
    5º) Teté Ribeiro (Serafina): 9,544%


    Colunista de Jornalismo Impresso
    1º) Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo): 37,310%
    2º) Miriam Leitão (O Globo): 24,620%
    3º) Ruth de Aquino (Época): 15,292%
    4º) Sonia Racy (O Estado de S.Paulo): 12,364%
    5º) Vera Magalhães (Folha de S.Paulo): 10,412%


    RADIOJORNALISMO


    Âncora de Rádio
    1º) Thays Freitas (Rádio Bandeirantes): 31,297%
    2º) Tatiana Vasconcellos (BandNews FM): 28,023%
    3º) Ana Paula Rodrigues (SulAmérica Trânsito): 20%
    4º) Fabíola Cidral (CBN): 13,572%
    5º) Alessandra Romano (Estadão ESPN): 7,105%


    Repórter de Rádio
    1º) Carolina Ercolin (Rádio Bandeirantes): 39,960%
    2º) Michelle Trombelli (BandNews FM): 36,327%
    3º) Kelly Matos (Rádio Gaucha): 9,461%
    4º) Aline Marins (Rádio Globo): 7,784%
    5º) Marilu Cabañas (Rádio Rede Brasil Atual): 6,467%


    Comentarista / Colunista de Rádio
    1º) Inês de Castro (BandNews FM): 42,714%
    2º) Miriam Leitão (CBN): 27,864%
    3º) Mara Luquet (CBN): 12,135%
    4º) Lúcia Guimarães (Estadão ESPN): 10,259%
    5º) Roseann Kennedy (CBN): 7,025%


    ASSESSORIA DE IMPRENSA


    Assessora de Imprensa Corporativa
    1º) Junia Nogueira de Sá (Fiesp): 22,727%
    2º) Rita Durigan (Publicis Brasil): 22,454%
    3º) Malu Webber (Votorantim): 21,181%
    4º) Mônica Charoux (WMcCann): 17,363%
    5º) Flávia Sekles (Embraer): 16,272%


    Assessora de Imprensa Agência
    1º) Lúcia Faria (Lúcia Faria- Inteligência em Comunicação): 30,636%
    2º) Lu Fernandes (Lu Fernandes Comunicação e Imprensa): 21,545%
    3º) Mariangela Morenghi (CDI Comunicação Corporativa): 20,636%
    4º) Kiki Moretti (IN Press Porter Novelli): 20,545%
    5º) Maria Cláudia de Almeida (FSB Comunicações): 6,636%


    WEBJORNALISMO


    Repórter de Site de Notícias
    1º) Natalia Viana (Agência Pública): 27,344%
    2º) Marina Novaes (Terra): 26,653%
    3º) Lilian Ferreira (UOL): 16,781%
    4º) Giovana Sanchez (G1): 16,485%
    5º) Luciana Galastri (Galileu): 12,734%


    Jornalista de Mídias Sociais
    1º) Cynara Menezes (Blog Socialista Morena): 37,512%
    2º) Sônia Bridi (TV Globo): 26,357%
    3º) Bárbara Gancia (Folha de S. Paulo): 21,520%
    4º) Rosana Hermann (R7): 14,610%


    FOTOJORNALISMO


    Repórter Fotográfica de Jornal ou Revista
    1º) Hélia Scheppa  (Jornal do Commercio-Recife): 30,093%
    2º) Marlene Bergamo (Folha de S.Paulo): 27,049%
    3º) Eliária Andrade (O Globo): 22,482%
    4º) Maria Tereza Correia (Estado de Minas): 11,358%
    5º) Márcia Folleto (O Globo): 9,016%


    DIRETORA DE REDAÇÃO/EDITORA


    1º) Mariza Tavares (CBN): 28,301%
    2º) Ana Dubeux (Correio Braziliense): 21,698%
    3º) Vera Brandimarte (Valor Econômico): 18,867%
    4º) Cristina Piazentini (TV Globo): 11,792%
    5º) Marta Gleich (Zero Hora): 10,062%
    6º) Silvia Faria (TV Globo): 9,276%

    Fonte: Portal Imprensa

     

    O Ministério das Comunicações marcou presença na maior feira de eletrônicos do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos, na semana passada. O representante do MiniCom, Flávio Lenz, acompanhou, entre as várias tendências mundiais que podem mudar a forma de assistir à televisão, tecnologias que vão ser estudadas pelo ministério para uso no desligamento do sinal analógico de TV no Brasil.

    Uma delas é o set-top box híbrido, que, além de permitir a recepção do sinal digital aberto pelas TVs sem conversor integrado, pode receber conteúdos pela internet. Lenz avalia que os set-top boxes serão necessários quando houver o desligamento do sinal analógico, e os modelos mais inteligentes trazem várias funcionalidades além da conversão dos sinais.

    “Estamos analisando os custos e benefícios dos recursos adicionais a serem disponibilizados nas caixinhas. Pretendemos usar a presença desses aparelhos na casa das pessoas e tentar dar algo a mais. Há uma série de oportunidades industriais, de conteúdos interativos e de inclusão digital que podem ser aproveitadas”, afirma.

    Fonte: Ministério das Comunicações

    CALENDÁRIO DA PROPAGANDA PARTIDÁRIA PARA 2013

    A propaganda partidária, restrita aos horários gratuitos disciplinados pela Lei nº 9.096, de 19.09.1995, é realizada em bloco, em cadeia nacional ou estadual, e em inserções de trinta segundos e um minuto, no intervalo da programação normal das emissoras, cabendo a formação das cadeias, tanto nacional quanto estaduais, ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, responsável também pelas inserções solicitadas por órgão de direção nacional de partido, enquanto os Tribunais Regionais Eleitorais - TREs, são responsáveis pelas inserções solicitadas por órgão de direção estadual de partido.

    DATAS DESIGNADAS PELO TSE

    pdf PROPAGANDA PARTIDÁRIA EM ORDEM ALFABÉTICA DOS PARTIDOS POLÍTICOS

    pdf PROPAGANDA PARTIDÁRIA EM ORDEM CRONOLÓGICA

    DATAS DESIGNADAS PELOs TREs

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - AC

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - AL

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - AM

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - AP

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - BA

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - CE

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - DF

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - ES

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - GO

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - MA

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - MG

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - MS

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - MT

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - PA

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - PB

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - PE

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - PI

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - PR

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - RJ

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - RN

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - RO

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - RR

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE – RS

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - SC

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - SE

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE – SP

    DATAS DESIGNADAS PELO TRE - TO

    A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que reúne 15 mil emissoras comerciais de rádio e de TV nas Américas, condenou decisão do governo venezuelano de proibir o canal de TV Globovisión de transmitir notícias “interpretando os artigos referentes à data de posse do presidente da República”.

    Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário da Venezuela aprovaram o adiamento da posse do presidente Hugo Chávez, reeleito em outubro passado, mas internado em Cuba para tratamento de um câncer. 

    A determinação contra a Globovisión viola o direito à liberdade de expressão, que consta em declaração  da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, afirmou a AIR por meio de comunicado .

    De acordo com a carta da Organização dos Estados Americanos, a interferência ou a pressão direta ou indireta sobre qualquer expressão, opinião ou informação difundida por meio de meios de comunicação deve ser proibida por lei.


    “Esta ação empreendida pela Conatel – Comissão Nacional de Telecomunicações - contraria o pleno exercício da liberdade de expressão, que não é uma concessão dos estados, mas um direito fundamental, requisito essencial para o funcionamento de uma sociedade democrática”, diz o texto da AIR.

    Caso o canal descumpra a ordem da Conatel, poderá ser multado em até 10% de sua receita bruta e retirado do ar por até 72 horas.

    Com a não renovação da concessão da RCTV, em 2007, a Globovisión se tornou a única TV aberta crítica ao governo na Venezuela. O procedimento administrativo aberto contra a Globovisión é o oitavo do gênero nos últimos oito anos.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    Reformulado, o site do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) tornou mais visível o espaço destinado a reclamações de consumidores. Com maior destaque, a ferramenta agora é um dos primeiros itens da página, bastando ao interessado clicar em “Faça sua reclamação sobre propaganda” e cadastrar a sua queixa.

    Outra novidade é que a ferramenta de pesquisa foi modernizada, o que garante maior eficácia e rapidez na busca pelo acervo disponibilizado, em especial os resumos dos acórdãos das representações julgadas pelo conselho de ética da entidade.

    Estão disponíveis mais de 3,5 mil resumos a partir de 2002. No caso dos mais antigos, foram selecionados aqueles que o conselho julga serem mais representativos. O acesso é livre.

    Também ganharam destaque na página informações e estudos especiais, as campanhas publicitárias, links para sites das entidades de autorregulamentação publicitária no mundo todo. Todas as edições dos boletins foram disponibilizadas para download.

    Desde 1978, o Conar já avaliou mais de 8 mil representações, uma média de 235 casos por ano. Até novembro do ano passado, foram julgados 358 processos. As denúncias são avaliadas pelo Conselho de Ética. Se tiver procedência,  o órgão recomenda alterar ou sustar a veiculação do anúncio. Não é exercida censura prévia.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    O radialista e um dos sócios da rádio comunitária Barra FM de São João da Barra, interior do  Rio de Janeiro, Renato Machado Gonçalves, foi morto a tiros no fim da noite de terça-feira, 8,  em frente à emissora.

    Segundo informações da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta passaram atirando. A vítima foi atingida por pelo menos quatro disparos. Renato foi socorrido, levado ao Centro de Emergência do município e, mais tarde, encaminhado ao Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. Já no hospital, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O radialista deixou mulher e uma filha.

    Foto: Arquivo Pessoal

    Assessoria de Comunicação da Abert

    O Ibope Inteligência, referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos de opinião pública, certificou a metodologia de amostragem de rádios AM e FM para pagamentos de direitos autorais.  O certificado funciona como um atestado de qualidade do critério de amostragem estatística usado pelo Ecad, órgão responsável pela medição e distribuição dos valores arrecadados aos artistas. 

    Segundo o gerente executivo de Distribuição do Ecad, Mário Sérgio Campos, a margem de erro encontrada pelo Ibope foi de 0,2 ponto percentual. “O instituto constatou que a amostra captada pelo ECAD já era suficientemente robusta”, afirma.  O critério é o mesmo utilizado em diversos países e só considera as emissoras adimplentes.

    Somados, os segmentos de Rádio e Direitos Gerais, TV aberta e shows representam quase 80% dos valores repassados pelo Ecad em direitos autorais. O órgão estima em R$ 612 milhões o valor arrecadado em 2012. Os dados exatos sobre o montante recolhido no último ano devem ser divulgados no primeiro trimestre.  Em 2011, o valor arrecadado atingiu R$ 411, 8 milhões, 18% a mais em relação ao ano anterior.

    Método - Para realizar a distribuição trimestral do segmento de rádio é utilizada uma amostra de 200.000 execuções provenientes de rádios adimplentes de todo Brasil. As músicas que compõem essa amostra são captadas em gravações realizadas pelas próprias unidades do ECAD através do Ecad.Tec CIA Rádio, sistema próprio que realiza a captação direta da programação e identificação automática das músicas executadas, além de planilhas de programação musical enviadas pelas próprias emissoras de rádio, em especial as do interior.

    A amostra é desmembrada considerando as cinco regiões geográficas do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Isto significa que o valor total arrecadado das emissoras de rádio de determinada região é dividido pelo total de obras captadas nas programações das rádios adimplentes desta mesma região. Ao todo, são aproximadamente 3.000 emissoras, das quais 1.000 têm suas grades analisadas a cada trimestre.

    Assessoria de Comunicação da Abert com informações do Ecad

    O Instituto Internacional de Ciências Sociais (ICSS) divulgou o cronograma do programa Master em Jornalismo – Gestão Estratégica e de Marcas 2013,  que tem como objetivo capacitar profissionais de comunicação para cargos de lideranças em grandes organizações.

    As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.iics.edu.br. As aulas serão realizadas nas semanas de 18 a 22 de março; 22 a 26 de abril; 20 a 24 de maio;  17 a 21 de junho e 19 a 23 de agosto.

    O instituto também oferece outros cursos para quem deseja aprimorar-se em gestão da comunicação. Os programas disponíveis para este ano são: Avançado em Jornalismo Digital; Intensivo de Gestão Comercial; Avançado em Comunicação Corporativa; Intensivo em Informação Econômica.

    Gestão Estratégica  e de Marcas 2013  - Serão abordados os seguintes temas: Gestão Empresarial moderna e planejada aliada à informação de qualidade, inovadora e ética; Fortalecimento da Identidade editorial; Conteúdo multiplataforma e integração das redações; Transformação nos modelos de negócio e Estratégia editorial na gestão de negócio.

    Haverá uma semana acadêmica optativa, entre 8 a 12 julho, em Nova York, Estados Unidos. Durante esse período no exterior, além de visitas a empresas de comunicação, o programa vai incluir cursos com renomados professores norte-americanos.

    Master em Jornalismo - O programa permite o desenvolvimento de habilidades que possam ajudar nas tarefas empresariais, como: gestão de pessoas, finanças, planejamento, uso de novas ferramentas de multimídia, implantação da convergência de redações, entre outras.

    O corpo docente é formado por especialistas nacionais e estrangeiros, e conta também com a participação de profissionais de empresas de comunicação de todo o país e do exterior.

    Informações sobre o programa podem ser obtidas ainda pelo telefone (11) 3177 8342 (Pedro Sellos – Coordenador do Master em Jornalismo) ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    Assessoria de Comunicação da Abert

     

    Pesquisa mais recente da Ipsos/Marplan sobre o perfil dos ouvintes de rádio mostra que as ondas radiofônicas estão presentes de forma equilibrada nas classes A, B (42%) e C (46%). Já as classes D e E somaram um percentual de 11% de representatividade no estudo.

    Considerando que, na última década, 35 milhões de pessoas passaram a integrar a classe média no Brasil, segundo estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, e que 28% dos brasileiros estão nas classes mais baixas, o estudo pode confirmar uma das características mais marcantes do rádio: seu caráter popular.

    O instituto pesquisou 13 mercados brasileiros, o que equivale a 86% de todos os investimentos publicitários no país. Os dados foram divulgados no fim do ano passado.

    Com relação aos assuntos que mais interessam aos ouvintes, música, saúde e humor encabeçam a lista, seguidos de religião, educação e medicina alternativa. E, entre os ouvintes, as mulheres são a maioria (52%). O maior percentual de espectadores está na faixa entre 25 e 34 anos, nas classes A ou B.

    Do total de entrevistados, 74% disseram ouvir rádio frequentemente, o que equivale a um contingente de mais de 37 milhões de pessoas, segundo a pesquisa. 5% ouvem a programação das emissoras na internet.

    Apesar da popularidade dos dispositivos móveis, ainda é mais comum ouvir rádio em casa, principalmente durante as tarefas domésticas. De acordo com o estudo, 81% acessam a programação enquanto estão em suas residências; 15% o fazem no carro; 9% no trabalho e apenas 2% ao ar livre. Por outro lado, a pesquisa revela uma influência das mídias móveis. Das pessoas que ouvem música ao ar livre, 83% o fazem via celular.

    Os ouvintes do rádio também estão conectados à internet. 54% dos assíduos das programações acessam a web, sendo que, 77% deles têm contas em redes sociais, o que demonstra o alto potencial de convergência das mídias e de novos modelos de negócios entre elas.

    Assessoria de Comunicação da Abert


    O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, quer agilidade para não atrasar metas estipuladas para 2016

    O governo vai universalizar a televisão digital, nem que tenha de pagar por isso. Está em análise a possibilidade de se concederem subsídios para que as famílias possam adquirir aparelhos digitais ou conversores (set-top box), e assim permitir que as transmissões pelo sistema antigo, o analógico, deixem de ocorrer. “Precisamos acelerar a digitalização, e se não houver uma ação forte do governo, a meta de 2016 vai atrasar”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

    O estímulo para que famílias modernizem seus equipamentos de TV não é inédito. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo chegou a distribuir aparelhos quando decidiu utilizar apenas a TV digital. “E lá, a TV aberta nem é tão importante quanto no Brasil”, observou o ministro. O Brasil estuda medidas de incentivo para que as emissoras acelerem a digitalização. “Vamos precisar de medidas fortes”, comentou Bernardo, sem antecipar o que será feito. O problema reside nos cerca de 500 municípios que utilizam a frequência de 700 megahertz (MHz) e que concentram perto de 80% da população brasileira. O governo quer que eles transmitam apenas sinais digitais, o que abriria espaço para licitar a faixa para a banda larga móvel de quarta geração (4G).

    Essa é apenas uma das mudanças tecnológicas em curso que, na visão do ministro, ajudarão a elevar os investimentos do setor em 2013. Em um momento em que despertar o “espírito animal” do empresariado é prioridade da presidente Dilma Rousseff, Bernardo avalia que o setor de telecomunicações deu uma contribuição importante.

    As empresas investiram de 12% a 13% mais em 2012 do que no ano passado, e é possível que o volume chegue perto de R$ 25 bilhões. Se confirmada essa cifra, será batido o recorde de 2001, ano de privatizações, quando os investimentos chegaram a R$ 24,2 bilhões. Outro setor que vai “bombar” investimentos no ano que vem é o que utiliza comunicação máquina a máquina. São serviços como monitoramento de veículos e câmeras de segurança por chip, que deverão decolar porque o Congresso Nacional aprovou recentemente a desoneração tributária das ligações entre chip e central. Falta a edição de um decreto, que deverá ficar pronto no primeiro trimestre de 2013.
    Haverá investimentos fortes também na construção da infraestrutura para a telefonia 4G. A meta é que o serviço seja oferecido no ano que vem nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, mas a expectativa é de que ele chegue a sete ou oito capitais, inclusive São Paulo.

    O serviço 4G exigirá a instalação de um grande número de antenas, cujo custo é elevado. Ao contrário do que acontece atualmente, a infraestrutura será compartilhada entre as operadoras. O governo quer obrigar as empresas de telecomunicação a repartir a infraestrutura também nos demais serviços. O assunto é polêmico, e há empresas “rangendo os dentes”, comentou.
    O decreto vai abrir espaço para mais concorrência. Hoje, uma distribuidora de energia, por exemplo, pode vender para as empresas de telecomunicações a possibilidade de utilizar seus postes para passar fios. Mas, como não há parâmetro, o custo varia de R$ 1,50 a R$ 12,00 por poste.

    Essa flexibilidade de preços permite inibir a entrada de novos operadores. “Não é difícil para a empresa que já está lá fazer uma conversa e pedir para não deixar entrar mais ninguém”, exemplificou Bernardo. “Nós vamos disciplinar isso, exigir um tratamento isonômico.” O decreto deverá também prever que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deixe de cobrar direito de passagem para a instalação de fios e cabos nas margens da rodovia. Hoje, isso rende uma receita da ordem de R$ 200 milhões ao ano. “Estamos propondo que o Dnit não cobre mais, porque isso aumenta o custo.” O Ministério dos Transportes já concordou, segundo informou o ministro.

    Fonte: InteligeMcia.com.br
    Blog - TV Digital

    O Ministério das Comunicações abriu aviso de habilitação para interessados em exercutar serviço de retransmissão de TV em 19 municípios de quatro estados.  Ao todo, serão contempladas quatro cidades na Bahia, 13 em Minas Gerais, uma no Paraná e uma em Sergipe.

    O prazo para apresentação das propostas é de 15 dias, contatos a partir do dia 28 de dezembro de 2012, data da publicação do aviso. As propostas devem ser encaminhadas via postal ou entregues diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações, em Brasília.

    O Serviço de RTV é aquele que se destina a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de estação geradora de televisão, para a recepção livre e gratuita pelo público em geral. As entidades autorizadas a executar o serviço poderão retransmitir os sinais provenientes de estações geradoras de televisão comercial ou educativa.

    O aviso faz parte do Plano Nacional de Outorgas para RTVs elaborado pelo Minicom. O objetivo é atender a todas as unidades federativas. Em 2012, outros dois avisos já foram publicados e beneficiaram 47 localidades.

    Para definir os municípios atendidos pelos avisos de habilitação, o ministério levou em consideração critérios como pedidos de autorização já protocolados no MiniCom, número de canais autorizados no plano básico de RTV e existência de canais vagos.

    Clique aqui para ver a lista completa dos municípios contemplados, os prazos e a documentação necessária para participar do aviso.

    Assessoria de Comunicação da Abert com Ministério das Comunicações

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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